Quarto de adolescente masculino: 50 fotos, dicas e projetos lindos

Por - Atualizado em:

As crianças crescem e deixam para trás roupas, sapatos e até a decoração do quarto. 

Sim! O quarto de adolescente masculino precisa acompanhar essa nova fase da vida, cheia de mudanças e aprendizados.

E para garantir que o quarto atenda toda a expectativa do jovem é importante planejar uma decoração funcional, confortável e, é claro, com muita personalidade. 

Dá só uma olhada nas dicas que trouxemos a seguir e inspire-se:

Decoração de quarto de adolescente masculino

Na adolescência, é natural que os garotos passem mais tempo no próprio quarto. Esse é o lugar onde eles se sentem a vontade e podem expressar sua própria personalidade por meio da decoração.

O quarto também é um refúgio na hora de estudar, fazer a leitura de um livro, tocar um instrumento, receber os amigos, jogar vídeo game, assistir filmes e séries, além, é claro, de dormir. 

Por tudo isso, ele precisa ser bem planejado. Confira as dicas a seguir.

Setorize o quarto

O adolescente utiliza o quarto para inúmeras atividades.

Por isso é importante determinar um espaço para cada uma dessas atividades, de modo que o jovem consiga realizar suas tarefas adequadamente. 

Mesmo que o quarto seja pequeno é possível fazer essa divisão. A setorização do quarto pode ser feita com faixas de cores, móveis e outros elementos que indiquem o que deve acontecer em cada espaço.

Por exemplo, na área de estudos, disponibilize uma escrivaninha e uma poltrona confortável que também pode ser usada para jogar vídeo game e acessar a internet. 

Em outro espaço, adicione um puffe com algumas almofadas. Esse cantinho é perfeito para receber os amigos, assistir e socializar. Para a TV, a melhor pedida é um painel na parede, que não ocupa espaço.

A cama, por outro lado, é a protagonista do quarto. Coloque-a na parede de maior destaque.

Um quarto mais espaçoso pode contar ainda com um cantinho da leitura e um setor só para jogos, por exemplo.

Defina um estilo

É na adolescência que a personalidade vem a tona. Nessa fase, os jovens estão identificados e alinhados com seus próprios valores e gostos pessoais.

E a decoração do quarto é a melhor maneira de explorar toda essa personalidade e estilo próprio.

Portanto, planeje o quarto de adolescente masculino a partir daquilo que o jovem mais curte. Pode ser, por exemplo, algum esporte, como futebol ou natação, música ou banda preferida, um filme que ele ame ou jogos de vídeo game. 

Funcionalidade 

Além de bonito, o quarto de adolescente masculino precisa ser funcional.

A primeira dica para isso é se atentar para a área de circulação. O quarto não pode estar cheio a ponto de ser difícil até mesmo se locomover dentro dele. 

Se o quarto for pequeno, priorize móveis retráteis ou suspensos, como as bancadas de escrivaninha que não ocupam espaço no chão e ainda podem ser “abertas” quando necessário.

As portas de correr também são as mais indicadas já que não consomem espaço na abertura. 

Outra boa dica para aumentar a funcionalidade do quarto e ainda ganhar um espaço extra de armazenamento é apostar no uso de uma cama baú. 

Confortável 

A tríade de uma decoração só fica completa quando é adicionado conforto ao projeto. 

E, quando o assunto é quarto, o conforto começa pela cama. Um colchão de densidade adequada é o primeiro passo. Portanto, nada de usar aquele colchão fininho de quando o jovem ainda era criança. 

A roupa de cama é outro ponto importante para trazer conforto ao quarto. Use lençóis e edredons de boa qualidade e faça a cama com travesseiros e almofadas que permitam ao jovem se encostar confortavelmente para fazer uma leitura ou assistir TV. 

No chão, utilize tapetes macios e aconchegantes. Uma boa pedida são os modelos shaggy, conhecidos também como tapete felpudo. 

Mas, lembre-se de usar tapetes que sejam emborrachados no verso, evitando assim escorregões e acidentes.

Não se esqueça de usar cortinas nas janelas. Apesar da luz do sol ser extremamente importante para manter o quarto limpo e higienizado, ela pode interferir e atrapalhar na hora dos estudos, no momento de assistir TV ou naquela sonequinha que os adolescentes adoram tirar durante o dia. 

