Vaso sanitário: diferentes modelos, vantagens e dicas essenciais

Por -

Você, que está construindo ou reformando, sabe como escolher o vaso sanitário para o seu banheiro? O mercado da construção civil não para, as novidades chegam a cada dia e o que mais se vê nas lojas de material de construção são modelos variados de vasos sanitários, cheios de novas tecnologias e designs surpreendentes. Aí você olha e pergunta: qual deles escolher? É tudo igual ou não? Essas e outras perguntas nos vamos responder para você nesse post. Confira:

Como escolher o modelo ideal de vaso sanitário

Atualmente existem três tipos básicos de vasos sanitários para banheiro: o de válvula, com caixa acoplada e o com sistema de descarga à vácuo. Esses três tipos de vasos sanitários se diferenciam, basicamente, pelo tamanho e pelo consumo de água, aliás, esse é um dos fatores mais importantes na hora de decidir qual vaso comprar, já que o vaso sanitário corresponde a cerca de 30% do total de água utilizada em uma residência. Saiba mais sobre cada um deles a seguir:

Vaso sanitário com válvula

Esse tipo de vaso sanitário foi um dos mais utilizados até a chegada dos vasos com caixa acoplada. Apesar de ter caído um pouco em desuso, ainda é possível encontrar esse modelo para vender. O vaso sanitário com válvula geralmente possui um tamanho menor, já que a válvula de descarga é embutida na parede. Contudo, o grande problema desse modelo é que para realizar qualquer tipo de manutenção é necessário quebrar a parede para chegar à tubulação. Outra desvantagem do vaso sanitário com válvula é o alto consumo de água, uma vez que cada descarga pode consumir até 14 litros de água potável. Mas pode ser uma boa saída caso seu banheiro seja muito pequeno.

Vaso sanitário com caixa acoplada

O vaso sanitário com caixa acoplada é um dos mais utilizados atualmente. Eles estão disponíveis em inúmeros modelos, cores e marcas diferentes. A vantagem dele em relação ao vaso com válvula embutida é a facilidade na manutenção e a economia de água, especialmente nos modelos que apresentam duas opções de descarga: 3 e 6 litros. A desvantagem é que ele tende a ser maior do que o modelo anterior, ocupando mais espaço dentro do banheiro.

Vaso sanitário com sistema de descarga à vácuo

Para quem deseja uma economia a longo prazo, o vaso sanitário com sistema de descarga à vácuo é a melhor opção. Esse modelo consome apenas 1,2 litro de água, no entanto, por ser uma tecnologia recente,  é comercializado em um valor muito superior aos demais. Outra desvantagem é o gasto com mão de obra e os materiais necessários para instalação, isso porque é necessário experiência na colocação desse tipo de vaso e também utilizar canos e sistemas de vedação que suportem a pressão exercida pelo vaso.

Design também é importante

Definida a funcionalidade, chegou o momento de decidir pelo design do vaso sanitário. E são tantas opções que você pode ficar até zonzo. Mas a dica aqui é filtrar as possibilidades por três aspectos: orçamento disponível, qualidade do vaso e estilo de decoração do banheiro, dessa forma já é possível eliminar algumas opções.

Em primeiro lugar decida quanto pretende gastar com o vaso sanitário. Existem modelos simples que custam a partir de R$ 180 e existem modelos luxuosos que podem chegar a custar até R$ 7500, uma grande diferença.

Depois de saber o quanto investir, avalie a qualidade do vaso que pretende comprar. Procure por marcas já reconhecidas no mercado, capazes de oferecer um produto de boa qualidade e com garantia.

Por fim, observe o estilo do seu banheiro e se o vaso sanitário escolhido contempla esse projeto. As propostas mais modernas de banheiro, por exemplo, utilizam vasos de formas retas e geralmente quadrados. E se quiser incrementar ainda mais o visual moderno, prefira os modelos de vaso sanitário suspensos.

Você ainda pode combinar a cor do vaso com a cuba e a banheira, além de harmonizá-lo com as cores do piso e do revestimento da parede. Na dúvida, o branco sempre vai bem.

65 modelos de vasos sanitários diferentes para você conferir

Confira agora uma seleção de imagens de modelos de vasos sanitários para banheiro, assim fica muito mais compreender como essas dicas se aplicam na prática:

Imagem 1 – Vaso sanitário cinza de design moderno com válvula de descarga na parede; repare que a cor dourada da válvula acompanhe os outros metais.

