Como fazer laço de tecido: conheça os principais tipos e como fazer

Conheça os materiais necessários para fazer laços de tecido além de outras informações importantes

Por -

O laço de tecido possui vários usos que vão muito além de detalhes em peças de roupas. Apesar, é claro, de ser esse o primeiro local em que você visualiza um laço desse tipo. O fato é que essa peça de artesanato deixa muitas coisas com um toque ainda mais bonito e diferente. Hoje você saberá como fazer laços de tecido:

A boa notícia é que fazer laços de tecido não é nem um pouco difícil ou complicado e você pode até mesmo aprender a fazer o laço duplo, que é ainda mais delicado e interessante que os laços tradicionais.

Então, se você quer aprender como fazer essa técnica de artesanato, veio ao lugar certo! Confira agora como fazer laço de tecido:

Como fazer laço de tecido: materiais necessários

Para fazer laço de tecido você vai precisar de:

  • Tecido de algodão (pode ser simples ou estampado) ou qualquer outro tecido a sua escolha;
  • Linha e agulha (a linha deve ser da mesma cor ou de cor próxima ao tecido);
  • Tesoura para tecido;
  • Alfinetes;
  • Régua ou fita métrica;
  • Cola quente;
  • Máquina de costura.

Agora que você já sabe quais materiais vai precisar, vamos aos tipos de laço e como fazê-los:

Como fazer laço de tecido e principais tipos

1. Laço duplo

Para fazer um laço duplo, após escolher o tecido de sua preferência, corte 3 retângulos com os seguintes tamanhos: 16 cm x 11 cm; 12 cm x 8 cm; 7 cm x 3 cm. Você pode também apostar em outros tamanhos, desde que sejam três retângulos de tamanhos diferentes: um grande, um médio e um pequeno.

Dobre cada recorte de tecido ao meio e vire a peça do avesso. Costure, deixando apenas uma abertura para que você possa virar o tecido para o lado correto. Assim que finalizar, vire os três retângulos do lado certo do tecido.

Você pode usar um palito para ajudar a arrumar as pontas do seu retângulo costurado.

Coloque os dois laços maiores um sobre o outro. O maior de todos deve ficar por baixo. Aperte-os bem no meio usando seu polegar e seu dedo indicador. O último retângulo que você fez você deve enrolar no meio do laço, bem no lugar em que você está apertando.

Prenda com um alfinete, costure e corte o que sobrar do tecido. Se preferir você pode passar cola quente para garantir que o retângulo do meio estará bem preso. Seu laço duplo está pronto!

2. Laço grande

Comece cortando uma grande tira de tecido. O ideal é apostar em 50 cm de largura. Dobre o tecido ao meio, fazendo um retângulo. O tecido deve ser virado do avesso e você pode prendê-lo com alfinetes. Costure, deixando apenas uma abertura para virar o tecido do lado correto.

Dobre o retângulo no meio, junte as duas pontas e costure. Aperte seu retângulo exatamente no meio, formando um laço. Corte uma tira de tecido menor e costure no meio do laço.

Se o objetivo é fazer um adereço para cabelos, deixe um espaço entre a costura para colocar uma presilha.

3. Laço simples

Corte três tiras de tecido. Uma maior, uma média e uma menor. A largura deve ser a mesma, o que muda é o comprimento.

Cole as pontas da tira maior, ou costure se preferir. Aperte a tira maior no meio e use a tira menor para deixar o retângulo em formato de laço. Cole ou costure. A tira média você deve amassar no meio e costurar ou colar com cola quente junto a outra parte do laço.

Corte as pontas em formato de triângulo para finalizar o seu laço.

Outra opção é seguir o passo a passo do laço gigante, mas com pedaços de tecido menores.

Onde usar laços de tecido

Os laços de tecido podem ser colocados em vários lugares. Inclusive, ficam lindos em qualquer espaço. Dentre os usos para esse tipo de artesanato estão:

1. Em acessórios

Você pode fazer laços para cabelos. E eles podem ser grandes ou pequenos. Basta incluir um espaço para colocar uma presilha ou costurar um elástico de cabelo na peça.

2. Embrulhos de presente

Apesar de ser mais comum usar laços de plástico ou de papel, você também pode colocar os laços de tecido na finalização de embrulhos de presente. Cole com cola quente no embrulho ou costure uma tira de tecido que permita envolver o papel de presente.

3. Na decoração

Os laços também podem fazer parte da decoração da casa. Podem ser colocados como adorno de vasos de plantas, decoração de festas de aniversário ou outros eventos comemorativos e até mesmo como parte da decoração do quarto das crianças.

4. Em adornos para vestuário

As roupas são os locais mais comuns onde encontramos os laços de tecido. Eles podem aparecer apenas como um adorno, um detalhe em vestidos, camisetas ou blusas e até mesmo ser um acessório a parte, para ser colocado na cintura de vestidos, como um cinto, por exemplo.

5. Acessórios para porta retratos

Que tal deixar um porta retrato ainda mais bonito? Você pode colar dois laços de tecido em cada ponta do objeto e dar um toque diferenciado.

6. Imã de geladeira ou de painel de fotos

Quem gosta de fazer seus próprios imãs de geladeira ou painel de metal vai adorar essa ideia. Basta finalizar o laço e colar um pedaço de imã com a ajuda da cola quente.

6 dicas importantes para fazer um laço de tecido

  1. Se você não tem tanta prática com a costura a mão pode usar a máquina de costura para deixar os laços mais firmes. Ou a cola quente.
  2. Laços grandes precisam de enchimento para manter o formato de laço.
  3. Você pode usar renda ou outros tecidos para dar um toque diferenciado ao seu laço.
  4. Até pegar a prática você pode ir fazendo laços em tecidos mais antigos, para ver como fica.
  5. Se for costurar os laços, aposte em uma linha que não fique tão visível no tecido, de preferência da mesma cor.
  6. Tecidos mais leves são mais difíceis de manter no formato de laço. Prefira os tecidos de algodão ou aqueles que não perdem a forma tão facilmente.

O que você achou dessas dicas? Agora você já sabe como fazer laços de tecido, confira agora esta galeria com inspirações que utilizam esta arte:

Laço de tecido quadriculado / natalino Laço de tecido com bijuterias / pedras Tiara com laço de tecido e pérolas Laços azul e vermelho com tecido de bolinhas Laço de tecido com estampas floridas Diferentes laços de tecido Laços com 3 tonalidades do vermelho Laços coloridos com tecido de juta Diferentes laços com tecidos estampados Listras vermelhas e brancas no tecido do laço Um toque delicado com laço de tecido azul Laços de tecidos coloridos Diferentes tonalidades do azul em laços de tecido