Vasos decorativos: saiba como usar e veja ideias com fotos

Por -

Os vasos decorativos são um daqueles elementos indispensáveis e que toda casa merece ter um. Tradicionais na decoração de interiores, os vasos podem entrar no ambiente de diferentes formas e nos mais variados formatos, materiais, cores e tamanhos.

O fato é que sempre vai existir um vaso que se encaixa perfeitamente com a sua proposta de decoração. Mas é justamente aí que mora o problema. A simples decisão de escolher um vaso se torna algo extremamente complicado diante de tantas possibilidades.

E pergunta que fica é como escolher o vaso decorativo ideal? O post de hoje vai responder essa pergunta trazendo dicas e apontando sugestões de como usá-lo nos mais diferentes ambientes. Explore esse assunto com a gente:

Vasos decorativos: o que são, como usar e como escolher

É importante saber que os vasos decorativos não existem apenas para abrigar plantas e flores, apesar desse ser o uso mais tradicional. Historicamente, os vasos estão presentes na decoração de interiores desde a Grécia antiga. A partir do século XVII eles passaram a ser usados no interior dos grandes salões. E, hoje em dia, como você bem sabe, os vasos decorativos estão por todos os lados esbanjando charme e elegância.

Mas afinal o que colocar dentro de um vaso decorativo? Tudo vai depender do modelo de vaso que você escolher. Alguns podem receber apenas algumas flores ou folhas de corte, outros já conseguem abrigar arranjos mais volumosos, enquanto outros podem simplesmente permanecer vazios, que também não tem problema nenhum. Confira nos tópicos abaixo as principais dicas para acertar na escolha do vaso dependendo do uso que se espera fazer dele:

Tamanho e proporção

O tamanho do vaso é importante tanto do ponto de vista estético, quanto do ponto de vista funcional, no caso dele abrigar uma planta. Se você pretende deixar o vaso decorativo vazio o tamanho dele deve ser pensando em relação ao ambiente, de modo que seja proporcional ao espaço. Resumindo: cômodo grande sustenta vasos grandes, já ambientes pequenos ficam mais harmoniosos com vasos também pequenos.

Geralmente vasos vazios são utilizados sobre aparadores, racks e mesas de centro, mas dependendo do modelo ainda é possível coloca-lo no chão. Existe a possibilidade de formar conjunto de três vasos, por exemplo, e mantê-los agrupados no mesmo espaço.

Já se a intenção for usar um vaso com flores de corte ele precisa ser coerente no tamanho em relação ao ambiente e as flores em seu interior. Flores muito grandes ou arranjos volumosos pedem vasos na mesma proporção e vice versa.

Finalmente, se você tem a intenção de usar um vaso decorativo para o plantio de alguma espécie precisa se atentar para o espaço necessário ao desenvolvimento da planta.

Nem pense em colocar uma planta de grande porte em um vaso pequeno, pois ela terá o crescimento afetado. Já plantas pequenas em vasos grandes fica esteticamente desarmonioso.

Lembre-se que as plantas sempre são as protagonistas e não o vaso, por isso, a dica aqui é: primeiro escolha a planta para depois escolher o vaso.

Cores em harmonia

As cores do vaso devem ser pensadas em relação as demais cores do ambiente. Aqui você tem duas opções: seguir a mesma paleta de tons da decoração para o vaso ou optar por usar o vaso como um elemento de destaque e escolher uma cor vibrante e chamativa para ele. As duas soluções são bem vindas.

Formatos

Quadrados, redondos, retangulares e por aí vai. Existem diversas opções de formatos de vasos e a escolha depende do seu gosto pessoal, do uso que fará dele e do estilo de decoração da casa.

Os vasos redondos são uma boa pedida para decorações de estilo romântico e delicado. Já os vasos quadrados e de linhas retas podem ser usados com sucesso em decorações modernas, minimalistas e industrial. As decorações clássicas, neutras e sóbrias se beneficiam tanto de vasos quadrados, quanto de vasos redondos.

Agora se a proposta é criar uma decor arrojada, jovem e informal aposte em vasos de formatos assimétricos.

Contudo, em todos esses casos é importante observar primeiro se o tipo de planta a ser colocada no vaso se adapta ao formato escolhido. Para os outros tipos de uso, o formato é indiferente.