Por isso, não deixe de contar com esse acessório que, além de decorativo, é super funcional e agrega conforto e aconchego.

Os melhores modelos para quartos de adolescente masculino são as do tipo black-out, capazes de reter a luminosidade com maior eficiência. Isso sem contar que as cores desse tipo de cortina, geralmente escuras, combinam perfeitamente com a decoração.

E se a intenção for deixar o quarto ainda mais moderno e descolado, prefira persianas ao invés de cortinas.

Verticalize a decoração

Essa dica vale ouro, principalmente para quartos pequenos de adolescentes. A verticalização é uma das melhores maneiras de aproveitar o espaço do quarto, sem prejudicar a área livre de circulação.

Isso significa tirar o máximo de itens do chão e pendurá-los na parede. O violão ou a guitarra, por exemplo, podem ser colocados na parede por meio de ganchos e suportes apropriados.

O jovem curte bike, skate ou outros esportes radicais? Então também é possível levar esses equipamentos para parede, liberando o chão.

O mesmo vale para a TV. Coloque-a em um painel, de preferência com suporte articulado, que permite ao jovem movimentá-la em várias direções. 

No caso de pequenas coleções, como bonecos, carrinhos e discos, por exemplo, utilize prateleiras e nichos.

Móveis sob medida

O mobiliário sob medida ou planejado é ideal para quartos de adolescente masculino. Eles aproveitam cada centímetro do ambiente, além de serem feitos para atender as necessidades do jovem. 

Outra grande vantagem dos móveis planejados é a possibilidade de personalização. Você pode escolher a cor, o formato, o tamanho e até mesmo os puxadores.

Decore as paredes

Impossível falar de decoração de quarto de adolescente masculino sem citar a decoração das paredes. 

Nelas, o jovem consegue expressar toda sua personalidade e estilo. Atualmente, existem inúmeras maneiras de pensar na decoração das paredes.

Uma das mais populares é o papel de parede. Basta escolher aquele que mais combina com o tema. 

Você pode ainda optar por adesivos ou uma pintura diferenciada, vale inclusive pensar em um grafite ou outro tipo de arte urbana para decorar o quarto do jovem. 

O uso de quadros e pôsteres também é comum e muito bem vindo. Esses elementos transmitem com muita força os gostos e valores do jovem.

Luzes de apoio

A iluminação é outro ponto fundamental da decoração do quarto de adolescente masculino. 

Além da luz central, considere instalar luzes indiretas para trazer conforto e aquele clima aconchegante. Faça isso usando fitas de LED sob móveis e prateleiras e spots direcionáveis no teto.

A luz direta também é importante, especialmente para auxiliar em atividades de leitura e na hora dos estudos. A melhor opção, nesse caso, são as luminárias de mesa.

A luz branca é indicada para atividades que exijam concentração, como estudo, por exemplo. Por isso, use-a em luminárias de mesa.

Enquanto a luz amarela deve ser usada para trazer conforto visual, sendo indicada para spots de teto e fitas de LED. 

Outra opção é usar luzes coloridas, como azul, verde e vermelha. Mas essas tonalidades são apenas decorativas e não devem ser usadas como luz de tarefas. 

Cores para quarto de adolescente masculino

Uma das maiores dúvidas na hora de planejar a decoração do quarto de adolescente masculino são as cores. 

A dica é começar planejando a paleta de cores, ou seja, uma combinação entre três e quatro cores que serão a base de toda a decoração.

São elas que vão guiar todas as suas escolhas, da cor dos móveis a cor do tapete, passando pela roupa de cama e demais elementos decorativos. 

A paleta de cores precisa ter uma cor de base, geralmente neutra, que é responsável por “cobrir” as superfícies maiores, como piso e paredes. 

A segunda cor deve estar presente em maior quantidade e quase sempre é ela o destaque do ambiente. As demais cores servem para trazer vida e descontração ao décor.

De modo geral, as cores para quarto de adolescente masculino devem seguir o estilo do tema proposto.

Se o jovem curte música, por exemplo, e as cores da banda favorita são vermelho e preto, considere usar esses tons na paleta da decoração. 

