Quer sair da mesmice e ousar na decoração da sua casa? Então te convidamos a conhecer e apreciar o uso da cor azul petróleo na decoração. Esse tom fechado, um tanto quanto esverdeado, é uma das cores do momento e está fazendo o maior sucesso entre arquitetos e designers de interiores.
E toda essa popularidade não é à toa. O azul petróleo tem a rara capacidade de deixar os ambientes nobres e sofisticados ao mesmo tempo em que os enche de modernidade e estilo.
Mas não tenha medo dessa versatilidade do azul petróleo. A cor não é difícil de ser combinada e pode ser usada em qualquer cômodo da casa, desde quartos até a sala, passando pela cozinha e pelo banheiro.
Para criar um ambiente mais moderno, por exemplo, aposte na combinação entre azul petróleo e seus tons complementares, como o laranja ou amarelo. Para atmosferas mais minimalistas e de estilo clean opte pela combinação com cores neutras, como o branco, preto, cinza e os tons de Off White. As cores análogas ao azul também são uma boa opção, nesse caso busque pela paleta de tons de verde e rosa.
Agora se a ideia é um ambiente clássico, elegante e cheio de charme aposte no uso do azul petróleo com variações de marrom, que pode ser da própria madeira dos móveis ou tons como caramelo, por exemplo.
Já na hora de inserir o azul petróleo na decoração você tem duas opções: aplicá-lo em grandes superfícies, como paredes, piso e móveis ou usá-lo em doses equilibradas nos objetos menores, como capas de almofada, mantas, vasos, quadros, entre outros.
O azul petróleo fica muito bem em tecidos nobres como seda ou veludo, já que a textura desses tecidos reforça a sensação de elegância e conforto da cor.
Uma dica: existem diversas tonalidades de azul petróleo que podem te confundir no momento de escolher a tinta ou os objetos decorativos. Esses tons variam entre claros e escuros, por isso a recomendação é não seguir apenas a referência de cor marcada na embalagem, observe se aquele é realmente o tom que você esta procurando. Na dúvida, busque pela paleta de tons azul petróleo da Pantone.
60 ideias de decoração de ambientes com a cor azul petróleo
Ficou curioso para ver, afinal de contas, como é que esse tal de azul petróleo fica na decoração? Já te adiantamos de antemão que você vai se surpreender e adorar a proposta. Confira as imagens e tire suas próprias conclusões:
Imagem 1 – Nesse banheiro, o tom intermediário de azul petróleo divide espaço com a parte branca inferior da parede, no piso, a cor volta a aparecer; já o contraste fica por conta dos pequenos objetos amarelos na bancada.
Imagem 2 – A parede azul petróleo se destaca nesse hall de entrada.
Imagem 3 – Já nesse banheiro, a opção foi por um tom mais fechado e escuro de azul petróleo compondo a decoração junto com a estampa de estilo escandinavo do revestimento.
Imagem 4 – Entre o rústico e o industrial: nessa varanda que mescla os dois estilos, o azul petróleo se revela uma ótima opção.
Imagem 5 – E olha que grata surpresa essa geladeira em um tom mais claro de azul petróleo, sem contar a combinação que ela faz com o azulejo da parede.
Imagem 6 – A sala de jantar fica ainda mais elegante com a parede azul petróleo; repare na combinação entre a cor e tom da madeira.
Imagem 7 – Azul petróleo no tapete e na estante; a decoração é complementada pelos tons de marrom e as cores neutras.
Imagem 8 – Quer um home office moderno? Então invista no azul petróleo na decoração.
Imagem 9 – E que tal uma cozinha de armários azul petróleo e paredes revestidas com azulejos de metro na cor preta?
Imagem 10 – Já para quem não quer ousar muito só um nicho na cor azul petróleo é o suficiente.
Imagem 11 – Já para quem não quer ousar muito só um nicho na cor azul petróleo é o suficiente.
Imagem 12 – Os dois tons prevalecem nessa proposta também, só que nesse quarto de casal o azul petróleo aparece em faixas na parede; o laranja vem para trazer contraste e energia para o ambiente.
Imagem 13 – Uma cor moderna para um armário de marcenaria moderna.
Imagem 14 – Nessa sala, o azul petróleo aparece no rack e um pouco mais ao fundo ela se repete na porta de entrada.
Imagem 15 – Aqui, uma combinação de cores análogas para você se inspirar: azul petróleo e verde esmeralda.
Imagem 16 – Clássica, neutra e elegante: nessa cozinha a combinação entre azul petróleo e marcenaria clássica já seria incrível, mas a decor ficou ainda melhor com o uso de banquetas de couro marrom e frisos dourados.
Imagem 17 – O azul petróleo se encaixa perfeitamente em propostas de estilo industrial, já que o azul traz um toque de cor, mas sem sobressair demais.
Imagem 18 – O azul petróleo do armário realça o suave tom de verde do azulejo.
Imagem 19 – E se a intenção é usar azul petróleo só nos detalhes, veja essa inspiração.
