Cama com dossel: como escolher, usar e 60 modelos inspiradores

Por -

Vinda lá dos tempos medievais, a cama com dossel atravessou os séculos e chegou aos dias de hoje completamente repaginada. E o que antes indicava status e nobreza, hoje simboliza elegância, refinamento e estilo.

A cama com dossel pode ser usada em diferentes versões, indo do clássico ao moderno sem grandes dificuldades. No post de hoje vamos te contar tudo sobre a cama com dossel e te mostrar como é possível levar esse elemento para a decoração do seu quarto, vem com a gente!

O que é a cama com dossel: origem e história

O dossel nada mais é do que uma estrutura montada na lateral da cama, tradicionalmente feita em madeira, onde o tecido é fixado de modo semelhante a uma cortina que pode ser aberto ou fechado de acordo com a vontade e necessidade de quem utiliza o quarto.

A cama com dossel tem origem nos tempos medievais, onde era utilizada exclusivamente pelos nobres, reis e rainhas. Contudo, a cama com dossel parece ser bem mais antiga do que isso, uma vez que já foram encontrados indícios de uso da estrutura no antigo Egito.

Mas porque esse elemento era tão apreciado pelos nobres? Antigamente, não existia a divisão de cômodos como se vê atualmente. Nobres e servos compartilhavam dos mesmos aposentos e a maneira que a burguesia encontrou para garantir a privacidade no momento de dormir foi através do dossel. O tecido que envolvia a cama permitia que os nobres desfrutassem da privacidade dentro de seus próprios aposentos. Mas não somente isso.

O tecido do dossel também era eficaz na proteção contra insetos e bichos noturnos, protegendo quem ali se encontrava. O dossel servia ainda como uma barreira contra o frio.

Com o passar do tempo, no entanto, a burguesia manteve o uso do dossel, mas com uma tendência muito maior de demonstrar status do que propriamente servir para o uso que teve origem.

Já nos dias atuais, o dossel superou completamente suas origens e passou a ser utilizado puramente por questões estéticas e decorativas, apesar de em muitos casos ainda possuir valor funcional, como você verá a seguir.

Tipos de cama com dossel

As camas com dossel podem ser usadas por adultos e crianças em quartos de casal, solteiro e infantil. Conheça melhor cada um desses tipos de dossel abaixo:

Cama de casal com dossel

A cama de casal com dossel é uma das mais populares. Esse tipo de cama traz um clima romântico e todo especial para o quarto do casal, ainda mais quando ela é complementada com luzes indiretas. Em casas de campo ou de praia, o uso de camas com dossel se torna muito eficaz para repelir insetos.

Cama de solteiro com dossel

Os solteiros também podem contar com o charme e elegância do dossel. Nesse tipo de quarto, o dossel garante um toque a mais de privacidade e, claro, muito estilo.

Cama infantil com dossel

Nos quartos infantis, principalmente os de bebê, o dossel cumpre muito mais do que uma função estética. Ele é muito importante para afastar o ataque de insetos, como pernilongos, por exemplo, e para proteger a criança das baixas temperaturas da madrugada. O dossel infantil geralmente é encontrado na versão de teto, mas também pode ser utilizado de modo acoplado ao berço ou cama.

Cama com dossel sem tecido

Nem sempre as camas com dossel precisam contar com tecido. As versões mais modernas geralmente trazem apenas a estrutura do dossel. Por isso, se você deseja fugir um pouco do estilo clássico e rebuscado do dossel, opte apenas pela estrutura.

Cama com dossel de teto

A cama com dossel de teto é especialmente indicada para quem possui um pé direito baixo, com cerca de 2,30 a 2,60 de altura. Isso porque, nesse modelo, a sensação de sufocamento é menor, sem contar que o dossel de teto ainda ajuda a criar a impressão de prolongamento do teto, deixando o quarto aparentemente mais alto.

Cama com dossel de parede

A cama com dossel de parede é outra alternativa para quem possui quarto pequeno e mesmo assim não abre mão de usar a estrutura. Nesse modelo, o dossel é fixado diretamente a parede sem a necessidade dos postes laterais.

