Vasos de plantas: saiba como escolher o tipo ideal

Confira 60 imagens de vasos de plantas e descubra como escolher passo a passo

Por -

Já aconteceu de você ter uma plantinha em casa e ela não se desenvolver de jeito nenhum, mesmo você oferecendo tudo o que ela precisa? Pois é, isso pode acontecer quando se escolhe o vaso errado.

O tipo de vaso tem tudo a ver com a beleza e a saúde da planta. Você vai entender melhor essa relação e descobrir como escolher o modelo de vaso ideal nos tópicos abaixo, afinal não adianta comprar um vaso só porque ele é bonito. Existem outros fatores importantes que devem ser analisados também. Confira:

Como escolher o melhor vaso para sua planta

Tamanho e espaço

Cada planta cresce e se desenvolve de uma maneira diferente. Há espécies de porte pequeno, assim como há espécies que crescem muito. Outras plantas possuem crescimento lento, já algumas crescem de modo rápido e acelerado.

É importante conhecer como a planta que você escolheu se desenvolve e o tamanho máximo que ela pode atingir dentro do vaso. Mesmo que a muda seja pequena é necessário levar em consideração que ela vai crescer e, portanto, já deve ser colocada em um vaso que acomode esse tamanho no futuro.

Algumas plantas, no entanto, precisam de vasos altos, pois suas raízes são mais profundas. Portanto, verifique essas questões antes de escolher o vaso.

Necessidade de água

Toda planta precisa de água, mas solo encharcado apodrece as raízes e pode até matar a planta. Por isso, compre um vaso que possua sistema de drenagem, ou seja, pequenos furos na base capazes de escoar o excesso de água da rega.

Temperatura

Alguns materiais usados para fabricação de vasos podem reter o calor e aquecer demais a planta, especialmente aqueles de cores escuras. Se a sua planta não aprecia calor e altas temperaturas, um vaso de plástico, por exemplo, pode ser muito prejudicial.

Vasos versus cachepot

Existe uma certa confusão entre vaso e cachepot, mas vamos esclarecer: os vasos servem para o plantio, já que vem com o sistema de drenagem incluso e também podem ser decorativos. Os cachepots, no entanto, são apenas decorativos. Eles não possuem sistema de drenagem e muitas vezes são feitos de materiais que em contato com a água e a terra estragam facilmente. Nesse caso, a planta é colocada em um vaso apropriado para ela e depois colocada dentro do cachepot para decorar o ambiente.

Tipos de vasos de plantas

Depois de conhecer todas as necessidades da sua plantinha – espaço, temperatura, regas – chegou a hora de definir o melhor material para o vaso. Atualmente existem diversos tipos de vasos disponíveis, variando desde o tamanho e formato até o peso, cor e material. Abaixo você confere os tipos mais comuns e suas principais utilizações:

Vaso de cerâmica

Os vasos de cerâmica, também conhecidos como vasos de barro, garantem temperatura e umidade ideais para a planta, algo muito semelhante ao que seria se ela estivesse plantada diretamente no solo. Esse tipo de vaso é fácil de ser encontrado, possui formatos e tamanhos variados e um preço bem acessível. No entanto, ele acaba ‘disputando’ água com a planta e, por isso, é necessário checar com mais frequência a necessidade de rega. Outra desvantagem do material é que ele pode quebrar e trincar com facilidade. Para evitar esse problema, evite transportar e mexer no vaso.

Vaso de plástico

Os vasos de plástico são outra opção bem comum. Eles são baratos, resistentes, leves, fáceis de encontrar e fabricados em tamanhos, cores e formatos variados. Os vasos de plásticos são normalmente usados dentro de cachepots, já que o visual deles não agrada muito. A maior desvantagem do plástico é que ele tende a aquecer demais e, com isso, prejudicar o desenvolvimento da planta.

Vaso de cimento

Os vasos de concreto ou de cimento podem ser comprados prontos ou feitos em casa, por você mesmo. Esse tipo de vaso é muito resistente, porém é pesado e difícil de ser movimentado. Por isso, recomenda-se que ele seja usado em áreas externas e sobre solo firme ou laje. Outra dica importante caso esteja pensado em usar esse modelo de vaso é optar sempre por um tamanho maior do que o recomendado para a planta, já que a parte interna dele é reduzida.

Vaso de pedra

Os vasos de pedra são muito parecidos com os vasos de cimento, inclusive no peso. Por isso, seu uso também é recomendado para área externa.

