Quarto preto: 60 fotos e dicas de decoração com a cor

Confira projetos selecionados para acertar na decoração de um quarto preto

Por -

O preto demonstra elegância na hora de utilizar a cor na decoração. A primeira impressão é que o uso da cor é uma escolha muito ousada, devido ao receio de que a aplicação resulte em um ambiente pesado e sombrio em demasia. Ao analisarmos bem, podemos dosar a cor de forma sofisticada, elegante e com um diferencial em relação a outras cores. Hoje vamos falar sobre a decoração do quarto preto:

Por ser uma cor neutra, o preto apresenta uma flexibilidade no uso e nos estilos propostos e não se restringe apenas a um tipo de perfil: pode compor na decoração em quartos mais sérios, como de um jovem solteiro, até os mais descontraídos e alegres como o de um casal jovem.

Ao iniciar o projeto, é preciso ter em mente a necessidade de utilizar o preto na decoração. Dessa forma, o estudo será voltado para a cor, para que os objetos decorativos, a iluminação e as cores complementares sejam adequadas para cada tipo de proposta.

A cor preta deve ser o ponto focal na hora de escolher a decoração: ela pode estar presente nas paredes, no piso ou no teto, ocupando boa parte da decoração do ambiente. Uma outra alternativa é utilizar a cor em pontos específicos da decoração, com o foco em determinados objetos como uma luminária, uma cortina, uma cabeceira estofada, um tipo de revestimento, uma roupa de cama e outras opções.

Não existe uma regra na decoração! Por isso liberte sua criatividade e crie espaços confortáveis para seu dia a dia. Seja ela uma escolha neutra, divertida ou colorida: o preto pode funcionar como o início em quase todos os estilos decorativos dos ambientes. O importante é não deixar a composição com um visual pesado. Por isto, facilitamos a sua visualização com as ideias a seguir.

60 quartos pretos para quem quer usar este estilo na decoração

Para facilitar a sua visualização, selecionamos 60 quartos pretos decorados que você pode se inspirar na hora de decorar o ambiente. Confira todas as fotos com dicas exclusivas para se inspirar em cada etapa do seu projeto de decoração de interiores e acerte na decoração com tons de cores escuras hoje mesmo:

Imagem 1 – A cor transmite elegância sem a necessidade de um alto investimento.

O preto no ambiente fala por si só! Porém os objetos podem ser inseridos para ressaltar ainda mais a elegância e sofisticação, como as camas com dossel, abajur, cortinas e roupas de cama. Neste projeto, ele é equilibrado com o branco.

Imagem 2 – Brinque com as formas geométricas para dar estilo ao quarto.

Essas estampas também são uma forma de deixar o quarto descontraído sem pesar muito no ambiente com a cor escura. Essa mistura é clássica e não tem erro na decoração! Neste projeto, a parede é preta mas o piso segue com a cor branca em madeira. A roupa de cama também segue com tonalidades preto e branco, como as almofadas e as colchas.

Imagem 3 – A parede de fundo na cor preta destacam ainda mais os detalhes do quarto.

O preto pode aparecer em um plano do quarto, contrastando com as outras cores e texturas presentes no cômodo. Essa harmonia deixa o ambiente contemporâneo e moderno com os objetos escolhidos corretamente.

Imagem 4 – A parede da cama com placas estofadas deixam o quarto mais sofisticado.

Aqui o estofado entra com tudo no revestimento da parede com a cor preta. Para completar, uma escrivaninha com a cor branca, poltrona de tecido, quadros e roupa de cama branca com manta felpuda.

Imagem 5 – Crie um ambiente gótico para você que é amante desse estilo.

O estilo gótico remete ao passado mas pode ter uma composição moderna na decoração. Neste projeto, a parede a roupa de cama seguem o estilo com a cor preta, além do piso escuro em madeira. O quadro e a manta dourada quebram a tonalidade forte da cor.

Imagem 6 – Utilize a cor como a base para complementar o restante do projeto.

Se a proposta é um quarto preto, deixe ele ser o foco do ambiente! Ele vai funcionar como guia para os detalhes escolhidos na decoração do quarto. O ideal é que a decisão da cor seja feita bem no início do projeto, para que essa composição seja feita de forma bem planejada. Este quarto conta com um televisor suspenso, próximo a prateleiras que abrigam livros e revistas.

