Beliche com escrivaninha: 60 ideias criativas para economizar espaço

Veja as melhores ideias para projetar uma beliche com escrivaninha e assim conseguir economizar espaço de forma funcional.

Por -

A beliche com escrivaninha é uma solução inteligente para quem precisa otimizar melhor o espaço de um quarto, seja ele para uma criança, adolescente ou adulto. A escrivaninha serve como apoio para tarefas essenciais do dia a dia: estudar, ler e trabalhar.

Em quartos infantis, pode se usar a beliche com escrivaninha tanto para quem tem um ou dois filhos. Os modelos com duas camas devem ser projetados de forma inteligente para que sobre espaço para uma escrivaninha e que idealmente comporte duas cadeiras. Mesmo para quem não tem dois filhos, ter uma cama extra pode ser vantajoso, principalmente ao receber um convidado.

Ela também pode ser usada em ambientes adultos, como apartamentos do tipo studio e quartos com espaço restrito, mas é necessário tomar o devido cuidado em relação ao pé-direito, que deve ser alto. Além da escrivaninha, é muito comum ver a beliche associada ou unida a um guarda-roupas.

Modelos e fotos de beliche com escrivaninha

Apesar de existirem modelos prontos deste tipo de móvel, recomendamos que seja feito um projeto personalizado, sob medida com uma empresa de móveis planejados. Assim, esta solução será adaptada corretamente ao espaço disponível, sem perdas.

Confira belas referências de beliche com escrivaninha em diferentes tipos de ambientes, inspire-se com estas ideias:

Imagem 1 – Crie um quarto atemporal com uma decoração neutra.


Optando por um projeto sem muitos detalhes e com uma marcenaria em cor neutra fica mais fácil acompanhar o mesmo layout com o crescimento do filho. Dessa forma esse quarto tem apenas objetos decorativos que podem ser alterados com o passar dos anos.

Imagem 2 – O papel de parede transforma todo o visual do quarto, levando personalidade e beleza.


Seguindo a mesma proposta do projeto anterior, este quarto possui móveis neutros. O papel de parede listrado foi instalado para dar um toque de cor. Ele pode ser trocado se o morador enjoar do desenho ou conforme o desgaste do material.

Imagem 3 – Uma solução inteligente para um quarto compartilhado.


Na dúvida de como montar um quarto para duas crianças, aposte na beliche! Aqui a ideia é cada uma ter a sua cama com a vantagem de otimizar o espaço da escrivaninha.

Imagem 4 – Mesmo os adultos podem criar um cantinho de home office embaixo da cama.


O bacana desse móvel é que além de ser um local aconchegante, ele otimiza cada espaço com o painel de cortiça para pendurar recados, prateleiras para os objetos pessoais e também um mural em formato de calendário.

Imagem 5 – Beliche com escrivaninha de vidro.


Neste projeto podemos ver dois artifícios para dar leveza no visual do quarto. O primeiro é a parede espelhada que cria um efeito de cabeceira e também aumenta a sensação de amplitude. O segundo é a escrivaninha de vidro, que se prolonga em toda extensão da cama. Sua característica translúcida também não atrapalha no visual.

Imagem 6 – Há quem prefira montar um quarto prático com uma decoração simples.


A escrivaninha de cavalete é prática e pode ser montada em poucos minutos. Sua flexibilidade de poder mudar de local e posição ajuda quando houver uma futura mudança.

Imagem 7 – Esta ideia é ideal para quem possui um cômodo com pé direto alto.


Para os amantes do estilo industrial essa é uma ótima inspiração! O que chama atenção é o mezanino que foi montado para um pequeno ambiente de estudo e trabalho.

Imagem 8 – Para um quarto infantil coloque um toque de cor na decoração.


Para proteger a criança, coloque essas redes de proteção na cama superior. Ela confere um aspecto urbano e resolve o problema de segurança de forma econômica.

Imagem 9 – Monte o móvel com uma marcenaria colorida.