Vaso de vidro

Os vasos de vidro são delicados e elegantes. O seu uso é indicado para abrigar flores de corte e alguns tipos de plantas aquáticas usadas na decoração de interiores. Para se manter bonito é necessário limpá-lo com frequência.

Vaso de madeira

Os vasos de madeira são mais utilizados como cachepots do que como vasos de plantio. Esse tipo de vaso é fácil de ser encontrado e pode variar bastante de preço, dependendo do acabamento e do tipo de madeira usado para a produção.

Vaso de polietileno

Os vasos de polietileno estão super em alta e merecem a popularidade que tem. Eles são leves, com preço acessível e possuem inúmeras opções de cores, tamanhos e formatos. Os vasos de polietileno podem ser usados tanto na área interna, quanto na parte externa da casa.

Vaso metálico

A grande vantagem dos vasos metálicos é que eles conseguem ser leves e estéticos ao mesmo tempo, no entanto o alto custo pode inviabilizar um projeto com eles.

Como escolher o vaso de acordo com a decoração

  1. A estética do vaso é tão importante quanto a planta que será colocada nele. Afinal, ele será parte integrante da decoração e deve ser pensando em conjunto com ela.
  2. O tamanho do vaso deve respeitar o tamanho da planta. Já em relação ao formato e ao material você tem mais flexibilidade de escolha e pode optar por aquele que mais combina com a decoração.
  3. Vasos de cerâmica, madeira e pedra são ótimos para propostas rústicas, por exemplo. Já um vaso de vidro fica perfeito em uma decor clean e elegante. Os vasos de cimento, por sua vez, combinam de alma e coração com o estilo industrial.

60 ideias de vasos de plantas em ambientes para você se inspirar

Todas as dicas passadas e anotadas, chegou a hora então de conferir lindas e criativas sugestões de como usar os mais diferentes tipos e estilos de vasos de planta na decoração. Vamos lá?

Imagem 1 – Nesse quarto de casal, o cachepot de vimê leva um diálogo harmonioso com o cesto embaixo da mesinha e a cabeceira de madeira.

Imagem 2 – Uma combinação inusitada: a aposta aqui foi usar vasos metálicos altos com plantas baixas

Uma combinação inusitada: a aposta aqui foi usar vasos metálicos altos com plantas baixas

Imagem 3 – Diferentes tamanhos de vasos de cimento para diferentes espécies de plantas

Diferentes tamanhos de vasos de cimento para diferentes espécies de plantas

Imagem 4 – Os vasos altos de polietileno deixam a entrada da casa mais nobre e elegante

Os vasos altos de polietileno deixam a entrada da casa mais nobre e elegante

Imagem 5 – A varanda ensolarada optou por usar vasos em formatos, tamanhos e materiais variados

A varanda ensolarada optou por usar vasos em formatos, tamanhos e materiais variados

Imagem 6 – Os vasos de cimento podem ser personalizados com a cor que você mais gosta.

Os vasos de cimento podem ser personalizados com a cor que você mais gosta

Imagem 7 – Vasinhos suspensos delicados para as suculentas.

Vasinhos suspensos delicados para as suculentas

Imagem 8 – A escolha para a mini horta vertical foram os vasos de polietileno

A escolha para a mini horta vertical foram os vasos de polietileno.

Imagem 9 – Lindo trio de vasos brancos para três espécies diferentes de plantas

Lindo trio de vasos brancos para três espécies diferentes de plantas

Imagem 10 – Contraste entre a frieza do metal e a delicadeza dos mini buquês de hortênsias.

Contraste entre a frieza do metal e a delicadeza dos mini buquês de hortênsias

Imagem 11 – Para alegrar o escritório aposte em plantas suspensas; essas foram colocadas em vasos de madeira de pinus.

Para alegrar o escritório aposte em plantas suspensas; essas foram colocadas em vasos de madeira de pinus

Imagem 12 – Urban jungle: aqui parece que nada combina com nada, mas no final o efeito é acolhedor e super aconchegante.

Urban jungle: aqui parece que nada combina com nada, mas no final o efeito é acolhedor e super aconchegante

Imagem 13 – O ambiente clean e elegante preferiu vasos brancos suspensos para completar a decoração

O ambiente clean e elegante preferiu vasos brancos suspensos para completar a decoração

Imagem 14 – Mas se a proposta não for plantar, apenas dar um toque verde à decoração esse modelo de vaso é a solução mais criativa que você vai ver hoje.

