Amarelo: significado da cor, curiosidades e ideias de decoração

Descubra as principais características da cor amarela e como inserir na decoração com 60 exemplos

Por -

Quanta paz um pôr do sol é capaz de trazer? E como você se sente ao olhar um pote cheio de moedas de ouro? Não importa onde o amarelo está, o fato é que ele sempre transmite sensações de plenitude, alegria e prosperidade.

E o melhor é que toda essa intensidade positiva da cor pode ser aproveitada para decoração de interiores, desde os tons mais claros até os mais vibrantes. E é claro que o post de hoje vai te dar todas as dicas de como você pode extrair o máximo de benefícios da cor amarela para a sua casa. Acompanhe com a gente:

Significado da cor amarela

Amarelo

Provavelmente você já ouviu expressões do tipo “amarelo é a cor do sol” ou “amarelo é a cor da riqueza”. Essas frases são a pura representação do que o amarelo significa para inúmeras culturas ao redor do mundo.

E de fato o amarelo é a cor da riqueza, da abundância e da prosperidade, pelo menos para grande parte dos países do mundo, como a China e a Índia, onde o amarelo está diretamente relacionado com o progresso, a evolução e a felicidade.

Existe também uma tradição popular que diz que aqueles que usam amarelo na virada do ano garantem dinheiro e fartura para o ano que está começando.

Efeitos físicos e psicológicos da cor

A cor também nos remete as coisas boas da vida, como a comida, por exemplo, especialmente pela capacidade que o amarelo tem em estimular o apetite. Faz as contas aí, quantos temperos, frutas, legumes você conhece com essa cor? Pois é, são muitos.

Essa é uma das principais razões para que as grandes redes de fast food tenham escolhido o amarelo como a cor principal de suas marcas.

O amarelo também é a cor do intelecto e da criatividade. Estudos indicam que a cor também possui efeitos benéficos sobre a capacidade de concentração e memória, tendo, portanto, seu uso muito indicado para locais de estudo e trabalho.

As sensações de acolhimento, aconchego e conforto também são expressas pelo uso do amarelo, especialmente os tons mais fechados da cor.

O amarelo é a cor da atenção e dos avisos de perigo e cuidado. Não é a toa que as placas de trânsito e outros símbolos que indicam risco em potencial sejam amarelos.

E por falar em cuidado, é bom mencionar que o amarelo possui alguns aspectos negativos que precisam ser levados em consideração. A cor expressa raiva e outros sentimentos como covardia, lembra da frase “amarelo de medo”? e cinismo, marcado pela expressão “sorriso amarelo”, que quer dizer sorriso falso.

O amarelo quando usado em excesso pode gerar ansiedade e distrações. Por isso, ao optar pela cor, use-a com equilíbrio, moderação e bom senso.

Tonalidades de amarelo

O amarelo é uma cor que possui uma paleta extensa de tons, variando desde o amarelo esverdeado até o laranja intenso, passando ainda pelos tons de marrom.

Existem atualmente cerca de 115 tons diferentes de amarelo catalogados no mundo. E o curioso disso é que grande parte desses tons receberam nomes de alimentos, como o amarelo limão ou o amarelo mel.

Como usar o amarelo na decoração

Amarelo na decoração

O amarelo é uma cor primária. Dentro do circulo cromático ela se encontra entre o verde e o laranja, que por sinal são as cores resultantes da mistura do amarelo com o azul e o vermelho, respectivamente. Oposta a ela está o roxo, sua cor complementar.

Diante desse cenário já dá para perceber quais as cores que vão bem com o amarelo na decoração de interiores. A mistura entre as complementares roxo e amarelo traz personalidade e um grande impacto visual no ambiente. Já as combinações com as cores análogas – laranja e verde – resultam em um ambiente acolhedor e generoso.

O uso do amarelo com as cores neutras é uma excelente pedida para propostas mais modernas e neutras de decoração. Junto com o branco, o amarelo é pura luz. E na combinação com o preto, a cor se mostra ainda mais vibrante, criando um forte contraste. Nesse caso, recomenda-se o uso com muita cautela para não promover um excesso de estímulos.

A dica é utilizar o amarelo para promover pontos de destaque na decoração, emprestando sua carga de alegria e descontração a objetos decorativos específicos. Uma decoração totalmente baseada na cor pode ficar cansativa e estimulante demais.

