Saint Patrick’s Day: o que servir, quando se comemora e dicas de decoração

Por -

Já ouviu falar em leprechauns e trevo de três folhas? E no pote de ouro no final do arco íris? Todos esses símbolos são parte da tradição irlandesa do Saint Patrick Day ou, no bom português, Dia de São Patrício.

Vinda lá da Irlanda, essa comemoração rapidamente se espalhou pelo mundo, primeiro entre os países de língua inglesa, como EUA e Inglaterra, mas não demorou muito para chegar até nós, brasileiros.

Se você quer saber mais sobre as comemorações do Saint Patrick Day não desgrude desse post. Trouxemos um monte de informações legais, além, é claro, de muitas inspirações para você fazer sua própria festinha de São Patrício, confira:

O que é e quando se comemora o Saint Patrick Day?

O dia de São Patrício é comemorado anualmente em 17 de março. Segundo a tradição católica irlandesa, foi nessa data, no ano de 461 d.C, que São Patrício faleceu e se tornou o padroeiro do país.

Mas, afinal de contas, quem foi São Patrício? Saint Patrick ou São Patrício nasceu na Grã Bretanha e se considerava pagão até o dia em que foi sequestrado e forçado a trabalhar como escravo. São Patrício viveu por seis anos em regime de escravidão e, foi justamente nessa época, que ele se voltou a Deus.

Quando conseguiu fugir e escapar da escravidão, São Patrício começou a estudar em um mosteiro católico na França. Foi lá que ele descobriu sua vocação em converter os pagãos em cristãos.

Ao retornar para Irlanda, São Patrício se tornou bispo e passou a dedicar sua vida à evangelização das pessoas.

Por que usar verde, trevo de três folhas e potes de ouro no Saint Patrick?

As comemorações que envolvem o dia de São Patrício são cheias de significados e simbologias. A mais tradicional delas é o uso da cor verde.

Conhecida como Ilha Esmeralda, a Irlanda possui inúmeras paisagens verdes e naturais belíssimas. Essa é a principal razão do uso do verde nas celebrações de Saint Patrick.

Já o trevo de três folhas se popularizou devido a história de que o próprio São Patrício o utilizava em suas roupas como forma de representar a divina trindade. Cada folha do trevo representa um aspecto da divindade: pai, filho  e espirito santo.

O trevo também possuía um significado especial para os pagãos irlandeses. A planta era considerada sagrada, pois representava o inicio da primavera.

O trevo de três folhas também possui outro simbolismo importante na Irlanda. Segundo historiadores, a planta se tornou um símbolo do nacionalismo irlandês durante o século XVI, época em que os ingleses confiscavam as terras do país.

Mas não é só de verde e trevos que uma legítima festa de Saint Patrick é feita. Confira os outros símbolos dessa data:

Leprechaun (Duende)

Os leprechauns ou duendes são um grande ícone da cultura irlandesa. Esses pequeninos duendes são ranzinzas e cheios de truques mágicos. Diz a lenda que eles escondem um pote de ouro no final do arco íris. Os irlandeses acreditam também que quem capturar um leprechaun terá três desejos atendidos.

No dia de Saint Patrick é muito comum que as pessoas se fantasiem de leprechauns vestindo roupas verdes, barbas ruivas e sapatos de bico fino.

Cruz Celta

A cruz celta é um símbolo da união entre as tradições católicas e celtas. Dizem que São Patrício ao tentar converter os pagãos celtas acabou unindo a cruz cristã com a cruz solar, formando o que conhecemos hoje como cruz celta.

Ferradura da Sorte

A ferradura da sorte é outro elemento que não pode faltar nas comemorações do dia de São Patrício. Acredita-se que quando alguém ganha uma ferradura da sorte de presente deve colocá-la pendurada na porta na posição da letra U, dessa forma a sorte não “escorre”, nem vai embora.

Número 7

O número 7 é um grande símbolo de sorte para os irlandeses, justamente por estar presente em diversos elementos do dia a dia, como as sete cores do arco-íris, as sete notas musicais e os sete dias da semana.

Dia de Saint Patrick no mundo

Além da Irlanda, país de origem das tradições do Saint Patrick, outros países ao redor do mundo comemoram a data com muito entusiasmo (os norte-americanos que o digam).

Por lá, na terra do Tio Sam, o Saint Patrick Day só não é mais popular que o Halloween (que por sinal também tem origem na cultura celta irlandesa). Só para você ter uma ideia, o maior desfile de Saint Patrick do mundo acontece em Boston, EUA, reunindo milhares de pessoas.

A Inglaterra também não poderia ficar de fora da celebração. A roda gigante London Eye fica toda iluminada de verde no dia de São Patrício. Já no Canadá são as Cataratas do Niágara que mudam de cor para homenagear o santo.

