Decoração de quartos: 60 ideias e projetos para você se inspirar

Saiba mais sobre os principais estilos de decoração de quartos com lindas inspirações

Por -

A decoração de quartos é algo extremamente pessoal e que pode parecer um pouco difícil. Afinal, esse ambiente é extremamente importante dentro da casa: é nele que passamos boa parte do tempo, seja dormindo, descansando ou até mesmo lendo um livro, vendo um filme ou série ou algum outro hobbie. Por isso, a decoração dele deve expressar a nossa personalidade, nos deixando confortáveis e criando um ambiente agradável.

No post de hoje, vamos te ajudar pensar um pouco sobre como montar a decoração deste cômodo tão importante da casa! Vamos lá!

O seu estilo faz a decoração de quartos perfeita para você

Embora a decoração de ambientes possa seguir diversos estilos em escala equivalente de beleza, o mais importante em um projeto de design de ambientes é o que a pessoa que vai viver no espaço mais gosta e precisa ter. Por isso, se o estilo mais contemporâneo ou sofisticado conversar muito pouco com os gostos pessoais de quem vai habitar o quarto, mesmo que estejam na última tendência de decoração, eles não devem ser levados em consideração. Pois a decoração de ambientes tem um dos papéis principais na sensação de conforto, tranquilidade e relaxamento que uma pessoa pode ou não sentir dentro do espaço.

Isso é amplificado quando estamos tratando dos quartos! Afinal, é um cômodo da casa destinado ao descanso, relaxamento depois de um dia cheio de trabalho e estudos: mais do que tudo, o ambiente deve ser confortável e agradável, tanto em relação às superfícies de conforto físico (como a cama, travesseiros, poltronas…) quando para a nossa sensação visual (se sentir bem com o que está sendo visto).

Os estilos mais utilizados na decoração de quartos

Existem infinitas possibilidades quando pensamos na decoração de quartos, com uma lista completa de modelos (para todos os gostos e bolsos) de camas, cabeceiras, criados, luminárias tapetes, tintas ou papéis de parede, pisos e outras coberturas para o chão…. Isso faz com que existam diversas possibilidades de decoração do quarto, do mais próximo até o mais distante do que cada pessoa quer! Com todas essas possibilidades, os estilos de decoração variam também ao infinito, mas alguns deles são muitos utilizados por terem marcado uma época a partir do gosto, da tecnologia, ou dos costumes e variam de acordo com o local onde eles foram utilizados pela primeira vez.

Pensando nisso, separamos alguns dos estilos de decoração de quartos mais comuns e pedidos nos últimos tempos com suas descrições básicas:

