Acessórios para banheiro: veja 15 itens indispensáveis para você procurar

Por - Atualizado em:

Um banheiro bonito, confortável e funcional possui, obrigatoriamente, alguns itens indispensáveis, conhecidos também como acessórios para banheiro.

Esses acessórios possuem uma função muito importante dentro do banheiro: organizar e facilitar o dia a dia, além, é claro, de complementar a decoração.

E se você está aí na dúvida sobre quais são esses acessórios, não se preocupe. Reunimos nesse post os principais acessórios para banheiro e dicas de como você pode utilizá-los. Confira:

Porque você precisa investir em acessórios para banheiro?

Existem diversos tipos de acessórios para banheiro e você não precisa ter todos eles. O ideal é que você selecione as opções que mais se ajustem ao seu estilo de vida e as suas necessidades.

Mas um dos principais motivos para apostar no uso desses acessórios é a praticidade. Eles tornam tudo mais fácil no dia a dia, organizando itens de higiene e limpeza, deixando o que você mais precisa sempre a mão.

Os acessórios acabam assumindo também uma importante função estética, já que a grande maioria deles é criada com esse propósito. Basta observar a variedade de cores, materiais e texturas utilizadas na fabricação desses acessórios para ter certeza de como eles são importantes na decoração.

Materiais mais utilizados para banheiro

Antes mesmo de escolher quais acessórios levar para o seu banheiro é importante definir o material que eles foram fabricados.

Isso porque os materiais utilizados dizem muito a respeito da estética e do estilo do seu banheiro.

Um bom exemplo é a madeira. Os acessórios nesse material trazem conforto, quentura e um certo grau de rusticidade. Já os acessórios em vidro são elegantes, clean e modernos, combinando com propostas decorativas que seguem essa mesma linha.

Por isso, já comece a sua lista fazendo essa escolha.

Lista de acessórios para banheiro

Confira a seguir um check list com os acessórios para banheiro que todo mundo deveria ter:

1. Nichos e prateleiras

Os nichos e prateleiras são peças fundamentais na composição do banheiro. Juntos, eles ajudam na organização de itens de higiene do dia a dia facilitando o acesso a eles.

Outra vantagem dos nichos e prateleiras é o preço. Em geral, essas peças são baratas e acessíveis, sem contar a grande variedade de cores e materiais com que são fabricadas.

2. Puxadores

Os puxadores são um pequeno detalhe na composição do banheiro, mas, acredite, eles fazem diferença.

Utilizados para acionar a abertura de portas de armários e portas de box, os puxadores geralmente já vem inclusos nos móveis e portas, mas você pode trocá-los se preferir. Existem diversos modelos disponíveis para escolher e fazer a substituição.

3. Toalheiro

Onde colocar as toalhas de banho? No toalheiro, é claro. Esse outro acessório é fundamental em qualquer banheiro, contribuindo na organização e na decoração.

Os toalheiros mais tradicionais são fabricados em metal ou inox, mas é possível encontrar versões em ferro, madeira e até vidro.

Você ainda pode optar por modelos grandes recomendados para toalhas de banho ou modelos pequenos usados para toalhas de rosto.

Existem ainda os toalheiros de bancada, próprias para toalhas de mão.

4. Cestos

Os cestos são acessórios muito versáteis, funcionais e decorativos. Você pode usá-los para colocar a roupa suja, guardar papel higiênico, armazenar toalhas, organizar maquiagem, entre outras coisas, dependendo do tamanho e formato do cesto.

Vale, inclusive, citar, que os cestos de palha, crochê e macramê são uma forte tendência na decoração de banheiros, então, já fica a dica.

5. Bandeja

A bandeja é outro acessório que precisa estar na sua listinha. Essa peça simples ajuda a manter seus produtos de higiene organizados e cheios de estilo sob a bancada.

E a melhor parte é a variedade de materiais com que as bandejas são fabricadas. As de madeira, por exemplo, são ótimas para banheiros de estilo rústico, boho e escandinavo. Já as bandejas metálicas ficam lindas em banheiros modernos, enquanto as de vidro são a cara de banheiros elegantes e sofisticados.