E até Dubai já entrou na festa de Saint Patrick. Em 2011 e 2012, o edifício Burj Al Arab foi todo iluminado de verde para homenagear os irlandeses.

Festa de São Patrício – Como decorar

Agora que você já está por dentro da cultura irlandesa e de todos os elementos que fazem parte do dia de São Patrício, o que acha de organizar uma festinha? Listamos abaixo algumas sugestões de decoração para você se inspirar, confira:

Use cores típicas

As cores tradicionais da Irlanda são o verde, o branco e o laranja. Portanto, aposte nesse trio de cores para compor a decoração de São Patrício.

Use-as nas toalhas de mesa, guardanapos, copos e enfeites.

Não se esqueça dos trevos

Os trevos são a grande marca registrada da festa de São Patrício, por isso, use e abuse deles.

Você pode fazer trevos em papel cartolina, recortar e espalhar pela festa. Também é possível criar cortinas e painéis com os trevos de papel.

Outra boa ideia é fazer plaquinhas de fotos com o formato de trevo. Os trevos também podem decorar canudinhos, copos e pratos, além de estarem presentes em guardanapos e toalhas de mesa. 

Balões são sempre bem vindos

Toda festa combina com balões, inclusive a de Saint Patrick. Por isso, aposte neles para criar uma decoração volumosa e bem descontraída. As cores verde e laranja, típicas da Irlanda, são uma boa pedida.

O que servir na festa de São Patrício

Para uma festa de São Patrício legitima você deve apostar em algumas bebidas e pratos clássicos.

E quando o assunto é bebida, a cerveja ou chopp verde não pode ficar de fora. Para deixar a cerveja ou o chopp com essa cor, basta pingar algumas gotas de licor de mente na bebida ou, se preferir, apenas um corante na cor verde.

Outra típica bebida da festa de São Patrício é o Whisky. Afinal, quem nunca ouviu falar dos tradicionais Whiskeys irlandeses, não é mesmo?

Já para o cardápio, uma opção bem tradicional é o repolho frito com linguiças. Você também pode apostar em batatas assadas com ervas, sopa irlandesa de batata e alho poró, pão de cerveja, panquecas e ensopado de carneiro.

Também vale apostar em porções de aperitivos na cor verde, como aqueles amendoins temperados, por exemplo. Outra opção é servir cupcakes decorados nos tons da festa.

E, por fim, não deixe de servir na festa moedas de chocolate. Elas servem tanto para decorar, quanto para agradar o paladar dos convidados.

Muitas ideias de decoração da festa Saint Patrick

Quer mais ideias para comemorar o Saint Patrick Day? Então confira nossa seleção de fotos. São 40 imagens para te inspirar a decorar e servir as melhores guloseimas, confira:

Imagem 1 – Inspiração de convite para festa de São Patrício. O destaque são os trevos e o leprechaun.

Inspiração de convite para festa de São Patrício. O destaque são os trevos e o leprechaun

Imagem 2 – Biscoitinhos decorados com símbolos tradicionais da Irlanda. Além de serem uma ótima opção para o cardápio, eles ainda decoraram a festa.

Biscoitinhos decorados com símbolos tradicionais da Irlanda. Além de serem uma ótima opção para o cardápio, eles ainda decoraram a festa

Imagem 3 – Mesa posta para o dia de São Patrício. A toalha verde e branca faz referência direta a data.

Mesa posta para o dia de São Patrício. A toalha verde e branca faz referência direta a data

Imagem 4 – Anote essa sugestão de bebida para o Saint Patrick: café irlandês.

Anote essa sugestão de bebida para o Saint Patrick: café irlandês

Imagem 5 – Distribua brochês para os seus convidados no dia de Saint Patrick.

Distribua brochês para os seus convidados no dia de Saint Patrick

Imagem 6 – Cordão de trevos de papel acompanhados pela letra L de Lucky, ou sorte em português.

Cordão de trevos de papel acompanhados pela letra L de Lucky, ou sorte em português

Imagem 7 – Cupcakes decorados com balas de goma em formato de ferradura.

Cupcakes decorados com balas de goma em formato de ferradura

Imagem 8 – Sacolinha surpresa para os convidados levarem para casa ao final da festa de São Patrício.

Sacolinha surpresa para os convidados levarem para casa ao final da festa de São Patrício

Imagem 9 – O desejo aqui é por sorte no amor!

O desejo aqui é por sorte no amor!

Imagem 10 – Quem disse que não tem bolo no dia de São Patrício? Tem sim e ele vem todo decorado!

Quem disse que não tem bolo no dia de São Patrício? Tem sim e ele vem todo decorado!

Imagem 11A – Que tal comemorar o dia de Saint Patrick com muita classe e elegância? Para isso capriche no visual da mesa posta.

Que tal comemorar o dia de Saint Patrick com muita classe e elegância? Para isso capriche no visual da mesa posta

Imagem 11B – E não se esqueça de oferecer um menu detalhado do que será servido no jantar.