  • Estilo vintage e retrô: Perfeitos para as pessoas nostálgicas ou com aquela famosa sensação de terem nascido na época errada. As decorações baseadas nos modelos do século passado podem ter vários tipos de inspirações e continuam encantando as pessoas em suas formas, padrões e cores. Elas vão desde o início do século na década de 1920/30, passando pela modernização das décadas de 1940/50 e o glamour da cultura pop das décadas de 1960/70. Seja qual época escolher, é sempre importante lembrar que entre o estilo vintage e o retrô existe uma diferença grande: o Retrô utiliza móveis e decorações da época, que podem ser encontradas em antiquários e outros tipos de bazares e garimpos; o estilo Vintage utiliza o estilo dessas épocas passadas em objetos produzidos no momento atual, podendo ser encontradas em lojas de móveis e decorações.
  • Rústico: este não é propriamente um estilo, pois consegue se mesclar a uma decoração tanto antiga quando contemporânea. Mas quando pensamos em uma decoração rústica, com certeza a primeira coisa que surge na nossa cabeça é aquele ambiente ligado ao interior, à fazenda, ao campo, com muito uso de madeira, pedras naturais e decorado com flores e muitas plantinhas. É o estilo perfeito para um ambiente que busca a harmonia com a natureza e traz um frescor ao ambiente.
  • Clássico: o estilo clássico tem esse nome porque remete à decoração das construções greco-romanas, da época da antiguidade. Mas ela se tornou símbolo da elegância e sofisticação porque era utilizada nas casas da aristocracia do século XIX e XX. Com grande uso do branco e dos tons pastéis, essa decoração prioriza a luz natural, o bom espaço para a circulação e móveis de design que misturam as linhas retas e com a inserção e algumas curvas espiraladas.
  • Moderno: este estilo nasceu como uma forma de simplificar as formas rebuscadas e cheias de adornos do estilo Rococó e do Barroco. As formas mais limpas, sem adornos e extremamente funcionais são as características fundamentais do estilo moderno. Na decoração, os móveis e ambientes projetados pela escola de design alemã, a Bauhaus, e de outros arquitetos modernistas são os grandes queridos com os seus estudos de forma e projeto. Na questão dos materiais, o vidro, ferro e cobre estão bastante presentes nos ambientes de formas novas e criativas.
  • Industrial: O estilo industrial nasceu no período entre a década de 1960 e 1970 na cidade de Nova York e, na verdade, está relacionada à reurbanização de bairros fabris da cidade: após o fechamento das fábricas, os prédios que as recebiam (com uma arquitetura que priorizava a amplitude do espaço com pés direitos altos, sem divisórias de ambientes) passaram a serem utilizados como moradia. O estilo industrial, caracterizado principalmente por esta arquitetura, ainda ganhou um tom mais boêmio por criar uma mistura de estilos a partir do garimpo de móveis e objetos. Outro ponto principal do estilo industrial é a estrutura da arquitetura exposta: os famosos tijolinhos aparentes e o sistema elétrico com os tubos aparentes são icônicos e utilizados até hoje!
  • Contemporâneo: Muito associado à vida urbana e à tecnologia, o estilo contemporâneo pode ser englobado em tudo o que é atual. A limpeza de formas vinda do estilo moderno continua, mas é associado às novas técnicas, materiais e descobertas, como o plástico, resina, MDF e aço inox, trazendo cores diferentes, muitas vezes vibrantes e que podem ser personalizadas de acordo com os gostos de cada pessoa. Nesse estilo, os ambientes ganham um toque a mais pela tecnologia, seja na luz, som ou até mesmo em telas de Tv gigantes ou jogos.
  • Minimalista: Uma tendência contemporânea que vem chamando a atenção de mais e mais adeptos, o minimalismo não é somente um estilo de decoração, mas um estilo de vida. Principalmente a parir da diminuição dos espaços em casas e apartamentos, o minimalismo traz a ideia de diminuir o consumo, liberar espaços e tornar os ambientes mais funcionais e ao mesmo tempo tranquilos e agradáveis, o minimalismo mistura a economia e limpeza de formas do estilo moderno com o uso de cores e temas mais simplificados. Nesses ambientes, branco, cinza e preto muitas vezes os protagonistas, junto com soluções inovadoras e criativas em design para otimizar espaços sem perder o conforto.

Veja 60 projetos de decoração de quartos mais que perfeitos

Agora, dê uma olhada na nossa galeria para se inspirar em 60 projetos em diversos estilos em quartos para casais, jovens, crianças e bebês! E veja também: quartos de casal pequenos, quartos de adolescentes, e quarto planejado de casal.

Imagem 1 – Decoração de quarto de casal num mix contemporâneo e rústico.

Decoração de quarto de casal num mix contemporâneo e rústico

Imagem 2 – Decoração de quartos: novas formas de trazer o rústico da madeira para ambientes contemporâneos.

Decoração de quartos rústico

Imagem 3 – Decoração de quarto de casal num clima tropical com plantas em uma urban jungle.

Decoração de quarto de casal num clima tropical

Imagem 4 – Decoração de quartos: aproveite um ambiente com uma iluminação natural poderosa com uma paleta cores claras.

Decoração de quartos com iluminação natural

Imagem 5 – Decoração de quarto infantil cheio de cores em um estilo funcional, divertido e contemporâneo.

Decoração de quarto infantil cheio de cores

Imagem 6 – Decoração de quartos: o design contemporâneo está cheio de renovações para móveis clássicos de quartos.