Imagem 7 – Explore a combinação do preto com outros materiais.

O preto pode ser combinado com diferentes materiais, entre eles o piso mais claro. Aqui, o projeto segue com a parede estofada preta, uma parede na cor cinza e uma luminária que garante a iluminação.

Imagem 8 – As roupas de cama podem quebrar com o excesso de preto de forma positiva.

Em um projeto de quarto com a tonalidade preta nas paredes, invista em uma roupa de cama que quebre com a cor. Nesta proposta, os travesseiros e o edredom cinza cumprem este papel. Além disso, utilize objetos decorativos com cores mais claras, como o quadro com moldura branca.

Imagem 9 – Tonalidades do cinza combinam bem com o preto.

Ao decorar um quarto preto, pense no tom sobre tom e utilize a paleta que vai do preto ao branco, passando por vários tons de cinza. As tonalidades usadas na roupa de cama podem ser o diferencial da decoração de um ambiente com cores escuras.

Imagem 10 – O revestimento pode ser o item chave para seu quarto preto.

Este projeto de quarto conta com azulejos 3D no revestimento da parede na cor preta com material brilhante. As cortinas e o piso laminado seguem a mesma cor. Em contraste com o preto, os tons de bege, madeira branca na escrivaninha, frigobar vintage e a luminária de piso.

Imagem 11 – Uma grande janela pode solucionar o problema de iluminação.

Qualquer cantinho de relaxamento criado deve se posicionar próximo as janelas, devido a incidência da iluminação natural que colabora com a leveza do ambiente. Essa dica é essencial quando o quarto for utilizar a decoração preta ou com tons muito escuros. Na composição, os quadros de fotografias com moldura branca quebram o visual preto da parede.

Imagem 12 – Mescle mobiliários neutros em meio a decoração preta.

Neste projeto com paredes, janelas e portas na cor preta, a escolha do material do piso e da cama são essenciais para ter um ambiente equilibrado. Aqui, a madeira acrescenta um toque natural na composição, além da mesa lateral com vaso e roupa de cama cinza com manta estampada.

Imagem 13 – O concreto combinado com o preto garante o estilo para o quarto.

A decoração desse cômodo brinca com a ideia de tom sobre tom de forma leve e harmônica. A paleta de cores usa tons de preto e cinza do concreto para criar um ambiente moderno e despojado.

Imagem 14 – Quarto preto feminino.

Um projeto de quarto preto com o estilo fashionista. Aqui, o banco preto serve como criado mudo, abrigando livros, um quadro com fotografia e um vaso com galhos secos. A roupa de cama segue as tonalidades escuras da parede.

Imagem 15 – Os objetos decorativos metalizados deixam o quarto mais moderno.

O preto pode ser combinado com cores metalizadas sem perder a harmonia e a coesão. Essas cores possuem um aspecto sofisticado e ajudam a compor o ambiente com classe e elegância. Neste projeto, um rack na parede na cor preta brilhante, uma penteadeira com espelho clássico e bancada branca. Além disso, as cortinas seguem com a tonalidade escura, assim como o piso na cor preta.

Imagem 16 – Preto e cinza são a dupla perfeita de cores na combinação.

Para trazer elegância, utilize uma paleta decores neutras junto com o preto, como nude, cinza, fendi e marrom.

Imagem 17 – A madeira pode quebrar o escuro do preto.

A madeira é ideal para compor com a decoração preta. Neste projeto, a sua presença no piso laminado, assim como no painel da parede ajuda a quebrar a cor preta. Este quarto conta ainda com um pé-direito alto e teto na cor branca.

Imagem 18 – O quarto preto é moderno e atual.

Este projeto de quarto conta com piso de madeira preta, roupa de cama que segue a mesma cor e um painel na cabeceira, assim como na parte superior. Entre estes dois painéis, um revestimento mais claro com iluminação de LED.

Imagem 19 – O quadro na parede se tornou o ponto de destaque do quarto.

O quarto possui paredes e mobílias pretas. Mas o quadro na parede se tornou o grande destaque no ambiente. Além disso, a cabeceira e a base da cama seguem a madeira, assim como o piso, com uma tonalidade mais escura.

