Como lavar alface: passo a passo simples e fácil

Por - Atualizado em:

Antes de começar aquela dieta de folhas que você planejou na virada do ano, mas por um motivo, ou outro, você só conseguirá começar na próxima segunda-feira; aprenda aqui dicas, conselhos e sugestões de como lavar alface, a folha mais consumida no dia a dia do brasileiro.

Tudo pronto: mercado feito e a mente aberta para esse novo desafio de viver do verde, ou, caso seja apenas porque você gosta, mas tem receio de que sua salada não esteja bem lavada, livre de bactérias e micróbios que surgem ao longo do processo que tira a salada da terra e chega até a mesa da sua casa; enfim, fique atento e não deixe nenhuma dica que trouxemos aqui, escapar.

Separe as folhas

Separe as folhas

Uma vez que você está em posse do pé de alface, com as próprias mãos ou usando uma faca, separe as folhas que irá consumir. Isso porque você não precisa lavar tudo de uma vez, por ir lavando aos poucos, conforme for consumindo.

Separe folha por folha. Apesar de ser um pouco mais demorado, às vezes, pode haver um inseto, resto de terra ou alguma sujeira, entre as folhas. Por isso é importante lavar uma a uma e resistir à tentação de passar um maço de folhas de uma vez só, sob a água. Afinal, com uma a uma em mãos, fica mais fácil visualizar qualquer sujeira e a limpeza se torna mais eficaz.

Muito bem. Agora que as folhas de alface estão todas separadas, comece o processo de higienização. Mas como lavar alface, ou melhor, como higienizar alface na pandemia?

Simples: lave-a bem! Mas vale lembrar que somente lavar com água não costuma ser o suficiente para remover todas as impurezas que possam existir nas folhas. Veja então alguns produtinhos que você provavelmente possui em casa e que podem te ajudar!

Vinagre

Vinagre

 

Por que o vinagre? Mas posso lavar alface com vinagre? Vinagre não é só tempero? Algumas perguntas surgem conforme há novidades, e isso é normal. E muitas vezes essas dúvidas são provenientes de falta de informação básica. Mas aqui, neste artigo, tudo o que você precisar saber, inclusive, sobre como higienizar alface na pandemiae se livrar do coronavírus, você verá aqui.

Para começar o vinagre é um antibactericida natural. Ele é utilizado para higienizar banheiros, roupas, combater fungos, mofos e até bactérias. Então, é óbvio que ele pode lavar sua alface. Dentre tantos tipos de vinagre que existe, uns mais fortes, outros mais saborosos, todos eles têm o mesmo princípio ativo que auxilia no combate as sujeiras dos alimentos. Portanto, utilize o vinagre sem medo.

Um dos métodos mais convencionais de como lavar uma alface com vinagre é deixando-a de molho na água com uma pitada de sal e duas colheres (sopa) de vinagre para um litro de água. O sal também ajuda nessa limpeza do alimento. Depois de alguns minutos, enxágue em água corrente, folha por folha e as seque. Então, já estão prontas para consumo.

Bicarbonato de sódio

Bicarbonato de sódio

Como lavar alface com bicarbonato de sódio? Mais uma vez um item tão conveniente no dia a dia se mostra mais útil que fralda de pano. O bicarbonato de sódio ajuda na hora da limpeza, auxiliando a desencardir paredes, roupas e até o chão; além de aliviar as dores de aftas, por exemplo. Mil e uma utilidades, assim como lavar alface.

E para isso, comece separando a alface folha por folha. Lave-as e jogue bicarbonato em uma por uma, como se fosse fazê-las à milanesa com farinha de rosca. Depois lave-as muito bem, tirando todo o bicarbonato das folhas. Seque-as e já pode consumi-las.

Detergente

Detergente

Lavar alface com detergente é um método mais velho que guaraná de rolha. O detergente ajuda nesse combate antibactericida, além de ajudar a remover excesso de gorduras e oleosidades, onde a maioria dos microrganismos gosta de ficar e se reproduzir.

Assim como lavar louças é algo muito comum de se fazer com o detergente, alguns alimentos como a alface e outros vegetais também podem ser limpos com este produto.