Material

Os materiais dos vasos decorativos também variam. Há opções de cerâmica, madeira, cimento, metal, vidro, inox, plástico e etc. A opção entre um e outro deve ser feita dependendo do uso do vaso e do local onde ele ficará exposto.

Ambientes internos aceitam bem qualquer tipo de vaso. Já para áreas externas prefira os modelos mais resistentes e fáceis de limpar como o de madeira, cerâmica e cimento.

Para locais úmidos, como banheiro e cozinha, os vasos mais recomendados são os não porosos, por não absorverem umidade, gordura e outras sujeiras.

Se for usar o vaso decorativo para plantar verifique primeiro as necessidades da planta. Os vasos de cerâmica tendem a competir água com a planta, portanto não são indicados para espécies que precisam de mais água, por exemplo.

Vasos versus cachepot

E, por fim, não confunda vaso com cachepot. Vasos são objetos feitos para receber plantas, na terra, na água, enfim. Já os cachepots servem apenas como uma “capa” do vaso principal. Eles não foram feitos para o plantio, justamente por não possuírem sistema de drenagem.

Agora que você já sabe como escolher o vaso decorativo ideal para sua casa, o que acha de se inspirar um pouquinho com as ideias que trouxemos abaixo? São 60 ambientes decorados com vasos de todos os tipos para você se encantar e usar como referência. Veja só:

Imagem 1 – Composição de vasos de cimento com cachepot rústico de juta: dois estilos em um mesmo ambiente.

Composição de vasos de cimento com cachepot rústico de juta: dois estilos em um mesmo ambiente

Imagem 2 – Vasos estilo jardineira demarcando visualmente o limite entre os dois ambientes.

Vasos estilo jardineira demarcando visualmente o limite entre os dois ambientes

Imagem 3 – Vasos tipo pedestais trazem um mix entre o clássico e o moderno ao explorar o uso de materiais nobres como o mármore, mas sem abrir mão de um design moderno e da cor tendência, o rose gold.

Vasos tipo pedestais trazem um mix entre o clássico e o moderno ao explorar o uso de materiais nobres como o mármore, mas sem abrir mão de um design moderno e da cor tendência, o rose gold

Imagem 4 – Vasos na varanda? Tá mais que liberado! Eles podem vir no chão, na parede e até suspensos no teto.

Vasos na varanda? Tá mais que liberado! Eles podem vir no chão, na parede e até suspensos no teto

Imagem 5 – Um vaso simples de cerâmica pode ganhar uma nova cara com um suporte de madeira como esse da imagem; além de bonito está super em alta na decor.

Um vaso simples de cerâmica pode ganhar uma nova cara com um suporte de madeira como esse da imagem; além de bonito está super em alta na decor

Imagem 6 – Modernos e minimalistas: na cor e no formato.

Modernos e minimalistas: na cor e no formato

Imagem 7 – Vasos estilo garrafa nunca saem de moda e são ótimos para flores de corte.

Vasos estilo garrafa nunca saem de moda e são ótimos para flores de corte

Imagem 8 – A elegante Figueira Lira foi plantada diretamente nesse vaso de design simples e clean.

A elegante Figueira Lira foi plantada diretamente nesse vaso de design simples e clean

Imagem 9 – Vaso decorativo para parede? Olha só que inusitado.

Vaso decorativo para parede? Olha só que inusitado

Imagem 10 – O mármore da mesa encontra similaridade com o vaso de textura idêntica; dentro dele as exuberantes flores de alcachofra.

O mármore da mesa encontra similaridade com o vaso de textura idêntica; dentro dele as exuberantes flores de alcachofra

Imagem 11 – As bananeiras de jardim encontraram o vaso e o local ideal para se desenvolverem; lembre da regrinha: vaso grande para plantas e lugares grandes.

As bananeiras de jardim encontraram o vaso e o local ideal para se desenvolverem; lembre da regrinha: vaso grande para plantas e lugares grandes

Imagem 12 – Em áreas externas vasos de cimento são mais recomendados pela sua resistência e durabilidade.

Em áreas externas vasos de cimento são mais recomendados pela sua resistência e durabilidade

Imagem 13 – Se a decor industrial faz a sua cabeça, esse trio de vasos vai te deixar apaixonado.

