Como dobrar meia: veja como fazer passo a passo

Por - Atualizado em:

Você não precisa passar suas meias, mas isso não quer dizer que você não possa guardá-las de uma forma mais organizada. Cuide de quem cuida e mantém quentinho os seus pés. Aprenda aqui, neste artigo, sem crise e de um jeito prático como dobrar meia.

Além de deixar a gaveta de meias bem organizada, sem aquele ninho de mafagafo em que achar o outro par da meia é mais difícil do que arranjar emprego no Brasil, saber como dobrar meia vai garantir agilidade na escolha e poupar muito o seu tempo.

Algumas técnicas apresentadas neste artigo parecerão familiares, mas é bom deixar claro a técnica que deve ser usada, mesmo em processos simples, pois, caso faça de qualquer jeito, sua meia vai esgarçar. Isso é um problema, já que com a meia esgarçada, ela escorre pelo pé, quando calçado, enquanto você anda. Isso causa desconforto e pode machucar seu pé dependendo do sapato que você estiver utilizando. Então, veja a seguir algumas técnicas de como dobrar meia:

Como dobrar meia no estilo bolinha

Crianças serelepes da era pré internet sabem como realizar essa ação, pois era essencial para jogar bola, uma vez que a bola era feita de meia. Como dobrar meia no estilo bolinha é muito simples: você provavelmente já saberá como realizar essa técnica. Mas é sempre bom tirar essa dúvida para ter certeza de que os elásticos das meias não percam sua função: impedir que a meia saia do pé. Portanto, veja a seguir como dobrar meia no estilo bolinha:

  • Primeiro passo – Separe suas meias por par. Certifique-se quanto ao tamanho e modelo.
  • Segundo passo – Coloque-as uma em cima da outra com a boca da meia no mesmo lado.
  • Terceiro passo – Enrole da ponta oposta à boca da meia até um pouco mais da metade dela. Faça um movimento como se estivesse fazendo um enroladinho, rocambole ou até mesmo um sushi.
  • Quarto passo – Abra a boca da meia e coloque-a completamente para dentro. A meia será envolvida por completo pela meia externa do par, com o lado interno para fora. Você a envolverá nela mesma como se a embalasse. Uma vez dentro, certifique-se de que a meia não está com o elástico esgarçado, de que a boca não esteja muito aberta. Pronto, agora seu par de meias é uma bolinha.

Essa técnica pode ser aplicada a qualquer tipo de meia. Tanto as de cano longo, cano curto ou mesmo as três quartos. Meias sociais, apesar de mais finas e sensíveis, podem ser dobradas com esse método também. Agora você já sabe como dobrar meia no estilo bolinha. Além de manter suas roupas organizadas, você pode brincar em casa sem medo de causar maiores estragos, afinal de contas é uma meia.

Como dobrar meia no estilo retangular

Essa técnica é simples e também é aplicável a qualquer tipo de meia, exceto meias de cano curto. Considere, claro, que meias muito grandes, como as três quartos, possam se tornar retângulos enormes, ocupando muito espaço na gaveta.

Para aprender como dobrar meia no estilo retangular, siga os seguintes passos:

  • Passo um – Coloque as meias esticadas, uma em cima da outra, com as bocas voltadas para o mesmo lado.
  • Passo dois – Comece pelo lado da boca. Dobre da extremidade da meia até o meio.
  • Passo três – Agora, dobre a outra extremidade também ao meio.
  • Passo quatro – Abra a boca de cima da meia e coloque as duas extremidades dos dedos dentro da boca. Pronto, você acaba de aprender como dobrar meia no estilo retangular.

Dos métodos que estão sendo apresentados neste artigo, o da bolinha é o mais simples, seguido pelo retangular. As técnicas vão ficando mais complexas de acordo com o nível de organização que você pretende ter, assim como a quantidade de tempo que possui para realizar esse tipo de tarefa.

Como dobrar meiano estilo quadrado

Aqui, neste método, você aplicará em meias compridas, de cano médio ou longo. Meias de cano curto já não permitem essa dobra. Essa técnica fará de suas meias mais compactas e, como o nome mesmo já diz, em formato de quadrado. Considerando as gavetas retangulares que existem por aí, meias dobradas desse modo facilitam a organização e otimizam o espaço.

Pois bem. Para aprender como dobrar meia no estilo quadrado você deve seguir os passos a seguir com atenção, pois é um método um pouco complexo. É um verdadeiro origami. E para começar, lembre-se de as meias devem ter cano médio ou longo para ter sucesso na dobra. Veja como fazer nesses passos:

  • Passo um – Em cruz, coloque as meias uma por cima da outra. Certifique-se de que sejam do mesmo tamanho, ou seja, o par.
  • Passo dois – Dobre uma das pontas, partindo do lado dos pés, até ficar por cima do outro par da meia e dobre a ponta que exceder diante o tamanho da largura da outra meia por entre as duas.
  • Passo três – Cruze o outro lado dessa mesma meia dobrada no passo dois. Esse deve ser o lado da boca da meia. Ao realizar a ação de dobra, deixe essa ponta da meia solta.
  • Passo quatro – repita esse mesmo processo com o outro par, passando por cima da que já está dobrada. Lembre-se de deixar a ponta da boca da meia por cima e solta, pois ela servirá para prender esse origami de meias.
  • Passo cinco – vire a meia ao contrário e coloque a ponta solta na fenda por entre as dobras da meia.
  • Passo seis – Repita o processo anterior com a outra meia.

Pronto, você fez um quadrado com um par de meias. Essa dobra é um pouco mais complicada, mas depois que você pegar o jeito fica mais tranquilo. Não se esqueça de essa dobra dá certo com meias de cano longo e médio. Dificilmente você conseguirá fazer essa dobra com a meia de cano curto.

Meias sociais são ótimas para se guardar dessa maneira, pois elas não vão esgarçar com o tempo, como pode acontecer na dobra de meias no estilo bolinha. Por ser um tecido muito mais delicado, quase que uma meia calça, a meia social deve ser cuidada da forma mais delicada possível.

Como dobrar meia de bebês

Meias de bebês são muito pequenas. De tão pequenas, qualquer processo que queira realizar para dobrar um par de meias poderá esgarçar as meias, isso se conseguir. Considere também que as meias de bebês são, em sua maioria, meias de cano curto, o que dificulta ainda mais uma dobra mais complexa. Por esse motivo é que a dobra de meias de bebês deve ser a mais simples possível. Veja como em dois passos muito simples:

  • Primeiro passo – Coloque os dois pés de meias um em cima do outro numa superfície qualquer. Detalhe: os calcanhares devem estar alinhados ao meio.
  • Segundo passo – Dobre as duas meias ao meio.

Pronto. Com essa dobra muito simples você já consegue guardar as meias de seu bebê sem maiores complexidades. Saber como dobrar meia de um bebê pode parecer uma tarefa até simples demais, mas a questão aqui é que se complicar muito a dobra pode acabar esgarçando a meia. Por ser um tecido mais delicado e menor que o normal, para um fio desfiar ou o elástico da meia afrouxar, basta forçar um pouco e a meia já terá a boca larga e não mais ficará no pé do bebê como deveria.

Meia dobrada, gaveta arrumada

Com essas dicas totalmente excelentes, aprender como dobrar meia fica muito mais fácil e simples. Fora os métodos que você provavelmente nunca tenha ouvido falar, como a técnica de dobra quadrada ou retangular, diferentemente da dobra no estilo bolinha, que é muito popular, como você faz para dobrar as meias em casa? Deixe nos comentários essa resposta. Será que eram tão diferentes quanto as que foram demonstradas nesse artigo?