Quarto de bebê masculino: 60 ideias, dicas e fotos inspiradoras

Por -

Tem um menininho chegando e vocês, papai e mamãe, ainda não tem a menor ideia de como decorar um quarto de bebê masculino?

Isso não é problema por aqui. Fizemos um post completinho com dicas, ideais e sugestões certeiras para vocês criarem uma decoração linda e encantadora para o pequeno.

Vamos ver?

Decoração de quarto de bebê masculino: dicas e o que não pode faltar

Segurança, conforto e praticidade

A tríade segurança, conforto e praticidade é parte fundamental e obrigatória de todo quartinho infantil, especialmente para bebês.

Isso envolve um ambiente onde a criança possa crescer e brincar com segurança, livre de objetos e materiais que possam representar algum perigo. Por isso é sempre aconselhável buscar por móveis e produtos de qualidade, feitos com materiais atóxicos e de boa procedência. Afinal, você não vai querer seu filho de seis meses brincando com parafusos e pregos, não é mesmo?

Tenha uma atenção especial também no que diz respeito ao conforto. Prefira roupas de cama antialérgicas e que não soltem pelos, o mesmo vale para tapetes, cortinas e pelúcias.

Priorize um ambiente que seja acolhedor e aconchegante para o bebê, mas para os pais também. O quartinho precisa ser intimista e convidativo, de modo que a criança possa usufruir do espaço com tranquilidade, o que inclui boas noites de sono.

A praticidade também é importante. Como pais, vocês precisam de um ambiente que atenda as necessidades do bebê e que seja funcional. Lembre-se vocês vão precisar trocar as fraldas do bebê, amamentar, ninar, contar historinhas, brincar, entre outras coisas. Ou seja, o quarto precisa atender essa rotina e essa dinâmica.

Móveis sob medida (para o bebê)

A gente sabe que bate aquela vontade de fazer e acontecer no quartinho do bebê, mas tenha calma e reflita!

O bebê cresce muito rápido e você precisa ter um projeto de mobiliário que acompanhe o desenvolvimento da criança. Não adianta, portanto, gastar uma fortuna com um berço que em pouco tempo já não será utilizado.

Muito menos querer fazer um guarda roupa planejado minúsculo que também vai ficar sem uso. Planeje o quarto de bebê masculino já tendo em mente as necessidades futuras da criança.

Se optar por móveis planejados ou sob medida, prefira então móveis que possam ser resignificados com o tempo. Por exemplo, o berço que vira cama, a cômoda que pode se transformar em escrivaninha e por aí vai.

Esse cuidado deve ser ainda maior se o quarto for pequeno, ok?

Iluminação

A iluminação é outro ponto que não pode ser deixado de lado na hora de decorar o quarto de bebê menino. O projeto de iluminação deve contemplar uma boa dose de luz natural durante o dia, por isso é super recomendado janelas amplas nesse ambiente.

Durante a noite tenha opções de luzes difusas e indiretas, de modo que você possa ver a criança e trocá-la, mas sem a necessidade de despertá-la por completo.

Luminárias, abajur, fitas de LED e spots direcionáveis são algumas das opções de iluminação para o quarto do bebê.

Paredes

Nem só de papel de parede vivem as paredes dos quartos infantis. Pelo contrário! Hoje em dia existe uma gama imensa de opções decorativas para as paredes, indo desde pinturas diferenciadas até adesivos e tecido.

A dica aqui é apostar em uma parede mais trabalhada e deixar as demais em tons neutros ou com menos informação, dessa forma o quarto não fica sobrecarregado visualmente.

Prateleiras e nichos

As prateleiras e nichos são ótimos aliados da organização e decoração do quarto de bebê masculino. Nessas simples estruturas é possível organizar pelúcias, brinquedos, objetos decorativos, itens de higiene da criança e o que mais achar necessário.

E se o quarto for pequeno, as prateleiras serão ainda mais bem vindas. Portanto, não deixe de investir nessas peças na hora de pensar a decoração.

