Armário de cozinha: como escolher, dicas e 55 fotos com modelos

Por - Atualizado em:

O armário de cozinha é o protagonista de um dos ambientes mais importantes da casa.

A presença dele é garantia de uma cozinha completa, tanto no que se refere ao design e layout, quanto na funcionalidade e conforto.

Por isso, é muito importante saber escolher o armário de cozinha direitinho. E adivinha só? Trouxemos todas as dicas e ideias para te ajudar nessa missão. Continue acompanhando.

Como escolher o armário de cozinha

Orçamento

Pode parecer meio óbvio falar sobre isso, mas ter um orçamento definido na hora de escolher o armário de cozinha faz toda diferença.

Primeiro porque além do armário você ainda terá que se preocupar com outros elementos desse ambiente, como eletrodomésticos e utensílios. Portanto, o orçamento garante que a sua cozinha ficará linda e completinha.

Além do mais, existe uma infinidade gigantesca de opções de armários, desde os modelos mais simples e básicos até aqueles com acabamentos refinados e de última moda.

Para não ficar perdido entre eles e correr o risco de se endividar, calcule seu orçamento.

Layout da cozinha

Outro ponto fundamental, mas que tem muita gente que acaba deixando de lado, é o layout da cozinha.

E aqui não estamos falando apenas de medidas e dimensões de um ambiente. Na hora de escolher o armário da cozinha é importante também se atentar para a localização de tomadas, pontos de água e interruptores, por exemplo.

A dica aqui é: tire as medidas da cozinha e faça um esboço anotando onde ficam localizados todos esses detalhes.

Funcionalidade e conforto

O armário da cozinha também precisa ser escolhido a partir das suas funcionalidades.

Ele precisa ter uma altura adequada aos moradores. Não dá para ficar subindo em escadinha toda vez que você precisar pegar um copo, por exemplo.

Ou, ainda, bater a cabeça nas portas porque elas estão atrapalhando a passagem.

As divisões internas do armário da cozinha também precisam ser bem planejadas de acordo com o que você precisa armazenar.

O ideal é que todo armário de cozinha tenha opções de gavetas, nichos internos e prateleiras de alturas variadas.

Se a sua cozinha for pequena, considere um armário com portas de correr.

Atenção aos detalhes

Existem pequenos detalhes que podem fazer uma grande diferença no seu móvel de cozinha.

Os puxadores são um bom exemplo. Eles interferem na estética, na funcionalidade e no preço do armário.

Quem tem cozinha pequena, por exemplo, deve evitar puxadores grandes e preferir modelos em cava ou portas com abertura do tipo click.

Esses modelos de puxadores também são ótimos para quem busca uma decoração moderna para a cozinha.

Uma boa dica, principalmente para quem vai comprar móveis prontos, é substituir aqueles que vem da fábrica por outros que tragam seu gosto pessoal.

Existem centenas de opções de puxadores vendidos avulso. Basta escolher o que mais gosta.

Estilo decorativo

E claro que além de conforto e funcionalidade, o armário de cozinha também precisa falar a sua língua, ou seja, estar de acordo com os seus gostos pessoais.

Para te ajudar nesse processo, procure definir um estilo. Ao buscar por referências você facilmente vai notar que as suas imagens preferidas possuem características em comum.

Anote todas elas. Pode ser, por exemplo, que você tenha selecionado mais armários de cozinha de linhas retas e com acabamento clean. Então, isso é um forte indicativo de que seu estilo é o moderno.

Mas se notar muitos elementos em madeira maciça, por exemplo, o seu estilo decorativo favorito é o rústico.

Pode ser ainda que as cores sejam o maior destaque das suas referências. Vá fazendo essa análise até chegar a um consenso daquilo que mais gosta e, assim, saber exatamente o que quer levar para casa.

Modular ou planejado?

Alguma vez na vida você já deve ter ficado na dúvida se comprava um armário de cozinha planejado ou modulado, não é mesmo?

Esse tipo de dúvida é bem comum, afinal, existem diferenças significativas entre as duas opções.

O armário planejado é ótimo para quem tem cozinhas pequenas e precisa aproveitar ao máximo do espaço possível. Isso porque esse tipo de armário, feito sob medida, consegue se ajustar a qualquer tipo de ambiente, sem perder a funcionalidade.

Outra vantagem do armário de cozinha planejado é a possibilidade de personalização, já que você pode escolher praticamente tudo: a cor, o acabamento e as divisões internas.

