Cores de casas: tendências e fotos para a pintura externa

Veja ideias e tendências de cores de casas por fora para se inspirar.

Por -

O primeiro contato de qualquer pessoa que passa em frente a construção, seja uma visita ou um passante, é a fachada da residência. É ela que imprime o estilo e personalidade logo na área externa da casa. Por isso decidir como vai ser o visual dessa fachada requer um bom projeto arquitetônico, assim como a pintura e as cores de casas.

O estudo da fachada possui diversas alternativas, desde o que deseja destacar até uma composição de cores e materiais diferentes. Uma das opções que possuem um custo-benefício excelente para quem deseja economizar e embelezar a fachada é a aplicação da pintura. Mas é preciso dedicação na escolha das cores, afinal, cada tom transmite uma sensação e valoriza a arquitetura de forma diferente.

Como escolher as cores para fachada da casa?

Existem três pontos importantes para se atentar no momento da escolha das cores: o estilo, a função e a durabilidade. Levando em conta essas características, chegar ao resultado final satisfeito fica muito mais fácil do que ir a uma casa de tintas e conferir as infinitas tonalidades dos mostruários.

Estilo

Quando iniciamos o projeto de uma casa, logo já definimos o estilo dela, pois é isso que define o gosto dos moradores. Permaneça com ele em todas as decisões que for tomar em questão de acabamentos e cores, isso ajudará a definir a melhor cor que harmonize com o projeto. Para manter o visual agradável, procure por tons que valorize as formas e a arquitetura da casa. Logo mais podemos conferir como aplicar as cores de acordo com cada estilo!

Função

Procure pesquisar o que aquela cor transmite para a fachada. Um exemplo é pintar a casa de vermelho, essa construção pode remeter a um ponto comercial. E se essa não é a proposta, procure aplicar a cor em algum detalhe da arquitetura, seja um pilar, um volume que ressalta para fora, uma porta e etc. Tudo pode ser levado em conta, desde que haja um significado.

Durabilidade

Todos procuram manter a casa bonita, por isso a manutenção deve ser feita a cada 3 anos devido ao desgaste natural da tinta. Considere as especificações de cada fabricante, para que seja um produto de alta qualidade e especializado para fachadas. Lembre-se que isso vale para qualquer tonalidade de cor, seja os mais intensos que tendem a perder a intensidade da cor, ou as mais claras que aparentam mais as sujeiras acumuladas de chuvas, terras, manchas e outros desgastes.

Ideias e inspirações de cores de casas com tendências e fotos por fora e para a pintura externa

O Decor Fácil separou 60 sugestões que podem ser a base para estudo de sua fachada. Além de propostas específicas que alteram de acordo com o estilo da casa. Confira!

Cores para casas clássicas e tradicionais

Imagem 1 – Os tons terrosos não tem erro na arquitetura tradicional!


A cartela de cores que abrange o marrom e o alaranjado são utilizados para quem procura sair do tradicional bege e branco. Quando acompanhado de uma cor neutra, com aplicação em alguns detalhes, pode dar o mesmo efeito clean que uma fachada inteira branca.

Imagem 2 – Assim como o bege e o branco também são os queridinhos.


Essa é uma combinação clássica que nunca sai de moda! Para quem não quer errar, pode ir por esse caminho, porque não enjoa e pode durar anos.

Imagem 3 – Apesar da construção clássica, as cores enfatizam o ar moderno devido as aplicações das cores.


A pintura com tonalidades diferentes realçaram alguns pontos da construção. Essa técnica é muito utilizada no estilo moderno, mas quem quer dar um upgrade na fachada pode se inspirar nesse tipo de aplicação.

Imagem 4 – Há quem prefira um pouco mais de vivacidade na fachada.


O vermelho vibrante destaca a arquitetura da casa. Como as janelas são de madeira, a combinação não destoou o visual, muito pelo contrário, valorizou ainda mais sua forma arquitetônica!

Imagem 5 – Pinte as molduras das janelas para dar o ar alegre e residencial.


Como uma cor pode fazer diferença em uma casa. Esse projeto abusou de cor e sem medo! O resultado é muito mais bonito com o contorno da janela com uma cor contrastante.

Imagem 6 – Procure cores mais vivas, porém com tonalidades menos intensas.


É possível utilizar um vermelho sem que seja aquela tonalidade viva e vibrante. O projeto acima procura incorporar isso de forma equilibrada com o vermelho puxado pro terra e o vinho.

Imagem 7 – Casa com fachada verde.

Imagem 8 – Cores de casas: brinque com tom sobre tom na fachada residencial.