Tapetes e cortinas

Os tapetes e as cortinas não são meros itens decorativos. Eles cumprem papel importante na funcionalidade e praticidade do ambiente e, por isso, devem ser bem escolhidos.

Opte por cortinas de tecido e que possuam a capacidade de vedar a luz do dia, assim o bebê pode tirar aquele cochilo despreocupado durante a tarde.

Já os tapetes devem ser emborrachados para evitar quedas e acidentes e, preferencialmente, com pelo e textura macia para acomodar as futuras brincadeiras do bebê.

Objetos decorativos

Pode parecer irresistível aquele monte de coisinha linda que existe para decorar o quarto do bebê, mas não caia nessa tentação. Tenha poucos objetos decorativos no quarto, primeiro porque o bebê cresce rápido e perde o interesse fácil nos objetos que estão ao redor e, segundo, você não vai querer causar uma poluição visual no ambiente, não é mesmo? Tenha moderação e escolha somente peças pontuais para compor a decoração, sem exageros. 

Cores para quarto de bebê masculino

Escolher as cores para o quarto do bebê masculino é outra tarefa importante que os papais precisam cumprir. Há quem prefira manter os tons clássicos, como o azul e branco, enquanto outros preferem assumir tons mais originais e criativos. Trouxemos a seguir algumas sugestões de combinações de cores para vocês se inspirarem, confira:

Azul, o clássico

Falar em quarto de menino é quase que falar de quarto azul. A cor é um clássico na decoração de ambientes do gênero. O azul, inclusive, segundo a cromoterapia, é uma cor calmante e relaxante, muito indicada para quartos de bebê.

Mas vocês podem diferenciar um pouco apostando em combinações que fujam do óbvio. Um bom exemplo é adotar o azul em diferentes tons, formando um degradê na decoração. Também é possível apostar no azul com amarelo, azul com verde, azul com preto e branco, azul e cinza e até mesmo azul e vermelho, criando uma decor com estilo náutico.

Cinza para os modernos

O cinza é uma cor que tem caído no gosto popular e hoje em dia pode ser usado sem medo até na decoração de quartos infantis, promovendo um ambiente mais despojado, original e criativo.

A cor também fica incrível com uma proposta que puxe para o industrial. Combine-a com tons de branco, preto e azul para criar uma atmosfera com toque escandinavo ou aqueça o ambiente com leves pinceladas de amarelo.

Branco e clean

O que acha de um quarto de bebê masculino todo branquinho? Essa é uma alternativa clássica e que remete a quartos elegantes e sofisticados. Para quebrar um pouco da brancura, experimente usar móveis de madeira clara e tons de Off White. 

Quente e acolhedor

Já quem prefere algo mais aconchegante, os tons de amarelo, laranja, vermelho e marrom são perfeitos. Essas cores são capazes de aquecer e alegrar o quarto do bebê menino e ainda promover uma atmosfera rústica.

Uma boa pedida é usar móveis de madeira para completar a paleta de cores.

Duo em preto e branco

Quem disse que quarto infantil não pode ser preto e branco? Pode sim! A dupla traz elegância e modernidade a decoração, fugindo completamente do padrão. Mas tenha apenas o cuidado para não deixar o ambiente muito carregado. 

Verde refrescante

Tem gente que não dá muita bola para o verde, mas saiba que essa é uma excelente cor para substituir o tradicional azul. O verde é fresco, calmo, conforta e ainda traz aquela sensação de contato com a natureza.

Para deixar o ambiente mais receptivo e alegre vale adicionar pontos de amarelo e laranja.

Temas para quarto de bebê masculino

Outro modo de começar a planejar o quarto do bebê masculino é a partir de temas. Com um tema definido fica mais fácil definir a paleta de cores e a decoração que vai envolver o ambiente.

Para meninos, os temas para quarto mais procurados são de avião, balão, safari, dinossauro, O Pequeno Príncipe, futebol, música, pipa, circo, além de personagens do universo infantil, como super heróis, por exemplo, e, claro, não podemos deixar de mencionar o time do coração do papai.