A cor da riqueza e da alegria merece uma seleção de fotos de ambientes decorados só com ela, não merece? Pois é isso que você vai conferir na sequência. Aproveite para se inspirar e levar essas ideias para sua casa também:

Imagem 1 – Uma combinação moderna e cheia de personalidade: amarelo no piso, preto na mobília e um ousado sofá verde para roubar a cena.

Uma combinação moderna e cheia de personalidade: amarelo no piso, preto na mobília e um ousado sofá verde para roubar a cena

Imagem 2 – A cozinha corredor cinza ganhou um toque de alegria e descontração com o painel amarelo iluminado.

Imagem 3 – O charme mora nos detalhes: nessa sala, o amarelo é usado em doses equilibradas para garantir a proposta neutra.

O charme mora nos detalhes: nessa sala, o amarelo é usado em doses equilibradas para garantir a proposta neutra

Imagem 4 – A combinação entre amarelo e o tom amadeirado dos móveis deixa a cozinha aconchegante; o preto e o cinza estão lá para lembrar que a proposta, no entanto, é industrial

A combinação entre amarelo e o tom amadeirado dos móveis deixa a cozinha aconchegante; o preto e o cinza estão lá para lembrar que a proposta, no entanto, é industrial

Imagem 5 – O amarelo claro é suave, acolhedor e transmite conforto na medida certa

O amarelo claro é suave, acolhedor e transmite conforto na medida certa

Imagem 6 – Banheiro moderno apostou na combinação entre o cinza e o amarelo

Banheiro moderno apostou na combinação entre o cinza e o amarelo

Imagem 7 – E se ser moderno não basta, tente ser ousado também! Essa foi a intenção aqui, banheira amarela com paredes pretas e um LED azul para fechar a proposta

E se ser moderno não basta, tente ser ousado também! Essa foi a intenção aqui, banheira amarela com paredes pretas e um LED azul para fechar a proposta

Imagem 8 – Combine o amarelo com peças de design moderno; o efeito não poderia ser mais destacado

Combine o amarelo com peças de design moderno; o efeito não poderia ser mais destacado

Imagem 9 – E o banheiro branco fica mais despojado com o uso de elementos amarelos, inclusive o chuveiro

E o banheiro branco fica mais despojado com o uso de elementos amarelos, inclusive o chuveiro

Imagem 10 – O amarelo e o verde são ótimas opções para decorações modernas e descontraídas; mas é quase impossível não associar a dupla com a identidade brasileira.

O amarelo e o verde são ótimas opções para decorações modernas e descontraídas; mas é quase impossível não associar a dupla com a identidade brasileira

Imagem 11 – O amarelo carregado de vermelho, em um tom fechado, quase ocre, pode ser a solução ideal para quem busca por uma decor mais sofisticada

O amarelo carregado de vermelho, em um tom fechado, quase ocre, pode ser a solução ideal para quem busca por uma decor mais sofisticada

Imagem 12 – Aumente a capacidade de concentração das crianças inserindo a cor amarela nos quartos infanto juvenis

Aumente a capacidade de concentração das crianças inserindo a cor amarela nos quartos infanto juvenis

Imagem 13 – Para quem prefere algo mais discreto, aposte em um tom mais fechado de amarelo, como esse da imagem

Para quem prefere algo mais discreto, aposte em um tom mais fechado de amarelo, como esse da imagem

Imagem 14 – Agora se a intenção é revelar o que a decor tem de melhor, aposte no amarelo para realçar objetos

Imagem 15 – As flores amarelas sobre o móvel da mesma cor destacam ainda mais a proposta viva dessa decor

Imagem 16 – Aqui, um amarelo pálido e discreto foi usado na parede de tijolinhos

Imagem 17 – Esse banheiro integrado à área de serviço apostou suas fichas no rejunte amarelo

Esse banheiro integrado à área de serviço apostou suas fichas no rejunte amarelo

Imagem 18 – Os tons cítricos de amarelo e verde foram os escolhidos para animar esse ambiente integrado

Os tons cítricos de amarelo e verde foram os escolhidos para animar esse ambiente integrado

Imagem 19 – Branco e amarelo na cozinha: uma composição clean e equilibrada valorizada pelo verde das plantas

Branco e amarelo na cozinha: uma composição clean e equilibrada valorizada pelo verde das plantas

Imagem 20 – Essa sala de estar preferiu não abusar muito do amarelo e optou por usar um tom claro da cor apenas na poltrona e no tapete

Essa sala de estar preferiu não abusar muito do amarelo e optou por usar um tom claro da cor apenas na poltrona e no tapete

Imagem 21 – Arrojado, moderno e amarelo: um banheiro para encantar os fãs da cor.

