Como cozinhar feijão: veja os principais tipos e como cozinhar em cada panela

Por -

Hoje nós vamos te ensinar como cozinhar feijão. É isso mesmo! Não tem mais desculpas para deixar de preparar essa iguaria tipicamente brasileira aí na sua casa.

Vem ver!

Benefícios e propriedades nutricionais do feijão

Quem nunca ouviu essa frase: “come feijão para ficar forte”. As crianças que o digam! E não é que os pais e os avós estão certos.

Isso porque o feijão é rico em proteínas e ferro, o que ajuda e muito no desenvolvimento adequado de tecidos e músculos.

O feijão também é fonte de ácido fólico ou vitamina B9, como também é conhecido. Essa vitamina é essencial para diversas funções do organismo, indo desde a criação e regeneração das células até a formação do DNA, por isso ele é tão importante durante a gestação.

O feijão ainda é ótimo para quem sofre de diabetes e precisa diminuir os níveis de glicose no sangue. A leguminosa possui baixo índice glicêmico e grande quantidade de fibras.

Quer mais um beneficio desse alimento incrível? Pois bem, o feijão é ótimo para quem deseja emagrecer, já que ele garante uma sensação de saciedade por mais tempo, evitando ataques inoportunos à geladeira.

Como cozinhar feijão

Cozinhar feijão é algo bem simples, dá só uma olhada:

Quantidade certa

É importante você saber que o feijão praticamente triplica de quantidade após o cozimento. Sendo assim, uma xícara de feijão cru rende até três xicaras de feijão cozido.

Portanto, tenha isso em mente na hora que for preparar o alimento. Para facilitar é sempre bom cozinhar uma quantidade a mais para armazenar no congelador, assim você economiza tempo, gás e louça.

Tipo de feijão

Também é importante ter em mente que dependendo do tipo de feijão o tempo de cozimento pode alterar. Vamos falar melhor sobre isso mais adiante.

Por hora, saiba que as dicas que vamos dar a seguir se aplicam principalmente ao feijão carioca, o mais consumido no dia a dia.

Deixando de molho

O primeiro passo para cozinhar feijão é deixá-lo de molho. Pois é! Esse hábito antigo, do tempo dos nossos avós, foi testado e comprovado pela ciência.

Além de deixar os grãos mais moles e, com isso, acelerar o processo de cozimento, o “molho” faz com que o feijão libere fitatos, conhecidos como anti nutrientes. Esses fitatos podem causar má digestão, desconforto intestinal e gases.

Não existe um consenso sobre quanto tempo o feijão deve ficar de molho, mas a dica é deixá-lo de um dia para o outro, ou seja, coloque o feijão em uma bacia com água durante a noite se a intenção for prepará-lo para hora do almoço.

Logo que acordar, troque a água e coloque-o para cozinhar. E por falar em água não utilize a água do molho para cozinhar o feijão. Isso porque todos os fitatos liberados pela leguminosa vão direto para a água e, aí nesse caso, não faz sentido nenhum reaproveitá-la.

Feito isso, hora de colocar o feijão na panela. 

Como cozinhar feijão na panela de pressão

A panela de pressão é o jeito mais fácil e rápido de cozinhar feijão. Depois de deixá-lo de molho, escorra a água, lave e enxague. Coloque os grãos na panela e cubra com aproximadamente três dedos de água acima do nível dos feijões.

Feche a panela e leve-a ao fogo. Quando iniciar a pressão conte cerca de 10 minutos e desligue. Espere a pressão sair completamente, abra a panela e verifique se os feijões já estão macios. Lembrando que quanto mais tempo o feijão ficar de molho, menos tempo ele leva para cozinhar. 

Como cozinhar feijão na panela comum

Você pode cozinhar feijão em uma panela comum, apesar do processo ser mais demorado. Para isso, coloque os feijões na panela e cubra-os com água até atingir cerca de quatro dedos acima do nível dos grãos. Verifique o nível da água durante o cozimento, se precisar de mais, adicione.

Deixe-os cozinhar por cerca de 40 a 50 minutos até os grãos amolecerem.

Como cozinhar feijão na panela elétrica

Se você tem uma panela de pressão elétrica pode usá-la para cozinhar feijão. O processo é bem parecido com os anteriores.

Deixe os grãos de molho, lave e enxague. Coloque-os na panela e cubra com água (cerca de três dedos acima do nível do feijão). Programe a panela para 15 minutos de cozimento. Ao final do tempo verifique se os feijões estão macios.

Como cozinhar feijão no microondas

Se você não tem nem panela, nem fogão, um outro modo de cozinhar feijão é no microondas. Esse não é o método mais prático e econômico, mas pode te salvar numa emergência.

