Como cuidar de Lírio da Paz: confira dicas essenciais para você seguir

Por - Atualizado em:

Quer aprender a como cuidar de Lírio da Paz? Conhecida como uma planta mística, o Lírio da Paz, de nome científico Spathiphyllum Wallisii é também chamado por “Bandeira Branca”.

Pois segundo a espiritualidade, ela tem o poder de absorver más energias, purificar o ambiente e trazer a sensação de paz e harmonia. Muito usada para decoração de ambientes, casas e jardins. Por ser de uma beleza singular e de fácil cultivo, o Lírio da Paz se tornou uma das plantas mais populares do mundo.

De folhas longas e coloração verde escura, esbanja brilho e vitalidade quando bem cuidada. Conhecida por atrair sorte e felicidade. É usada em ambientes externos e internos por sua fácil adaptação. Suas folhas brancas na verdade são brácteas, que envolvem as verdadeiras flores e trazem no aspecto o formato de uma espiga alongada. Preparamos esse artigo para você aprender tudo sobre como cuidar de Lírio da Paz.

Não é necessário ser um especialista em plantas para cuidar de um Lírio da Paz, inclusive é uma ótima opção para iniciantes, pois são fáceis de cuidar, resistentes e suportam ambientes com baixa luminosidade. Você só precisa saber de alguns segredos. Mas no geral é mais simples do que se imagina. Então agora que você já sabe um pouco dessa planta ¨queridinha¨ dos brasileiros, vamos aprender na prática como cuidar de Lírio da Paz.

Como cuidar de Lírio da Paz: dicas essenciais

Como cuidar de Lírio da Paz: dicas essenciais

Separamos três pontos importantes aos quais você deve ficar atento(a) na hora de cuidar do seu Lírio da Paz.

Local: sombra ou sol?

Sombra. Porém tome cuidado, pois, ele também necessita de sol. A falta de sol pode ser o principal motivo pela ausência de flores, mas o excesso dele pode deixas as folhas amareladas e muitas vezes até queimá-las. Um lugar sombreado com pouca luminosidade pela manhã é o ideal no cultivo essa espécie.

Clima: seco ou úmido?

Úmido. Visto que suas folhagens são grandes e exuberantes e é uma planta de alta umidade.

Foi viajar e quando voltou encontrou ela murcha e sem vida? Relaxa. Ao contrário de outras plantas, ela é resistente e se recupera com facilidade. Pode voltar a vitalidade com uma boa rega de emergência. Quer saber o que é uma rega de emergência e como fazer? Veja no video abaixo:

Temperatura: altas ou baixas?

Altas. Porém o excesso é prejudicial. Duas horas por dia do sol fraco da manhã e sua planta ficara radiante. Um cuidado especial com essa espécie é protegê-la do vento. O vento pouco a pouco pode causar queimaduras nas folhagens, além de deixar um aspecto de envelhecida, queimada, amarelada e sem vida. O equilíbrio entre sombra e um pouco de luminosidade diária, é o segredo para o brilho e a beleza das folhas.

Ok. Agora como cuidar de Lírio da Paz, e o que fazer para florescer?

Já sabemos que o Lírio da Paz é uma planta de sombra, que gosta de alta umidade e de altas temperaturas. Portanto floresce muito bem em vários ambientes, mas se não florescer, pode ser devido a problemas relacionados aos nutrientes do solo ou a falta de sol. A falta de umidade também pode ser um problema principalmente em dias secos. Uma dica de ouro é usar e abusar do pulverizador de água nesses dias.

Uma boa adubação do solo também é fundamental nesse caso. Muitas vezes a planta não floresce pela falta de nutrientes do solo. Para saber como cuidar de Lírio da Paz é ideal uma adubação completa com fertilizantes uma vez por ano, e a reposição de nutrientes deve ser feita com nutrientes orgânicos uma vez a cada seis meses. Receitinhas caseiras como borras de café, cascas de ovos e até mesmo minhocas, cabem bem nesse aspecto.