No entanto, essas vantagens acabam se traduzindo em preço. O armário planejado de cozinha pode chegar a custar até três vezes mais do que um armário modulado comprado pronto.

E é por isso que muita gente acaba optando pelo armário modulado. Ele é mais barato.

As opções de cores, design e acabamento também são menores nesse tipo de armário.

Porém, com as novas tendências de decoração é possível encontrar armários modulados bem estilosinhos. Mas tem que procurar e, muito provavelmente, abrir a mente para um novo jeito de decorar a cozinha.

Materiais e acabamentos

Confira a seguir os tipos de materiais e acabamentos mais utilizados em armários de cozinha e veja qual deles se encaixa nas suas necessidades e, claro, no seu orçamento.

Madeira

A madeira até pouco tempo atrás era o único material utilizado na fabricação de armários de cozinha e móveis em geral.

Mas com a produção em massa, o uso desse material acaba se tornando inviável, tanto pelo custo, quanto pela sustentabilidade.

No entanto, ainda assim é possível optar por armários de cozinha em madeira maciça. São mais caros, isso é fato, mas possuem uma durabilidade e resistência muito superior a outros materiais.

Contudo, é preciso manter o armário sempre protegido por verniz ou outro produto que garanta proteção contra água e insetos, especialmente cupins.

O armário de cozinha de madeira ainda traz sofisticação e elegância ao ambiente, especialmente nos tons mais escuros.

Mas ele também pode sugerir rusticidade e um certo toque retrô, especialmente quando fabricado com detalhes e relevos.

MDF e MDP

Atualmente o MDF e o MDP são os materiais mais utilizados na fabricação de armários de cozinha.

Ambos são produzidos a partir de fibras de madeira compactadas, a diferença é que no MDF essas fibras aparecem em alta densidade, fazendo com que ele seja mais resistente e durável, além de mais caro.

Nos móveis planejados, o MDF quase sempre é usado apenas nas portas e fechamentos externos. Na parte interna, a opção acaba sendo pelo MDP, por ser mais barato.

Já nos móveis modulados, o MDP é a matéria prima de praticamente todo o armário.

Na dúvida, basta verificar as especificações do produto.

Uma das grandes vantagens do MDF e do MDP é a personalização. Esses materiais permitem uma grande variedade de revestimentos, desde a laca até chapas compensadas.

Outra vantagem é a maleabilidade. Enquanto a madeira é rígida e permite poucos formatos e acabamentos, o MDF e o MDP possuem uma capacidade muito maior de se adaptar a diferentes tipos de design.

Aço

Os armários de cozinha em aço, principalmente o escovado, surgiram como uma ótima opção para aqueles que procuram modernidade e praticidade no dia a dia.

Esse tipo de armário possui um visual super contemporâneo, é fácil de limpar e possui alta durabilidade.

Laca

A laca é um tipo de acabamento que pode ser utilizado em armários de cozinha.

Resultado de um processo que envolve diversas etapas de pintura e polimento, a laca confere um visual fino e elegante aos armários

Porém, ela não é muito indicada para locais com grande acúmulo de umidade e gordura, uma vez que as manchas se tornam inevitáveis.

A laca também pode riscar facilmente, por isso, ela acaba não sendo recomendada em áreas da cozinha onde a utilização de materiais cortantes e perfurantes seja constante, como acontece geralmente nas bancadas

Vidro

O vidro tem sido outra grande tendência nos armários de cozinha. Ele garante um ambiente moderno, clean e visualmente mais amplo.

No entanto também precisa ser usado com cuidado. Isso porque as portas em vidro mancham e sujam com facilidade.

Outro problema do vidro é o preço. Ele pode encarecer significativamente o seu projeto de cozinha.

Melamínico

O acabamento do tipo melamínico pode ser dividido em dois tipos: AP, conhecido comercialmente como Formica, e BP.

Ambos são um tipo de laminado utilizados para “revestir” móveis em MDF e MDP, garantindo cores e texturas variadas.

O acabamento melamínico AP é mais resistente e durável em cozinhas, enquanto o BP pode desbotar e se desprender do móvel mais facilmente.

Cores de armário de cozinha

O armário é o principal elemento da cozinha. Ele ocupa a maior parte das paredes e ainda pode se estender para ilha central ou sob balcões e bancadas.

Por isso, a cor e a textura são determinantes na composição do armário. O uso de cores muito escuras, por exemplo, pode sufocar, achatar e abafar a cozinha.

Caso deseje móveis de cozinha nesses tons, tenha certeza de que ela é bem iluminada e opte por inserir cores claras em outros elementos como piso e paredes.

