Como limpar ar condicionado: passo a passo e dicas práticas

Saiba como limpar um ar condicionado split, de janela e convencional com nossas dicas

Por -

Ter um ar condicionado em casa ou no ambiente de trabalho é garantir um clima sempre agradável, seja no verão ou no inverno. Mas para que o ar condicionado cumpra com o seu papel é preciso se atentar para a limpeza correta do aparelho. Por isso, o post de hoje é todo dedicado ao tema para que você aprenda o passo a passo completo de como limpar ar condicionado.

De modo resumido, o ar condicionado funciona da seguinte maneira: o ar externo é captado pelo aparelho, passa por um processo de refrigeração ou aquecimento e volta ao ambiente. Esse ciclo se repete inúmeras vezes para que a temperatura desejada se mantenha constante.

Todo esse processo, com o tempo, tende a acumular poeira, pelos de animais, ácaros e outras substâncias que acabam obstruindo a passagem do ar. E mesmo estando desligado o ar condicionado continua acumulando sujeira. Por essa razão, a limpeza continua sendo necessária mesmo nos meses em que o aparelho não está sendo utilizado.

A falta de limpeza e manutenção do ar condicionado traz uma série de consequências negativas, especialmente para a saúde. A poeira que se acumula no aparelho pode causar alergias, desencadear quadros de renite e sinusite e provocar até enxaquecas.

Um ar condicionado sujo também não funciona adequadamente, consome mais energia e ainda pode emitir ruídos. A vida útil do aparelho também reduz significativamente.

Em empresas e escritórios, o recomendado é fazer a limpeza do filtro do ar condicionado mensalmente. Já em casas, a limpeza pode ser feita a cada dois meses. Caso o aparelho fique ligado por longos períodos, limpe uma vez por mês.

Antes de iniciar a limpeza do ar condicionado é preciso verificar o tipo de aparelho que você possui. Existem no mercado basicamente dois modelos de ar condicionado: o de janela e o Split. Cada um possui uma forma de limpeza diferente. Confira abaixo o passo a passo detalhado para aprender a limpar cada um deles:

Como limpar ar condicionado de janela / convencional

Ar condicionado de janela convencional

  1. Desligue o ar condicionado da tomada;
  2. Remova o painel frontal e limpe-o com um pano macio e seco, se estiver muito sujo, use um pano umedecido com água morna. Não utilize produtos do tipo “multiuso” porque eles amarelam o aparelho;
  3. Retire o filtro do ar condicionado e tire a sujeira usando um aspirador de pó. Lave-o apenas se estiver muito sujo, usando água fria ou morna, nunca quente;
  4. Caso tenha lavado o filtro, deixe-o secar bem e de modo natural, somente depois que estiver completamente seco insira-o novamente no aparelho;
  5. Pronto! O ar condicionado de janela está limpo e já pode ser usado. Lembre-se de inserir o filtro antes de ligar.

Como limpar ar condicionado split

Como limpar ar condicionado split

O modo de limpar o ar condicionado Split é basicamente o mesmo do ar condicionado de janela. Confira:

  1. Tire o aparelho da tomada;
  2. Remova o painel frontal e limpe-o com um pano macio e seco, se estiver muito sujo, use um pano umedecido com água morna;
  1. Alguns modelos possuem filtro de carvão ativado, localizados no lado esquerdo, ou filtro HEPA, ao lado direito; Caso o seu ar condicionado possua um desses filtros retire-os antes do filtro de nylon;
  2. Verifique o modo de remoção e instalação desses filtros, pois eles variam dependendo da marca do ar condicionado;
  3. Limpe o filtro de carvão ativado ou o filtro HEPA apenas com aspirador de pó ou substitua-os por um novo, já que eles não podem ser lavados;
  4. A limpeza desses filtros – tanto o de carvão, quanto o HEPA, deve ser realizada uma vez por mês e a substituição a cada quatro ou cinco meses;
  5. Em seguida, retire o filtro de nylon do aparelho com cuidado e lave-o com água fria ou morna; utilize sabão neutro e bucha se desejar completar a lavagem;
  6. Deixe o filtro secar de modo natural e insira-o novamente antes de ligar o aparelho;
  7. Pronto! O ar condicionado está limpo e pronto para ser usado

Limpeza da parte externa do ar condicionado

Depois de aprender a limpar o filtro do ar condicionado também é importante saber como limpar a parte externa do aparelho adequadamente, o que inclui a tampa, painel frontal e controle remoto.

O processo de limpeza da parte externa do ar condicionado também é fácil e rápida. Basta usar um pano úmido com detergente neutro e passar nas partes citadas acima. Em seguida, use um pano seco para finalizar a limpeza. Lembre-se sempre de desligar o aparelho da tomada todas as vezes que for limpá-lo.

Confira agora o passo a passo em vídeo de como limpar ar condicionado modelo Split e de janela. Assim não fica nenhuma dúvida:

Passo a passo de como limpar ar condicionado de janela

Nesse vídeo você pode conferir o modo correto de limpeza do ar condicionado de janela e algumas dicas de como cuidar e conservar o aparelho. O ar condicionado do vídeo é da marca Springer, mas o procedimento pode ser aplicado em modelos de outras fabricantes também. Em caso de dúvidas, consulte o manual de instruções do aparelho.

Passo a passo de como limpar ar condicionado modelo Split

Já a limpeza dos modelos de ar condicionado Split você pode conferir nesse vídeo. O ar condicionado do tutorial é da marca LG, mas as dicas podem ser aplicadas para outras marcas também. A dica é a mesma: em caso de dúvidas, consulte o manual de instruções.

O processo de limpeza para os dois tipos de ar condicionado é bem simples, como você pode perceber, mas saiba que isso não exclui a necessidade de uma manutenção preventiva realizada por um profissional ao menos uma vez por ano.

Existem empresas credenciadas pelos fabricantes que prestam esse tipo de serviço. O profissional avalia a necessidade de limpeza em outras partes do aparelho, como turbina, serpentina, cano do dreno, entre outras peças. A manutenção leva em torno de 60 minutos e o técnico ainda aplica um bactericida para garantir a limpeza por mais tempo.

Seguindo todas essas recomendações você garante a durabilidade e a funcionalidade adequada do seu ar condicionado e, o mais importante, preserva a saúde de quem fica exposto ao aparelho.