O Lírio da Paz gosta de sombra, porém não confunda com breu ou escuridão, embora seja uma planta de pouca luminosidade, a escuridão não contribui para o aparecimento de flores. Caso o seu Lírio da Paz não esteja florescendo, experimente trocá-lo gradualmente de lugar, pois, muitas vezes um pouco mais de claridade pode ajudar na floração.

O fator época do ano também pode influenciar no aparecimento das flores. As condições mais quentes são mais propicias a floração, assim elas tendem a florescer no início da primavera ou do verão. Se estiverem fora dessa época pode ser normal o não aparecimento de flores devido ao clima mais frio.

Em qual local cultivar?

Em qual local cultivar?

Veja abaixo algumas opções e formas de cultivo e de cuidados, para te ajudar a aprender sobre como cuidar de Lírio de Paz:

Cuidando de Lírio da Paz no jardim

Por ser uma planta de tamanhos e portes variados, bonita e de muitos significados, o Lírio da Paz é muito usado como elemento de decoração. Além de ficar lindo, traz uma sensação de paz quando usado em jardins e jardineiras decorativas. Na hora do plantio é importante ficar atento ao lugar, para que esse seja sombreado sem muita exposição ao sol e de alta umidade. Assim o seu jardim vai ficar ainda mais sofisticado e com vida.

Cuidando de Lírio da Paz no vaso

O Lírio da Paz no vaso enriquece o ambiente. No canto de sala, como no arranjo de mesa, do banheiro ao quarto. É um coringa quando pensamos em decoraçãoetraz harmonia para qualquer ambiente. É importante ficar atento ao local úmido e sombreado, caso as folhas estejam ficando amareladas ou sem vida no vaso, vale a pena fazer a troca de local buscando luz e umidade. O solo deve receber nutrientes a cada seis meses.

Cuidando de Lírio da Paz em apartamento

Quem mora em apartamento muitas vezes se restringe ao contato com as plantas. Seja pela falta de entrada de luz, calor no ambiente ou falta de espaço. Vale ressaltar que o Lírio da Paz é uma planta de ótima resistência e de fácil cultivo, por isso é ideal para apartamentos. é

Vale ressaltar que é importante ficar atento ao ar muito seco. Borrifar água de tempos em tempos deve resolver o problema, assim a planta fica forte e saudável, e seu apê fica mais lindo.

Dica extra: arranjos com Lírio da Paz

Dica extra: arranjos com Lírio da Paz

Agora que você aprendeu como cuidar de Lírio da Paz, que tal criar um belo arranjo?

Uma forma diferente e bonita de cair aos encantos do Lírio da Paz são os arranjos. Eles servem como ótimas opções de decoração para centro de mesa, eventos, escritórios, bodas, batizados, como também podem ser usados para presentear alguém especial. Na hora de montar um arranjo use sua criatividade. Um vaso bem bonito, pedras, cascalhos de madeiras e a mistura do Lírio da Paz com outras espécies, pode ser uma ótima aposta.

Você gostou de aprender essas dicas sobre como cuidar de Lírio da Paz?

Ter uma planta em casa ou no trabalho é sempre uma ótima opção. Traz vida, reduz o estresse, proporciona uma sensação de bem-estar e leveza ao ambiente, além de melhorar a qualidade do ar, aumenta a produtividade, melhora a saúde mental, emocional e estimula a criatividade.

Sabendo disso que tal apostar no Lírio da Paz para deixar sua casa, apartamento ou local de trabalho ainda mais leve e aconchegante?

Agora que você aprendeu tudo sobre como cuidar de Lírio da Paz, conta para gente se esse artigo foi útil. Se você achou fácil cuidar dessa espécie e qual a forma que você vai escolher para cultivar o seu “queridinho” Lírio da Paz?