Como usar a cama com dossel e como escolher o modelo ideal

Para quem possui um quarto com medida igual ou superior a 20 metros quadrados e um pé direito igual ou superior a 2,60 metros pode optar por qualquer tipo de dossel disponível no mercado sem medo de sofrer com abafamento ou sufocamento do ambiente. Já quem possui um quarto com dimensões menores do que essa, o ideal é optar por um dossel de teto ou de parede, conforme mencionamos anteriormente.

Também é importante se atentar para o tipo de tecido que acompanha o dossel. Prefira aqueles mais leves e fluidos, como o voil, por exemplo. As cores claras também são as mais indicadas, uma vez que elas não sobrecarregam o ambiente de informação visual.

Cama dossel na decoração

É impossível negar o efeito decorativo de uma cama com dossel, por isso é fundamental que você harmonize o estilo do dossel com o restante do projeto de decoração. E nesse ponto, o dossel se revela um elemento extremamente versátil. Você pode optar por um modelo de dossel clássico e elegante, feito com estrutura em madeira, tecido nobre e um caimento volumoso ou, ainda, um modelo de dossel moderno e minimalista, apenas com a estrutura feita em aço ou ferro, sem tecido.

Você pode optar também por uma cama dossel em estilo tropical, onde as estampas de folhagens e animais se destacam em meio a estrutura que pode ser de madeira ou bambu. Outra opção é a cama dossel em estilo rústico, feita com estrutura em madeira e tecido cru.

E, por fim, porque não trazer o clima romântico do dossel para dentro do quarto? Esse tipo de dossel é a cara das histórias de contos de fadas e remete ao universo mágico e encantado de príncipes e princesas. Aqui, nesse modelo, as cores pastéis, os tecidos esvoaçantes e o toque de dourado atraem a ideia de nobreza e se revelam indispensáveis ao modelo.

Veja 60 modelos inspiradores de cama com dossel

Já definiu o estilo de cama dossel perfeita para seu quarto? Se as dúvidas ainda pairam no ar, confira a seguir uma seleção de imagens de cama com dossel nos mais diferentes tipos. Com toda certeza, uma delas vai fazer seu coração bater mais forte:

Imagem 1 – Cama com dossel moderna sem tecido; repare que a estrutura está completamente integrada ao restante do ambiente.

Cama com dossel moderna sem tecido; repare que a estrutura está completamente integrada ao restante do ambiente

Imagem 2 – Cama com dossel de madeira; o tecido, nos dias de hoje, é puramente opcional.

Cama com dossel de madeira; o tecido, nos dias de hoje, é puramente opcional

Imagem 3 – Cama infantil com dossel de parede; repare que a estrutura se liga diretamente ao teto, como se fosse uma cortina.

Cama infantil com dossel de parede; repare que a estrutura se liga diretamente ao teto, como se fosse uma cortina

Imagem 4 – Cama de casal com dossel em estilo moderno; aqui, o tecido corre no teto de modo separado à estrutura.

Cama de casal com dossel em estilo moderno; aqui, o tecido corre no teto de modo separado à estrutura

Imagem 5 – Quarto de casal minimalista com cama dossel de ferro.

Quarto de casal minimalista com cama dossel de ferro

Imagem 6 – Cama com dossel em estilo princesa; repare que o caimento do tecido é fundamental nesse tipo de dossel.

Cama com dossel em estilo princesa; repare que o caimento do tecido é fundamental nesse tipo de dossel

Imagem 7 – Cama infantil com dossel de teto; proteção contra insetos e o frio noturno; aqui, as lâmpadas também garantem um toque a mais de conforto e aconchego ao dossel.

Cama infantil com dossel de teto; proteção contra insetos e o frio noturno; aqui, as lâmpadas também garantem um toque a mais de conforto e aconchego ao dossel

Imagem 8 – Nesse outro quarto infantil, a estrutura do dossel acompanha a altura do teto causando a sensação de que amplitude do ambiente.

Nesse outro quarto infantil, a estrutura do dossel acompanha a altura do teto causando a sensação de que amplitude do ambiente

Imagem 9 – Quarto de casal moderno com cama dossel de ferro; repare no contraste criado com a parede de concreto aparente.

Quarto de casal moderno com cama dossel de ferro; repare no contraste criado com a parede de concreto aparente

Imagem 10 – O quarto com estilo clássico optou por uma versão moderna de cama com dossel.

O quarto com estilo clássico optou por uma versão moderna de cama com dossel

Imagem 11 – Olha que ideia diferente e criativa de dossel: a estrutura se transforma em móvel de apoio na lateral da cama.