Decoração de quartos com design contemporâneo

Imagem 7 – O papel de parede padronizado dá um toque final na decoração de quartos.

Papel de parede na decoração de quartos

Imagem 8 – Decoração de quartos: ambiente pequeno? Utilize o design ao seu favor e busque soluções para otimizar seu espaço.

Imagem 9 – Decoração de quartos: o tijolinho aparente típico da decoração industrial ganha outra cara quando é pintado de branco.

Imagem 10 – Tendência contemporânea para a casa inteira: o rosa millennial está dando um toque de estilo para diversos ambientes.

Tendência contemporânea para a casa inteira

Imagem 11 – Decoração de quarto de bebê contemporânea: para trazer neutralidade para o ambiente, o cinza se tornou uma alternativa ótima.

Decoração de quarto de bebê contemporânea

Imagem 12 – Quarto de casal com lareira num estilo contemporâneo: mármore e lareira a gás com espelhos.

Quarto de casal com lareira num estilo contemporâneo

Imagem 13 – Decoração de quartos: não tenha medo de trazer seu estilo com muitas cores vibrantes para o quarto.

Decoração de quartos: não tenha medo de trazer seu estilo

Imagem 14 – Decoração de quartos: o estilo contemporâneo ainda permite uma mistura de cores, estampas e texturas no ambiente.

Decoração de quartos com o estilo contemporâneo

Imagem 15 – Decoração de quartos: as cores vibrantes podem ser combinadas de forma análoga, como nesse caso com o amarelo, azul e verde.

Decoração de quartos com cores vibrantes

Imagem 16 – Ideia de decoração de quarto de casal integrado com o banheiro por uma parede de vidro.

Ideia de decoração de quarto de casal integrado

Imagem 17 – Decoração de quartos: estilo rústico no uso de bambu do criado mudo e da cabeceira da cama.

Decoração de quartos com estilo rústico

Imagem 18 – Mais misturas de padrões e texturas na decoração do quarto, desta vez em uma cor: o azul marinho.

Mais misturas de padrões e texturas na decoração do quarto

Imagem 19 – Decoração de quartos: os tijolinhos aparentes em sua cor natural já dão um toque industrial para o ambiente.

Decoração de quartos com estilo aparente

Imagem 20 – Ideia de decoração de quarto minimalista: economia de elementos decorativos para aumentar a visualização do espaço.

Ideia de decoração de quarto minimalista

Imagem 21 – Decoração de quarto infantil super colorido com parede principal escura.

Decoração de quarto infantil super colorido

Imagem 22 – Decoração de quartos: a escola de uma paleta de cores menor (com 3 cores, por exemplo), pode te ajudar na hora de manter toda a harmonia da decoração.

Decoração de quartos: a escola de uma paleta de cores menor

Imagem 23 – Soluções criativas para quartos pequenos: a cama elevada está ficando cada vez mais comum e usa o pé direito do ambiente para abrir espaço.

Soluções criativas para quartos pequenos

Imagem 24 – Decoração de quartos: a organização da decoração funciona muito bem se você der preferência para superfícies livres de objetos sem uso.

Decoração de quartos com organização

Imagem 25 – O preto está voltando com mais força para as decorações de quartos, seja em ambientes mais industriais ou contemporâneos.

Preto na decoração de quartos

Imagem 26 – Já pensou em fazer uma decoração completa só com cores quentes? Elas dão um aspecto mais aconchegante para os quartos.

Decoração de quartos completa com cores quentes

Imagem 27 – O branco e os tons pastéis estão sendo utilizadas para trazer não só a sensação de paz e tranquilidade para o ambiente, mas também para dar uma sensação de amplitude ao espaço.

Decoração de quarto com tons pastéis

Imagem 28 – A natureza na decoração do quarto de bebê através do papel de parede, bichos de pelúcia e até mesmo plantinhas de verdade.

Quarto de bebê com papel de parede

Imagem 29 – Decoração de quartos — elegância em tons escuros: o bordô e o azul marinho.

Decoração de quartos — elegância em tons escuros

Imagem 30 – A decoração rústica pode ser obtida com o uso de elementos artesanais, como mantas de crochê, tricô e tear.

