Altura de TV: veja como definir na parede da sala e outras dicas úteis

Por -

Na hora de comprar uma TV para sua casa, você se preocupa em medir a altura de TV na sala? Pois bem, esse requisito influencia e muito na saúde das pessoas e na disposição dos móveis nos ambientes.

Entretanto, muitas pessoas não sabem qual a altura e distância correta para fixar a TV na sala. Pensando nisso, preparamos um post com todas essas informações para ajudá-lo na hora de comprar a TV ideal e fixá-la corretamente na parede.

Qual a altura ideal para pendurar a TV na parede da sala?

Altura de TV na sala

A altura da TV na parede difere em cada ambiente da casa, já que os móveis são diferentes. Portanto, é importante entender qual a altura ideal para cada lugar de acordo com suas peculiaridades.

Da sala de estar

Na hora de determinar a altura da TV na parede da sala de estar é preciso levar em consideração a altura das pessoas da casa que ficarão sentadas no sofá de frente para a TV.

O ideal é que ninguém precise erguer ou abaixar o pescoço para ter que assistir TV. Nesse caso, o conforto é fundamental, mas também é preciso manter a postura para não causar alguns problemas de saúde.

Geralmente, na sala de estar o correto é que a TV seja fixada na parede obedecendo a uma altura de 1,20 metros contados a partir do chão. Portanto, a posição não é nem muito alta e nem muito baixa.

Mas para ter certeza de que essa é a altura correta, peça para um adulto sentar no sofá da sala. Depois você deve contar 1,20 metros de altura para posicionar a TV. Agora é só confirmar que a pessoa não está levantando ou abaixando o pescoço além da necessidade.

Outra preocupação que você precisa ter é com o tamanho da sala de acordo com o tamanho da TV. Uma sala grande exige uma TV maior, enquanto que em uma sala pequena, o ideal é escolher uma TV menor.

A distância ideal entre o sofá e a TV é de 2,40 metros para uma TV no tamanho de 32 polegadas. Esse espaço é suficiente para as pessoas circularem no ambiente sem causar nenhum tumulto.

Da sala de jantar

Na sala de jantar para posicionar a TV na parede, você deve levar em conta a altura da mesa. Portanto, não pode ficar na mesma direção da mesa e nem abaixo dela. O ideal é fixar a TV em uma posição mais alta do que da sala de estar.

A TV na sala de jantar é recomendada, principalmente, quando os móveis da sala de estar começam a atrapalhar a visão das pessoas que se encontram no outro ambiente. Além disso, usar a mesma TV pode prejudicar a saúde, visto que a altura de um ambiente para outro deve ser completamente diferente.

No entanto, é preciso ter cuidado na hora de escolher a parede onde será fixada a TV na sala de jantar, uma vez que a maioria dos pontos de conexão está na sala de estar. Sendo assim, em alguns casos será necessário colocar um ponto na parede escolhida ou fazer uma extensão.

Qual a distância ideal entre a TV e o sofá de acordo com o tamanho da tela

O tamanho da TV é algo que influencia muito na altura ideal para posicioná-la na parede. Nem sempre optar por uma tela tipo cinema é a melhor opção para o espaço que você tem em casa.

Da mesma forma acontece com as TV’s muito pequenas para espaços amplos. Por isso, é importante se atentar na relação distância x tamanho da TV. Portanto, siga algumas recomendações para cada tamanho de TV e saiba qual é o ideal para a sua sala.

No primeiro momento, você precisa calcular a distância entre a TV e o sofá. Depois use uma das fórmulas abaixo para identificar o tamanho ideal da TV que será fixada na parede da sua casa:

  • Resolução Padrão (480p) – Distância da TV (em metros) x 12 = tamanho ideal;
  • Resolução Padrão (720p) – Distância da TV (em metros) x 18 = tamanho ideal;
  • Resolução Padrão (1080p) – Distância da TV (em metros) x 21 = tamanho ideal.

Agora confira como fica a distância dos principais tamanhos de tela encontrados no mercado e veja qual a distância ideal para a TV que você tem em casa.

26 polegadas

Na TV de 26 polegadas, a distância mínima entre TV e sofá deve ser de 1m e a máxima precisa ser de 2m.

32 polegadas

A distância ideal para TV de 32 polegadas é de 1,8m, mas você pode manter uma distância mínima de 1,2m e máxima de 2,4m.

42 polegadas

Na tela de 42 polegadas, a distância mínima é de 1,6m e a máxima de 3,2m entre a tela e o sofá. No entanto, a distância ideal é de 2,4m.

46 polegadas

A distância mínima entre sofá e TV para as telas de 46 polegadas é de 1,75m e a máxima é de 3,5m.

50 polegadas

Para as telas de 50 polegadas, a distância recomendada é de 2,8m, mas é possível manter a distância mínima que é de 1,90m ou a máxima que é de 3,8m.

55 polegadas

Na TV de 55 polegadas a distância mínima tem que ser de 2,1m e a máxima precisa ser de 4,2m.

60 polegadas

Se você é daqueles que gostam de tela grande, saiba que a distância recomendada é de 3,4m, mas você manter a distância mínima de 2,2m e a máxima de 4,6m.

Por que é fundamental posicionar a TV na altura e distância correta

A TV deve ser posicionada na altura e distância correta porque evita que os ocupantes da casa sofram com problemas de ergonomia. Além disso, o local correto também não permite que você tenha que abrir mão de algum móvel.

Saber a posição correta ajuda na hora de comprar a TV ideal para cada ambiente. Com isso, você sabe se a sua sala de estar precisa de uma tela de 32 polegadas ou de 60 polegadas.

Em ambientes espaçosos, as telas maiores são ideais para evitar que a pessoa que esteja assistindo, force a visão na direção da TV. Da mesma forma, pode acontecer com um cômodo pequeno com uma TV grande.

Nesse caso, tanto o som quanto a imagem podem prejudicar a visão e a audição de quem estiver assistindo. Independente da distância, o correto é levar em consideração a qualidade da TV.

Depois de conferir a altura de TV na sala, se prepare para fazer as medições corretas dos cômodos da sua casa. Dessa forma, fica mais fácil na hora de comprar a tela e de escolher os móveis de cada ambiente.