Brinque com os tons e cor na decoração! Toda a marcenaria desse quarto utilizou o azul e suas tonalidades, dando mais personalidade e deixando o móvel mais atraente.

Imagem 10 – Quarto compartilhado de menina com escrivaninha.


O legal desse projeto é a parede de fundo com pintura de lousa. Além de decorar, pode-se criar infinitos desenhos e fundos criativos para esse quarto!

Imagem 11 – Desloque a posição das camas para compor uma escrivaninha no projeto.


Utilize todo o espaço de quarto de forma funcional. Veja que a cama inferior ganhou gaveteiros para deixar o ambiente mais organizado.

Imagem 12 – O estilo do móvel nesse projeto é bem marcante, já que segue a linha mais rústica.


No projeto, de um lado fica uma mesinha com gavetas, em cima da escrivaninha há uma prateleira para otimizar o espaço. A decoração pode ser feita com os próprios objetos pessoais.

Imagem 13 – O detalhe metálico que compõe e móvel é ideal para deixar o ambiente com uma decoração mais jovial.

Imagem 14 – Beliche com escrivaninha branca.

Imagem 15 – Uma ideia interessante para quem possui beliche: fazer o acesso para a cama de cima simulando uma escada entre os pavimentos.

Imagem 16 – Beliche com escrivaninha embutida.


Fazer um projeto sob medida é a melhor forma para reunir beleza e funcionalidade.

Imagem 17 – Escrivaninha embaixo da cama superior.

Imagem 18 – Esse modelo é ótimo para quem está em busca de um móvel multifunções, assim dá para criar um espaço específico e ainda ter uma área para estudos.

Imagem 19 – Decoração de quarto com beliche e escrivaninha planejada.

Imagem 20 – Aqui cada degrau ganhou uma abertura que serve para guardar brinquedos e manter o quarto organizado.


O bacana de inserir um beliche no projeto é brincar também com suas formas. O desenho da escada é um deles, apesar de ocupar um espaço maior que a escada convencional, você pode colocar alguns nichos ou o degrau de gaveteiro para equilibrar essa perda de espaço.

Imagem 21 – A beliche com escrivaninha e cama.

Imagem 22 – Além de contar com uma área extensa para escrivaninha, o quarto recebe uma escada com um sistema de trilho onde pode ser realocada.

Imagem 23 – Pode ser usada como escrivaninha e também como penteadeira.


Uma ideia interessante para quem planeja um quarto de menina. Elas podem ter uma penteadeira ou uma escrivaninha para estudo no mesmo local.

Imagem 24 – Quarto com beliche moderno para jovens.

Reprodução: Jéssica Romanoff

Imagem 25 – Se a escrivaninha for posicionada dessa forma, insira uma luminária de mesa no local.

Imagem 26 – Quarto com beliche ideal para duas irmãs.

Imagem 27 – O bacana desse quarto é a substituição da escada por um modelo funcional.

Imagem 28 – Essa escrivaninha vem com o sistema abre e fecha para otimizar o espaço.


Esse beliche com escrivaninha tem a vantagem de poder ser fechada em determinados momentos.

Imagem 29 – Beliche com escrivaninha em L.

Imagem 30 – Beliche com duas escrivaninhas.


No caso dos projetos infanto juvenis, os beliches podem ser temáticos e remeter a esportes, acampamentos na selva, navios, trens, casinhas de boneca e outros.

Imagem 31 – Beliche com escrivaninha e armário.


Com o design mais prático, pode ser inserido um armário extra no quarto.

Imagem 32 – Beliche com escrivaninha para quarto adulto.

Imagem 33 – Se a proposta é transformar o quarto em um brinquedo, com certeza esse projeto é uma ótima ideia.


O móvel conta com um modelo de casinha e na parte debaixo há uma escrivaninha, enquanto a cama fica na parte superior e para descer há o escorregador.

Imagem 34 – Beliche com cortina.

Imagem 35 – O bacana de ter duas camas é que ela pode ser usada por um convidado.

Imagem 36 – Aproveite toda a extensão da cama para inserir spots de iluminação.