Veja a seguir 60 sugestões em fotos de quarto de bebê masculino decorado para você se inspirar e começar a planejar o do seu filhote:

60 ideias de decoração de quarto de bebê masculino

Imagem 01 – Quarto de bebê masculino moderno em tons de cinza e amarelo. Destaque para a pintura na parede.

Quarto de bebê masculino moderno em tons de cinza e amarelo. Destaque para a pintura na parede

Imagem 02A – Inspiração étnica e natural para esse quarto de bebê masculino diferente e em tons criativos.

Inspiração étnica e natural para esse quarto de bebê masculino diferente e em tons criativos

Imagem 02B – Por esse outro ângulo é possível perceber o mesmo quarto anterior, só que dessa vez focado no móvel de madeira como sinônimo de conforto e aconchego para o quarto de bebê masculino.

Por esse outro ângulo é possível perceber o mesmo quarto anterior, só que dessa vez focado no móvel de madeira como sinônimo de conforto e aconchego para o quarto de bebê masculino

Imagem 03 – Quarto de bebê masculino com inspiração escandinava.

Quarto de bebê masculino com inspiração escandinava

Imagem 04 – Quarto de bebê masculino que foge do padrão. Repare que aqui, a base neutra garantiu o destaque dos enfeites coloridos.

Quarto de bebê masculino que foge do padrão. Repare que aqui, a base neutra garantiu o destaque dos enfeites coloridos

Imagem 05 – Tons neutros e claros marcam essa outra decoração de quarto de bebê masculino

Tons neutros e claros marcam essa outra decoração de quarto de bebê masculino

Imagem 06 – A parede de tijolos aparentes garantiu um clima descontraído e aconchegante para o quarto do bebê.

A parede de tijolos aparentes garantiu um clima descontraído e aconchegante para o quarto do bebê

Imagem 07 – O que acha de um closet aberto para o meninão?

O que acha de um closet aberto para o meninão?

Imagem 08 – Quarto de bebê masculino com tema de coelhos e balões

Quarto de bebê masculino com tema de coelhos e balões

Imagem 09 – Claro e elegante, esse quarto de bebê masculino trouxe uma paleta de Off White para decoração

Claro e elegante, esse quarto de bebê masculino trouxe uma paleta de Off White para decoração

Imagem 10 – Olha que solução moderna e divertida para o quarto de bebê: azul e amarelo.

Olha que solução moderna e divertida para o quarto de bebê: azul e amarelo

Imagem 11A – A parede preta e o berço de vime são o grande diferencial desse quarto de bebê masculino

A parede preta e o berço de vime são o grande diferencial desse quarto de bebê masculino

Imagem 11B – Plantas e bandeirolas completam o cenário do quartinho anterior.

Plantas e bandeirolas completam o cenário do quartinho anterior

Imagem 12 – Quarto de bebê masculino escandinavo e montessori.

Quarto de bebê masculino escandinavo e montessori

Imagem 13 – Muitas cores, mas todas usadas com harmonia e equilíbrio

Muitas cores, mas todas usadas com harmonia e equilíbrio

Imagem 14 – Aqui, a proposta foi pintar metade do quarto de uma cor e metade de outra

Aqui, a proposta foi pintar metade do quarto de uma cor e metade de outra

Imagem 15 – Quarto de bebê masculino com tema avião.

Quarto de bebê masculino com tema avião

Imagem 16 – Já aqui é o tema safari que ganha vida!

Já aqui é o tema safari que ganha vida!

Imagem 17 – O lugar de ler e brincar já está estabelecido nesse outro projeto

O lugar de ler e brincar já está estabelecido nesse outro projeto

Imagem 18 – Quarto de bebê masculino com móveis cinzas feitos sob medida.