Comece deixando o feijão de molho, assim você reduz o tempo do cozimento. Em seguida, coloque os ingredientes para o refogado (alho, cebola e um fio de azeite) na tigela que será usada para preparar o feijão.

Leve esse refogado para o microondas por cerca de três minutos. Na sequência adicione o feijão e cubra-o com água.

Volte a tigela para o microondas e programe o aparelho para 30 minutos em potência máxima, fazendo uma pausa na metade do tempo para mexer.

Ao final, adicione sal e está pronto para servir.

Tipos de feijão e como cozinhar cada um deles

Como cozinhar feijão preto

O jeito de cozinhar feijão preto é o mesmo do feijão carioca. Deixe os grãos de molho de um dia para o outro e cozinhe na panela de pressão por cerca de 10 a 15 minutos (ou no método de cozimento da sua preferência).

Para ressaltar o sabor do feijão preto adicione algumas folhas de louro na água do cozimento.

Como cozinhar feijão branco

O feijão branco possui grãos um pouco maiores do que o feijão preto e o feijão carioca. Isso faz com que ele seja também um pouquinho mais duro e demore mais tempo para cozinhar.

Por isso, o ideal é sempre deixá-lo de molho para facilitar o processo e, preferencialmente, cozinhá-lo na panela de pressão. O tempo médio de cozimento do feijão branco (caso tenha ficado de molho) é entre 15 e 20 minutos.

O feijão branco geralmente é utilizado no preparo de receitas especiais e diferenciadas, mas nada impede que você adicione esse feijão no seu dia a dia, basta prepará-lo do modo convencional.

Como cozinhar feijão azuki

De origem japonesa, o feijão azuki possui uma linda coloração avermelhada. Os grãos menores do feijão azuki também ajudam no processo de cozimento, já que ele amolece mais rapidamente.

O feijão azuki pode ser cozido na panela de pressão ou na panela comum, mas é importante deixá-lo de molho de um dia para outro da mesma maneira dos demais.

Para cozinhar o feijão azuki coloque os grãos na panela cubra com cerca de dois dedos acima do nível dos grãos. No momento da pressão, conte cinco minutos e está pronto.

Já se preferir cozinhar o feijão azuki na panela comum conte cerca de 20 a 25 minutos. Verifique o ponto de cozimento dos grãos e está pronto.

O feijão azuki pode ser temperado normalmente, como você faz com os outros feijões ou, se preferir, ele pode se tornar base para outras receitas, como ensopados, caldos, cremes e saladas.

Como cozinhar feijão fradinho

Muito popular no nordeste brasileiro, o feijão fradinho é um tipo diferenciado de feijão por dois motivos: ele é geralmente consumido sem caldo, só os grãos, e é muito prático de ser feito.

O feijão fradinho não precisa ficar de molho. Ele vai da embalagem direto pra panela (apenas lave-o antes).

Prefira cozinhá-lo na panela de pressão que é mais rápido, cerca de 10 minutos. Para isso, basta colocar o feijão fradinho e adicionar água até cobrir. Conte o tempo, desligue a panela, escorra a água e pronto.

O feijão fradinho fica ótimo em saladas, farofas, risotos, vinagretes e acompanhando carne seca, linguiça e frutos do mar.

Você pode ainda usar o feijão fradinho para fazer purê, pastas e bolinhos, como o tradicional acarajé.

Como temperar feijão

Existem diversas formas diferentes de temperar feijão e todo mundo sempre tem aquela receita de mãe para deixar o feijão do dia a dia delicioso.

Mas é claro que existe também uma receitinha básica de refogado para o feijão e é essa que vamos deixar aqui para você. Anota aí:

  1. ½ cebola
  2. 2 dentes de alho
  3. 1 colher (sopa) de óleo

Em uma panela pequena ou frigideira adicione o óleo, o alho e a cebola. Quando começar a dourar, adicione uma concha de feijão, sem o caldo, amasse e misture bem.

Despeje esse refogado na panela onde está o restante do feijão. Mexa e acrescente o sal. Deixe ferver por mais 10 minutos com a panela destampada e pronto.

Para variar um pouco, você pode adicionar ervas frescas, tomate e até algumas gotinhas de limão.

Como conservar feijão

O feijão que você cozinhou não precisa ser totalmente temperado. A dica aqui é cozinhar uma boa porção de uma só vez, separar o que vai ser consumido no dia e o restante dividir em potinhos e armazenar no freezer.

Cuidado apenas para não encher demais o pote, uma vez que o feijão vai aumentar de volume no processo de congelamento e pode até estourar o pote. Preencha no máximo ¾ do recipiente.

O feijão pode ficar no congelador por até três meses.