Como dobrar lençol de elástico: veja como fazer passo a passo

Por -

Poucas coisas na vida são tão desafiantes quanto como dobrar um lençol de elástico. Essa é uma daquelas tarefas domésticas que a gente prefere ignorar e deixar para depois porque, convenhamos, nunca dá certo.

Você dobra de um lado, desdobra do outro. Você vira e desvira e quando vai ver o que era para ser um lençol vira um amontado de pano de dar medo.

E o pior de tudo não é o tempo gasto para realizar essa missão impossível, mas, sim, a bagunça e o desperdício de espaço dentro do armário.

Sim, isso mesmo! Um lençol de elástico mal dobrado consome um espaço inacreditável dentro do guarda roupa, você deve saber bem disso.

Mas esse post aqui não foi feito para lamentações. Estamos aqui para te ajudar a dominar essa excêntrica arte de como dobrar um lençol de elástico, vamos ver como se faz?

Dicas para dobrar lençol de elástico

Antes mesmo de começar, saiba que existem alguns truques e macetes que podem ajudar e muito na hora de dobrar um lençol de elástico, veja quais são eles:

  • Conte com a ajuda de outra pessoa para dobrar o lençol de elástico, especialmente se ele for muito grande. A união faz a força, lembre-se disso!
  • Caso use secadora de roupas, opte por dobrar o lençol de elástico assim que a máquina terminar o ciclo. Isso evita que o lençol amasse em excesso e fique mais difícil de dobrá-lo.
  • Nem pense em dobrar o lençol de elástico em um espaço pequeno e apertado. Para realizar essa tarefa com louvor você vai precisar de um local amplo e uma superfície lisa.

Depois de tomar essas precauções é só respirar fundo e partir para a próxima etapa, o passo a passo, acompanhe a seguir:

Como dobrar lençol de elástico – Passo a passo

Agora chegou a hora! Pegue seu lençol de elástico e siga o passo a passo a seguir para aprender como dobrá-lo de uma vez por todas:

Passo 1: A melhor forma de dobrar o lençol de elástico é em pé. Portanto, fique nessa posição.

Passo 2: Vire o lençol do avesso.

Passo 3: Estique os braços e coloque a ponta curvada do lado menor do lençol em cada uma das mãos, envolvendo-as. A ponta que nos referimos aqui é aquela que “abraça” o colchão, ok?.

Passo 4: Coloque a ponta direita do lençol sobre a ponta esquerda, unindo as costuras.

Passo 5: Mantenha esses dois cantos na sua mão esquerda. Enquanto isso, com a mão direita, pegue a ponta que está pendurada e traga-a para cima, unindo-a com as duas pontas que já estão na sua outra mão.

Passo 6: Na sequência, pegue a última ponta e traga-a para junto das outras três pontas.

Passo 7: Ao chegar aqui você já vai perceber que o lençol está com cara de dobrado. Mas ainda não acabou. Coloque-o agora sobre uma superfície lisa e plana. Ajeite-o com as mãos, esticando e alisando.

Passo 8: Dobre as extremidades uma sobre a outra, mas mantendo a parte com elástico voltada para cima.

Passo  9: Agora dobre mais uma vez, só que a partir dos lados, de modo que a parte com elástico fique por dentro.

Passo 10: Caso deseje que o lençol fique com um tamanho menor para ser guardado, basta dobrar mais algumas vezes.

Passo 11: Finalize esse processo com o ferro de passar. Alise o lençol com o ferro, deixando-o ainda mais compactado e fácil de ser guardado.

Ficou com alguma dúvida? Não seja por isso! O vídeo a seguir traz o passo a passo ilustrado para você entender tudo tim tim por tim tim. São quase dois milhões de visualizações, então, não se preocupe, tem bastante gente passando pelo mesmo sufoco que você:

 

Dicas extras para dobrar lençol de elástico

  • Se a primeira tentativa de dobrar o lençol de elástico parecer muito difícil, não desista. Repita o passo a passo várias vezes e treine bastante. Você consegue!
  • Dobre o lençol de cima no mesmo tamanho do lençol de elástico para facilitar a organização no armário.
  • Para não perder o conjunto do lençol guarde todas as peças juntas. Você pode fazer isso de duas maneiras: a primeira é colocando o lençol de cima e as fronhas dentro do lençol de elástico. A segunda opção é guardando os dois lençóis dentro de uma das fronhas.
  • Mas nunca armazene os lençóis dentro de sacos plásticos. Isso pode acarretar em fungos e mofo, especialmente se o lençol acabou de ser retirado da secadora ou foi passado a ferro.
  • Armazene seus lençóis sempre em locais arejados e secos.
  • Para deixar seus lençóis perfumados, antes de dobrar borrife um pouco de água com amaciante ou água com algum óleo essencial, como lavanda e laranja. Na hora em que for colocá-los na cama sentirá aquele perfume suave e reconfortante.

Viu só como se faz? Agora é só treinar e virar a expert em dobrar lençol de elástico!