Se a decor industrial faz a sua cabeça, esse trio de vasos vai te deixar apaixonado

Imagem 14 – Uma árvore dentro de casa é possível? Se ela tiver um vaso de tamanho adequado, como esse de madeira da imagem, a frutífera consegue se desenvolver perfeitamente.

Uma árvore dentro de casa é possível? Se ela tiver um vaso de tamanho adequado, como esse de madeira da imagem, a frutífera consegue se desenvolver perfeitamente

Imagem 15 – Já os vasos de vidro são ótimas opções para exibir folhas e flores de corte.

Já os vasos de vidro são ótimas opções para exibir folhas e flores de corte

Imagem 16 – Entre o áspero do cimento e o brilho do metal: esse trio de vasos com palmeiras acertou na combinação.

Entre o áspero do cimento e o brilho do metal: esse trio de vasos com palmeiras acertou na combinação

Imagem 17 – Vasos de pedras no suporte: dentro deles, lírios da paz.

Vasos de pedras no suporte: dentro deles, lírios da paz

Imagem 18 – Vasos decorativos podem ganhar desenhos e texturas, como esses da imagem, que se apropriaram de uma temática tribal para exibir o cacto e a palmeira.

Vasos decorativos podem ganhar desenhos e texturas, como esses da imagem, que se apropriaram de uma temática tribal para exibir o cacto e a palmeira

Imagem 19 – Quer uma opção mais chique? Olha essa! As costelas de adão e a suculenta não poderiam ter encontrado vaso mais refinado.

Quer uma opção mais chique? Olha essa! As costelas de adão e a suculenta não poderiam ter encontrado vaso mais refinado

Imagem 20 – A mesa do escritório também merece uma decoração especial.

A mesa do escritório também merece uma decoração especial

Imagem 21 – Um suporte de quartzo rosa para o vaso de vidro!

Um suporte de quartzo rosa para o vaso de vidro!

Imagem 22 – E na entrada da casa um corredor de buchinhas em vasos alongados de efeito marmorizado.

E na entrada da casa um corredor de buchinhas em vasos alongados de efeito marmorizado

Imagem 23 – Os vasos decorativos pretos não decepcionam!

Os vasos decorativos pretos não decepcionam!

Imagem 24 – Uma opção de vaso decorativo clássico para a sala de estar; ao lado dele mais dois modelos de vasos, só que esses estão vazios.

Uma opção de vaso decorativo clássico para a sala de estar; ao lado dele mais dois modelos de vasos, só que esses estão vazios

Imagem 25 – As flores do campo ganharam um vaso moderno e estiloso.

As flores do campo ganharam um vaso moderno e estiloso

Imagem 26 – Tal planta, tal vaso decorativo.

Tal planta, tal vaso

Imagem 27 – Decorativo é pouco para esse modelo de vaso, sem contar as tulipas que o deixam ainda mais bonito.

Decorativo é pouco para esse modelo de vaso, sem contar as tulipas que o deixam ainda mais bonito

Imagem 28 – Um vaso decorativo suspenso cheio de design foi o escolhido para exibir esse exemplar de ‘colar de pérolas’.

Um vaso suspenso cheio de design foi o escolhido para exibir esse exemplar de ‘colar de pérolas’

Imagem 29 – Agora se você pretende vasos decorativos descontraídos vai se encantar por esses modelos em formato de fruta.

Agora se você pretende vasos decorativos descontraídos vai se encantar por esses modelos em formato de fruta

Imagem 30 – Um vaso 3D pode ser tudo o que sua sala precisa.

Um vaso 3D pode ser tudo o que sua sala precisa

Imagem 31 – E que tal mãos segurando casquinhas de sorvete? Outra opção inusitada.

E que tal mãos segurando casquinhas de sorvete? Outra opção inusitada

Imagem 32 – Grande e cheio de charme.

Grande e cheio de charme

Imagem 33 – Vasos de vidro, assim como esse da imagem, são fáceis de encontrar e muito baratos.

Vasos de vidro, assim como esse da imagem, são fáceis de encontrar e muito baratos

Imagem 34 – Vasos decorativos: para decorar a sala de jantar, a opção foi usar vasos de vidro decorados com pedras brancas.

Para decorar a sala de jantar, a opção foi usar vasos de vidro decorados com pedras brancas

Imagem 35 – Cestos! Eles estão com tudo; mas não se esqueça que são apenas cachepots.