Vaso sanitário cinza de design moderno com válvula de descarga na parede; repare que a cor dourada da válvula acompanhe os outros metais

Imagem 2 – O vaso sanitário suspenso é o que há de mais moderno para louças de banheiro.

O vaso sanitário suspenso é o que há de mais moderno para louças de banheiro

Imagem 3 – Os tons complementares formam uma combinação cheia de estilo para esse banheiro.

Os tons complementares formam uma combinação cheia de estilo para esse banheiro

Imagem 4 – Vaso sanitário com caixa acoplada; a cor preta no vaso e na pia garante um banheiro cheio de elegância.

Vaso sanitário com caixa acoplada; a cor preta no vaso e na pia garante um banheiro cheio de elegância

Imagem 5 – O modelo redondo de vaso sanitário garante uma beleza incomum para o banheiro.

O modelo redondo de vaso sanitário garante uma beleza incomum para o banheiro

Imagem 6 – Junto a parede de madeira, o vaso sanitário e o bidê formam uma dupla perfeita.

Junto a parede de madeira, o vaso sanitário e o bidê formam uma dupla perfeita

Imagem 7 – Banheiro branco com louças modernas e design original.

Banheiro branco com louças modernas e design original

Imagem 8 – Que tal um modelo de banheiro retrô? Esse aqui apostou nas louças antigas para reavivar o estilo.

Que tal um modelo de banheiro retrô? Esse aqui apostou nas louças antigas para reavivar o estilo

Imagem 9 – O vaso sanitário moderno fica ainda mais destacado diante da parede com efeito 3D.

O vaso sanitário moderno fica ainda mais destacado diante da parede com efeito 3D

Imagem 10 – Vaso e gabinete suspensos: a composição deixa o banheiro moderno e clean; destaque para a iluminação de LED abaixo do armário.

Vaso e gabinete suspensos: a composição deixa o banheiro moderno e clean; destaque para a iluminação de LED abaixo do armário

Imagem 11 – Não se esqueça de escolher o assento que mais combina com o vaso e o estilo do seu banheiro; existem infinitas opções nas lojas.

Não se esqueça de escolher o assento que mais combina com o vaso e o estilo do seu banheiro; existem infinitas opções nas lojas

Imagem 12 – O verde e o rosa formam uma parceria incrível no banheiro; uma oportunidade para usar louças coloridas.

O verde e o rosa formam uma parceria incrível no banheiro; uma oportunidade para usar louças coloridas

Imagem 13 – Vaso sanitário moderno e suspenso; o visual nem lembra o de um banheiro.

Vaso sanitário moderno e suspenso; o visual nem lembra o de um banheiro

Imagem 14 – Repare como o vaso com caixa acoplada ocupa mais espaço no ambiente.

Repare como o vaso com caixa acoplada ocupa mais espaço no ambiente

Imagem 15 – Vaso sanitário suspenso branco e simples.

Vaso sanitário suspenso branco e simples

Imagem 16 – Mais um modelo de vaso sanitário retrô para você se inspirar; esse aqui traz o estilo até no assento.

Mais um modelo de vaso sanitário retrô para você se inspirar; esse aqui traz o estilo até no assento

Imagem 17 – Uma opção para diferenciar a decor do seu banheiro é optar por um assento de cor diferente a do vaso.

Uma opção para diferenciar a decor do seu banheiro é optar por um assento de cor diferente a do vaso

Imagem 18 – Puro luxo e sofisticação esse pequeno lavabo com vaso sanitário moderno em um tom metálico de grafite.

Puro luxo e sofisticação esse pequeno lavabo com vaso sanitário moderno em um tom metálico de grafite

Imagem 19 – Já esse lavabo pequeno e simples optou por um modelo de vaso sanitário branco, tradicional e com válvula de parede.

Já esse lavabo pequeno e simples optou por um modelo de vaso sanitário branco, tradicional e com válvula de parede

Imagem 20 – O vaso sanitário branco suspenso garantiu o protagonismo do piso colorido.

O vaso sanitário branco suspenso garantiu o protagonismo do piso colorido

Imagem 21 – Nesse banheiro, o vaso sanitário marrom ganhou uma área reservada; destaque para a cor do vaso que se harmoniza com os tons de madeira.

Nesse banheiro, o vaso sanitário marrom ganhou uma área reservada; destaque para a cor do vaso que se harmoniza com os tons de madeira

Imagem 22 – Banheiro moderno e minimalista não precisa ser sempre branco e preto, pode ter uma corzinha também; aqui, por exemplo, são as louças azuis que garantem o contraste.

