Como cozinhar grão de bico: benefícios, dicas e diferentes formas de fazer

Por -

O grão de bico é uma das leguminosas mais nutritivas que existe. Mas é preciso saber como cozinhá-lo corretamente para preservar seus benefícios e sabor.

Por isso, trouxemos no post de hoje dicas espertas para você aprender como cozinhar grão de bico e, assim, inserir esse alimento super saudável na sua rotina.

Confira:

Benefícios do grão de bico

Descubra como cozinhar grão de bico

O grão de bico é um velho conhecido dos vegetarianos e veganos, graças a sua grande concentração de proteína. Inclusive, a proteína do grão de bico é considerada como uma das melhores entre todas as leguminosas. Isso porque ela possui praticamente todos os aminoácidos essenciais, com exceção apenas da metionina.

Mas não é só para os vegetarianos que o grão de bico traz benefícios. Esses pequenos grãos amarelos são uma excelente fonte de cálcio, ferro, fósforo, potássio e cobre.

O grão de bico ainda oferece vitaminas C, E e K, além de ácido fólico. Fonte de fitoestrógenos, o grão de bico é um ótimo aliado da saúde feminina, uma vez que ajuda a regular os hormônios, especialmente para as mulheres que estão na fase da menopausa. Já a vitamina B9, também presente no grão, auxilia na fertilidade.

As fibras presentes no grão de bico são ótimas aliada para quem deseja perder peso, reduzindo o apetite e controlando os níveis de açúcar no sangue. Isso significa que o grão de bico também é benéfico para quem sofre com diabetes. A saúde cardiovascular também é favorecida pelo consumo do grão de bico.

Como cozinhar grão de bico

O processo de cozimento do grão de bico ocorre em etapas. Isso quer dizer que você não vai comer grão de bico na hora que bater a vontade (a não ser que você tenha uma porção deles congelada no freezer). Mas, de modo geral, o processo é um pouco demorado e cada uma das etapas é importante para melhor absorção dos nutrientes e para manter a qualidade e textura dos grãos. Veja o passo a passo:

Escolha a lavagem dos grãos

O grão de bico geralmente é vendido na forma seca em pacotinhos de 500 gramas ou a granel em lojas de produtos naturais.

De ambas as formas, é sempre importante escolher os grãos e lavá-los bem antes de iniciar o processo de cozimento.

Para isso, despeje os grãos sobre uma superfície lisa e remova possíveis pedacinhos de pedras e outros grãos que às vezes acabam vindo junto com o grão de bico.

Em seguida, com a ajuda de um escorredor, lave bem os grãos esfregando-os uns contra os outros.

Colocar de molho

A próxima etapa é o molho. Recomenda-se deixar o grão de bico cerca de oito a doze horas de molho antes do cozimento.

Essa parte é importante por dois motivos: o primeiro é que você reduz o tempo de cozimento dele na panela, uma vez que ela estará mais macio e hidratado.

O segundo é porque com o molho você também elimina os antinutrientes presentes na leguminosa que impedem a absorção adequada dos nutrientes e ainda podem provocar excesso de gases após o consumo.

Para colocar o grão de bico de molho use uma bacia ou tigela grande porque os grãos dobram de volume ao serem hidratados.

Cubra-os com água em temperatura ambiente e deixe-os descansar de um dia para o outro. Na metade do tempo, troque a água do molho.

Se desejar, pode adicionar uma colher de chá de bicarbonato ou uma colher de sopa de vinagre para ajudar na remoção dos antinutrientes.

Após o período do molho, descarte a água, escorra e lave bem os grãos.

Descascar

Nem todo mundo descasca o grão de bico, mas para algumas receitas, como o homus, por exemplo, os grãos descascados melhoram a textura do prato.

Para descascar o grão de bico pegue um pano de prato limpo e seco e coloque uma porção de grãos sobre uma das pontas do pano. Cubra os grãos com o restante que sobrou do pano e faça fricções e movimentos circulares para ajudar na remoção da casca.

Retire essa porção já descascada e coloque uma nova porção. Faça isso sucessivamente até descascar todos os grãos.

Dobro de volume

Vale lembrar que o grão de bico dobra de volume depois de hidratado e cozido. Por isso, se você precisa de duas xicaras de grão de bico cozido, hidrate apenas uma.

Tempo de cozimento do grão de bico

O tempo de cozimento do grão de bico varia de acordo com o modo escolhido para cozinhá-lo e o tempo que ele está de molho, quanto mais hidratado, mais rápido é o cozimento.

Esse tempo também pode variar dependendo da receita que você vai fazer. Algumas pedem grãos mais firmes, como uma salada, por exemplo, já para fazer pastas e cremes, o grão deve estar mais mole e macio.

