Como limpar ferro a vapor: descubra o passo a passo e cuidados

Por -

O ferro a vapor é muito prático na hora de desamassar as roupas e torna a atividade de passar mais rápida e eficiente. Tanto que muitas pessoas tem optado por esse modelo na hora da compra. O detalhe é que para garantir um bom funcionamento do aparelho é preciso se preocupar também com sua limpeza, que deve ser feita com certa frequência.

Conforme o uso, é natural que alguns fios de tecido e outras partículas se acumulem no ferro e até mesmo entrem dentro do compartimento de água que produz o vapor. Por isso é importante limpar o ferro a vapor.

Descubra agora como fazer a limpeza de modelos aderentes e antiaderentes e veja dicas para garantir que o aparelho dure por mais tempo:

Por que limpá-lo?

Apesar de não estar em contato com a sujeira, todo objeto vai acumulando poeira ou outras partículas. No caso do ferro a vapor, os fios de tecido, impurezas da água e calcário são exemplos do que pode se acumular no aparelho.

A limpeza faz com que a vida útil do ferro aumente ao manter a chapa e a saída de vapor livres de sujeira e partículas acumuladas. Evita também que a roupa grude no ferro enquanto é passada ou que você acabe deixando manchas indesejadas no tecido, resultado do acumulo de sujeira na chapa, o vapor e o contato com uma peça branca, por exemplo.

Como limpar ferro a vapor passo a passo 

Como limpar ferro a vapor passo a passo

Para limpar ferro a vapor você deve:

Função de limpeza automática 

Alguns modelos de ferro a vapor possuem a função de limpeza automática. Confira o manual e veja se esse é o seu caso.

Se sim, siga o seguinte passo a passo:

Encha o reservatório com água e ligue o ferro na temperatura máxima. Selecione também a opção sem vapor, caso o aparelho possua.

Espere até que a luz apague, indicando que o ferro atingiu a temperatura desejada. Desligue e retire da tomada. Vá até a pia e segure o aparelho na posição horizontal. Aperte o botão para eliminar a água e o vapor que estão ali dentro. Tome cuidado para não deixar a água quente espirrar em sua mão e braços.

Agite o ferro para frente e para trás até que toda a água saia de dentro do reservatório. Ligue o aparelho novamente na tomada e o aqueça. Em seguida passe um pano para limpar a base. Observe que qualquer sujeira deverá ficar no pano.

Se achar necessário pode voltar a repetir o processo de limpeza automática.

Ferros a vapor sem função de limpeza automática

Caso seu ferro a vapor não conte com a opção de limpeza automática, há outras alternativas para limpar a parte interna e externa do aparelho:

1. Limpando a parte interna do ferro

Para limpar a parte interna do ferro a vapor você vai precisar de:

  • ½ xícara de água
  • ½ xícara de vinagre branco

Misture a água e o vinagre e despeje dentro do reservatório de água do ferro. Ligue-o na tomada e selecione a temperatura mais alta. Se não há opção de temperatura coloque o ferro na posição “algodão”.

Quando o ferro atingir a temperatura máxima (geralmente apaga a luz) estenda uma toalha sobre a tábua de passar e vá passando o ferro. Não se esqueça de pressionar o botão do vapor, para que a mistura de água e vinagre seja eliminada.

Não é preciso usar toda a solução que está dentro do reservatório. O importante é que você aperte o botão de vapor a cada vinte segundos, durante um minutos e meio. Após esse tempo, desligue o aparelho e retire-o da tomada. Descarte qualquer resto de água com vinagre que ainda esteja dentro do ferro.

Encha o reservatório novamente, agora apenas com água. Repita o processo para remover qualquer resto de vinagre que tenha permanecido dentro do aparelho. Pode passar a mesma toalha novamente.

Passado o um minuto e meio descarte a água e você terá terminado de limpar a parte interna do seu ferro a vapor.

2. Limpando a chapa e os dutos de vaporização

Limpando a chapa e os dutos

Depois de limpar a parte interna do ferro, é hora de realizar a manutenção da parte externa. Leve em conta se o modelo é aderente (chapa de ferro) ou antiaderente.

Antes de começar o processo, lembre de tirar o aparelho da tomada e deixá-lo esfriar, principalmente se optou por fazer a remoção de sujeiras da parte interna do ferro primeiramente.

Se o ferro for antiaderente utilize apenas:

  • Pano ou esponja macio;
  • Vinagre;
  • Água;
  • Cotonetes;

Molhe levemente o pano ou esponja em um solução de água com duas colheres de sopa de vinagre. Em seguida passe-o (sem esfregar ou fazer força) sobre a chapa do ferro. Para finalizar, use os cotonetes para limpar os dutos de vaporização.

Se o ferro for aderente você pode utilizar:

  • Bicarbonato de sódio;
  • Vinagre branco;
  • Esponja;
  • Pano úmido;
  • Escova de dentes;

Prepare uma mistura de vinagre e bicarbonato de sódio, até obter uma pasta. Com a ajuda da esponja esfregue essa pasta na base do ferro e deixe agir por alguns minutos.

Repita o processo quantas vezes achar necessário para retirar as sujeiras grudadas nessa região. Para finalizar, passe um pano úmido para retirar a pasta e use uma escova de dentes para limpar os dutos de vapor. Se achar mais prático, aposte nos cotonetes para essa região e lembre-se de umedecê-los antes.

Dica extra: Mesmo nos ferros aderentes, evite usar qualquer material abrasivo para fazer a limpeza, como esponjar de aço ou produtos químicos mais fortes. O vinagre poderá no máximo ser substituído por detergente neutro (nos modelos antiaderentes) ou saponáceo.

Cuidados e manutenção

Cuidados e manutenção

Alguns cuidados são essenciais para garantir o aumento da vida útil do seu ferro a vapor. Você deve então:

1. Manter uma frequência de limpeza

O ferro a vapor precisa ser limpo, mas não é necessário fazer isso todos os dias, mesmo que você o utilize bastante.

O ideal é que a limpeza seja feita em média a cada um ou dois meses. Para os modelos antiaderentes, opte por dois meses, principalmente na ao limpar a parte externa.

2. Apostar na água destilada ou purificada

A água da torneira possui alguns minerais e outras impurezas que podem se acumular no interior do ferro ou nos dutos de vapor. Para evitar esse problema prefira usar água destilada ou purificada. Água perfumada também não é recomendada para o ferro a vapor.

3. Verificar o cabo de energia a cada uso

A cada vez que for usar o ferro a vapor verifique como se encontra o cabo de energia. Se notar qualquer sinal de dano leve-o a assistência para troca ou substitua por um novo aparelho. Assim você evita que o aparelho consuma mais energia elétrica e cause algum acidente durante o uso, principalmente porque você está mexendo com água.

4. Guardar de forma adequada

Após o uso espere o ferro esfriar, esvazie o recipiente de água e guarde-o de forma correta. A posição certa é a vertical, para evitar que o aparelho fique em contato com sujeiras do ambiente. Se ainda possuir a caixa em que ele veio, pode guardar ali.

Tome cuidado também ao dobrar o cabo de energia, de forma a não danificá-lo.

5. Em caso de quedas verificar se o ferro está funcionando normal

Se derrubar seu ferro a vapor no chão, sempre verifique se nada se quebrou ou se soltou. Principalmente o termostato. Em caso de qualquer alteração visível – ou do ferro não esquentar ao ser ligado – leve-o até a assistência técnica mais próxima e nunca tente consertar sozinho.