Chuveiro eletrônico: o que é, como funciona e quais erros evitar

Por -

Tomar banho é uma ação que, culturalmente, os brasileiros fazem todos os dias. Isso se explica pelo clima do país, que costuma ser muito quente e faz com que as pessoas se sintam mais sujas, por conta do suor, ou busquem se refrescar.

Além disso, a sensação da água limpando o corpo logo de manhã, como uma maneira de acordá-lo, ou o efeito relaxante que ela causa à noite, depois de um dia corrido, são alguns dos pontos altos do dia de muitas pessoas. E

Portanto, é preciso saber escolher o chuveiro certo para você, especialmente porque esse ato cultural é essencial no dia a dia do nosso país. E por que não um chuveiro eletrônico?

Para quem tem deseja ter mais de três opções de temperaturas de água durante o banho, que seja um pouco menos quente ou fria, o chuveiro eletrônico é uma opção fantástica. Quer saber mais sobre essa tecnologia? Continue lendo e entenda como ele funciona!

O que é o chuveiro eletrônico?

O que é o chuveiro eletrônico?

Apesar do nome moderno, o chuveiro eletrônico não é tão diferente assim da versão tradicional, que é elétrico. Portanto, ele também precisa de eletricidade para funcionar. 

A diferença desses dois está, na verdade, no modo como funcionam. A versão eletrônica oferece um número maior de possibilidades e ajustes.

O chuveiro eletrônico ou ducha eletrônica, tem uma funcionalidade muito desejada pela maioria dos consumidores: ele possibilita um controle maior sobre a temperatura da água, assim, as pessoas podem fazer ajustes para que o banho fique perfeito para elas.

É interessante apontar que esse ajuste pode ser feito de várias maneiras, como, por exemplo: usando uma chave, uma haste, um controle remoto e, em alguns modelos, é possível definir os padrões especificamente para você. Para mais, esse tipo de ducha permite um consumo de energia mais econômico.

Como ele funciona?

O controle da temperatura oferecido pelo chuveiro eletrônico é possível por conta da potência que ele utiliza. 

Assim, ele tem uma espécie de circuito interno que controla essa potência, ele é composto por um TRIAC, um semicondutor capaz de controlar altas correntes. Ele é ligado na configuração tradicional, determinante para o ponto de disparo nos semiciclos da corrente alternada. Dessa maneira, a resistência do chuveiro é ligada em série com o TRIAC.

Já no gate do TRIAC, há uma ligação com um DIAC e uma rede RC de retardo, que é o que vai determinar o ponto de disparo em cada semiciclo da tensão alternada. Assim, na subida do semiciclo, o capacitor inicia um carregamento pelo potenciômetro e pelo resistor em série, até que o ponto de disparo do DIAC seja alcançado.

É desse modo que a regulagem do chuveiro eletrônico é feita. Portanto, podemos concluir que temperatura é proporcional à potência. Por esse motivo, a possibilidade de regular a condição da água que cai do chuveiro existe, já que sua resistência é ajustável.

Como saber qual é o chuveiro eletrônico ideal?

Como saber qual é o chuveiro eletrônico ideal?

O mercado disponibiliza muitas opções de modelos de chuveiro eletrônico. Por isso, essa variedade pode gerar dúvidas e causar confusão na hora de fazer a escolha. No entanto, não é preciso se preocupar muito, pois, já que há tanta diversidade desse produto, certamente haverá um que se encaixe no que você procura.

A característica que mais varia entre os modelos é a maneira que a temperatura é controlada. Contudo, a mais comum é a haste, que já é encaixada na estrutura do chuveiro. 

Apesar disso, um dos modelos mais desejados por quem procura por esse tipo de ducha, é o que possui controle remoto e definição de padrões pessoais, que é uma das opções mais caras. 

Também existem opções de chuveiro que contém um painel eletrônico e permitem a escolha da temperatura exata, como 37°C, por exemplo, assim como o controle. Portanto, é de extrema importância avaliar seu orçamento antes de fazer a escolha.

Há também os fatores estéticos do chuveiro eletrônico. Existem opções mais arredondadas e robustos, bem como mais finos e com linhas retas. Da mesma maneira, você também pode escolher diferentes cores, como preto, prateado e branco.

Quais são as vantagens do chuveiro eletrônico?

Quais são as vantagens do chuveiro eletrônico?

Além dos detalhes citados anteriormente, você também pode optar por um chuveiro eletrônico mais sustentável e econômico, que te ajuda a cortar gastos com energia e, de quebra, ainda colabora com o meio ambiente.

O chuveiro eletrônico é essencial para quem busca diminuir os gastos com energia elétrica, pois, ele é de possui alta eficiência e potência ajustável. Contudo, para que o consumo seja menor, é preciso evitar usar a potência máxima, uma vez que não há uma resistência fixa.

Além de diminuir o consumo de energia, o chuveiro eletrônico também oferece como diferencial uma maior segurança. Ademais, a temperatura também pode ser ajustada enquanto o chuveiro está ligado, diferente das duchas comuns, que precisam ser desligadas para que o ajuste seja feito.

Conseguiu entender mais sobre o chuveiro eletrônico?

O chuveiro eletrônico certamente tem muitas vantagens, mas é preciso se planejar um pouco antes de tomar a decisão de comprar uma ducha desse tipo. Não são todos que conseguem se acostumar com essa tecnologia ou bancar o valor dela.

No entanto, se você estiver certo de que quer um chuveiro eletrônico, vá em frente! Ele é um bom investimento e, com certeza, fará os seus banhos serem muito mais refrescantes e ideais. 

Gostou do artigo? Tem dúvidas, críticas ou sugestões? Escreva nos comentários!