Mas se o adolescente curte praia, uma boa pedida são tons que lembrem mar e natureza, como o azul, o verde e laranja. 

Já quem prefere ficar em um território neutro e mais seguro (decorativamente falando), opte por tons neutros considerados modernos, como o cinza, preto, azul e amarelo.

Mais uma dica: mantenha a harmonia entre os tons e cuidado com os exageros, especialmente em quartos pequenos. Na dúvida, opte por cores neutras e claras.

Confira a seguir 50 ideias de decoração de quarto de adolescente masculino para inspirar o seu projeto:

Imagem 1 – Quarto de adolescente masculino decorado em tons de cinza, vermelho e preto.

Quarto de adolescente masculino decorado em tons de cinza, vermelho e preto

Imagem 2 – As cores escuras são as preferidas na decoração de quarto de adolescente masculino.

As cores escuras são as preferidas na decoração de quarto de adolescente masculino

Imagem 3 – Quarto de adolescente masculino para um fã de basquete.

Quarto de adolescente masculino para um fã de basquete

Imagem 4 – Cantinho de estudo no quarto de adolescente masculino.

Cantinho de estudo no quarto de adolescente masculino

Imagem 5 – O quadro lousa é um ótimo lugar para o adolescente expressar emoções e sentimentos.

O quadro lousa é um ótimo lugar para o adolescente expressar emoções e sentimentos

Imagem 6 – Quarto de adolescente masculino planejado com um guarda roupa bem diferente.

Quarto de adolescente masculino planejado com um guarda roupa bem diferente

Imagem 7 – Quarto de adolescente masculino pequeno decorado nos clássicos tons de branco e azul.

Quarto de adolescente masculino pequeno decorado nos clássicos tons de branco e azul

Imagem 8 – Quarto de adolescente masculino simples, confortável e funcional.

Quarto de adolescente masculino simples, confortável e funcional

Imagem 9 – Quarto de adolescente masculino planejado para atender as necessidades do jovem.

Quarto de adolescente masculino planejado para atender as necessidades do jovem

Imagem 10 – Frases inspiradoras para decorar o quarto de adolescente masculino.

Frases inspiradoras para decorar o quarto de adolescente masculino

Imagem 11 – Tijolinhos e arte urbana são o destaque desse outro quarto adolescente.

Tijolinhos e arte urbana são o destaque desse outro quarto adolescente

Imagem 12 – Quarto de adolescente masculino simples com bancada de atividades.

Quarto de adolescente masculino simples com bancada de atividades

Imagem 13 – Quarto de adolescente masculino decorado em estilo clássico e neutro.

Quarto de adolescente masculino decorado em estilo clássico e neutro

Imagem 14 – O azul petróleo traz um toque de sofisticação ao quarto de adolescente masculino.

O azul petróleo traz um toque de sofisticação ao quarto de adolescente masculino

Imagem 15 – Quarto de adolescente masculino decorado com muito conforto.

Quarto de adolescente masculino decorado com muito conforto

Imagem 16 – Estilo e personalidade na decoração do quarto de adolescente masculino.

Estilo e personalidade na decoração do quarto de adolescente masculino

Imagem 17 – O papel de parede é uma ótima maneira de decorar o quarto de adolescente masculino de modo simples e econômico.

O papel de parede é uma ótima maneira de decorar o quarto de adolescente masculino de modo simples e econômico

Imagem 18 – Que tal uma estante para exibir a coleção do adolescente?

Imagem 19 – Elementos criativos e inusitados são sempre bem vindos na decoração do quarto de adolescente masculino.

Elementos criativos e inusitados são sempre bem vindos na decoração do quarto de adolescente masculino

Imagem 20 – Prateleiras para ajudar na organização da área de estudos.

Prateleiras para ajudar na organização da área de estudos

Imagem 21 – Cores claras para o quarto de adolescente masculino: toque futurista ao décor.

Cores claras para o quarto de adolescente masculino: toque futurista ao décor

Imagem 22 – Uma referência ao mar na parede do quarto adolescente.

Uma referência ao mar na parede do quarto adolescente

Imagem 23 – Quarto de adolescente masculino com cortinas e tapetes para trazer conforto.