Imagem 20 – Abuse de elementos contemporâneos na ambientação.

Este é um exemplo de projeto onde a iluminação tem um papel crucial na ambientação. Em um quarto com tonalidades escuras, escolha pontos que podem ser iluminados em contraste com a decoração preta.

Imagem 21 – As plantas deram o toque rústico ao quarto.

Ainda que o preto esteja nas paredes do quarto, ele pode ser mesclado com o branco na maior da parte da decoração. A mistura com as plantas trazem mais leveza ao cômodo!

Imagem 22 – O tratamento da parede e do piso equilibram o visual do quarto.

Neste projeto, a parede de madeira foi revestida com a cor preta. O piso com tacos de madeira equilibram a composição. Além disso, a luminária de teto recebe a cor rosé. Há ainda um banco elegante preto unido como apoio para casacos e vestuários. Escolha um tapete que se destaque na composição do ambiente.

Imagem 23 – Amplie o ambiente com cores claras.

Em uma decoração com cores escuras, a combinação com tons mais claros é essencial. Este quarto recebe ampla iluminação natural, além de ter cortinas na cor branca.

Imagem 24 – Tons amadeirados combinam perfeitamente no quarto preto.

A madeira é uma boa escolha para compor quartos pretos. Ela pode aparecer no piso ou nos móveis, por exemplo. Esse elemento traz aspectos rústicos e despojados ao cômodo, além de entrar em harmonia com o preto.

Imagem 25 – O verde deu o toque divertido para o quarto.

Escolha uma cor para fazer o contraste com o preto. Neste projeto, o verde se destaca na roupa de cama e na cadeira. Os armários, o painel e as luminárias seguem na cor preta. O piso de madeira é uma forma de equilibrar a composição, assim como as cortinas claras.

Imagem 26 – Brinque com os planos em P&B.

Quando a intenção é criar um ambiente leve e sereno dentro do preto, abuse do branco na decoração. Essa cor pode estar presente nas roupas de cama, nas cortinas e em objetos decorativos, como quadros, abajures e livros.

Imagem 27 – Quarto preto com com cama branca.

Em um quarto com revestimento preto em evidência no piso e nas paredes, os objetos decorativos cumprem um papel essencial para fazer um contraste com a composição. Aqui, a cama branca, o criado-mudo, a pintura das portas e outros itens quebram o visual escuro.

Imagem 28 – Dê um toque divertido no quarto!

Este projeto cria uma mensagem divertida na parede, com uma contagem regressiva para os dias de vida. Além da decoração com tons escuros, o piso e o material de base d acama seguem as tonalidades da madeira. O tapete cinza é outro item que ajuda a manter um equilíbrio de cores na decoração. Em quartos com paredes escuras, o ideal é escolher por roupas de camas claras.

Imagem 29 – O preto pode aparecer apenas nos mobiliários do quarto.

Veja que a proporção do preto e branco pode ser utilizada com a mesma intensidade. O equilíbrio é fundamental para quem deseja um quarto elegante e leve ao mesmo tempo. As paredes brancas e o carpete contrastam com o painel preto.

Imagem 30 – A seriedade do quarto é demonstrada pela cor e pelos itens decorativos.

Este é um projeto que preza pela sobriedade na composição da decoração: com piso de madeira, poltrona preta e parede com painéis.

Imagem 31 – Abuse da iluminação natural!

A iluminação é mais do que essencial em um quarto com tonalidades escuras. Aqui, a entrada natural da luz contribuí para que o quarto não fique com o visual tão pesado.

Imagem 32 – Combinar o preto com uma decoração industrial é uma garantia de sucesso.

Neste projeto, o preto aparece em revestimentos da parede, na pintura da porta, na roupa de cama e em alguns detalhes decorativos. O piso é de madeira, assim como a base da cama que conta com pedras ao seu redor.

Imagem 33 – Leve um pouco de descontração e alegria para o cômodo.

As cores e os objetos decorativos acrescentam personalidade a decoração do quarto. Os tons vibrantes criam um cômodo divertido e quebram a seriedade da cor preta utilizada na parede, na cabeceira e no criado-mudo.

Imagem 34 – Um mix de estampas deixam o quarto despojado sem perder o toque de elegância.

