Iluminação para banheiro: 30 dicas para acertar na decoração do ambiente

Por -

Se tem um lugar da casa que merece – e precisa – de uma excelente iluminação, esse lugar é o banheiro. Barba, maquiagem e toda a higiene pessoal são realizadas ali, por isso, nada mais óbvio e necessário do que a luz para garantir que essas tarefas sejam executadas com perfeição.

A iluminação do banheiro – do mais simples e pequeno até o mais luxuoso – pode ser pensada e realizada de diferentes formas, dependendo do uso e do estilo que se deseja dar ao ambiente. Sim, isso mesmo, a iluminação também interfere no visual final do banheiro participando ativando do projeto de decoração.

Ou seja, além de funcional, a iluminação do banheiro também exerce um papel decorativo muito importante. Mais um motivo, portanto, para você valorizar esse elemento.

Confira abaixo algumas dicas para você reforçar e valorizar a iluminação do seu banheiro:

Luz natural versus luz artificial

A iluminação do banheiro deve contar sempre que possível com uma boa fonte de iluminação natural, seja por meio de uma janela ou de uma abertura no teto, por exemplo. O fato é que a luz natural é importante para manter o banheiro arejado, livre de mofo, bolor e insetos. Caso deseje ter uma planta no banheiro, a iluminação natural é ainda mais importante.

Mas mesmo contando com uma boa fonte de luz natural a iluminação artificial não deve ser descartada, muito menos mal elaborada. Continue pensando nela com carinho, já que cada uma dessas fontes de luz traz uma contribuição diferente e desempenha um papel importante dentro do banheiro.

Luz branca ou amarela?

A luz branca é indispensável para garantir um banheiro claro e que possa ser utilizado em qualquer horário do dia ou da noite. A luz branca deve ser preferencialmente usada para iluminar toda a área do banheiro e, na maior parte das vezes, é usada no teto.

A luz amarela, por sua vez, é mais utilizada para criar aquele clima aconchegante e acolhedor no espaço. Ela deve ser utilizada em pontos específicos e direcionados, como na área junto a banheira, atrás do espelho ou dentro de nichos, por exemplo.

Dentro do box

A iluminação dentro do box do banheiro também merece atenção. A área do banho precisa ser clara o suficiente para realizar a higiene pessoal, mas também pode contar com spots de luz indireta para deixar o local mais acolhedor.

Espelho, espelho meu

Um dos objetos mais usados dentro do banheiro é o espelho. E ele também pode ser uma mão na roda quando a ideia é reforçar a iluminação do banheiro. Você pode usá-lo para refletir a luz ou mesmo para ampliar a sensação de espaço do banheiro, essa dica inclusive é muito usada em banheiros pequenos.

Tons claros

Para reforçar de vez a iluminação do seu banheiro, especialmente se ele for pequeno, a dica é usar tons claros em tudo: paredes, teto e chão. Os tons claros rebatem a luz recebida e assim contribuem com a luminosidade do ambiente.

Captou as dicas para iluminar o seu banheiro? Que tal agora ver algumas sugestões de tipos de iluminação de banheiro? Você vai tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, confira:

Iluminação para banheiro: arandelas

As arandelas são uma ótima maneira de dar aquele toque a mais na iluminação do banheiro e ainda arrasar na decoração. Esse tipo especial de iluminação geralmente joga a luz para cima – dependendo do modelo – tornando a luz indireta, suave e muito agradável. Confira alguns projetos de banheiros que apostaram no uso das arandelas:

Imagem 1 – O banheiro de tons neutros ganhou o reforço de duas arandelas – uma para cada espelho – para completar a iluminação.

O banheiro de tons neutros ganhou o reforço de duas arandelas – uma para cada espelho - para completar a iluminação

Imagem 2 – Uma arandela para trazer estilo e charme para o banheiro; o foco da luz da arandela permite um melhor uso do espelho.

Uma arandela para trazer estilo e charme para o banheiro; o foco da luz da arandela permite um melhor uso do espelho

Imagem 3 – De design diferenciado, essa arandela está aí para provar como é possível unir funcionalidade e estética em uma única peça.

De design diferenciado, essa arandela está aí para provar como é possível unir funcionalidade e estética em uma única peça

Imagem 4 – Arandelas de bolinha para o banheiro que mescla o moderno com o retrô.

Arandelas de bolinha para o banheiro que mescla o moderno com o retrô

Imagem 5 – Aqui, as arandelas reforçam a iluminação da pia do banheiro.

Aqui, as arandelas reforçam a iluminação da pia do banheiro

Embutido no espelho
Iluminar o espelho é uma das melhores alternativas para quem deseja valorizar mais o efeito estético do que o funcional. A luz embutida no espelho valoriza o banheiro, cria um clima aconchegante e amplia a sensação de profundidade no ambiente. Veja algumas fotos de banheiros com iluminação embutida no espelho:

Imagem 6 – A luz que percorre o espelho valoriza o revestimento de madeira e o nicho decorativo abaixo dele.

A luz que percorre o espelho valoriza o revestimento de madeira e o nicho decorativo abaixo dele

Imagem 7 – Parece uma moldura, mas é só o efeito decorativo da iluminação embutida no espelho.

Parece uma moldura, mas é só o efeito decorativo da iluminação embutida no espelho

Imagem 8 – Para projetos modernos de banheiros, como esse da imagem, a iluminação atrás do espelho é indispensável.

Para projetos modernos de banheiros, como esse da imagem, a iluminação atrás do espelho é indispensável

Imagem 9 – A luz fica atrás do espelho, mas é a bancada que ela ilumina.

