Como limpar blindex: materiais, passo a passo e cuidados

Por -

O vidro blindex é mais resistente do que o tradicional, adotado em alguns espaços em que há mais riscos de quebra, como o box do banheiro, portas e janelas. Por ser até cinco vezes mais resistente, é muito útil, já que evita acidentes.

Mas isso significa que há outros cuidados que precisam ser tomados no dia a dia e durante o processo de limpeza. Apesar de ser mais resistente, o blindex não é “inquebrável”. Sua produção é feita com a tempera, através de tratamento térmico.

Você possui esse tipo de vidro em sua casa? Saiba como você pode limpá-lo sem diminuir sua vida útil ou correr o risco de danificar o material:

Vantagens do blindex

O vidro blindex possui algumas vantagens quando comparado ao vidro comum. Dentre as principais que fazem com seja a primeira opção da maioria das pessoas, estão:

Maior resistência

Esse tipo de vidro resiste melhor a impactos e variações de temperatura.

Preço similar

Mesmo sendo superior em qualidade e resistência, o vidro blindex possui preço muito próximo do vidro comum.

Menor risco de acidentes

Em caso de quebra o blindex não cria pedaços pontiagudos que podem machucar e causar acidentes. Se estilhaça em pedaços menores e pouco cortantes.

Mais bonitos

Dão aspecto mais elegante ao ambiente da casa em que foram utilizados. Seja o box do banheiro, as portas ou as janelas da casa.

Diferenças do vidro comum 

As principais diferenças do vidro blindex quando comparado ao vidro comum são:

  • Resistência superior (5 vezes mais resistente);
  • Quebra fragmentada e não em pedaços pontiagudos;
  • Possui tamanhos bem específicos, que variam de acordo com as temperas;
  • Não necessita de caixilhos para aplicação.

Como limpar blindex: materiais necessários

Para realizar a limpeza do vidro blindex você vai precisar de:

  • Limpa-vidros;
  • Água;
  • Álcool;
  • Vinagre Branco;
  • Panos de algodão;
  • Esponja macia;
  • Cera automotiva;
  • Detergente neutro;
  • Espanador;

Como limpar blindex passo a passo

Você deve fazer a limpeza do vidro blindex da área externa (portas e janelas) e do banheiro. O processo é um pouco diferente para cada um dos casos:

Áreas externas

Nas áreas externas, comece passando um pano de pó ou espanador por todo o vidro. Se optar pelo pano, ele deve ser macio, para evitar riscos no blindex. Prepare uma mistura metade água e metade detergente neutro e adicione uma colher de vinagre e uma de álcool. Coloque a mistura em um borrifador.

Borrife a mistura que você preparou por todo o vidro e deixe agir por alguns minutos. 5 a 10 é o suficiente. Cuidado para não fazer esse processo no momento em que o sol está batendo na janela ou porta, pois há a chance de manchar.

Use um pano macio umedecido em água para retirar a mistura do vidro. Finalize passando um pano seco. Você deve esfregá-lo até que o vidro volte a ter aspecto transparente.

Você tem um limpa-vidros em casa? Ao invés de preparar a mistura, você pode utilizá-lo para limpar o vidro blindex. O processo é o mesmo, só não é necessário esperar os 5 a 10 minutos. Aplique o limpa-vidros, esfregue levemente com uma esponja ou pano macio, passe um pano umedecido em água e finalize com um pano seco.

Banheiro

Blindex no banheiro

O box do banheiro dá um pouco mais de trabalho, já que está sempre em contato com a água. Para evitar as manchas de calcário o indicado é fazer a limpeza do box de forma mais frequente e enquanto ele ainda está molhado.

Ligue o chuveiro e molhe todo o box blindex. Em seguida molhe uma esponja em vinagre e esfregue por todo o vidro. Deixe agir por cerca de dez minutos. Finalize enxaguando com a própria água do chuveiro.

Não pode deixar secar sozinho. Pegue um pano macio e seque todo o box. Para essa etapa ser mais rápida, enrole o pano em um rodo e passe pelo box blindex.

Como o box tem mais chances de manchar, você pode usar a cera automotiva ao seu favor. Depois de secar o box, aplique uma camada de cera por toda a sua extensão. O objetivo é criar uma camada protetora que pode inclusive ajudar a diminuir a frequência de limpeza do vidro blindex do banheiro.

Cuidados ao efetuar a limpeza do blindex 

Durante a limpeza do vidro blindex é preciso ter alguns cuidados para evitar danos e aumentar sua vida útil. O ideal é:

Não lavar vidros expostos ao sol

Se você limpar os vidros blindex enquanto o sol estiver batendo neles (isso principalmente no caso de portas e janelas) há chances maiores de você deixá-los manchados. O indicado é começar pelos vidros que não estão recebendo luz solar direta.

Evitar produtos abrasivos e ácidos

Produtos abrasivos ou ácidos não são recomendados para limpar o vidro blindex. Podem acabar riscando o material e até mesmo diminuindo a sua resistência ou deixando manchas. Prefira usar o limpa-vidros ou a mistura água, álcool e vinagre. Nunca use apenas o vinagre, sem preparar o vidro antes com água.

Não usar panos que soltem fiapos

Os fiapos são os grandes inimigos na limpeza de vidros, inclusive dos blindex. Cada vez que você tentar tirá-los vai acabar deixando marca de dedos. Para evitar o problema, aposte em panos que não soltem fiapos. Assim a higienização dos vidros ocorre tranquilamente.

Usar cera automotiva

A cera automotiva é uma dica interessante para os vidros do box, que estão constantemente expostos a umidade e a água. Seu objetivo é criar uma camada de proteção que irá evitar as manchas e o acumulo de calcário, além de deixar o vidro ainda mais brilhante.

Depois que finalizar a limpeza, experimente aplicar a cera automotiva. Assim você não precisará limpar o box com tanta frequência, podendo apostar na limpeza mais leve, apenas com água.

Não borrifar produtos diretamente

Tirando a mistura água, vinagre e álcool, qualquer outro produto não deve ser borrifado diretamente no vidro blindex. O ideal é aplicar em uma esponja e ir esfregando sobre a superfície. O motivo? Evitar manchas.

Secar bem

O blindex não pode ser deixado para secar sozinho. Depois que você terminar de enxaguar os vidros, lembre-se de secar bem os vidros, sejam de janelas e portas ou do box do banheiro. Se bater sol o vidro pode acabar manchado e no caso do box, você vai lidar também com as manchas de água.

Use um pano macio e que não solte fiapos para a secagem.

Adotar uma frequência de limpeza

A frequência de limpeza dos vidros blindex depende muito de onde se encontram instalados e de que cuidados você vem tomando.

Aqueles que ficam na parte externa da casa vão exigir maior manutenção, já que tem contato direto com a chuva. O mesmo vale para o box do banheiro, que se encontra em um ambiente úmido e exposto sempre a água do chuveiro.

O ideal é que nesses casos a limpeza ocorra ao menos uma vez por semana ou a cada quinze dias. Se você apostar na cera automotiva para criar a camada de proteção, pode deixar a frequência de higienização dos vidros do box para uma vez a cada quinze dias e dos vidros externos para uma vez por mês.

Você já conhecia todas essas dicas para limpar blindex?

Referências e leitura complementar
  1. Blindex, dicas e cuidados – Blindex
  2. Receita caseira ajuda a tirar gordura em vidros blindex – Extra