Como cozinhar brócolis: diferentes maneiras e principais benefícios

Por -

Sabe quando você está meio sem criatividade para fazer o almoço ou o jantar, mas aí você lembra que tem brócolis na geladeira? Pois é, esse vegetal repolhudo e verdinho pode valorizar e agregar sabor a qualquer prato, livrando você de uma refeição sem graça.

Mas tem um detalhe: o cozimento. Você sabe como cozinhar brócolis? O modo de preparação desse vegetal é que vai garantir o sabor, a textura e, claro, a melhor absorção de nutrientes.

Por isso, trouxemos nesse post o passo a passo para você aprender como cozinhar brócolis certinho de diferentes maneiras, vamos ver?

Brócolis: benefícios e preparações

Como cozinhar brócolis

Nutritivo e saboroso, o brócolis é um grande aliado da alimentação saudável. A textura macia agrada a todos, inclusive crianças que costumam ser mais seletivas com os alimentos.

O brócolis é um alimento incrível para quem deseja manter a saúde dos ossos em dia e, de quebra, ajudar a prevenir problemas como a osteoporose.

Isso porque o brócolis é rico em vitamina K que ajuda a manter a fixação do cálcio nos ossos. Só para você ter uma ideia, uma porção de 60 gramas de brócolis cozido é capaz de oferecer 100% da necessidade diária de vitamina K.

O brócolis também é riquíssimo em vitamina C, um poderoso antioxidante capaz de aumentar a defesa natural do organismo e até mesmo prevenir o desenvolvimento de doenças como o câncer.

O brócolis ainda favorece a saúde do sistema cardiovascular, graças a sua capacidade de diminuir os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue.

Quem consome brócolis regularmente também está nutrindo o organismo com potássio, manganês, ferro e vitamina B9, além de fibras.

No Brasil, existem dois tipos de brócolis que são mais conhecidos: o de rama e o ninja, aquele parecido com uma couve flor.

Quando for comprar o brócolis observe se ele está com a cor verde escura e com botões fechados. Não compre aqueles que já apresentam flores ou com partes amareladas, esse é um indicativo de que o brócolis já está passando do ponto.

O brócolis pode ser consumido cozido ou assado em preparações que incluem desde recheios de massas de tortas e pães, até como salada ou misturado ao arroz branco do dia a dia. Opções para inserir esse vegetal na alimentação é o que não falta!

Como cozinhar brócolis de diferentes maneiras

O modo de cozimento do brócolis interfere na textura e sabor do alimento, assim como na preservação dos nutrientes.

Também é importante observar que o brócolis não pode cozinhar demais, senão ele perde textura. O tempo máximo recomendado, dependendo do tipo de cozimento, é de no máximo cinco minutos.

Confira abaixo os modos mais populares de cozinhar brócolis. 

Brócolis no vapor

Para quem deseja manter o sabor, a textura e os nutrientes do brócolis praticamente inalterados deve optar pelo cozimento à vapor.

O processo é simples. Lave e retire as folhas e os talos maiores. Em seguida, coloque o brócolis na parte superior da panela de cozimento a vapor, aquela semelhante a um escorredor.

Caso você não tenha uma panela dessas, improvise usando uma peneira metálica que se encaixe sobre alguma das suas panelas.

Coloque água no fundo da panela, cerca de três centímetros, não deixe a água encostar no cesto.

Em seguida, ajeite os brócolis no cesto. Tampe a panela e deixe-os cozinhar por cerca de cinco minutos ou até notar que já está levemente macios.

Brócolis no microondas

Você também pode usar o microondas para cozinhar os brócolis. Para isso, coloque os raminhos do vegetal em um prato com um pouco de água. Em seguida, cubra o prato com outro prato.

Leve ao microondas em potência alta por 4 minutos. Retire do aparelho com cuidado porque o prato estará quente.

Verifique se já estão macios, caso contrário volte-os para o microondas por mais um minuto.

Brócolis na panela de pressão

A panela de pressão é a melhor opção para quem deseja cozinhar brócolis rapidamente. Para isso, basta colocar os floretes dentro da panela com água suficiente para cobrir.

Feche a panela, conte três minutos após o inicio da pressão e pronto.

Brócolis na panela comum

Outro modo de cozinhar brócolis é usando uma panela comum e utilizando o processo de fervura. Contudo, nesse caso, é importante lembrar que grande parte dos nutrientes acaba se perdendo com a água e a alta temperatura.

Em todo o caso, o processo também é simples. Basta colocar os brócolis na panela, cobrir com água, levar ao fogo e esperar até que eles estejam macios, cerca de cinco minutos.

Brócolis no forno

Brócolis no forno é uma receita completa. O tempo de cozimento é maior, mas o resultado final compensa.

Para cozinhar o brócolis no forno faça o seguinte: lave e coloque os floretes em uma refratária de vidro ou forma.

Tempere-os com sal, pimenta, azeite e alho picadinho. Cubra a forma com papel alumínio e leve ao forno em temperatura média por cerca de 20 a 25 minutos.

Como conservar e congelar brócolis

O brócolis é um alimento altamente perecível, ou seja, ele estraga fácil. Por isso, não adianta fazer uma grande porção se não for comer, a possibilidade de jogar tudo fora depois é grande.

Mas se você deseja manter o brócolis por mais tempo pode optar por congelá-lo após o cozimento. Dessa forma, você garante o alimento sempre que desejar.

O processo de congelamento do brócolis é conhecido como branqueamento.

A primeira parte desse processo consiste em cozinhar o brócolis até que ele fique al dente, ou seja, firme, nem muito mole, nem muito duro. Em média, três minutos no vapor é o suficiente.

Imediatamente após retirar o brócolis do cozimento, jogue-o em uma tigela com água gelada e cubos de gelo. Deixe-o lá por cerca de mais três minutos.

Em seguida, escorra bem e coloque-o em um pote limpo e higienizado. Quando precisar usar brócolis na sua receita, basta retirar uma porção do freezer e colocar diretamente na panela.

Não descongele o brócolis antes, ele tende a ficar borrachudo. 

Depois dessas dicas de como cozinhar brócolis agora é só aproveitar o que esse alimento tem de melhor.