Prateleiras criativas: 60 soluções modernas e inspiradoras

Veja soluções que podem deixar seu ambiente ainda mais encantador com prateleiras diferentes

Por -

Na decoração de ambientes é essencial escolher soluções funcionais, que se adaptem ao espaço e que tenham características decorativas. As prateleiras são móveis que cumprem este papel, apesar de muitos modelos terem formatos tradicionais, é possível comprar e até criá-las com formatos diferenciados e inovadores.

As prateleiras são ótimas aliadas na otimização de espaço, comportando itens diversos como livros, revistas, jornais, vasos e os mais variados objetos. Podem inclusive substituir armários, além de se adaptar a qualquer tipo de ambiente, do quarto a cozinha.

Para facilitar a sua visualização, separamos 60 ideias incríveis de prateleiras com diversos materiais (madeira, metais, mdf) e estilos (modernas, coloridas, rústicas, minimalistas e etc.). No fim do post, veja alguns tutoriais que você pode fazer em casa:

60 soluções criativas de prateleiras e estantes para você se encantar

Para facilitar a sua visualização, separamos 60 ideias incríveis de prateleiras e tutoriais que você pode fazer em casa, veja no final deste post:

Imagem 1 – Que tal instalar esse modelo de prateleiras no encontro das paredes?


Muitas vezes não sabemos o que fazer com o cantinho que se forma com as quinas da parede, por isso essa é ótima solução para decorar ainda mais a casa.

Imagem 2 – O painel perfurado leva versatilidade na disposição das prateleiras.


Com ajuda de um bom marceneiro é possível instalar esse painel que promove um jogo de prateleiras de acordo com o gosto do morador. Esta proposta tem a flexibilidade da fixação das prateleiras de acordo com a necessidade.

Imagem 3 – As chapas metálicas formam um desenho incrível na parede.


As chapas metálicas podem receber uma pintura especifica e formar uma parede colorida em algum ambiente de sua casa. Ela é ideal para salas e quartos infantis e são instaladas de acordo com o tamanho disponível da parede.

Imagem 4 – O material que reveste a parede se moldou para formar as prateleiras.

Imagem 5 – Outra opção é o painel metálico que forma uma composição criativa na parede.


Esses painéis são uma tendência na decoração, já que não há necessidade de muitos furos na parede para instalar os objetos decorativos, uma ótima solução para residências alugadas. O ideal é fazer uma composição com os itens de seu gosto e também optar por uma cor que seja semelhante a da parede.

Imagem 6 – Prateleiras suspensas por fios.


A prateleira presa por fios resulta em uma decoração delicada. Ela pode ser instalada em banheiros, corredores e até na cozinha para organizar os temperos ou a mini hortinha.

Imagem 7 – Una a funcionalidade em sua decoração.


Essa é para aqueles que chegam em casa e deixam as coisas espalhadas pela mesa ou aparador. Nada melhor que manter o ambiente organizado e deixar os itens importantes, como chave e carteira, sempre em mãos quando precisar sair.

Imagem 8 – Reutilize o resto dos pallets para montar esse modelo de prateleira.


Com a tendência de reutilizar materiais, aqui vai uma ideia perfeita para decorar a casa. Os pallets, além de econômicos, podem ser transformados em vários mobiliários como sofás, camas, aparador, sapateiras e agora em prateleiras. Aquela peça antiga pode ser cortada e fixada com a ajuda de cordas para ser instalada na parede.

Imagem 9 – Inove no mobiliário de seu banheiro.


O banheiro também ganhou prateleiras inovadoras! Essa é para aqueles que não largam o celular e desejam mantê-los sempre em mãos.

Imagem 10 – Prateleira em forma de galhos de árvore.


Essa ideia é muito bem-vinda em quartos infantis!

Imagem 11 – A estrutura metálica forma o design dessa prateleira.


A estrutura metálica é bem versátil na decoração. Por ser um material moldável, ela pode ganhar formatos de acordo com a sua proposta e ainda ganhar cores e acabamentos diferentes.

Imagem 12 – Prateleira para os amantes de música.


O violão antigo ou a própria caixa podem se transformar em um item decorativo para a casa. Forre o fundo com um tecido e estampa de sua preferência e faça suportes ao longo da peça para criar prateleiras.

Imagem 13 – Crie um efeito surpreendente em sua sala de estar.


Essas prateleiras são montadas com a ajuda de uma chapa metálica instalada na parede. No mercado é possível encontrar diversos modelos que acompanham o tamanho dos livros que desejam colocar.

Imagem 14 – O design da escada pode ser a solução de seu projeto.