3 formas diferentes de cozinhar grão de bico

Descubra como cozinhar grão de bico

Na panela de pressão

A panela de pressão é o modo mais rápido e prático para cozinhar grão de bico. Depois que os grãos já foram hidratados, lavados e descascados, coloque-os para cozinhar cobrindo-os com água cerca de três dedos acima do volume dos grãos.

Se desejar, adicione uma pitada de sal, um fio de azeite e folhas de louro. Assim, o grão de bico vai incorporando sabor tanto por dentro, quanto por fora.

Quando a panela pegar pressão, abaixe o fogo e conte cerca de 20 a 30 minutos e desligue. Espere a pressão sair, abra e verifique a textura do grão. Se já estiver no ponto desejado para sua receita, basta escorrer a água.

Uma dica: não descarte a água do cozimento. Ela pode ser bem útil (vamos explicar isso melhor no final do post).

Na panela comum

Quem não tem panela de pressão ou não deseja usá-la pode cozinhar o grão de bico em uma panela comum.

Para isso, despeje o grão de bico já hidratado por no mínimo 12 horas em uma panela grande, cubra com água cerca de três dedos acima do volume dos grãos. Deixe cozinhando por cerca de uma hora a uma hora e meia.

Adicione sal, azeite e folhas de louro se desejar.

No forno

Os grãos de bico podem ser preparados no forno também. Mas nesse caso é importante lembrar que eles ficam mais sequinhos, por isso pode não ser uma boa ideia para preparações mais pastosas.

Para assar o grão de bico no forno unte o fundo de uma assadeira com azeite. Em seguida, coloque os grãos de bico já hidratados tendo o cuidado de não criar camadas ou sobreposições entre eles. Os grãos devem ficar um ao lado do outro para que assem por igual.

Tempere com sal, azeite, pimenta do reino e alguma outra erva da sua preferência.  Coloque-os no forno médio por cerca de 30 a 40 minutos ou até que estejam dourados e crocantes.

Essa é uma boa dica para quem deseja ter grãos de bico como tira gosto ou lanchinho saudável ao longo do dia.

Como conservar o grão de bico

O grão de bico pode ser conservado de duas formas após o cozimento: na geladeira e no freezer. Na geladeira, o grão de bico se mantem preservado por até três dicas, mas lembre-se de armazená-lo em um pote com tampa bem vedada.

Já no freezer, o grão de bico se conserva por três meses. Para congelar o grão de bico é muito simples. Faça todo o procedimento explicado anteriormente e, após o cozimento, deixe-o esfriar.

Quando o grão de bico já estiver frio, divida-o em porções dentro de potinhos com tampa. Anote em uma etiqueta a data do congelamento para que você não perca a validade.

Depois é só levar os potinhos para o freezer e congelá-los. Na hora que precisar utilizar o grão de bico, retire-o do congelador de um dia para o outro, mantendo-o na geladeira até que descongelem.

Se estiver com pressa, basta colocar o grão de bico congelado em uma bacia com água fervente. Eles ficam como se tivessem acabado de sair da panela.

Dica bônus: aproveite a água do cozimento do grão de bico

Você sabia que água do cozimento do grão de bico pode ser usada como um substituto da clara do ovo? Essa dica é especialmente válida para veganos e vegetarianos que desejam opções para o consumo de alimentos de origem animal.

Para fazer essa mágica acontecer basta colocar a água do cozimento dos grãos em uma panela e deixar ferver por cerca de cinco minutos.

Depois, espere esfriar e coloque essa água, também conhecida como aquafaba, na geladeira por aproximadamente oito horas.

O próximo passo é bater essa água na batedeira por cerca de dez minutos até que ela crie volume e consistência. Para saber o ponto certo, pegue um pouco da aquafaba com uma colher e vire-a de cabeça para baixo. Se ela não cair, está no ponto.

Armazene essa “clara” na geladeira e use-a nas preparações em lugar do ovo comum.

Receitas com grão de bico

O grão de bico pode ser incorporado na alimentação diária de inúmeras formas.

No café da manhã, por exemplo, o grão de bico pode ser usado para fazer uma pastinha árabe conhecida como homus, perfeita para passar no pão.

Já para aquele lanchinho no meio da manhã ou da tarde, experimente consumir o grão de bico assado e temperado.

No almoço, o grão de bico vai bem como salada ou no preparo de um delicioso falafel, um tipo de bolinho feito de grão de bico também de origem árabe.

Para o jantar, você pode consumir o grão de bico em forma de creme ou sopa.

Bora cozinhar grão de bico?