Quarto de bebê masculino com móveis cinzas feitos sob medida

Imagem 19 – Uma ideia simples e barata para decoração do quarto de bebê masculino: apenas pinte as paredes

Imagem 20 – Adesivos e bandeirolas também são capazes de mudar de forma rápida e fácil a decoração do quarto infantil.

Adesivos e bandeirolas também são capazes de mudar de forma rápida e fácil a decoração do quarto infantil

Imagem 21A – Aqui, a poltrona de amamentação ganhou lugar de destaque.

Aqui, a poltrona de amamentação ganhou lugar de destaque

Imagem 21B – E a funcionalidade da cômoda com trocador também não passa despercebida.

E a funcionalidade da cômoda com trocador também não passa despercebida

Imagem 22 – O bercinho redondo de madeira é um charme só nesse projeto de quarto de bebê masculino.

O bercinho redondo de madeira é um charme só nesse projeto de quarto de bebê masculino

Imagem 23 – Cabaninha, plantas e animais trazem um clima rústico e acolhedor para o quarto do bebê, mas sem cair em clichês

Cabaninha, plantas e animais trazem um clima rústico e acolhedor para o quarto do bebê, mas sem cair em clichês

Imagem 24 – Neutro, clean e moderno!

Imagem 25 – Quarto de bebê masculino decorado com pompa e luxo. Digno de um reizinho!

Quarto de bebê masculino decorado com pompa e luxo. Digno de um reizinho!

Imagem 26 – A disposição dos móveis do quarto do bebê deve atender, sobretudo, a funcionalidade do ambiente.

Imagem 27 – Na decoração do berço, um letreiro luminoso com a inicial do novo morador da casa.

Na decoração do berço, um letreiro luminoso com a inicial do novo morador da casa

Imagem 28 – Adesivos divertidos fazem a decoração desse quarto de bebê masculino simples.

Adesivos divertidos fazem a decoração desse quarto de bebê masculino simples

Imagem 29A – E para os gêmeos, um quarto decorado com balões.

E para os gêmeos, um quarto decorado com balões

Imagem 29B – Repare que o tom de azul ganhou o contraste marcante de cores como o amarelo e o rosa.

Imagem 30 – Quarto de bebê masculino decorado com paredes cinzas.

Quarto de bebê masculino decorado com paredes cinzas

Imagem 31 – Tudo o que o bebê precisa em um único lugar.

Tudo o que o bebê precisa em um único lugar

Imagem 32 – Quarto de bebê masculino moderno com influência industrial e um projeto de iluminação de arrasar!

Quarto de bebê masculino moderno com influência industrial e um projeto de iluminação de arrasar!

Imagem 33 – Ouse na cor do berço, como esse aqui que traz um tom de azul celeste bem marcante.

Imagem 34 – Azul sim, comum jamais!

Azul sim, comum jamais!

Imagem 35 – O papel de parede não precisa remeter a padronagens muito infantis, você pode optar por uma estampa mais “madura”.

O papel de parede não precisa remeter a padronagens muito infantis, você pode optar por uma estampa mais “madura”

Imagem 36 – O tema safari também pode receber uma estética diferenciada, como sugere esse projeto

O tema safari também pode receber uma estética diferenciada, como sugere esse projeto

Imagem 37 – Quente e tropical!

Quente e tropical!

Imagem 38 – Quarto de bebê masculino escandinavo. Repare na forte influência das fibras e das texturas naturais.

Quarto de bebê masculino escandinavo. Repare na forte influência das fibras e das texturas naturais

Imagem 39 – Estrelas na parede e listras no chão

Imagem 40 – Aqui, o tom sóbrio de azul garante um quarto de bebê masculino moderno e cheio de requinte.

Aqui, o tom sóbrio de azul garante um quarto de bebê masculino moderno e cheio de requinte

Imagem 41 – Até o teto pode entrar na brincadeira e receber uma pintura diferenciada.

Até o teto pode entrar na brincadeira e receber uma pintura diferenciada

Imagem 42 – Não é uma fofura esse bercinho redondo e todo pequeninho?

Não é uma fofura esse bercinho redondo e todo pequeninho?

