Altura de mesa: veja qual é a ideal para cada tipo e ambiente

Por -

Você sabia que existe uma altura adequada para cada tipo de mesa? Pois é! A altura da mesa é algo super importante para garantir o conforto, a funcionalidade e a ergonomia de quem a utiliza.

Por isso, antes mesmo de você sair para comprar uma mesa nova ou mesmo fazer a própria mesa, dá uma olhada nesse post.

Trouxemos todas as informações que você precisa saber para ter uma mesa na altura certinha. Confira:

Porque a altura da mesa é importante?

A altura da mesa impacta diretamente na boa postura e na saúde de quem a utiliza, especialmente no caso das mesas de trabalho, uma vez que são nelas que se passa grande parte do dia.

Problemas de coluna, má postura e até lesões por esforço repetitivo podem ser causados por uma mesa na altura errada.

Já as mesas com finalidades mais decorativas do que funcionais, como é o caso das mesas laterais e mesas de centro, precisam ter uma altura adequada para não atrapalhar a movimentação e o design do ambiente, além de também impactarem no conforto.

Para as mesas de jantar, no entanto, a altura correta é sinônimo de refeições prazerosas e confortáveis.

Mas vamos exemplificar melhor cada uma delas a seguir: 

Tipos de mesa e a altura ideal

Altura da mesa de centro

Altura da mesa de centro

A mesa de centro completa a decoração da sala de estar como ninguém. Super decorativa, a mesa de centro ainda pode ser muito funcional, sendo usada como apoio para um lanche ou chá, além de servir como local estratégico para acomodar itens do dia a dia, como controles remotos, livros, óculos e o aparelho celular.

Mas como saber a altura certa da mesa de centro? Em geral, recomenda-se que a mesa de centro fique abaixo da linha do sofá.

Isso significa que a mesa de centro deve ter uma altura pouca coisa menor do que o sofá, variando entre 30 a 40 centímetros.

Já para sofás mais modernos ou de living, que costumam ser mais baixos, a altura da mesa de centro fica em torno de 25 a 30 centímetros.

Outro detalhe importante para garantir o conforto e a funcionalidade do ambiente: a mesa de centro deve ter comprimento proporcional ao ambiente para que não sobrecarregue o espaço. Também é importante que a mesa de centro siga o formato da sala de estar, ou seja, se a sala é quadrada, o ideal é apostar em uma mesa quadrada, o mesmo vale para uma sala retangular.

Lembre-se ainda de garantir o espaço livre para circulação entre a mesa e o sofá e / ou as paredes. Esse espaço costuma variar entre 60 a 80 centímetros. 

Altura da mesa de jantar

Altura da mesa de jantar

Outra mesa que não pode faltar na sua casa é a mesa de jantar. O local onde as refeições e os encontros de família acontecem.

Aqui, a recomendação é que a altura da mesa de jantar tenha entre 70 a 75 centímetros contados do chão até o tampo.

De modo geral, a maioria das mesas são fabricadas nessa altura, portanto, não há muito com o que se preocupar, a não ser que você deseje fazer a mesa por conta própria. Nesse caso, tire as medidas antes de iniciar o projeto.

Uma dica importante: caso o tampo da mesa for muito espesso, a altura total pode diminuir e assim influenciar no conforto e na ergonomia de quem a utiliza.

Também é importante se atentar para a altura das cadeiras. Não adianta nada ter uma mesa de jantar na altura certa se as cadeiras forem altas ou baixas demais.

Por isso, a altura ideal das cadeiras para mesas de jantar é de 47 centímetros. Vale ressaltar ainda que as cadeiras precisam estar afastadas uma das outras cerca de 30 centímetros para que todos possam se sentar e levantar sem esbarrar na pessoa ao lado.

E mais uma dica: certifique-se que a mesa de jantar esteja distante cerca de 90 centímetros entre a parede e os demais móveis, como buffets e aparadores. Isso garante a circulação das pessoas de modo confortável.

Altura da mesa de escritório

Altura da mesa de escritório

A altura da mesa de escritório é uma das mais importantes, já que é nela que se passa grande parte do dia.

As mesas de escritório encontradas à venda nas lojas geralmente possuem altura padrão de 70 centímetros. Mas caso pretenda fazer uma mesa de trabalho sob medida é importante saber a altura da pessoa que irá utilizá-la.