Já os móveis de cozinha em cores claras ajudam a causar sensação de amplitude, sendo muito indicados para cozinhas pequenas.

Inclusive, você sabia que móveis brancos são mais baratos? Fica a dica!

Outra opção muito em voga no momento são os armários de cozinha coloridos. Eles trazem personalidade, estilo e um toque de originalidade e criatividade ao décor.

Os tons pastéis, como azul, verde menta e rosa, são delicados e podem até mesmo assumir uma estética vintage dependendo dos outros elementos do projeto.

Enquanto cores mais fechadas, como o azul petróleo e o verde esmeralda, são pura sofisticação e glamour.

Confira a seguir 55 inspirações lindas de armário de cozinha que vão fazer você sonhar acordada.

Imagem 1 – Armário de cozinha planejado. A parte aérea tem a mesma cor da parede.

Armário de cozinha planejado. A parte aérea tem a mesma cor da parede

Imagem 2 – Armário de cozinha de canto para aproveitar todos os espaços.

Armário de cozinha de canto para aproveitar todos os espaços

Imagem 3 – Armário de cozinha azul: sofisticado e moderno.

Armário de cozinha azul: sofisticado e moderno

Imagem 4 – Armário de cozinha planejado e organizado.

Armário de cozinha planejado e organizado

Imagem 5 – Armário de cozinha branco para destacar o revestimento granilite.

Armário de cozinha branco para destacar o revestimento granilite

Imagem 6 – Armário de cozinha aéreo: mais espaço de armazenamento.

Armário de cozinha aéreo: mais espaço de armazenamento

Imagem 7 – Armário de cozinha em L com bancada e torre quente.

Armário de cozinha em L com bancada e torre quente

Imagem 8 – Armário de cozinha simples e pequeno combinando com o ambiente moderno.

Armário de cozinha simples e pequeno combinando com o ambiente moderno

Imagem 9 – Armário de cozinha azul para diferenciar um pouco.

Armário de cozinha azul para diferenciar um pouco

Imagem 10 – Armário de cozinha suspenso: prático e funcional no dia a dia.

Armário de cozinha suspenso: prático e funcional no dia a dia

Imagem 11 – Que tal um armário de cozinha em nichos?

Que tal um armário de cozinha em nichos?

Imagem 12 – Armário de cozinha minimalista e monocromático seguindo a estética do ambiente.

Armário de cozinha minimalista e monocromático seguindo a estética do ambiente

Imagem 13 – Armário de cozinha planejado com compartimentos inteligentes.

Armário de cozinha planejado com compartimentos inteligentes

Imagem 14 – Armário de cozinha com portas de vidro: chique e moderno.

Armário de cozinha com portas de vidro: chique e moderno

Imagem 15 – Armário de cozinha aéreo, com balcão e paneleiro.

Armário de cozinha aéreo, com balcão e paneleiro

Imagem 16 – Armário de cozinha pequeno com portas de correr.

Armário de cozinha pequeno com portas de correr

Imagem 17 – Luminoso e alegre, o armário de cozinha amarelo aquece o ambiente.

Luminoso e alegre, o armário de cozinha amarelo aquece o ambiente

Imagem 18 – Uma inspiração de armário de cozinha em L pequeno pra lá de charmoso.

Uma inspiração de armário de cozinha em L pequeno pra lá de charmoso

Imagem 19 – Linhas retas, cor clara: um típico armário de cozinha minimalista.

Linhas retas, cor clara: um típico armário de cozinha minimalista

Imagem 20 – O armário de cozinha preto é moderno e ousado.

O armário de cozinha preto é moderno e ousado

Imagem 21 – Ambientes integrados pedem por um armário de cozinha planejado com cores harmônicas.

Ambientes integrados pedem por um armário de cozinha planejado com cores harmônicas

Imagem 22 – Armário de cozinha de parede em tom amadeirado.

Armário de cozinha de parede em tom amadeirado

Imagem 23 – Armário de cozinha preto para contrastar com as paredes brancas.

Armário de cozinha preto para contrastar com as paredes brancas

Imagem 24 – Muita personalidade no armário de cozinha em aço.

Muita personalidade no armário de cozinha em aço

Imagem 25 – Armário de cozinha planejado com sistema de abertura que traz mais conforto e funcionalidade ao morador.

Armário de cozinha planejado com sistema de abertura que traz mais conforto e funcionalidade ao morador

Imagem 26 – Toques de cor para o armário de cozinha planejado.