Cestos! Eles estão com tudo; mas não se esqueça que são apenas cachepots

Imagem 36 – Cestos! Eles estão com tudo; mas não se esqueça que são apenas cachepots.

Cestos! Eles estão com tudo; mas não se esqueça que são apenas cachepots

Imagem 37 – Plantas alongadas ficam ótimas em vasos com o mesmo formato.

Plantas alongadas ficam ótimas em vasos com o mesmo formato

Imagem 38 – Vasos decorativos: a folhinha de palmeira encontrou o repouso perfeito nesse vaso decorativo lilás.

A folhinha de palmeira encontrou o repouso perfeito nesse vaso decorativo lilás

Imagem 39 – Para fugir do formato tradicional dos arranjos florais, opte por um vaso fino e retangular de vidro, como esse da imagem

Para fugir do formato tradicional dos arranjos florais, opte por um vaso fino e retangular de vidro, como esse da imagem

Imagem 40 – Vasos decorativos: se você apostar no plantio de frutíferas e outras espécies maiores use vasos grandes, mas sem abrir mão da beleza.

Se você apostar no plantio de frutíferas e outras espécies maiores use vasos grandes, mas sem abrir mão da beleza

Imagem 41 – Dá para fazer vaso decorativo com cano também, mas esses aqui são de cerâmica mesmo.

Dá para fazer vaso decorativo com cano também, mas esses aqui são de cerâmica mesmo

Imagem 42 – Vasos decorativos na cor da parede.

Na cor da parede

Imagem 43 – Os copos de leite são pura elegância dentro do vaso espelhado.

Os copos de leite são pura elegância dentro do vaso espelhado

Imagem 44 – E as bromélias também se renderam ao charme dos vasos modernos.

E as bromélias também se renderam ao charme dos vasos modernos

Imagem 45 – Vasos decorativos: um cacto para abrigar as flores do campo.

Um cacto para abrigar as flores do campo

Imagem 46 – Para festas, o ideal é que os vasos sejam altos ou bem baixos para não atrapalhar a conversa entre os convidados.

Para festas, o ideal é que os vasos sejam altos ou bem baixos para não atrapalhar a conversa entre os convidados

Imagem 47 – Vasos decorativos: um trio cheio de cores e formas.

Um trio cheio de cores e formas

Imagem 48 – E a suculenta parece amar o cantinho dela; repare que o vaso suspenso é, também, uma luminária.

E a suculenta parece amar o cantinho dela; repare que o vaso suspenso é, também, uma luminária

Imagem 49 – Vasos decorativos em formato de abacaxi.

Em formato de abacaxi

Imagem 50 – Os vasos de cimento da varanda conversam harmoniosamente com o restante da decoração.

Os vasos de cimento da varanda conversam harmoniosamente com o restante da decoração

Imagem 51 – Já nessa sala, os vasos de cimento ganharam suportes de ferro para ficar no chão.

Já nessa sala, os vasos de cimento ganharam suportes de ferro para ficar no chão

Imagem 52 – Se elas não crescem muito, o formato diferenciado dos vasos não vai ser problema.

Imagem 53 – Peças de encaixar.

Peças de encaixar

Imagem 54 – Vasos decorativos: tudo branco por aqui!

Tudo branco por aqui!

Imagem 55 – Para apoiar e ajudar na decoração da área externa, pedras brancas.

Para apoiar e ajudar na decoração da área externa, pedras brancas

Imagem 56 – Mesmo no cantinho da varanda, esses vasos decorativos souberam se apoderar do espaço que lhes foi dado.

Mesmo no cantinho da varanda, esses vasos decorativos souberam se apoderar do espaço que lhes foi dado

Imagem 57 – Uma composição variada de vasos decorativos para a bancada.

Uma composição variada de vasos decorativos para a bancada

Imagem 58 – Vasos decorativos diferentes, mas iguais ao mesmo tempo: dá para entender?

Diferentes, mas iguais ao mesmo tempo: dá para entender?

Imagem 59 – Um sobre o outro: as ervas aromáticas de baixo crescimento aprovaram a ideia.

Um sobre o outro: as ervas aromáticas de baixo crescimento aprovaram a ideia

Imagem 60 – Vasos decorativos: para as plantas cestos de vime que combinam com os móveis.