Decoração rústica com elementos artesanais

Imagem 31 – Decoração de quartos: os trabalhos em fibra natural (ou imitação em plástico de fibra natural) também dão este aspecto para o ambiente.

Decoração de quarto com fibra natural

Imagem 32 – Decoração de quartos: dentro da ideia de otimizar o ambiente, as prateleiras e armários mais altos se transformaram numa opção viável e super criativa.

Decoração de quartos com prateleiras

Imagem 33 – Decoração de quartos: a ressignificação de objetos, para atender a diversas funções vêm na mesma ideia.

Decoração de quartos com ressignificação de objetos

Imagem 34 – Decoração de quartos: quer trazer mais frescor para o seu ambiente? Aposte em um vasinho de planta ou um vasão!

Vasinho de planta na decoração de quartos

Imagem 35 – O rosa e azul nunca saem de moda: não importa o estilo, essa combinação é clássica e funciona sempre!

Rosa e azul na decoração de quartos

Imagem 36 – Decoração de quartos: personalizar do ambiente do quarto pode significar também criar um closet que se adapte a todas as suas necessidades.

Decoração de quartos personalizadas

Imagem 37 – Decoração de quartos: estilo industrial com uma iluminação personalizada em diversos pontos.

Estilo industrial na decoração de quarto

Imagem 38 – Decoração de quartos: outro elemento que consegue dar a sensação de amplitude no ambiente é o espelho.

Espelho na decoração de quarto

Imagem 39 – Decoração de quarto com cama planejada fixa.

Decoração de quarto com cama planejada fixa

Imagem 40 – Decoração de quartos: mais uma pequena urban jungle dentro do quarto.

Decoração de quarto Urban Jungle

Imagem 41 – Decoração de quartos: no uso dos tons pastéis, aposte em uma mistura de diversas cores e saia do bege básico!

Uso de tons pastéis na decoração do quarto

Imagem 42 – Decoração de quarto de bebê que parece ter saído diretamente do Pinterest!

Decoração de quarto de bebê

Imagem 43 – Decoração de quarto Tumblr: um estilo moderno que tem tudo a ver com esta rede social.

Decoração de quarto tumblr

Imagem 44 – Decoração de quarto no estilo industrial para crianças.

Decoração de quarto industrial infantil

Imagem 45 – As cores mais vibrantes, como o amarelo, também em quartos de casal.

Amarelo na decoração de quarto

Imagem 46 – Quarto juvenil pequeno com escritório: tudo planejado para aproveitar melhor o espaço.

Quarto juvenil pequeno com escritório

Imagem 47 – Insira cores na decoração auxiliar e mantenha a base neutra.

Cores na decoração de quartos

Imagem 48 – Decoração de quarto de casal com painéis coloridos.

Decoração de quarto de casal com painéis coloridos

Imagem 49 – Cinza na decoração de quarto simples.

Cinza na decoração de quarto simples

Imagem 50 – Decoração de quarto de casal pequeno com cama planejada.

Quarto de casal pequeno

Imagem 51 – Decoração industrial: mistura de estilos de diferentes épocas numa combinação de garimpo.

Decoração industrial

Imagem 52 –  Decoração de quartos: parede do quarto com uma mistura de cores e texturas.

Decoração de parede no quarto

Imagem 53 – Decoração de quarto minimalista com cama baixa.

Decoração de quarto minimalista

Imagem 54 – Quarto de bebê com decoração em preto e branco.

Imagem 55 – Mais objetos ressignificados: cadeira de madeira do tipo escolar vira mesinha lateral para a cama.

Imagem 56 – Num clima boêmio, o uso de araras como guarda-roupas é também uma forma de economizar na decoração do ambiente.

Imagem 57 – Insira cores vibrantes em uma base neutra e clara.

Imagem 58 – Para valorizar a circulação do quarto, dê preferência para uma decoração na parede, como quadros e fotografias.

Imagem 59 – Cama de veludo preto em um quarto claro: destaque pela cor e pelo material.

Imagem 60 – Misture cores opostas-complementares para uma decoração acertada.