Toques de cor para o armário de cozinha planejado

Imagem 27 – Impossível não se render ao charme sofisticado de um armário de cozinha preto.

Impossível não se render ao charme sofisticado de um armário de cozinha preto

Imagem 28 – Armário de cozinha verde formando um lindo contraste com a parede rosa.

Imagem 29 – Armário de cozinha planejado com portas sanfonadas para economizar espaço na abertura.

Armário de cozinha planejado com portas sanfonadas para economizar espaço na abertura

Imagem 30 – Gavetas sob medida para facilitar a organização.

Gavetas sob medida para facilitar a organização

Imagem 31 – O que acha de pintar a parede na mesma cor do armário da cozinha azul?

O que acha de pintar a parede na mesma cor do armário da cozinha azul?

Imagem 32 – Armário de cozinha modulado: encaixe as peças conforme o seu projeto.

Armário de cozinha modulado: encaixe as peças conforme o seu projeto

Imagem 33 – Aqui, os armários de cozinha simulam efeito de pedra.

Aqui, os armários de cozinha simulam efeito de pedra

Imagem 34 – Armário de cozinha aérea para completar o espaço de armazenamento.

Armário de cozinha aérea para completar o espaço de armazenamento

Imagem 35 – Armário de cozinha cinza: moderno e seguindo o estilo da parede de cimento queimado.

Armário de cozinha cinza: moderno e seguindo o estilo da parede de cimento queimado

Imagem 36 – Armário de cozinha pequeno e branco. Um dos mais populares.

Armário de cozinha pequeno e branco. Um dos mais populares

Imagem 37 – Já aqui, a ideia do armário de cozinha azul é valorizar a marcenaria clássica.

Já aqui, a ideia do armário de cozinha azul é valorizar a marcenaria clássica

Imagem 38 – Armário de cozinha com gavetas do tamanho das suas necessidades.

Armário de cozinha com gavetas do tamanho das suas necessidades

Imagem 39 – Armário de cozinha modulado cinza para quem tem pouco espaço e muito o que guardar.

Armário de cozinha modulado cinza para quem tem pouco espaço e muito o que guardar

Imagem 40 – Complemente o armário de cozinha simples com prateleiras.

Complemente o armário de cozinha simples com prateleiras

Imagem 41 – O armário de cozinha amadeirado é aconchegante.

O armário de cozinha amadeirado é aconchegante

Imagem 42 – Cozinha de armários pretos para quem prefere a ousadia.

Cozinha de armários pretos para quem prefere a ousadia

Imagem 43A – Armário de cozinha verde: monocromático e conceitual.

Armário de cozinha verde: monocromático e conceitual

Imagem 43B – Armário de cozinha planejado tem tudo o que você precisa.

Armário de cozinha planejado tem tudo o que você precisa

Imagem 44 – Aquele detalhe no armário de cozinha que faz toda diferença.

Aquele detalhe no armário de cozinha que faz toda diferença

Imagem 45 – Soluções práticas para o dia a dia. Esse é objetivo do armário de cozinha planejado.

Soluções práticas para o dia a dia. Esse é objetivo do armário de cozinha planejado

Imagem 46 – Armário de cozinha de parede amarelo. Saia do comum!

Armário de cozinha de parede amarelo. Saia do comum!

Imagem 47 – Aqui, o armário de cozinha se resume a bancada.

Aqui, o armário de cozinha se resume a bancada

Imagem 48 – Armário de cozinha com design moderno e simples para destacar a ilha.

Imagem 49 – Armário de cozinha colorido: perfeito para quem busca estilo e personalidade.

Armário de cozinha colorido: perfeito para quem busca estilo e personalidade

Imagem 50 – Taças protegidas no armário de cozinha planejado.

Taças protegidas no armário de cozinha planejado

Imagem 51 – Armário de cozinha combinando com o balcão.

Armário de cozinha combinando com o balcão

Imagem 52 – Armário de cozinha branco simples. Ao lado, apenas as prateleiras.

Armário de cozinha branco simples. Ao lado, apenas as prateleiras

Imagem 53 – Texturas diferentes para um armário de cozinha moderno.

Texturas diferentes para um armário de cozinha moderno

Imagem 54 – Armário de cozinha em L que vai do chão ao teto.

Armário de cozinha em L que vai do chão ao teto

Imagem 55 – Olha que solução incrível esse armário de cozinha em L. Ele possui abertura para dois lados ao mesmo tempo.

Olha que solução incrível esse armário de cozinha em L. Ele possui abertura para dois lados ao mesmo tempo