Banheiro moderno e minimalista não precisa ser sempre branco e preto, pode ter uma corzinha também; aqui, por exemplo, são as louças azuis que garantem o contraste

Imagem 23 – Modelo clássico de vaso sanitário com caixa acoplada para esse pequeno banheiro pra lá de charmoso.

Modelo clássico de vaso sanitário com caixa acoplada para esse pequeno banheiro pra lá de charmoso

Imagem 24 – Gabinete, vaso e banheiro em uma sintonia perfeita.

Gabinete, vaso e banheiro em uma sintonia perfeita

Imagem 25 – O banheiro pequeno e simples apostou em um modelo super tradicional de vaso sanitário branco com caixa acoplada.

Imagem 26 – Aqui, o vasinho de flor sobre a caixa acoplada dá um toque de graça e descontração ao vaso sanitário.

Aqui, o vasinho de flor sobre a caixa acoplada dá um toque de graça e descontração ao vaso sanitário

Imagem 27 – Se você gosta de vaso sanitário com válvula de parede saiba que já existem no mercado acessórios que quando acoplados a válvula garantem uma economia maior de água.

Se você gosta de vaso sanitário com válvula de parede saiba que já existem no mercado acessórios que quando acoplados a válvula garantem uma economia maior de água

Imagem 28 – Banheiro de estilo romântico com vaso sanitário de caixa acoplada branca: um modelo que se encaixa em qualquer estilo de decoração.

Banheiro de estilo romântico com vaso sanitário de caixa acoplada branca: um modelo que se encaixa em qualquer estilo de decoração

Imagem 29 – Vaso sanitário com válvula de parede ou caixa acoplada? Faça sua escolha levando em consideração aspectos como economia e facilidade de manutenção, nos dois casos, a caixa acoplada leva vantagens.

Vaso sanitário com válvula de parede ou caixa acoplada? Faça sua escolha levando em consideração aspectos como economia e facilidade de manutenção, nos dois casos, a caixa acoplada leva vantagens

Imagem 30 – Vaso sanitário com sistema de pressão à vácuo: super economia de água, mas com preço alto.

Vaso sanitário com sistema de pressão à vácuo: super economia de água, mas com preço alto

Imagem 31 – Os modelos de vasos sanitários com caixa acopladas são os que possuem maior variedade de formatos e cores.

Os modelos de vasos sanitários com caixa acopladas são os que possuem maior variedade de formatos e cores

Imagem 32 – Vaso sanitário com formas curvas de impressionar.

Vaso sanitário com formas curvas de impressionar

Imagem 33 – A simplicidade aqui mora no vaso sanitário branco com caixa acoplada.

A simplicidade aqui mora no vaso sanitário branco com caixa acoplada

Imagem 34 – Uma dica: se optar por um vaso sanitário suspenso, use um gabinete suspenso também; a combinação fica incrível.

Uma dica: se optar por um vaso sanitário suspenso, use um gabinete suspenso também; a combinação fica incrível

Imagem 35 – O destaque desse banheiro vai para o assento amadeirado combinando com a cor do piso.

O destaque desse banheiro vai para o assento amadeirado combinando com a cor do piso

Imagem 36 – Lembra desse tipo de vaso sanitário, muito usado antigamente? Nele, a caixa de descarga fica suspensa.

Lembra desse tipo de vaso sanitário, muito usado antigamente? Nele, a caixa de descarga fica suspensa

Imagem 37 – A pressão da água é muito maior nos modelos de vaso sanitário com válvula de parede.

A pressão da água é muito maior nos modelos de vaso sanitário com válvula de parede

Imagem 38 – A dupla imbatível, preto e branco, foi usada nesse banheiro no piso, na parede e nas louças.

A dupla imbatível, preto e branco, foi usada nesse banheiro no piso, na parede e nas louças

Imagem 39 – O vaso sanitário branco é ideal para neutralizar paredes estampadas.

O vaso sanitário branco é ideal para neutralizar paredes estampadas

Imagem 40 – As louças brancas trazem suavidade para esse lavabo azul petróleo.

As louças brancas trazem suavidade para esse lavabo azul petróleo

Imagem 41 – Quer um banheiro de estilo retrô? Então aposte nos modelos de vasos sanitários com caixa de descarga suspensa.

Quer um banheiro de estilo retrô? Então aposte nos modelos de vasos sanitários com caixa de descarga suspensa

Imagem 42 – Puro charme esse vaso sanitário preto combinando com a cuba sobreposta na mesma cor.

Puro charme esse vaso sanitário preto combinando com a cuba sobreposta na mesma cor

Imagem 43 – Moderno, o banheiro de estilo industrial também pede por louças de design, como o vaso suspenso.