Essa técnica é simples e pode ser feita com a maioria das construções tradicionais que possuem um pilar ou algum volume que sai da construção.

Imagem 9 – Procure tons mais suaves para dar o aspecto clean e familiar.


Para uma casa unifamiliar, procure o equilíbrio! Os tons mais claros são ideais para esse tipo de proposta, pois transmitem tranquilidade e leveza.

Imagem 10 – Ao escolher as cores de casa: destaque apenas alguns detalhes com uma cor mais vibrante.


O tom neutro é clássico e continua em alta para quem busca elegância. Mas você pode complementar com uma cor secundaria em alguns detalhes da construção, como foi o caso do projeto acima.

Imagem 11 – O tom da madeira dos caixilhos se equilibram com o laranja da pintura.


Esse efeito é criado devido a cor ser a mesma, o que altera é a tonalidade e a intensidade.

Imagem 12 – Casa com fachada azul bebê.

Imagem 13 – Mostarda e amarelo bem claro deixam o visual moderno sem sair do clássico.


Para combinar escolha revestimentos seguindo essa mesma tonalidade, como uma canjiquinha bege ou um tijolo a vista.

Imagem 14 – Pintura de casas geminadas.

Imagem 15 – Os apaixonados por natureza podem se inspirar por essa cartela de cores!

Imagem 16 – Brinque com as formas geométricas com aplicação de pintura.


A pintura geométrica, muito utilizada em projetos de interiores, pode ser aplicada na fachada da casa. O tom do vermelho foi utilizado por toda fachada reforçando uma proposta atual e bem marcante.

Imagem 17 – Uma casa monocromática destaca bem mais pela sua pintura do que pela arquitetura.


Esse tipo de pintura funciona como um monobloco, onde toda a construção é forrada por uma pintura externa uniforme e intensa.

Imagem 18 – Cores de casas: a mistura do alaranjado e salmão não deixaram a desejar nessa fachada.

Imagem 19 – A sensação de uma casa alegre pode ser feita com uma cor mais alegre e viva!


O amarelo é a cor ideal para quem deseja dar um visual mais alegre para a casa. Ela compõe desde as casas mais simples até as mais modernas. Sua cor combina com a maioria de revestimentos, sendo uma forma simples e econômica de reformar sem precisar de uma grande obra.

Imagem 20 – Cores de casas: a fachada marrom com acabamentos em madeira transmitem aconchego.


A pintura marrom pode parecer muito monótona quando a aplicação é uniforme. Mas no projeto acima, os detalhes da porta e janela deram um contraste bacana, levando dinâmica para a fachada.

Cores para casas de campo/praia

Imagem 21 – Pinte as janelas da fachada com uma outra cor.


Para quem deseja ousar, pode se inspirar nessa ideia. O projeto abusou do azul com detalhes em vermelho, que aparecem nos detalhes do caixilho.

Imagem 22 – O verde conseguiu integrar com a natureza do entorno.

Imagem 23 – Casa com fachada laranja.

Imagem 24 – Com o ar colonial, a pintura foi inspirada em uma composição bem brasileira.


Com uma construção de pedra tem uma certa valorização, a solução foi manter seu acabamento original e buscar outros elementos na fachada para colorir.

Imagem 25 – Como a decoração da varanda demonstra o ar dessa casa, a pintura não poderia ser outra.


Cores vibrantes ajudam a valorizar essa construção e ainda acompanham o estilo de decoração na parte externa da casa.

Imagem 26 – O vinho consegue dar o ar moderno e a estrutura e as pedras levam o ar campestre.

Imagem 27 – Com estilo bem rústico, a escolha da cor foi perfeita para combinar com os elementos da fachada.

Imagem 28 – Casa de praia colorida.


A casa simples pode seguir uma tonalidade mais ousada, como é o caso desse projeto que utilizou uma combinação fora do comum para os acabamentos externos. Para acompanhar a proposta, as janelas foram pintadas de amarelo e a decoração com vasos de cerâmica em rosa, mantém a harmonia do projeto.

Imagem 29 – Para tirar a monotonia da casa, foi aplicado uma pintura azul em uma parte da fachada.

Imagem 30 – A combinação de materiais e cores, levam todo o ar praiano para essa casa.

Imagem 31 – A pintura amarela realça os detalhes em madeira.


Uma aposta muito bem-vinda para quem deseja colorir uma casa de praia são os tons de amarelo. A tonalidade vibrante fica muito bem com a madeira, que é capaz de manter o aconchego por conta da tonalidade correta da cor.