6. Porta papel higiênico

Nada de deixar os rolos de papel higiênico no chão. Tenha um porta papel para facilitar o dia a dia. Ele pode ser fixado na parede (economizado espaço) ou apoiado diretamente no chão. Existem modelos com capacidade para apenas um rolo, enquanto outros podem acomodar até três ou quatro rolos de uma vez.

7. Difusores

Use difusores de ambiente para decorar e perfumar o seu banheiro. Você pode comprar modelos prontos ou fazer em casa a partir de frascos vazios de perfumes ou outros vidrinhos bonitinhos.

8. Tapete

Mais do que decorar, o tapete para banheiro é puro conforto. Com ele, você evita molhar o piso e tocar o chão gelado. Prefira os tapetes de secagem rápida, com pelos curtos ou feitos em barbante.

9. Cabideiros

Os cabideiros são outro acessório mão na roda. Nele, você pendura a roupa que acabou de tirar ou aquela que pretende vestir depois do banho.

Ele ainda pode ser usado para pendurar toalha, roupão ou o que mais achar necessário.

10. Espelho

Mal dá para imaginar como seria um banheiro sem espelho. Esse é um dos acessórios mais indispensáveis que você pode colocar na lista.

O lado bom é que existem espelhos de todo tipo e preço para escolher. Você pode começar com um mais baratinho e depois comprar aquele dos seus sonhos, só não pode deixar de ter um.

11. Plantas e vasos

As plantinhas enriquecem qualquer ambiente e não seria diferente no banheiro. Além de decorar, elas ajudam a purificar o ar, bom né?

Você pode usar plantas suspensas em suportes de macramê para o caso de banheiros pequenos ou plantas de chão para banheiros grandes e espaçosos.

Mas lembre-se que as plantinhas precisam de luz para viver e, por isso, o banheiro não pode ser escuro, ok?

12. Banquinho

Acredite, ter um banquinho de madeira (ou qualquer outro material) pode ser mais útil do que se imagina. Ele serve para muitas coisas. Uma delas é fornecer apoio para a troca de roupa ou para apoiar acessórios sobre ele.

O banquinho também pode ser usado na hora do banho para auxiliar em procedimentos estéticos, como depilação, por exemplo.

E se você tem crianças em casa, o banquinho é útil para os pequenos alcançarem a pia.

13. Quadros

Até pouco tempo atrás não era muito comum o uso de quadros na decoração do banheiro. Mas hoje em dia, esse acessório garante estilo e personalidade para o ambiente.

Sem contar que os quadros podem trazer frases motivadoras capazes de inspirar o seu dia logo no inicio da manhã.

14. Reforço na iluminação

Que tal trazer um acessório capaz de reforçar a iluminação do banheiro, deixando-o mais funcional, como uma luz de bancada para maquiagem, por exemplo, ou mais aconchegante, como uma luz de velas perto da banheira?

Seja qual for o objetivo, a iluminação é sempre bem vinda e complementa a proposta de qualquer banheiro.

15. Kit de acessórios para banheiro

O kit de acessórios para banheiro fecha a lista com chave de ouro. Esse kit geralmente é composto por um porta escova de dentes, porta sabonete e dispenser para sabonete líquido.

Em alguns kits pode ser que venha incluída uma bandeja, onde esses acessórios podem ser agrupados.

Outro item que costuma compor o kit são os potinhos multiuso, ou seja, você pode usá-los para o que quiser, mas na maioria das vezes eles são usados para armazenar algodão e cotonetes.

O kit de acessórios deve ser combinado com a decoração do banheiro. Se ele for moderno, prefira um kit cerâmico de cores neutras, por exemplo. Já para um banheiro clássico, os kits em vidro são uma boa escolha.

Os kits de banheiro em bambu também são populares e ficam lindos complementando a decoração de banheiros em estilo boho.

E, então, pronto para dar inicio a sua própria lista de acessórios para banheiro?