Pessoas abaixo de 1,70m se beneficiam de mesas de trabalho com altura de 65 centímetros. Já pessoas acima de 1,70m precisam de mesas com altura entre 70 a 75 centímetros, de modo que pernas e joelhos fiquem bem acomodados.

Uma boa forma de se ajustar perfeitamente a altura da mesa é optando por cadeiras com regulagem de altura.

Inclusive, vale mencionar que quando o assunto é ergonomia e conforto no local de trabalho as prioridades são a mesa e a cadeira, uma dupla fundamental.

Por isso, a dica na hora de escolher a cadeira e a mesa é avaliar alguns detalhes importantes, como, por exemplo, a altura do monitor em relação a quem o está utilizando.

O monitor do computador deve ficar abaixo da linha horizontal dos olhos e a uma distância de cerca de um braço de quem utiliza. Já o mouse e o teclado devem ficar alinhados com o cotovelo.

As pernas precisam formar um ângulo de 90º para garantir a postura adequada e evitar problemas na coluna. Lembrando que os pés devem alcançar o chão.

Se necessário, vale apostar em apoios para os pés e para os punhos, de modo a evitar uma sobrecarga nas articulações.

Altura de mesa lateral

Altura da mesa lateral

Voltando agora para as mesas decorativas, só que desta vez para falar sobre uma queridinha de qualquer ambiente: a mesa lateral.

Essa pequena e prática peça é uma mão na roda para quando você precisa de um apoio qualquer ou simplesmente para preencher um espaço vazio da sala de estar.

A mesa lateral é tanto prática, quanto decorativa. Mas é importante saber a altura ideal da mesa lateral para que ela cumpra com suas funções.

A recomendação é similar a da mesa de centro, ou seja, ela segue a estrutura do sofá. Só que com uma diferença: enquanto a mesa de centro deve ser mais baixa que o estofado, a mesa lateral deve estar um pouco acima do braço do sofá.

Isso significa que a altura da mesa lateral deve variar entre 50 a 60 centímetros dependendo do seu sofá. O ideal é que ela fique 10 centímetros acima ou abaixo da linha do braço do estofado.

Mas é se a ideia for usar a mesa lateral separadamente do sofá? Nada muda. A recomendação de altura continua sendo a mesma, até porque a mesa lateral vai acabar sempre ficando ao lado de algum outro móvel, como uma poltrona ou cadeira.

Altura de mesa infantil

Os pequenos também precisam de conforto e ergonomia na hora de utilizar a mesa. Geralmente, as mesas infantis são projetadas para as crianças desenharem, montarem bloquinhos, fazer a lição de casa ou mesmo ler um livro.

Portanto, a mesa deve estar na altura adequada da criança e essa altura varia de acordo com a idade.

A altura de uma mesa infantil para crianças entre 1 e 2 anos de idade deve ser de 40 centímetros. Já as crianças com idades entre 2 e 3 anos precisam de mesas com 48 centímetros de altura.

Os maiorzinhos, com idades entre 4 e 6 anos, devem usar mesas com 52 centímetros de altura.

Para as crianças entre 6 e 8 anos, a altura ideal da mesa é de 60 centímetros. Acima dessa idade, as mesas já podem ter a altura padrão de um adulto e a altura passa a ser regulada pela cadeira.

Para mesas de estudo é importante observar também a profundidade e comprimento da mesa, de modo que a criança consiga acomodar cadernos, lápis, computador e o que mais for necessário para realização das atividades.

Em média, essa profundidade deve estar em torno de 60 centímetros e o comprimento mínimo deve ser de 70 centímetros. Lembrando que quando mais larga a mesa, mais confortável ela será para a criança.

Fique atento também a altura da cadeira. Ela deve ser menor que a mesa e acomodar a criança com conforto e ergonomia.

Os pés da criança devem tocar o chão e os joelhos não devem ficar pressionados sob o tampo. As mãos da criança devem acessar a mesa na mesma linha dos cotovelos, nem abaixo, nem acima, evitando dessa forma sobrecarregar o pescoço e a coluna.

Para as crianças que utilizam computador, vale lembrar que o monitor deve estar ligeiramente afastado do rosto da criança (por isso a importância da profundidade adequada). O mouse e o teclado precisam estar alinhados com o cotovelo.

Para acompanhar o crescimento da criança, o mais recomendado é uma cadeira com ajuste de altura, assim você não precisa comprar uma cadeira nova por ano.

Anotou todas as dicas? Então agora é só escolher a mesa que mais combina com você e a sua casa.