Neste projeto, a roupa de cama com estampa colorida e divertida combina tanto com o preto das paredes do quarto quanto com a madeira dos móveis, sem criar um ambiente com muitas informações conflitantes.

Imagem 35 – Abuse da iluminação em meio a decoração preta.

O quarto preto deve ter uma iluminação eficaz. É a iluminação que evita que o ambiente se torne gótico e obscuro, por isso, aposte na presença de pontos de luz no cômodo.

Imagem 36 – Os móveis pretos com paredes claras são uma ótima opção para quem quer colocar a cor em ação no quarto.

Escolha mobiliários específicos para receber a cor preta, mantendo assim uma composição equilibrada das cores. Neste projeto, as paredes tem tonalidades mais claras e o preto aparece no rack, no painel da TV e na base da cama.

Imagem 37 – Quarto preto com decoração contemporânea.

Crie um espaço com elementos contemporâneos para refletir sua personalidade em um quarto preto. Itens como quadros grandes, estampas geométricas e texturas na parede são um exemplo de como aplicar originalidade no momento de montar o ambiente.

Imagem 38 – Utilize a escala do tom sobre tom.

As cores claras devem compor com os tons escuros da cor preta ou cinza, criando uma composição de ambiente neutro com equilíbrio.

Imagem 39 – Os tijolos podem ser pintados de preto para levar o ar despojado ao quarto.

Para combinar com a decoração preta, o rosa foi escolhido nas cadeiras e no tapete deste quarto de casal. O rodapé no teto tem a cor dourada como destaque, “escorrendo” pela parede de tijolos.

Imagem 40 – A decoração do quarto é preta em contraste com os elementos brancos.

É possível trazer elementos de contraste mesmo que a maior parte da decoração do ambiente seja em tons de preto. Combine outras cores na roupa de cama, nas molduras penduradas na parede e nos abajures.

Imagem 41 – Quarto preto masculino.

A tonalidade da cor preta é perfeita para ressaltar um quarto masculino. Seja ele para um jovem ou adulto, este projeto conta com um nicho de parede para os objetos decorativos.

Imagem 42 – Elementos decorativos podem equilibrar o ambiente.

Em um projeto com tonalidades escuras, equilibre a composição de cores com objetos decorativos com cores mais claras, como mesas, bancadas, quadros e molduras.

Imagem 43 – Para um quarto de bebê ,preencha a decoração com tons alegres para ter um ambiente mais leve.

O preto pode ser aplicado em um quarto infantil, o importante é fazer uma composição com cores mais alegres em objetos decorativos para não deixar o ambiente tão sóbrio.

Imagem 44 – Explore as funções do quarto!

Conhecer as necessidades do quarto é mais do que essencial para quem quer decorar com tonalidades escuras. No quarto acima, a área de estudo e a área  de descanso conseguem definir isto com propriedade. Tanto é que o local de estudos foi posicionado próximo a janela, onde a iluminação necessita de intensidade maior. Já na área de descanso, o ideal é formar um casulo, onde o escurinho fica mais aconchegante, por isso um nicho foi criado em volta da cama.

Imagem 45 – Acabamentos em madeira equilibram o visual da decoração preta.

Neste projeto de quarto com tonalidades escuras, a iluminação cumpre um papel importante, sem deixar o visual pesado. No teto, a madeira foi escolhida em combinação com o forro de gesso e spots de iluminação.

Imagem 46 – Quarto de casal preto.

Este quarto foca nos tons de cor escuras em toda a sua composição, desde as paredes, os mobiliários, a cortina e o painel em frente a cama. A madeira é o material escolhido para o piso para constrastar com o preto. A iluminação cumpre um papel essencial neste ambiente, destacando áreas importantes.

Imagem 47 – Para um quarto de bebê, opte por móveis mais neutros.

O quarto de bebê também pode receber a cor preta na pintura da parede. Nestes casos, escolha por objetos decorativos com cores mais neutras para não deixar a composição visualmente pesada.

Imagem 48 – A iluminação ajuda a criar um ambiente sofisticado.

A iluminação é um fator que pesa no momento de decorar um quarto preto! Eles pedem um bom projeto luminotécnico, que demonstre os pontos interessantes desse ambiente.

Imagem 49 – A parede preta pode ser feita com a aplicação da tinta de lousa.