Um projeto bacana para aqueles que querem inovar no design da escada. Ela pode ser feita em desníveis mais altos também, o importante é deixar o vão aberto para apoiar os objetos e dar funcionalidade de prateleiras em cada degrau.

Imagem 15 – Misture prateleiras e nichos para dar movimento a sua parede.


A composição fica bem bacana para quarto de crianças. Você pode pintar os nichos para criar um efeito mais divertido na peça.

Imagem 16 – O desenho da marcenaria deu personalidade ao ambiente.


A mistura do P&B cria uma ilusão visual incrível nessa sala. O contorno em branco no desenho da marcenaria forma essas prateleiras que valoriza ainda mais o painel. É possível fazer o mesmo com outros acabamentos da madeira, lembrando de harmonizar para que a composição fique agradável aos olhos.

Imagem 17 – O painel de madeira foi a peça fundamental para dar vida as prateleiras instaladas.


Além de dividir o espaço da escada com a sala de estar, o painel deu espaço para instalar prateleiras para os livros que não tinham mais lugar na casa.

Imagem 18 – As pequenas prateleiras também uma função importante.


Essas prateleiras são perfeitas para apoiar os mini vasos e a hortinha da cozinha. Quanto mais peças instaladas na parede, maior vai ser o efeito de um jardim vertical.

Imagem 19 – Essas prateleiras oferecem flexibilidade para o morador.


Esse móvel é ideal para quem possui pouco espaço dentro de casa, já que ele oferece vários compartimentos para organizar os objetos. Além de servir como um painel decorativo, o mobiliário pode se transformar em uma estante com todos as prateleiras abertas.

Imagem 20 – Saia dos modelos tradicionais e opte por um design arrojado.

Imagem 21 – Esse móvel cria a ilusão que os objetos estão flutuando.


Os amantes do minimalismo vão se apaixonar por essa peça. Na vista lateral podemos observar os desenhos que se formam para criar esses suportes para apoiar os objetos, mas visto de frente essas aberturas são quase invisíveis formando um único plano onde os itens decorativos parecem estar flutuando.

Imagem 22 – As prateleiras em forma de palavras é uma ótima forma para inovar na decoração.

Imagem 23 – Presa por fios, essa prateleira possui regulagem de altura.

Imagem 24 – Para manter seus livros sempre organizados.

Imagem 25 – As placas de MDF podem formar um desenho diferente na parede.


É importante que as peças sejam feitas com uma cor que contraste ao fundo, como mostra o projeto acima, onde o fundo é uma madeira mais escura e as prateleiras são brancas. Dessa forma instale em formato de cruz com algumas peças em recortes iguais e outras diferentes para criar um efeito mais bonito.

Imagem 26 – Uma simples ideia pode ser o diferencial em sua decoração.

Imagem 27 – Essa prateleira ganhou um design diferente, porém mantem um visual discreto na decoração.

Imagem 28 – O desenho da marcenaria deu um efeito incrível para essa cozinha.


Os recortes geométricos formados na marcenaria dão visibilidade para essas prateleiras instaladas no interior da bancada. É uma maneira de inovar no projeto de sua cozinha criando um efeito original e moderno para a decoração.

Imagem 29 – A estrutura metálica aparece em uma versão colorida.

Imagem 30 – Observe que os placas dispostos de forma assimétrica cria um efeito visual incrível para a parede.


Antes é preciso de um estudo para formar o desenho desejado do morador. Assim você mandar fazer as prateleiras de acordo com a dimensão de sua parede para compor um visual diferente e jovial para a sua sala. Para a ideia ficar bacana o ideal é utilizar o espaço inteiro da parede.

Imagem 31 – Além de ser um objeto decorativo, você pode apoiar alguns objetos e livros na prateleira.

Imagem 32 – Abuse de formas geométricas na decoração.


As formas geométricas estão super em alta na decoração, ainda mais para um ambiente jovem e moderno. Essas prateleiras seguem um padrão tradicional com uma estrutura metálica em forma de losango, que leva todo o diferencial para a peça.

Imagem 33 – Para deixar o quarto mais inspirador!


Ao invés de quadros, papel de parede ou prateleiras tradicionais, os amantes da natureza podem se inspirar nesse cenário do quarto.

Imagem 34 – Um único modelo de peça pode formar diversos desenhos em sua parede.


Existem diversas peças prontas no mercado onde a configuração pode ser montada de acordo com o seu gosto. A composição do projeto acima é formada por uma única peça, colocada em diversas posições para formar esse jogo criativo na parede.

Imagem 35 – Esse modelo de prateleira é ideal para o hall de entrada e corredores.


As prateleiras mais estreitas são excelentes para corredores pois não ocupam espaço e ainda ajudam a decorar. É interessante compor junto com um espalho para que o local fique mais aconchegante.