Imagem 43 – Quer cores vivas no quarto de bebê? Então insira-as nos detalhes e sem cair em exageros

Quer cores vivas no quarto de bebê? Então insira-as nos detalhes e sem cair em exageros

Imagem 43A – O preto e o branco mandam um alô por aqui. Repare que as cores se apresentam em diferentes tipos de estampas.

O preto e o branco mandam um alô por aqui. Repare que as cores se apresentam em diferentes tipos de estampas

Imagem 43B – E para complementar, móveis de madeira.

E para complementar, móveis de madeira

Imagem 44 – Aquele detalhe que faz toda diferença na decoração!

Imagem 45 – Pode ser que tudo o que o quarto do seu bebê precise é de uma boa ilustração na parede.

Pode ser que tudo o que o quarto do seu bebê precise é de uma boa ilustração na parede

Imagem 46 – As bandeirolas estão em alta na decoração de quarto de bebê. Aproveite e faça você mesmo!

As bandeirolas estão em alta na decoração de quarto de bebê. Aproveite e faça você mesmo!

Imagem 47A – Uma árvore que é prateleira!

Uma árvore que é prateleira!

Imagem 47B – Do outro lado, a madeira continua chamando a atenção.

Do outro lado, a madeira continua chamando a atenção

Imagem 48 – Esse quarto de bebê masculino em tons neutros ganhou um leve frescor com os detalhes em verde.

Esse quarto de bebê masculino em tons neutros ganhou um leve frescor com os detalhes em verde

Imagem 49 – Branquinho e aconchegante.

Branquinho e aconchegante

Imagem 50 – Já aqui, para “diluir” o efeito da estampa do papel de parede, foram usados móveis em tons neutros e amadeirados.

Já aqui, para “diluir” o efeito da estampa do papel de parede, foram usados móveis em tons neutros e amadeirados

Imagem 51 – O branco e preto que nunca cansa, nem enjoa, nem fica ruim.

O branco e preto que nunca cansa, nem enjoa, nem fica ruim

Imagem 52 – E o que dizer da combinação entre madeira clara e branco? Outro sucesso!

E o que dizer da combinação entre madeira clara e branco? Outro sucesso!

Imagem 53 – Que tal um poá para alegrar a decoração e trazer aquele ar lúdico irresistível ao quartinho?

Que tal um poá para alegrar a decoração e trazer aquele ar lúdico irresistível ao quartinho?

Imagem 54A – Com um fundo branco você pode tudo!

Com um fundo branco você pode tudo!

Imagem 54B – E mesmo que tenha muitas cores, elas não sobrecarregam o espaço.

E mesmo que tenha muitas cores, elas não sobrecarregam o espaço

Imagem 55 – Uma estampa de papel de parede diferenciada pode fazer toda diferença na decoração do quarto de bebê masculino.

Uma estampa de papel de parede diferenciada pode fazer toda diferença na decoração do quarto de bebê masculino

Imagem 56 – A iluminação embutida nos nichos é o destaque desse projeto.

A iluminação embutida nos nichos é o destaque desse projeto

Imagem 57 – Organização também é importante! Tenha cestos para guardar os brinquedos

Organização também é importante! Tenha cestos para guardar os brinquedos

Imagem 58 – Conforto é a palavra chave por aqui.

Conforto é a palavra chave por aqui

Imagem 59A – Um móvel, diversas funções: perfeito para quartos pequenos.

Um móvel, diversas funções: perfeito para quartos pequenos

Imagem 59B – Com espaço sobrando dá até para colocar uma poltrona e uma luminária de chão

Com espaço sobrando dá até para colocar uma poltrona e uma luminária de chão

Imagem 60 – O azul e branco desse quarto de bebê masculino apostou em texturas e estampas diferenciadas para se tornar original, mas sem fugir da tradição.

O azul e branco desse quarto de bebê masculino apostou em texturas e estampas diferenciadas para se tornar original, mas sem fugir da tradição