Lembrando sempre que se deve separar as folhas de alface, lave-as cuidadosamente uma por uma com o detergente. Não há necessidade de utilizar esponja, pode lavá-las com as mãos mesmo. Faça a limpeza com delicadeza, pois as folhas de alface são frágeis.

Bem lavadas e limpas, enxágue-as e, em seguida, seque folha a folha. Alguns deixam as folhas secarem naturalmente, outros preferem utilizar secadores de saladas, pano ou papel toalha. O mais importante aqui, no entanto, é lembrar de enxaguar bem, para que acabar ingerindo resíduos de detergente.

Hipoclorito

Saber como lavar alface com hipoclorito não é algo tão vívido no cotidiano de muita gente, como talvez com bicarbonato não o seja também. Pois bem, mas o que é hipoclorito? Hipoclorito é um desinfetante, também usado como alvejante. Independentemente disso, pode ser usado para lavar a alface sem acarretar problemas de saúde.

Assim como se faz com o vinagre, o hipoclorito de sódio numa solução aquosa lava a alface e combate as sujeiras e os microrganismos que podem desencadear doenças naqueles que os consomem. Portanto, se tiver hipoclorito em casa, não tenha medo de utilizá-lo. É até recomendável. Lembre-se de separar as folhas de alface e enxaguá-las muito bem quando retirar da solução de água e hipoclorito.

Água sanitária

Água sanitária

Sim. Água sanitária, por que não? Assim como lavar alface com hipoclorito é recomendável, a água sanitária também o é. Com um processo similar, numa solução aquosa com um litro de água para duzentos mililitros de água sanitária, deixe as folhas de alface de molho por alguns minutos e depois enxágue bem. Folha por folha. Não se esqueça de sempre as tratar individualmente para que não deixe passar nenhum vestígio de sujeira que lhe cause mal.

Limão

Limão

Limão é um tempero. Limão é uma fruta. Limão tem mais vitamina C que a laranja e combate a anemia. Ele ajuda a prevenir pedras nos rins e ajuda a controlar a pressão arterial. Fora isso, limão refresca quando suco e realça o sabor dos alimentos quando usado como tempero. Também é ótimo para a digestão, auxiliando na emulsificação de gorduras, ou seja, pode ajudar a emagrecer. Fica a dica.

E, além de tudo isso que o limão faz pelo corpo humano, ele também pode lavar a salada de alface? Sim. E aqui está a maneira simples de lavar alface com limão: esprema um limão num recipiente e acrescente um litro de água. Nesse suco, deixe as folhas de alface imersas por mais ou menos cinco minutos. Depois, lave-as uma a uma. Pronto, sua salada está pronta para consumo!

Olha a “saladjenha”

Olha a “saladjenha”

Aí, sim. Viu as várias maneiras de como lavar alface? Ficou fácil conseguir deixar as folhas limpas, livres de bactérias ou sujeiras, com a aparência ótima e sem perder suas qualidades. A salada de alface é um dos mais completos vegetais na mesa do brasileiro, com muito benefícios e que sempre vai bem em qualquer refeição. A dica principal que fica, então, é de que você coma muita salada, sempre que possível e sempre lave folha por folha.

Saladas em geral auxiliam no desenvolvimento humano por serem fontes riquíssimas de inúmeros nutrientes, fibras e vitaminas. O constante consumo de legumes e vegetais pode melhorar o sistema imunológico, auxiliar no combate da prisão de ventre, no combate à pressão alta e a má digestão. Dá mais ânimo e disponibilidade para viver o dia a dia, tirando a preguiça desencadeada pelo consumo de alimentos mais gordurosos e pesados.

Pois bem. Agora que sabe como lavar alface bem lavadinha, sem riscos à sua saúde, o que resta agora é descobrir temperos e modos diferentes para sempre comer salada de alface de um jeito diferente e gostoso. Então, com o fim deste artigo, deixe seu comentário e a sua receita de como lavar outras folhas para saladas e dicas de temperos para consumi-la. Compartilhe sua opinião.