E não se esqueça de oferecer um menu detalhado do que será servido no jantar

Imagem 12 – Bar prontinho para receber os convidados da festa de São Patrício.

Bar prontinho para receber os convidados da festa de São Patrício

Imagem 13 – Chapeuzinhos de leprechauns para as crianças!

Chapeuzinhos de leprechauns para as crianças!

Imagem 14 – Na festa de São Patrício não podem faltar balões verdes.

Na festa de São Patrício não podem faltar balões verdes

Imagem 15 – Para entrar no clima (e na cor) da festa, sirva gelatinas de limão.

Para entrar no clima (e na cor) da festa, sirva gelatinas de limão

Imagem 16 – Que a sorte encontre você! Esse é o desejo impresso em cada lembrancinha da festa de São Patrício.

Que a sorte encontre você! Esse é o desejo impresso em cada lembrancinha da festa de São Patrício

Imagem 17 – Apaixonante esse pequeno leprechaun de feltro na janela!

Apaixonante esse pequeno leprechaun de feltro na janela!

Imagem 18 – Aqui, o pote de ouro foi substituído por pipocas!

Aqui, o pote de ouro foi substituído por pipocas!

Imagem 19 – Festa de São Patrício intimista e para poucos convidados, mas nem por isso menos decorada.

Festa de São Patrício intimista e para poucos convidados, mas nem por isso menos decorada

Imagem 20 – Um drinque na cor da Irlanda.

Um drinque na cor da Irlanda

Imagem 21 – Que tal tiara de flores para enfeitar os cabelos das convidadas?

Que tal tiara de flores para enfeitar os cabelos das convidadas?

Imagem 22 – Uma ótima ideia de faça você mesmo: guirlanda de trevos de papel.

Uma ótima ideia de faça você mesmo: guirlanda de trevos de papel

Imagem 23 – Bandeja de quitutes verdes, na cor da festa de São Patrício.

Bandeja de quitutes verdes, na cor da festa de São Patrício

Imagem 24 – O que acha de pintar as unhas de verde em homenagem a São Patrício?

O que acha de pintar as unhas de verde em homenagem a São Patrício?

Imagem 25 – Porta copos personalizado para o dia de São Patrício.

Porta copos personalizado para o dia de São Patrício

Imagem 26 – Docinhos na cor da festa! Lindos e de dar água na boca!

Docinhos na cor da festa! Lindos e de dar água na boca!

Imagem 27 – Mesa posta para o dia de Saint Patrick nas cores verde e dourada. A cerveja marca presença.

Mesa posta para o dia de Saint Patrick nas cores verde e dourada. A cerveja marca presença

Imagem 28 – Café irlandês servido com folhas naturais de trevo, linda sugestão não?

Café irlandês servido com folhas naturais de trevo, linda sugestão não?

Imagem 29 – Trevos de feltro para usar como e onde quiser.

Trevos de feltro para usar como e onde quiser

Imagem 30 – Enfeites de papel na cor verde para decoração da festa de São Patrício.

Enfeites de papel na cor verde para decoração da festa de São Patrício

Imagem 31 – O que acha de um bolo de trevo?

O que acha de um bolo de trevo?

Imagem 32 – Tenha um bom dia! É o que sugere essas lembrancinhas de Saint Patrick.

Tenha um bom dia! É o que sugere essas lembrancinhas de Saint Patrick

Imagem 33 – Escreva a palavra sorte com letras grandes de madeira e espalhe pela casa.

Escreva a palavra sorte com letras grandes de madeira e espalhe pela casa

Imagem 34 – Bolo de frutas: tradição irlandesa para a festa de Saint Patrick.

Bolo de frutas: tradição irlandesa para a festa de Saint Patrick

Imagem 35A – Muitas plantas para compor essa decoração rústica e despojada de Saint Patrick.

Muitas plantas para compor essa decoração rústica e despojada de Saint Patrick

Imagem 35B – Nessa mesa posta, cada lugar está marcado com o nome do convidado.

Nessa mesa posta, cada lugar está marcado com o nome do convidado

Imagem 36 – O que acha de fazer um trevo usando balões de coração?

O que acha de fazer um trevo usando balões de coração?

Imagem 37 – Cerveja de gengibre para aquecer o corpo e a alma durante a festa de Saint Patrick.

Cerveja de gengibre para aquecer o corpo e a alma durante a festa de Saint Patrick

Imagem 38 – Convite para a festa de São Patrício. O tom de verde escuro garante um toque de elegância ao evento.

Convite para a festa de São Patrício. O tom de verde escuro garante um toque de elegância ao evento

Imagem 39 – Moedas de…chocolate!!!

Moedas de...chocolate!!!

Imagem 40 – Nada melhor do que trevos de verdade para decorar a festa de São Patrício.

Nada melhor do que trevos de verdade para decorar a festa de São Patrício