Quarto de adolescente masculino com cortinas e tapetes para trazer conforto

Imagem 24 – Inspiração de quarto adolescente masculino decorado com tema música.

Inspiração de quarto adolescente masculino decorado com tema música

Imagem 25 – Decoração de quarto de adolescente masculino para um jovem apaixonado pelo espaço.

Decoração de quarto de adolescente masculino para um jovem apaixonado pelo espaço

Imagem 26 – Quarto compartilhado entre irmãos? Olha essa ideia!

Imagem 27 – Quarto de adolescente masculino simples com uma paleta de cores claras e neutras.

Quarto de adolescente masculino simples com uma paleta de cores claras e neutras

Imagem 28 – A iluminação é o destaque desse outro quarto de adolescente masculino.

A iluminação é o destaque desse outro quarto de adolescente masculino

Imagem 29 – Saia um pouco do padrão e aposte no verde para decorar o quarto de adolescente masculino.

Saia um pouco do padrão e aposte no verde para decorar o quarto de adolescente masculino

Imagem 30 – Poucos elementos para uma decoração funcional.

Poucos elementos para uma decoração funcional

Imagem 31 – Quarto compartilhado entre irmãos, mas bem setorizado para cada um.

Quarto compartilhado entre irmãos, mas bem setorizado para cada um

Imagem 32 – A parede de tijolinhos traz um ar bem masculino ao quarto jovem.

A parede de tijolinhos traz um ar bem masculino ao quarto jovem

Imagem 33 – Preto, cinza e amadeirado: as cores preferidas para quarto de adolescente masculino.

Preto, cinza e amadeirado: as cores preferidas para quarto de adolescente masculino

Imagem 34 – O marrom também está na lista das cores para quarto de adolescente masculino.

O marrom também está na lista das cores para quarto de adolescente masculino

Imagem 35 – O pegboard é uma solução criativa e muito funcional para decoração do quarto de adolescente masculino.

O pegboard é uma solução criativa e muito funcional para decoração do quarto de adolescente masculino

Imagem 36 – Já aqui, a criatividade do cestinho de lixo é o destaque.

Já aqui, a criatividade do cestinho de lixo é o destaque

Imagem 37 – Quarto de adolescente masculino pequeno precisa de móveis planejados.

Quarto de adolescente masculino pequeno precisa de móveis planejados

Imagem 38 – Azul escuro, vermelho e branco: uma paleta de cores moderna para o quarto de adolescente masculino.

Azul escuro, vermelho e branco: uma paleta de cores moderna para o quarto de adolescente masculino

Imagem 39 – O mapa mundi é o destaque dessa decoração masculina.

O mapa mundi é o destaque dessa decoração masculina

Imagem 40 – Quarto decorado para um jovem esportista.

Quarto decorado para um jovem esportista

Imagem 41 – Quarto adolescente masculino simples. A parede colorida é o grande destaque.

Quarto adolescente masculino simples. A parede colorida é o grande destaque

Imagem 42 – Um toque de azul turquesa para animar a decoração.

Um toque de azul turquesa para animar a decoração

Imagem 43 – Quarto compartilhado de adolescentes: cada um tem seu espaço.

Quarto compartilhado de adolescentes: cada um tem seu espaço_

Imagem 44 – Quarto de irmãos adolescentes decorado com tema universo.

Quarto de irmãos adolescentes decorado com tema universo

Imagem 45 – E o que acha de um quarto adolescente todo preto?

E o que acha de um quarto adolescente todo preto?

Imagem 46 – Um cantinho de leitura sempre vai bem no quarto de adolescente masculino.

Um cantinho de leitura sempre vai bem no quarto de adolescente masculino

Imagem 47 – O painel de madeira aquece o quarto adolescente e serve como cabeceira.

O painel de madeira aquece o quarto adolescente e serve como cabeceira

Imagem 48 – Azul nas paredes e na cortina.

Azul nas paredes e na cortina

Imagem 49 – Um quadro lousa para expressar a criatividade.

Um quadro lousa para expressar a criatividade

Imagem 50 – Quarto de adolescente masculino decorado com cores e criatividade.

Quarto de adolescente masculino decorado com cores e criatividade