Imagem 32 – Quem disse que uma casa no campo não pode ser moderna?


Nessa casa, o cinza aparece com uma proposta moderna que segue uma linha mais suave, sem deixa-la ousada. Para combinar com o cinza, as portas foram pintadas de brancas, levando um visual mais aconchegante.

Imagem 33 – Dê um toque de delicadeza com detalhes em lilás.


As casas campestres costumam ser aconchegantes só pelo visual, mas a escolha da cor também pode valorizar essa sensação. E neste projeto a ideia foi inserir a tonalidade lilás nas janelas e o amarelo nas paredes, criando um toque de cor sem tirar a aparência natural de casa de campo.

Imagem 34 – A mistura do tijolo a vista com o laranja é perfeito para essa proposta.

Imagem 35 – Se inspire em uma casa de boneca, estilo californiano!

Imagem 36 – Uma casa branca pode receber algum detalhe para dar mais personalidade.

Imagem 37 – A composição de cores vivas tendem a demonstrar mais ousadia.

Imagem 38 – Para os que não abrem mão de cor e também de neutralidade.

Imagem 39 – O laranja nesse tipo de proposta tende a ser uma cor neutra.

Imagem 40 – As cores de casas intensas que tendem para as mais terrosas harmonizam bem com projetos campestres.


A cor combina com detalhes de madeira e impede que a pintura demonstre a sujeira de terra, situação comum em terrenos em meio a natureza.

Imagem 41 – O verde musgo é uma opção neutra e moderna para a pintura.

Imagem 42 – Destaque a entrada principal com uma cor viva do restante da fachada.

Imagem 43 – As cores de casas neutras junto com o vidro resultam em uma fachada moderna.


Além das cores neutras, que agradam mais o estilo moderno, o vidro também deve estar presente nas fachadas. Eles demonstram elegância e integram o interno com o externo.

Imagem 44 – A jardinagem na frente da construção valoriza a construção e a cor da casa.


O contraste do paisagismo com a pintura areia da fachada compõee um visual moderno e clean para a fachada.

Imagem 45 – A pintura em cor bege destaque o detalhe em madeira.

Imagem 46 – A pintura branca pode ganhar um contraste especial!

Imagem 47 – A pintura cinza destaca a porta de entrada da casa.

Imagem 48 – A cor preta deixa a casa em destaque.


Observe que o preto realçou o visual da casa, sem deixa-la neutra de mais.

Imagem 49 – Os detalhes alaranjados conseguem destacar a arquitetura da casa.

Imagem 50 – A pintura verde e preta deixaram o visual moderno com um toque de cor.


Procure sempre trabalhar com tons mais suaves, no caso do verde foi aplicado de maneira menos intensa para não destoar o estilo proposto.

Imagem 51 – Uma casa moderna pode ganhar uma pintura viva e uniforme.


Sair do tradicional sempre é bom! E mesmo com uma pintura azul, a arquitetura da casa não deixou de ser moderna e bonita.

Imagem 52 – Para fugir do branco, opte pelo cinza que deixa o ar moderno e jovial!


O cinza grafite na fachada leva um ar de elegância para a casa. Assim como a porta com uma dimensão maior deixa a entrada robusta e destacada pela sua cor amarela.

Imagem 53 – As tonalidades acizentadas também são aposta certeira para a fachada na escolha de cores de casas.


Para seguir uma linha atual, mas sem ousadia, não tenha medo de abusar dos tons de cinza. A cor é o novo bege da arquitetura, afinal é bonito e neutro ao mesmo tempo.

Imagem 54 – O volume que entra para o interior, ganhou uma cor diferente do restante da casa.

Imagem 55 – Os detalhes em cinza valorizam a pintura preta.

Imagem 56 – As colorações off white também estão com tudo na arquitetura!


A tonalidade off white varia do branco ao bege, e transmite todo o recurso da arquitetura moderna.

Imagem 57 – Como foi utilizado o tom sobre tom, o vermelho não pesou na fachada.

Imagem 58 – Os detalhes podem ganhar uma cor mais intensa.


O caso do verde limão foi inserido no detalhe da fachada para destacar a arquitetura.

Imagem 59 – Cores para uma casa jovial!


O tijolinho combinado com as cores dessa fachada consegue levar um pouco do efeito industrial. As aplicações foram feitas para destacar cada detalhe construtivo.

Imagem 60 – Cores de casa com fachada azul turquesa.


A pintura azul turquesa com o revestimento em tonalidade terracota forma uma combinação perfeita para deixar o visual alegre e moderno.