Como cuidar de samambaia: veja dicas essenciais para cultivar

Rega, adubação, plantio e poda: saiba como você deve cuidar de samambaia em casa

Por -

Se você está precisando aprender como cuidar de samambaia porque pretende cultivá-la em seu lar, acompanhe agora mesmo o nosso post com as melhores dicas. Você vai entender como cuidar de samambaia dentro e fora de casa. Confira!

Como cuidar de samambaia dentro de casa?

A samambaia é uma planta de clima tropical e cresce nas florestas, principalmente, nas regiões úmidas. Mas isso não impede que você possa cultivá-la dentro de casa, já que se adapta facilmente a lugares com pouca luz, não sendo necessária muita manutenção.

Escolha um local adequado para acomodá-la

A samambaia deve ser colocada em um ambiente com sombra, mas não pode deixar de receber os raios de luz de forma suave. Por isso, o local mais adequado para cultivá-la é próximo à janela. Só fique atento para deixá-la longe das janelas que estejam a leste ou oeste porque recebem alta incidência de luz solar. Prefira as janelas voltadas para o sul ou norte.

Escolha o vaso ideal

Vaso de samambaia ideal

Prefira colocar a samambaia em um vaso de plástico, já que os de barro não retém tanta umidade que é o que ela mais precisa. Se quiser aumentar a umidade do lugar, use dois vasos ou coloque um umidificador no local.

Se for usar dois vasos:

  1. Eles precisam ser de tamanhos diferentes;
  2. Pegue um musgo e umedeça-o com água ;
  3. Depois coloque-o dentro de um vaso maior;
  4. Após isso, coloque o vaso menor dentro;
  5. Use o resto do musgo umedecido para cobrir o topo do solo e a beirada do vaso maior;
  6. Faça isso a cada dois ou três dias para deixá-lo sempre úmido.

Mantenha a temperatura frequente

A temperatura de sua casa precisa estar próxima dos 21º, já que as samambaias não são criadas em ambientes frios abaixo de 15º. Se onde mora estiver com o clima abaixo dessa temperatura, você precisa encontrar formas para aumentar a temperatura.

Uma boa dica é colocar a planta dentro do banheiro porque é um dos lugares mais úmidos da casa. Se tiver chuveiro elétrico, melhor ainda porque o calor ajuda a aumentar a temperatura do ambiente.

Regue a samambaia constantemente

Rega da samambaia

Como falado anteriormente, as samambaias devem ser cultivadas em ambientes úmidos e os solos também precisam estar úmidos. Por isso, você precisa regá-la todos os dias, mas faça isso pausadamente.

Evite regar a samambaia a todo o momento para não encharcá-la. Esse mesmo procedimento deve ser feito com o solo. Se certifique de que ele não esteja cheio d’água, mas apenas úmido.

Adube as samambaias regularmente

Para adubar as samambaias será necessário encontrar um bom adubo. Para isso, procure alguns centros de jardinagem para comprar um adubo de plantas caseiras. Você precisa especificar que a espécie é a samambaia.

Posteriormente, você deve aplicá-lo mensalmente nas samambaias para que elas recebam os nutrientes necessários que não são proporcionados no plantio. Entretanto, você precisará aguardar em torno de seis meses após o plantio no vaso para começar a adubá-la.

Não deixe de podar as samambaias quando necessário

Não é por estar dentro de casa que as samambaias não ficam expostas a doenças. Apesar de serem resistentes, se não tiverem em ambientes úmidos, algumas doenças podem aparecer.

Caso isso ocorra, corte as áreas que estiverem parecendo danificadas. Se ela não estiver sendo cuidada, pode chegar a morrer. Nesse momento, você precisa usar uma tesoura de poda para remover a parte danificada. Entretanto, se a planta inteira parecer estar doente, é melhor retirá-la do ambiente para evitar que a doença se prolifere para as outras plantas.

Faça o transplante das samambaias depois de um ano

Como a samambaia é uma planta que cresce rápido, é capaz dela ultrapassar o tamanho do vaso. Para evitar isso, o ideal é fazer o transplante da samambaia para um vaso maior. Antes de fazê-lo, você precisa observar a saúde da planta. Porém, após seis meses você precisará fazer o transplante de qualquer forma.