A luz fica atrás do espelho, mas é a bancada que ela ilumina

Imagem 10 – O branco da bancada fica ainda mais em evidência com a iluminação embutida no espelho.

O branco da bancada fica ainda mais em evidência com a iluminação embutida no espelho

Iluminação para banheiro: Fita de LED / Neon

Não dá para falar em iluminação de banheiro sem mencionar as fitas de LED. Elas são o grande sucesso dos projetos de iluminação atual, tamanha a sua versatilidade e economia. As fitas de LED são facilmente encontradas nas mais variadas cores e são muito fáceis de instalar, já que a maioria delas é auto adesiva. Confira abaixo alguns usos da fita de LED / neon nos banheiros:

Imagem 11 – Um pouco de vermelho para causar aquele visual arrojado e moderno para o banheiro

Imagem 12 – Fita de LED destaca o nicho desse banheiro; para completar o projeto um letreiro iluminado na parede.

Fita de LED destaca o nicho desse banheiro; para completar o projeto um letreiro iluminado na parede

Imagem 13 – As fitas de LED são ótimas para serem instaladas junto ao espelho do banheiro.

As fitas de LED são ótimas para serem instaladas junto ao espelho do banheiro

Imagem 14 – A iluminação com fitas de LED dá aquele toque especial a área da banheira.

A iluminação com fitas de LED dá aquele toque especial a área da banheira

Imagem 15 – Banheiro moderno, industrial e iluminado com fitas de LED.

Banheiro moderno, industrial e iluminado com fitas de LED

Iluminação para banheiro: pendentes

Não é só na cozinha ou na sala que os pendentes têm vez. Eles estão cada dia mais presentes na decoração e iluminação de banheiros. A grande vantagem do uso de pendentes é a possibilidade de decorar ao mesmo tempo em que ilumina, já que esses objetos geralmente são marcados pelo design diferenciado e por uma forte identidade pessoal. Confira na prática como os pendentes podem valorizar projetos de iluminação de banheiros, dos mais simples aos mais arrojados:

Imagem 16 – Escolha um pendente que se encaixe perfeitamente com a decoração do seu banheiro, seja na cor, no material ou no design.

Escolha um pendente que se encaixe perfeitamente com a decoração do seu banheiro, seja na cor, no material ou no design

Imagem 17 – Um trio de pendentes para reforçar a iluminação próxima ao espelho.

Um trio de pendentes para reforçar a iluminação próxima ao espelho

Imagem 18 – Os pendentes vermelhos criam um ponto de contraste ao mesmo tempo em que se harmonizam com o azulejo aos fundos.

Os pendentes vermelhos criam um ponto de contraste ao mesmo tempo em que se harmonizam com o azulejo aos fundos.

Imagem 19 – Cacho de lâmpadas.

Cacho de lâmpadas

Imagem 20 – Pendentes modernos em combinação com os metais do banheiro.

Pendentes modernos em combinação com os metais do banheiro

Embutidos no teto

A iluminação de teto é a mais comum e tradicional para banheiros. E mesmo com ela é possível combinar funcionalidade e estética. Os modelos mais utilizados de iluminação de teto são os plafons, os spots, os lustres e trilhos. Confira nas imagens abaixo como cada um desses modelos foi utilizado na iluminação:

Imagem 21 – Diversos spots espalhados estrategicamente pelo teto do banheiro.

Diversos spots espalhados estrategicamente pelo teto do banheiro

Imagem 22 – Os plafons são o recurso de iluminação para quem busca por algo simples, funcional e de aparência clean para o banheiro.

Os plafons são o recurso de iluminação para quem busca por algo simples, funcional e de aparência clean para o banheiro

Imagem 23 – O trilho de iluminação é formado por diversos spots e permite que uma grande extensão do banheiro seja iluminada de uma única vez.

O trilho de iluminação é formado por diversos spots e permite que uma grande extensão do banheiro seja iluminada de uma única vez

Imagem 24 – A luminária decorativa no eixo central do banheiro traz a luz necessária para o ambiente, além de um super efeito visual.

A luminária decorativa no eixo central do banheiro traz a luz necessária para o ambiente, além de um super efeito visual

Imagem 25 – Os mais requintados vão se encantar pela ideia de ter um lustre de cristal no banheiro.

Os mais requintados vão se encantar pela ideia de ter um lustre de cristal no banheiro

Iluminação para banheiro no gesso

Para quem pretende ter ou já tem um forro de gesso no banheiro não pode perder a oportunidade de iluminá-lo. A iluminação embutida no gesso faz uma grande diferença no ambiente e pode ser a chave que faltava para deixar o seu banheiro elegante, aconchegante e ainda mais funcional. Confira as fotos de banheiros que apostaram na iluminação embutida no gesso:

Imagem 26 – O teto escuro ganhou uma luz embutida tanto no teto, quanto nas sancas laterais de gesso.

O teto escuro ganhou uma luz embutida tanto no teto, quanto nas sancas laterais de gesso

Imagem 27 – Nesse forro de gesso a opção foi por uma iluminação central e pontos indiretos de luz embutidos na sanca de gesso.

Nesse forro de gesso a opção foi por uma iluminação central e pontos indiretos de luz embutidos na sanca de gesso

Imagem 28 – A luz amarela que sai da sanca deixa o banheiro acolhedor e confortável.

A luz amarela que sai da sanca deixa o banheiro acolhedor e confortável

Imagem 29 – Projetos como esse deixam o banheiro moderno e funcional.

Projetos como esse deixam o banheiro moderno e funcional

Imagem 30 – Aqui, a iluminação embutida no gesso é complementada pela luz do nicho.

Aqui, a iluminação embutida no gesso é complementada pela luz do nicho