Olha que ideia diferente e criativa de dossel: a estrutura se transforma em móvel de apoio na lateral da cama

Imagem 12 – Cama com dossel em estilo rústico; o teto rebaixado não foi impedimento para o uso da estrutura.

Imagem 13 – Cama infantil com dossel; note que apenas a parte da cabeceira da cama é coberta pela estrutura.

Cama infantil com dossel; note que apenas a parte da cabeceira da cama é coberta pela estrutura

Imagem 14 – O aconchego do estilo rústico combinado ao charme do dossel de madeira.

O aconchego do estilo rústico combinado ao charme do dossel de madeira

Imagem 15 – A elegância, fluidez e leveza do tecido voil o tornam o mais indicado para cobrir a estrutura do dossel.

A elegância, fluidez e leveza do tecido voil o tornam o mais indicado para cobrir a estrutura do dossel

Imagem 16 – Uma cama de casal com dossel moderno e minimalista bem diferente daqueles primeiros modelos que surgiram há séculos atrás.

Uma cama de casal com dossel moderno e minimalista bem diferente daqueles primeiros modelos que surgiram há séculos atrás

Imagem 17 – Que luxo esse berço com dossel! O tecido mais encorpado traz conforto térmico ao bebê.

Que luxo esse berço com dossel! O tecido mais encorpado traz conforto térmico ao bebê

Imagem 18 – E que tal um dossel amarelo para chamar de seu?

E que tal um dossel amarelo para chamar de seu?

Imagem 19 – Dossel em tom dourado para reviver os tempos da realeza.

Dossel em tom dourado para reviver os tempos da realeza

Imagem 20 – Luzes para deixar o dossel ainda mais encantador; o cenário perfeito para sonhar acordada.

Luzes para deixar o dossel ainda mais encantador; o cenário perfeito para sonhar acordada

Imagem 21 – E o que dizer desse modelo de dossel? Completamente repaginado; repare no espelho colocado na cabeceira e nos pássaros decorativos na lateral da estrutura, sem contar o arco de luzes que paira sobre a cama.

Imagem 22 – Um dossel super contemporâneo para esse quarto cheio de estilo.

Um dossel super contemporâneo para esse quarto cheio de estilo

Imagem 23 – E se o quarto é grande, dá para optar por até duas camas com dossel.

E se o quarto é grande, dá para optar por até duas camas com dossel

Imagem 24 – Elegância e refinamento nesse quarto de casal com dossel em estilo clássico.

Elegância e refinamento nesse quarto de casal com dossel em estilo clássico

Imagem 25 – A madeira rústica da estrutura do dossel traz um clima despojado e alegre ao quarto do casal.

A madeira rústica da estrutura do dossel traz um clima despojado e alegre ao quarto do casal

Imagem 26 – Aqui, ao invés da estrutura convencional foram usados trilhos no teto para a fixação do tecido.

Aqui, ao invés da estrutura convencional foram usados trilhos no teto para a fixação do tecido

Imagem 27 – Cama de casal com dossel de madeira; o tecido nem sempre precisa estar presente.

Cama de casal com dossel de madeira; o tecido nem sempre precisa estar presente

Imagem 28 – A parede azul conferiu todo destaque para o dossel de estrutura metálica preta.

A parede azul conferiu todo destaque para o dossel de estrutura metálica preta

Imagem 29 – A cama com dossel pode ser comprada pronta ou feita sob medida com um marceneiro.

A cama com dossel pode ser comprada pronta ou feita sob medida com um marceneiro

Imagem 30 – Linda inspiração de quarto juvenil com dossel; repare que a estrutura montada no teto abrange as duas camas do beliche.

Linda inspiração de quarto juvenil com dossel; repare que a estrutura montada no teto abrange as duas camas do beliche

Imagem 31 – Quarto infantil com dossel de teto: uma decoração dos sonhos para os pequenos.

Quarto infantil com dossel de teto: uma decoração dos sonhos para os pequenos

Imagem 32 – A caminha em estilo montessoriano é praticamente um dossel, basta algumas adaptações, como o tecido.

A caminha em estilo montessoriano é praticamente um dossel, basta algumas adaptações, como o tecido

Imagem 33 – Cama dossel com ares de mil e uma noites!

Cama dossel com ares de mil e uma noites!