Mas se a proposta não for plantar, apenas dar um toque verde à decoração esse modelo de vaso é a solução mais criativa que você vai ver hoje

Imagem 15 – Os vasinhos brancos texturizados ficaram mais charmosos com o suporte de madeira

Os vasinhos brancos texturizados ficaram mais charmosos com o suporte de madeira

Imagem 16 – De tecido também pode: mas nesse caso, os vasos sustentam flores e folhas de corte

De tecido também pode: mas nesse caso, os vasos sustentam flores e folhas de corte

Imagem 17 – A parede de tijolinhos branca foi destaca pelos três vasos grandes pretos recheados de cactos e suculentas

A parede de tijolinhos branca foi destaca pelos três vasos grandes pretos recheados de cactos e suculentas

Imagem 18 – Se a proposta é só decorar com flores de corte, um vasinho pequeno como esse é suficiente

Se a proposta é só decorar com flores de corte, um vasinho pequeno como esse é suficiente

Imagem 19 – Esses vasos de madeira suspensos além de decorar, ajudam a delimitar o espaço de cada ambiente

Esses vasos de madeira suspensos além de decorar, ajudam a delimitar o espaço de cada ambiente

Imagem 20 – Você nunca mais olhará para os vasos de plástico da mesma maneira depois de ter visto esses da imagem: super diferentes e originais

Você nunca mais olhará para os vasos de plástico da mesma maneira depois de ter visto esses da imagem: super diferentes e originais

Imagem 21 – A planta é importante, mas que o vaso faz diferença não tem como negar

A planta é importante, mas que o vaso faz diferença não tem como negar

Imagem 22 – Trio dourado cheio de classe e elegância.

Trio dourado cheio de classe e elegância

Imagem 23 – Dá até para plantar uma árvore dentro do vaso; essa da imagem foi colocada dentro de um vaso de madeira

Dá até para plantar uma árvore dentro do vaso; essa da imagem foi colocada dentro de um vaso de madeira

Imagem 24 – Não dá para dizer o que mais chama atenção nessa imagem: os vasinhos de cimento, o suporte colorido ou as plantas

Não dá para dizer o que mais chama atenção nessa imagem: os vasinhos de cimento, o suporte colorido ou as plantas

Imagem 25 – Um vaso marrom e elegante para receber a alegre e tropical bananeira de jardim.

Um vaso marrom e elegante para receber a alegre e tropical bananeira de jardim

Imagem 26 – Ali, no cantinho dele, despreocupado, mas cumprindo sua função de trazer beleza para o ambiente

Ali, no cantinho dele, despreocupado, mas cumprindo sua função de trazer beleza para o ambiente

Imagem 27 – Olha que charme esses mini vasos de madeira com cactos: eles decoram a mesa e ainda podem ser levados como lembrancinha pelos convidados

Olha que charme esses mini vasos de madeira com cactos: eles decoram a mesa e ainda podem ser levados como lembrancinha pelos convidados

Imagem 28 – Os vasos de vidro recebem muito bem plantas que se desenvolvem na água, como essa da imagem

Os vasos de vidro recebem muito bem plantas que se desenvolvem na água, como essa da imagem

Imagem 29 – Os vasos metalizados trouxeram charme redobrado para a dupla de figueira lira

Os vasos metalizados trouxeram charme redobrado para a dupla de figueira lira

Imagem 30 – Mesmo pequeno e discreto, o vasinho de vidro dá sua contribuição para decoração da sala.

Mesmo pequeno e discreto, o vasinho de vidro dá sua contribuição para decoração da sala

Imagem 31 – Para acomodar toda pompa e elegância dos lírios da paz dois vasos de cimento

Para acomodar toda pompa e elegância dos lírios da paz dois vasos de cimento

Imagem 32 – Para a horta caseira use uma jardineira capaz de receber mais de uma espécie de planta

Para a horta caseira use uma jardineira capaz de receber mais de uma espécie de planta

Imagem 33 – Nesse banheiro, os vasinhos pretos se harmonizaram muito bem com o restante da decor.

Nesse banheiro, os vasinhos pretos se harmonizaram muito bem com o restante da decor

Imagem 34 – Para cada nicho, um vaso; contudo, repare que apesar de receber espécies diferentes, todos eles são iguais

Para cada nicho, um vaso; contudo, repare que apesar de receber espécies diferentes, todos eles são iguais

Imagem 35 – Para jardins verticais existem modelos de vasos em formato meia lua, dessa forma eles se adaptam melhor a parede.

Para jardins verticais existem modelos de vasos em formato meia lua, dessa forma eles se adaptam melhor a parede

Imagem 36 – Aqui, são os vasos em formato de fruta que chamam a atenção.