Moderno, o banheiro de estilo industrial também pede por louças de design, como o vaso suspenso

Imagem 44 – O assento de madeira é ótimo para criar decorações originais.

O assento de madeira é ótimo para criar decorações originais

Imagem 45 – Já esse banheiro cheio de personalidade investiu em um vaso sanitário branco e criou um ponto de destaque ao usar uma válvula de descarga dourada.

Já esse banheiro cheio de personalidade investiu em um vaso sanitário branco e criou um ponto de destaque ao usar uma válvula de descarga dourada

Imagem 46 – Esse banheiro com paredes em cimento queimado ficou ainda mais moderno com o vaso sanitário preto.

Esse banheiro com paredes em cimento queimado ficou ainda mais moderno com o vaso sanitário preto

Imagem 47 – Aqueles detalhes que fazem a diferença: aqui, o assento combina em gênero e grau com a moldura do quadro na parede.

Aqueles detalhes que fazem a diferença: aqui, o assento combina em gênero e grau com a moldura do quadro na parede

Imagem 48 – Banheiro minimalista com vaso sanitário simples branco.

Banheiro minimalista com vaso sanitário simples branco

Imagem 49 – Design e estilo não faltam para esse modelo de vaso sanitário com caixa acoplada.

Design e estilo não faltam para esse modelo de vaso sanitário com caixa acoplada

Imagem 50 – Nesse pequeno banheiro, a mesma parede recebe vaso, pia e toalheiro.

Nesse pequeno banheiro, a mesma parede recebe vaso, pia e toalheiro

Imagem 51 – Já aqui, a caixa da descarga fica embutida junto ao armário.

Já aqui, a caixa da descarga fica embutida junto ao armário

Imagem 52 – Aposte em um vaso sanitário branco se ficar na dúvida, além de combinar com tudo, ele ainda é mais barato que os coloridos.

Aposte em um vaso sanitário branco se ficar na dúvida, além de combinar com tudo, ele ainda é mais barato que os coloridos

Imagem 53 – Para que ficar no básico e no tradicional se você pode ir além e escolher um vaso sanitário como essa da imagem?

Para que ficar no básico e no tradicional se você pode ir além e escolher um vaso sanitário como essa da imagem?

Imagem 54 – O vaso sanitário preto, assim como o branco, também é um coringa, especialmente em propostas modernas e ousadas de decoração.

O vaso sanitário preto, assim como o branco, também é um coringa, especialmente em propostas modernas e ousadas de decoração

Imagem 55 – Para economizar espaço, o vaso sanitário com válvula de parede é a melhor opção.

Para economizar espaço, o vaso sanitário com válvula de parede é a melhor opção

Imagem 56 – Que tal descontrair um pouco a decor do banheiro usando um assento como esse?

Que tal descontrair um pouco a decor do banheiro usando um assento como esse?

Imagem 57 – Quando o simples e tradicional ganha um empurrãozinho no design, o resultado fica assim.

Quando o simples e tradicional ganha um empurrãozinho no design, o resultado fica assim

Imagem 58 – Caixa de descarga metálica para realçar a proposta retrô desse banheiro.

Caixa de descarga metálica para realçar a proposta retrô desse banheiro

Imagem 59 – Aqui, a caixa metálica também se destaca, mas ganha a companhia da pia.

Aqui, a caixa metálica também se destaca, mas ganha a companhia da pia

Imagem 60 – As luzes embutidas sob o vaso garantem um forte efeito visual no banheiro.

As luzes embutidas sob o vaso garantem um forte efeito visual no banheiro

Imagem 61 – Um banheiro nada convencional, com exceção do vaso sanitário.

Um banheiro nada convencional, com exceção do vaso sanitário

Imagem 62 – Mas se quiser dar destaque total para o vaso, escolha um modelo como esse.

Mas se quiser dar destaque total para o vaso, escolha um modelo como esse

Imagem 63 – Esse aqui é um dos modelos mais originais de vaso sanitário que você vai ver hoje.

Esse aqui é um dos modelos mais originais de vaso sanitário que você vai ver hoje

Imagem 64 – Um toque extra de conforto ao vaso sanitário com uma capa para assento felpuda e macia.

Um toque extra de conforto ao vaso sanitário com uma capa para assento felpuda e macia

Imagem 65 – O marrom foi escolhido para trazer sobriedade e elegância para a dupla vaso e pia.

O marrom foi escolhido para trazer sobriedade e elegância para a dupla vaso e pia