Imagem 36 – Prateleiras feitas com pranchas de skate.

Imagem 37 – Com o sistema de abrir e fechar, a prateleira se torna versátil no uso e na decoração.

Imagem 38 – Quando os nichos são transformados em prateleiras, o móvel ganha mais funcionalidade.


Os elementos vazados ajudam a deixar o visual da peça mais leve e ainda servem como apoio para ganchos ou cabides dependendo do design do mobiliário. Nesse caso, os espaços formados por esses nichos são transformados em prateleiras de diversos tamanhos.

Imagem 39 – Misture dois materiais em uma prateleira tradicional e crie esse efeito moderno e contemporâneo para o ambiente.


A composição da madeira e do metal deixa o ambiente equilibrado e com uma decoração moderna — são  materiais nobres e resistentes.

Imagem 40 – Tubulações aparentes também aparecem nos mobiliários.

Imagem 41 – Aqui o mesmo material da parede ganhou espaço para as patetearias.

Imagem 42 – Esse mobiliário se molda de acordo com a posição das peças.

Imagem 43 – O bacana desse móvel é que você pode alterar a posição das prateleiras.


O painel ripado acomoda pequenos apoios para sustentar as prateleiras. Dessa forma o mobiliário pode criar várias distribuições diferentes para cada tipo de uso.

Imagem 44 – Chapa metálica, lápis coloridos e barbante formam essa prateleira criativa.

Imagem 45 – Ideal para aqueles que gostam de ler antes de dormir.

Imagem 46 – A prateleira redonda também tem seu valor na decoração.

Imagem 47 – Prateleira para rolo de papel higiênico.

Imagem 48 – Crie um móvel versátil para apartamento pequenos.


Com uma estrutura montada na parede é possível mudar as prateleiras de lugar de acordo com a necessidade do morador. Dessa forma você cria um espaço para cada função.

Imagem 49 – Prateleira no degrau da escada.

Imagem 50 – Um modelo com design diferenciado.

Imagem 51 – Os móveis metálicos são resistentes e dão um visual moderno para o ambiente.

Imagem 52 – As prateleiras são encaixadas perfeitamente nesse painel ripado.


Para que esta ideia funcione, é necessário que as peças sejam construídas perfeitamente para que o encaixe seja exato. Uma placa quadriculada é colocada atrás desse painel ripado para que as prateleiras sejam encaixadas.

Imagem 53 – O encontro das linhas verticais e horizontais formam o design dessa prateleira.


As tiras horizontais podem funcionar como apoio de cabides e ganchos caso haja necessidade.

Imagem 54 – Cubos de madeira decoram as quinas de parede.

Imagem 55 – A prateleira dá suporte para apoiar os objetos, além de funcionar como gaveteiro e ter os ganchos para apoiar lembretes e fotos.


Essa ideia é ideal para home offices e escritórios corporativos — a prateleira funciona como um mobiliário versátil na decoração e tem funcionalidade. Ela deve ser fixada na parede com a mão francesa e deve ter uma espessura de no mínimo 15 cm para dar esse acabamento com gavetas.

Imagem 56 – Um detalhe cobreado para dar um novo visual nas prateleiras.


Mude o visual com essas estruturas cobreadas que se apoiam em cada patamar. Elas levam charme e se destacam no ambiente.

Imagem 57 – Prateleira em formato triangular.

Imagem 58 – Brinque com as formas das prateleiras e faça uma composição divertida na parede.

Imagem 59 – Decore seu corredor com prateleiras suspensas.


Elas são leves para esses locais pequenos e são fixadas com ajuda de cabos de aço no piso e no teto.

Imagem 60 – Que tal essa prateleira com o encaixe perfeito para os livros?


Com os apartamentos cada vez menores, procuramos soluções que funcionem e decorem cada cantinho. As prateleiras bem desenhadas e projetadas podem ser um ótimo artifício para instalar no quarto.

Como fazer prateleiras diferentes e criativas passo a passo

Agora que você já viu várias ideias bacanas de prateleiras diferentes, chegou a hora de saber o passo a passo nos tutoriais que separamos abaixo. Confira estas soluções DIY que podem ser feitas em casa, sem muito trabalho:

1. Prateleira com formato de hashtag

Que tal fazer prateleiras com o formato de hashtag? Neste passo a passo você vai saber exatamente como cortar a madeira, encaixar as peças e como fixá-las na parede. Confira:

2. Como fazer uma prateleira Love

Confira no video abaixo o tutorial para fazer uma prateleira com um formato diferenciado:

3. Como fazer uma prateleira flutuante

A prateleira flutuante é fácil e prática de ser feita — aqui você vai saber tudo:

4. Como fazer uma prateleira com suporte invisível