Aqui, são os vasos em formato de fruta que chamam a atenção

Imagem 37 – Uma girafinha pra lá de estilosa para decorar e abrigar a folhagem verde escura

Uma girafinha pra lá de estilosa para decorar e abrigar a folhagem verde escura

Imagem 38 – Essa floreira de design clean optou por receber apenas mudas de folhagens pendentes.

Essa floreira de design clean optou por receber apenas mudas de folhagens pendentes

Imagem 39 – Cimento e cerâmica formam a composição de vasos desse jardim

Cimento e cerâmica formam a composição de vasos desse jardim

Imagem 40 – A aspereza do cimento combinada a delicada sofisticada do rosé gold presente no suporte.

A aspereza do cimento combinada a delicada sofisticada do rosé gold presente no suporte

Imagem 41 – Se você queria inspirações de vasos para uma decoração industrial aí está!

Se você queria inspirações de vasos para uma decoração industrial aí está!

Imagem 42 – Nesse jardim vertical, a tela aramada oferece o apoio necessário para a sustentação dos vasos

Nesse jardim vertical, a tela aramada oferece o apoio necessário para a sustentação dos vasos

Imagem 43 – Um vasinho baixinho e miúdo para a palmeira: certas coisas é preciso ver para crer.

Um vasinho baixinho e miúdo para a palmeira: certas coisas é preciso ver para crer

Imagem 44 – Uma composição rústica e romântica para a plantinha

Uma composição rústica e romântica para a plantinha

Imagem 45 – Cachepot feito com prendedores de roupa: na parte interna use um vaso de plástico.

Cachepot feito com prendedores de roupa: na parte interna use um vaso de plástico

Imagem 46 – Para os vasos altos, uma composição sortida de folhas e flores.

Para os vasos altos, uma composição sortida de folhas e flores

Imagem 47 – Aqui, as espadas de são Jorge foram plantadas sem medo em tambores de lata coloridos

Aqui, as espadas de são Jorge foram plantadas sem medo em tambores de lata coloridos

Imagem 48 – Para o cacto dentro do quarto, um vaso cor de rosa: puro contraste.

Para o cacto dentro do quarto, um vaso cor de rosa: puro contraste

Imagem 49 – Essa é para se apaixonar: as bromélias completam a proposta de transformar vasos em abacaxis

Essa é para se apaixonar: as bromélias completam a proposta de transformar vasos em abacaxis

Imagem 50 – As sofisticadas orquídeas dessa imagem foram plantadas em vasos brancos de cerâmica

As sofisticadas orquídeas dessa imagem foram plantadas em vasos brancos de cerâmica

Imagem 51 – Suculentas suspensas em vasinhos delicados! Um charme para completar a decoração do quarto ou do escritório

Suculentas suspensas em vasinhos delicados! Um charme para completar a decoração do quarto ou do escritório

Imagem 52 – O que acha dessa composição moderna e arrojada de vasos para as bromélias?

O que acha dessa composição moderna e arrojada de vasos para as bromélias?

Imagem 53 – Os cactos grandes receberam vasos de cimento na medida ideal para o seu desenvolvimento

Os cactos grandes receberam vasos de cimento na medida ideal para o seu desenvolvimento

Imagem 54 – Os cactos grandes receberam vasos de cimento na medida ideal para o seu desenvolvimento.

Os cactos grandes receberam vasos de cimento na medida ideal para o seu desenvolvimento

Imagem 55 – Um leve toque de dourado na base dos vasos para garantir aquele ar de refinamento ao conjunto

Um leve toque de dourado na base dos vasos para garantir aquele ar de refinamento ao conjunto

Imagem 56 – Um leve toque de dourado na base dos vasos para garantir aquele ar de refinamento ao conjunto.

Um leve toque de dourado na base dos vasos para garantir aquele ar de refinamento ao conjunto

Imagem 57 – Vasos sob medida para o pedacinho de parede.

Vasos sob medida para o pedacinho de parede

Imagem 58 – Essa rústica área externa ganhou um toque de vida e frescor com os dois pequenos, mas chamativos vasos.

Imagem 59 – Para alegrar o quarto cinza só mesmo um vaso de planta.

Para alegrar o quarto cinza só mesmo um vaso de planta

Imagem 60 – Nessa janela, pequenas espécies de flores transmitem cor, beleza e alegria.

Nessa janela, pequenas espécies de flores transmitem cor, beleza e alegria