Arrojado, moderno e amarelo: um banheiro para encantar os fãs da cor

Imagem 22 – Quando a intenção for criar um ambiente aconchegante, opte por tons de amarelo mais próximos do laranja.

Quando a intenção for criar um ambiente aconchegante, opte por tons de amarelo mais próximos do laranja

Imagem 23 – O famoso personagem amarelo da série Simpsons é a inspiração para essa sala de tons cinza

O famoso personagem amarelo da série Simpsons é a inspiração para essa sala de tons cinza

Imagem 24 – E para aumentar a sofisticação do lugar, nada melhor do que um amarelo dourado

E para aumentar a sofisticação do lugar, nada melhor do que um amarelo dourado

Imagem 25 – Frutas também entram na decoração e emprestam sua cor ao ambiente

Frutas também entram na decoração e emprestam sua cor ao ambiente

Imagem 26 – Azul e amarelo: uma combinação de cores primárias e complementares ideal para o quartinho das crianças

Azul e amarelo: uma combinação de cores primárias e complementares ideal para o quartinho das crianças

Imagem 27 – E para o banheiro dos mais crescidinhos também; só que aqui os tons mais quentes predominam

E para o banheiro dos mais crescidinhos também; só que aqui os tons mais quentes predominam

Imagem 28 – Madeira e amarelo: uma combinação convidativa, ideal para sala de jantar

Madeira e amarelo: uma combinação convidativa, ideal para sala de jantar

Imagem 29 – A decoração jovial preferiu usar o amarelo em pequenos detalhes da decoração

A decoração jovial preferiu usar o amarelo em pequenos detalhes da decoração

Imagem 30 – Escolha o ponto da decor que você deseja valorizar e preencha com o amarelo

Escolha o ponto da decor que você deseja valorizar e preencha com o amarelo

Imagem 31 – Decorações rústicas e industriais são um prato cheio para o amarelo; repare como a cor se destaca no ambiente

Decorações rústicas e industriais são um prato cheio para o amarelo; repare como a cor se destaca no ambiente

Imagem 32 – Junto ao cinza o amarelo ganha ainda mais força.

Junto ao cinza o amarelo ganha ainda mais força

Imagem 33 – Para combinar com os detalhes do chão, as banquetas amarelas.

Para combinar com os detalhes do chão, as banquetas amarelas

Imagem 34 – Escrivaninha amarela para dar aquele estímulo que faltava aos estudos.

Escrivaninha amarela para dar aquele estímulo que faltava aos estudos

Imagem 35 – A pia moderna não teve medo de apostar na presença forte e marcante do amarelo.

A pia moderna não teve medo de apostar na presença forte e marcante do amarelo

Imagem 36 – Luminárias discretas, mas com uma cor pra lá de impactante

Luminárias discretas, mas com uma cor pra lá de impactante

Imagem 37 – O amarelo das cadeiras é suave, mas nem por isso deixa de ser notado no ambiente

O amarelo das cadeiras é suave, mas nem por isso deixa de ser notado no ambiente

Imagem 38 – Até nas cortinas!

Até nas cortinas!

Imagem 39 – Opte por móveis planejados para dar aquele toque de cor na medida certa para o seu banheiro

Opte por móveis planejados para dar aquele toque de cor na medida certa para o seu banheiro

Imagem 40 – Estranhos no ninho? Nada disso, a combinação aqui foi cuidadosamente planejada

Estranhos no ninho? Nada disso, a combinação aqui foi cuidadosamente planejada

Imagem 41 – Confortável para o corpo, aconchegante para os olhos

Confortável para o corpo, aconchegante para os olhos

Imagem 42 – Azulejos amarelos no banheiro: um charme colorido no ambiente

Azulejos amarelos no banheiro: um charme colorido no ambiente

Imagem 43 – Não é só pelo design que essas pias se destacam, o amarelo tem uma grande responsabilidade nisso