Imagem 20 – O tom alaranjado dos tijolinhos forma uma composição perfeita com o azul petróleo da porta, janela e telhado; o resultado é uma casa pra lá de aconchegante e acolhedora.
Imagem 21 – No quarto do bebê o azul petróleo também pode ser usado; nesse projeto, a cor foi inserida na parede com uma pintura diferenciada e combinada a madeira da caminha.
Imagem 22 – Lembra da versatilidade do azul petróleo em criar ambientes sofisticados e arrojados ao mesmo tempo? Esse quarto é um exemplo disso, repare que o veludo que carrega a cor contribui ainda mais para criar esse efeito.
Imagem 23 – A integração desses ambientes é de responsabilidade do azul petróleo na parede.
Imagem 24 – Azul petróleo e amarelo: sabe onde? No quartinho infantil!
Imagem 25 – Moderno, elegante e cheio de estilo: a proposta para esse banheiro foi trazer o azul petróleo nos azulejos de metro e realça-los com o uso da cor preta nos detalhes.
Imagem 26 – Essa sala é perfeita para quem busca por uma decoração azul petróleo mais ‘completa’.
Imagem 27 – Ali, na luminária, o azul petróleo se mostra presente e impondo sua força.
Imagem 28 – Na dúvida de qual tom de azul petróleo escolher? Esse tapete pode ser a solução.
Imagem 29 – Cadeiras azul petróleo ajudam a dar um toque de cor e personalidade para a sala
Imagem 30 – E em um ambiente onde o branco predomina, o azul petróleo do armário se revela com mais intensidade.
Imagem 31 – Azul petróleo nas cortinas? E por que não? Nessa sala a ideia foi testada e aprovada.
Imagem 32 – Para não fugir da proposta clean e neutra, o azul petróleo foi usado em um dos seus tons mais fechados.
Imagem 33 – E já pensou em experimentar o azul petróleo no teto?
Imagem 34 – Sala branca decorada com tons sobre tons de azul, entre eles o petróleo.
Imagem 35 – E que cantinho mais aconchegante é esse? Aqui o azul petróleo faz a festa; para combinar com ele as análogas rosa e verde presentes nos elementos naturais da decoração.
Imagem 36 – O quarto jovem não pensou duas vezes: azul petróleo nas paredes e preto na decoração.
Imagem 37 – Nesse quarto de casal, os tons de cinza são ligeiramente contrastados pelo azul petróleo na parede.
Imagem 38 – Se bater a dúvida na hora de combinar o azul petróleo com outras cores, aposte no branco e no preto; com essa dupla clássica não tem erro.
Imagem 39 – Repare que nesse projeto, o azul petróleo e o branco formam uma linha visual que divide o ambiente horizontalmente.
Imagem 40 – Para valorizar ainda mais o pé-direito alto uma parede azul petróleo decorada com quadros dispostos de modo irregular.
Imagem 41 – Dizem que os pequenos detalhes é que fazem a diferença: a imagem abaixo comprova isso.
Imagem 42 – Quadro e sofá em uma perfeita harmonia de tons; o fundo branco do restante do ambiente permite perceber essa relação com mais clareza.
Imagem 43 – Nessa sala, o azul petróleo da parede acompanha o formato L do sofá.
Imagem 44 – Já nesse quadro, o azul petróleo aparece nas grandes e pequenas superfícies.
Imagem 45 – Para quebrar a brancura da sala, cortinas e almofadas azul petróleo.
Imagem 46 – O tom fechado e escuro de azul petróleo quando combinado ao preto sinaliza um ambiente de proposta moderna e marcante.
Imagem 47 – Essa cozinha é a cara de uma decoração que não tem medo de mesclar estilos e tendências.
Imagem 48 – E que tal se sentir abraçada por um sofá azul petróleo como esse da imagem?
Imagem 49 – E dá para propor um ambiente de pegada rústica e retrô com o azul petróleo também!
Imagem 50 – Esse banheiro dispensa legendas, mesmo assim vale citar a ousadia e originalidade da decoração.
Imagem 51 – Olha que linda essa proposta de combinação de tons análogos.
Imagem 52 – Mármore da bancada e azulejos completam a proposta dessa cozinha azul petróleo.
Imagem 53 – A parede principal dessa sala foi destacada com o uso do painel azul petróleo; logo à frente, o sofá marrom de couro traz o contraste de cor sob medida para a decoração.
Imagem 54 – Para os que preferem uma decoração minimalista, essa proposta se encaixa muito bem.
Imagem 55 – O home office no cantinho da sala ganhou destaque com a faixa de parede pintada de azul petróleo.
Imagem 56 – Azul e cores neutras é uma combinação infalível para quem deseja uma decor moderna.
Imagem 57 – Nesse quarto, o azul petróleo forma uma moldura em torno dos nichos brancos.
Imagem 58 – Essa cozinha gourmet preta apostou em um tom mais quente e vivo de azul petróleo para compor os detalhes da decoração.
Imagem 59 – Tudo azul, tudo tranquilo!
Imagem 60 – No quarto infantil, as paredes e teto azul petróleo revelam linhas pontilhadas que deixam a decoração mais interessante para os pequenos.