Paredes pretas podem ser pintadas com a tinta de lousa. Você pode desenhar com giz para decorar o ambiente e deixá-lo despojado e divertido. No quarto acima, até a cabeceira ganhou seu formato em desenho!

Imagem 50 – Estampas P&B predominam a decoração desse quarto.

Para compor nesse ambiente descolado, foram inseridas diferentes estampas para criar um mix harmônico e despojado. Porém, como o objetivo era criar um ambiente jovial, isso foi feito com os desenhos mais clássicos para o público com este perfil.

Imagem 51 – Os adesivos de parede dão estilo ao quarto.

Um papel de parede com estampa triangular equilibra a presença marcante do preto no cômodo. O dourado da estampa combina também com as luminárias e a roupa de cama, trazendo leveza ao quarto.

Imagem 52 – A cor pode ser utilizada em formas diferentes na decoração do quarto.

Neste projeto, o preto é utilizado no revestimento das paredes, na base da cama, no tapete felpudo e na pintura do teto. Além disso, ele faz parte da moldura da porta de correr espelhada que dá acesso ao closet. No piso, uma madeira clara foi escolhida para constrastar com a cor. Como dissemos acima, a iluminação é um item de extrema importância em um quarto com cores escuras, portanto, escolha pontos estratégicos que necessitam de luz.

Imagem 53 – Quarto com madeira clara, bege, e mobiliário preto.

As superfícies claras do quarto brincam com a decoração preta e bege. Essas cores criam um ambiente mais elegante e sofisticado, com ótimos pontos de luz que evitam um ambiente visualmente muito escuro.

Imagem 54 – Itens de concreto acrescentam a jovialidade ao quarto.

Este quarto conta com piso em madeira, objeto decorativo de design, parede na cor preta, cabeceira de cama em cor clara, roupa de cama na cor preta e cortina branca. Um projeto de decoração com elegância, mantendo a simplicidade dos materiais.

Imagem 55 – Espelhos e janelas são ótimos em quartos pretos.


Você pode ter uma certo receio de que o quarto escuro aparente ser menor do que realmente é. Para ressaltar a sensação de amplitude em um quarto preto, a utilização dos espelhos pode ser fundamental para colaborar na decoração.

Imagem 56 – A cabeceira preta é o toque de cor escura neste quarto.

Em um ambiente com cores neutras, a cabeceira, o criado mudo e a mesa lateral seguem na cor preta. A pintura da parede segue com tonalidades mais claras, assim como piso em madeira.

Imagem 57 – Brinque com as texturas dos materiais.

O preto pode aparecer no quarto em diferentes formas. No projeto acima, a parede de tijolinhos, a cabeceira estofada, os mobiliários em madeira e os estofados de couro formaram um quarto moderno e despojado.

Imagem 58 – Deixe o ambiente elegante e sofisticado com os elementos decorativos.

Os objetos decorativos são responsáveis por dar personalidade e criar um ambiente cheio de estilo! Opte por objetos de destaque que possam compor espaços modernos, despojados e funcionais.

Imagem 59 – Além dos quartos adultos, o quarto de menino também pode receber a cor como foco da decoração.

Um quarto de menino também pode ressaltar a masculinidade com a cor preta. Neste projeto, alguns detalhes do preto são combinados com tonalidades da cor cinza. Nas prateleiras, objetos que ressaltam a personalidade do jovem.

Imagem 60 – Se atente a metragem do quarto para ter um projeto harmônico.

O início de toda reforma se inicia conhecendo bem o espaço, por isso, analise todas as dimensões do ambiente. Dessa forma, fica mais viável definir onde o preto pode ser aplicado, seja nas paredes, no piso, no forro, nos acessórios ou na marcenaria. No projeto acima, o cômodo possui um pé-direito elevado e o uso da pintura preta ajuda a ressaltar essa característica, levando uma sensação maior de amplitude apesar da cor escura.

Já sabe como decorar um quarto com a cor preta? Utilize todas estas referências na hora de compor e planejar o projeto do seu quarto com acabamento em tonalidades escuras. Leve em consideração as principais preferências do morador antes de tomar uma decisão, garantindo o resultado esperado do cliente em questão. Lembre-se que a harmonia é a chave da composição da cor preta com outros itens decorativos em cores diferentes.