Não é só pelo design que essas pias se destacam, o amarelo tem uma grande responsabilidade nisso

Imagem 44 – Com o amarelo não precisa muito, uma luminária de chão já é o suficiente

Com o amarelo não precisa muito, uma luminária de chão já é o suficiente

Imagem 45 – E o que acha de causar um efeito visual no banheiro? Aqui, a divisória de vidro causa a sensação de que a parede é amarela

E o que acha de causar um efeito visual no banheiro? Aqui, a divisória de vidro causa a sensação de que a parede é amarela

Imagem 46 – Discreto, mas presente!

Discreto, mas presente!

Imagem 47 – Para deixar a decor mais quente aposte na combinação entre amarelo e laranja.

Para deixar a decor mais quente aposte na combinação entre amarelo e laranja

Imagem 48 – A cabeceira de madeira recebeu um reforço colorido com os triângulos amarelos.

A cabeceira de madeira recebeu um reforço colorido com os triângulos amarelos

Imagem 49 – Do móvel para o teto: o amarelo não conteve sua influência nessa cozinha.

Do móvel para o teto: o amarelo não conteve sua influência nessa cozinha

Imagem 50 – No quarto, o ideal é usar o amarelo apenas nos detalhes para não atrapalhar o momento do sono

No quarto, o ideal é usar o amarelo apenas nos detalhes para não atrapalhar o momento do sono

Imagem 51 – Tudo muito cinza ai na sua casa? Resolva esse problema com um pouco de amarelo

Tudo muito cinza ai na sua casa? Resolva esse problema com um pouco de amarelo

Imagem 52 – Detalhes que não passam despercebidos, seja pela forma, seja pela cor

Detalhes que não passam despercebidos, seja pela forma, seja pela cor

Imagem 53 – Amarelo fechado, branco e cinza formam uma combinação moderna para as pastilhas do banheiro

Amarelo fechado, branco e cinza formam uma combinação moderna para as pastilhas do banheiro

Imagem 54 – Pontos de cor para acender e alegrar o ambiente.

Pontos de cor para acender e alegrar o ambiente

Imagem 55 – Cabeceira cor de mostarda: bonita, elegante e aconchegante.

Cabeceira cor de mostarda: bonita, elegante e aconchegante

Imagem 56 – Já pensou em ter um sofá amarelo? Veja como a cor pode se mostrar uma ótima alternativa às cores tradicionais de sofá.

Já pensou em ter um sofá amarelo? Veja como a cor pode se mostrar uma ótima alternativa às cores tradicionais de sofá

Imagem 57 – Um detalhe aqui, outro ali e quando você percebe a sala já está cheia de pontos amarelos.

Um detalhe aqui, outro ali e quando você percebe a sala já está cheia de pontos amarelos

Imagem 58 – O amarelo vibrante é uma ótima cor para os detalhes do quarto infantil

O amarelo vibrante é uma ótima cor para os detalhes do quarto infantil

Imagem 59 – É amarela, é retrô, é charmosa!

É amarela, é retrô, é charmosa!

Imagem 60 – Para fugir do tradicional, use amarelo no teto

Para fugir do tradicional, use amarelo no teto

Imagem 61 – Apenas molduras amarelas combinadas com o azul da poltrona

Apenas molduras amarelas combinadas com o azul da poltrona

Imagem 62 – Para os mais ousados, essa é uma ótima opção: armários azul e amarelo para a cozinha

Para os mais ousados, essa é uma ótima opção: armários azul e amarelo para a cozinha

Imagem 63 – E os mais discretos podem se inspirar nessa outra proposta

E os mais discretos podem se inspirar nessa outra proposta

Imagem 64 – Um buffet amarelo em laca e seguindo o melhor do estilo retrô: quer mais?

Um buffet amarelo em laca e seguindo o melhor do estilo retrô: quer mais?

Imagem 65 – Mesmo os menores dos ambientes podem se favorecer do uso da cor amarela, desde que ela venha nos detalhes e acompanhada de uma base neutra

Mesmo os menores dos ambientes podem se favorecer do uso da cor amarela, desde que ela venha nos detalhes e acompanhada de uma base neutra