Imagem 34 – A estrutura do dossel permite que você coloque e retire o tecido quando quiser, modificando a cara do quarto sempre que sentir vontade.

A estrutura do dossel permite que você coloque e retire o tecido quando quiser, modificando a cara do quarto sempre que sentir vontade

Imagem 35 – Cama infantil com dossel simples; você mesmo pode fazer.

Cama infantil com dossel simples; você mesmo pode fazer

Imagem 36 – Quarto de bebê com berço e dossel; mais clássico impossível.

Quarto de bebê com berço e dossel; mais clássico impossível

Imagem 37 – De forma muito despojada, o tecido foi apenas “jogado” sobre o dossel.

De forma muito despojada, o tecido foi apenas “jogado” sobre o dossel

Imagem 38 – O papel de parede de passarinhos criou o fundo perfeito para essa cama com dossel de ferro.

O papel de parede de passarinhos criou o fundo perfeito para essa cama com dossel de ferro

Imagem 39 – Romantismo e delicadeza nesse modelo de dossel.

Romantismo e delicadeza nesse modelo de dossel

Imagem 40 – Dossel com cara de tenda: perfeito para quem deseja um quarto ao estilo boho.

Dossel com cara de tenda: perfeito para quem deseja um quarto ao estilo boho

Imagem 41 – Borboletas pousando no dossel, que lindo!

Borboletas pousando no dossel, que lindo!

Imagem 42 – Super moderno e despojado esse quarto de solteiro com dossel.

Imagem 43 – A melhor combinação entre estilo boho e cama com dossel.

A melhor combinação entre estilo boho e cama com dossel

Imagem 44 – Nada de insetos perturbadores!

Nada de insetos perturbadores!

Imagem 45 – A monarquia mandou um oi por aqui! Vai dizer que esse dossel não é a cara dos quartos reais de antigamente?.

A monarquia mandou um oi por aqui! Vai dizer que esse dossel não é a cara dos quartos reais de antigamente?

Imagem 46 – Feche as cortinas para flutuar nesse quarto com dossel e parede de nuvens.

Feche as cortinas para flutuar nesse quarto com dossel e parede de nuvens

Imagem 47 – Cama com dossel para uma princesa!

Cama com dossel para uma princesa!

Imagem 48 – E para os mais crescidinhos, um modelo de cama com dossel moderno e descolado.

E para os mais crescidinhos, um modelo de cama com dossel moderno e descolado

Imagem 49 – Quem curte um estilo mais clássico vai se identificar com essa versão de cama com dossel.

Quem curte um estilo mais clássico vai se identificar com essa versão de cama com dossel

Imagem 50 – Linhas retas e uma estrutura simples: é assim que se faz uma cama dossel minimalista.

Linhas retas e uma estrutura simples: é assim que se faz uma cama dossel minimalista

Imagem 51 – E que tal uma cortina de plantas para o dossel? Seria como dormir em uma floresta.

E que tal uma cortina de plantas para o dossel? Seria como dormir em uma floresta

Imagem 52 – Que tal agora se derreter de amores por uma cama dossel contemporânea e cheia de estilo?

Que tal agora se derreter de amores por uma cama dossel contemporânea e cheia de estilo?

Imagem 53 – No quartinho infantil, a cama com dossel é pura diversão.

No quartinho infantil, a cama com dossel é pura diversão

Imagem 54 – E para os bebês, o dossel é a garantia de um sono tranquilo.

E para os bebês, o dossel é a garantia de um sono tranquilo

Imagem 55 – Pra lá de moderno esse quarto com dossel em branco e preto.

Pra lá de moderno esse quarto com dossel em branco e preto

Imagem 56 – Um pouco da estética oriental para o quarto com dossel.

Um pouco da estética oriental para o quarto com dossel

Imagem 57 – Um apanhado de luzes para trazer conforto e aconchego a cama de casal com dossel.

Um apanhado de luzes para trazer conforto e aconchego a cama de casal com dossel

Imagem 58 – Aqui nesse quarto, o dossel é pura descontração.

Aqui nesse quarto, o dossel é pura descontração

Imagem 59 – E porque não incorporar a ideia de dossel na área externa?

E porque não incorporar a ideia de dossel na área externa?

Imagem 60 – Uma cama de princesa em um quarto bem moderninho.

Uma cama de princesa em um quarto bem moderninho