Como cuidar de samambaia no jardim ou quintal?

Cuidar de uma samambaia em seu quintal ou jardim acaba sendo mais simples do que fazer isso dentro de casa. Mesmo assim, você precisará de alguns cuidados. Veja os procedimentos que devem ser feitos.

Mantenha o solo da samambaia sempre úmido

Se você mora em uma região que não chove muito e se não regar as samambaias diariamente, elas correm o risco de ficarem doentes e até morrerem. Por isso, regue as samambaias para deixar o solo sempre úmido.

Para ajudar a conservar a umidade e deixar o ar mais úmido, faça uso de folhas de pinheiro ou húmus e adicione sobre as folhas de samambaia. Isso também ajudará a planta ficar mais vistosa.

Não deixe de adubar as samambaias

Toda samambaia precisa ser adubada. Entretanto, o correto é fazer isso somente seis meses após ela ter sido plantada. Dessa forma, a samambaia crescerá muito mais rápido e de forma saudável.

Ao escolher um adubo, prefira o orgânico em spray. Mas antes de aplicá-lo, siga todas as instruções da embalagem. Você ainda pode adicionar uma fina camada de composto e aproveite para colocar húmus ao solo. Isso ajuda a melhorar o ambiente de crescimento para as samambaias.

Corte a samambaia em casos de doenças

Poda de samambaia

Os predadores naturais da samambaia são as lesmas e algumas doenças muito raras. Por isso, dificilmente você precisará podá-la. Contudo, caso você perceba que as folhas estão doentes ou danificadas, corte a parte doente com uma tesoura de poda.

Dessa forma, a samambaia ficará intacta, impedindo que a doença se prolifere para as outras plantas. Lembre-se de que esse procedimento é essencial se a samambaia estiver apresentando alguma doença. Se você não fizer esse processo, ela poderá morrer completamente.

Transplante somente quando necessário

As samambaias crescem muito e podem incomodar com o tempo, dependendo do espaço em que elas estiverem sendo cultivadas. Por isso, divida as samambaias e faça o transplante delas.

  1. Uma samambaia grande deve ser dividida em várias samambaias menores;
  2. Para isso, procure cavar as suas raízes;
  3. Agora separe as plantas em algumas partes;
  4. Para finalizar é só replantar cada samambaia e regá-las muito bem.

Mais dicas sobre os cuidados com a samambaia

Folha de samambaia

  • Como as samambaias cultivadas dentro de casa precisam de muito cuidado, evite colocá-las em ambientes com ar condicionado e também próximo de elementos que possam ressecá-las;
  • As samambaias têm a fama de serem imortais, mas alguns cuidados são necessários. Por isso, vá testando a localização delas na sua casa até perceber onde elas ficam mais adaptadas;
  • Para retirar as pragas das samambaias, o ideal é fazer a remoção com as próprias mãos, já que não é recomendado usar pesticidas em samambaias;
  • Você pode também borrifar calda de fumo para afastar pulgões e ácaros;
  • Evite posicionar a samambaia na direção da luz solar porque isso faz com que ela murche e escureça;
  • Prefira podar as samambaias entre os meses de maio a julho, já que elas precisam de poda anual;
  • Mas se as folhas estiverem doentes ou mortas, precisam ser eliminadas de imediato;
  • As samambaias são ótimas para decorar eventos, ganhando destaques em mesas de casamento;
  • Se você colocar as samambaias em jardins verticais, elas ficam mais bonitas se dispostas uma ao lado da outra;
  • Nos ambientes internos, o mais indicado é cultivar a samambaia-havana. Coloque-a dentro um vaso e deixe sobre a mesa;
  • As samambaias também podem ser fixadas no teto ou colocadas sob o telhado. Apenas tome cuidado, pois as samambaias não gostam de excesso de vento;
  • As samambaias costumam durar de cinco a dez anos;
  • Como liberam bastante água, as samambaias ajudam a controlar a temperatura em ambientes muito quentes;
  • As samambaias também ajudam a melhorar a qualidade do ar.
  • Agora que você aprendeu como cuidar de samambaia, deu para perceber que apesar dela ser uma planta simples, exige alguns cuidados essenciais. Portanto, escolha onde você pretende cultivá-la e deixe o ambiente do seu lar ainda mais belo.