Imagem 37 – Otimize o espaço e crie um cantinho para os pequenos estudarem e brincarem.

Imagem 38 – Beliche com escrivaninha em móveis separados.


Montar essa proposta com móveis separados é bom para que o espaço embaixo tenha multifunções. É possível trocar o lugar da escrivaninha futuramente e organizar o espaço de uma outra forma.

Imagem 39 – Um ambiente intimista ideal para estudar e também para relaxar.


Por se tratar de um tipo de cama elevada, é importante atentar-se para que a cama superior esteja protegida por uma grade ou uma tela segura e rígida.

Imagem 40 – A decoração do quarto demonstra toda a personalidade das donas.

Imagem 41 – A escada e a proteção das cama de aço inox  leva o toque moderno para o espaço.

Imagem 42 – O móvel é funcional e tem tudo que um quarto necessita.


Além de ter duas camas, a peça é composta por prateleira que pode guardar livros, escrivaninha para os estudos, um armário e um porta gavetas.

Imagem 43 – Com um design mais moderno, a bases foram feitas de madeira colorida. Para unir as camas, foi utilizada uma grade metálica.

Imagem 44 – Em um quarto clean, escolha objetos decorativos coloridos.


Os acessórios que levam o toque decorativo neste quarto clean são: uma cadeira diferente, almofadas estampadas, quadros na parede e uma luminária de mesa.

Imagem 45 – Coloque uma escrivaninha maior se o quarto for dividido.


Lembre-se de trabalhar com proporção dos móveis no quarto! Se o quarto tem duas pessoas, projete uma mesa maior para que ambas possam estudar juntas.

Imagem 46 – Aproveite o máximo no layout e organização dos móveis no ambiente.


Para quem quer utilizar cor mas tem certo receio, pode optar por tonalidades suaves, como as candy colors. Eles levam toda a delicadeza e não pesa, no visual do cômodo.

Imagem 47 – Se a planta do quarto tiver dimensões que sigam a tendência mais comprida, é possível seguir essa ideia de colocar as camas na mesma orientação, mas não uma sobre a outra, de modo a sobrar espaço para a escrivaninha.

Imagem 48 – No cantinho da escrivaninha não pode faltar uma iluminação adequada.

Imagem 49 – Beliche moderna com escrivaninha.


Todos os detalhes do projeto fazem a diferença! As ripas de madeira vieram para sustentar a cama superior, o reflexo do espelho reforça o visual do papel de parede, o gaveteiro de rodinhas pode se transformar em criado mudo á noite e o acabamento da madeira veio para dar todo o aconchego que um quarto precisa.

Imagem 50 – Aqui cada cama tem sua própria escrivaninha.


As linhas retas do beliche deram o ar jovial que o quarto precisa! O acabamento em tijolo á vista da parede reforça ainda mais o estilo industrial que os donos queriam.

Imagem 51 – Em um quarto infantil, abuse dos móveis coloridos!

Imagem 52 – Quarto moderno com beliche.

Imagem 53 – Quarto de menino com beliche.

Imagem 54 – Um projeto de quarto com pé direito alto.

Imagem 55 – Um cantinho aconchegante e divertido para a sua casa.

Imagem 56 – Defina bem os espaços no quarto.


Um quarto de criança deve ter o espaço de estudo, de descanso e brincadeira devidamente separados. Nesta proposta conseguimos identificar cada cantinho sem que haja uma barreira ou divisória.

Imagem 57 – Beliche com escrivaninha pequena.

Imagem 58 – Beliche com escrivaninha comprida.

Imagem 59 – O espaço de circulação é muito importante nesse modelo de beliche.


Ao montar a disposição dos mobiliários veja a dimensão em relação a circulação. No projeto a cima podemos ver um espaço razoável entre a cama e a escrivaninha. Lembrando que o ideal é deixar no mínimo 60cm de largura para a passagem e movimento de afastar a poltrona de estudo.

Imagem 60 – Beliche com escrivaninha para meninas.