Limpeza a vapor: veja como fazer, tipos e onde aplicá-la

Por - Atualizado em:

Muito se fala, mas no fim sempre fica a dúvida: afinal, limpeza a vapor realmente funciona? É bom? Como fazer? Onde aplicar?

Se você também tem essas dúvidas acompanhe esse post com a gente que vamos te explicar tudo sobre limpeza a vapor.

Como funciona a limpeza a vapor

Como você deve imaginar a limpeza a vapor funciona com…vapor! Sim, é claro! Mas porque ela é eficiente?

As máquinas a vapor aquecem a água e produzem vapor quente. Esse vapor consegue “soltar” a sujeira de modo fácil e rápido, eliminando gorduras e outros tipos de sujeiras impregnadas nas superfícies domésticas.

Além disso, o vapor ainda atua como desinfetante, já que a alta temperatura contribui com a eliminação de micro-organismos.

Ou seja, você limpa e desinfeta tudo de uma única vez.

Benefícios da limpeza a vapor

Benefícios da limpeza a vapor

É ecológica

A limpeza a vapor é uma das mais ecológicas e sustentáveis que existe. Sabe por quê? Porque a limpeza a vapor não necessita de nenhum tipo de produto químico, basta o vapor para deixar as superfícies limpas.

Mas não é só por isso. A limpeza a vapor também economiza água. Com apenas um litro de água é possível gerar cerca de 20x a quantidade de vapor, o suficiente para limpar um pequeno apartamento.

É versátil

A limpeza a vapor pode ser usada em qualquer ambiente da casa, dos banheiros à cozinha, passando pelos quartos, sala e quintal.

Além das superfícies de pisos, móveis e estofados, a limpeza a vapor ainda pode ser aplicada em roupas, cortinas e no cantinho do seu pet.

É econômica

Nós já falamos da economia de água (que não é pouca coisa), mas também precisamos mencionar que a limpeza a vapor também é econômica do ponto de vista energético, ao contrário do que pode parecer. Isso porque as máquinas vaporizadoras só consomem energia no momento de aquecimento da água.

A limpeza a vapor também é econômica porque você não precisa mais se preocupar em comprar desinfetantes, multiusos e qualquer outro tipo de produto de limpeza, uma vez que o vapor limpa e desinfeta tudo por conta própria.

É rápida e prática

Acredite: você vai limpar a casa muito mais rapidamente com a limpeza a vapor. As sujeiras mais difíceis de serem removidas são facilmente “dissolvidas” pelo vapor e isso vai te poupar um tempo e esforço significativo.

É saudável e higiênica

A limpeza a vapor é muito mais higiênica, já que ela consegue eliminar os micro-organismos do ambiente. Mas ela também é mais saudável porque não utiliza produtos químicos

Muitas pessoas são alérgicas a produtos de limpeza e com o vapor esse problema fica facilmente resolvido.

A limpeza a vapor também não levanta pó durante a limpeza, favorecendo quem sofre de alergia (mais uma vez).

E anota aí mais um motivo: com a limpeza a vapor você não entra em contato direto com a sujeira. Quem faz isso por você são os bicos de limpeza.

Tipos de limpeza a vapor

Tipos de limpeza a vapor

Existem, basicamente, dois tipos de limpeza a vapor: frio e quente. No vapor a frio, a água não é fervida dentro da máquina, ao contrário do que acontece no vapor a quente.

As máquinas de vapor a frio costumam ser mais baratas, no entanto não possuem a mesma eficiência de limpeza que o vapor quente.

Além do tipo de vapor existem também diferenças em relação ao aparelho utilizado. Os mais comuns são o portátil e o vertical.

Os vaporizadores portáteis não possuem a mesma eficácia de limpeza que os verticais.

Por isso, avalie bem para que o vaporizador será usado na sua casa e só então decida o melhor modelo a partir das suas necessidades.

Onde aplicar limpeza a vapor

Onde aplicar limpeza a vapor

Confira a seguir onde e como aplicar a limpeza a vapor:

Em pisos, revestimentos e rejuntes

A limpeza a vapor é muito eficiente na limpeza de pisos, revestimentos de parede e também em rejuntes.

O vapor remove sujeiras, manchas, gordura e ainda elimina germes, bactérias, mofo e fungos. Isso é muito válido especialmente para quem tem crianças pequenas em casa e que precisam manter uma boa higienização do piso.

Para fazer a limpeza a vapor de pisos e revestimentos não é necessário liberar vapor continuamente, muito menos no mesmo lugar várias vezes, faça apenas disparos pontuais conforme movimenta o bico de limpeza do vaporizador.

A limpeza a vapor pode ser utilizada em pisos laminados, vinilicos e parket, mas com atenção para não liberar vapor demais e acabar molhando o piso. Também é preciso tomar cuidado para não deixar o vaporizador muito tempo na mesma área e, com isso, acabar criando manchas no piso.

Dica 1: antes de iniciar a limpeza a vapor faça a remoção da poeira grossa com a ajuda de um aspirador de pó.

Dica 2: Quanto maior a potencia do vaporizador, melhor o resultado da limpeza, especialmente no caso de rejuntes.

Na cozinha

A limpeza a vapor também é bem vinda na cozinha. Por lá, é possível limpar, principalmente, o piso e os eletrodomésticos, em especial aqueles com maior quantidade de gordura, como coifas, fornos e fogões.

Geladeira e microondas também podem receber limpeza a vapor, incluindo os modelos em inox.

Louças sanitárias

As louças e metais do banheiro são outra área da casa que podem receber a limpeza a vapor. Tome apenas o cuidado de usar o bico de limpeza correto para evitar riscos e marcas nas louças.

Outro bom local para fazer a limpeza a vapor é no box do banheiro. A gordura sai facilmente e o local fica limpinho de novo sem muito esforço.

No entanto, o banheiro é o único local da casa que mesmo recebendo a limpeza a vapor, recomenda-se o uso de algum tipo de desinfetante, especialmente no vaso sanitário.

Janelas e vidros

As janelas e demais superfícies em vidro também podem receber limpeza a vapor, mas aqui vai uma dica: o processo para uso do vapor acaba sendo mais trabalhoso nesse tipo de superfície, uma vez que a limpeza manual ainda é necessária para fazer a finalização.

Por isso, avalie se realmente vale a pena fazer uso do vaporizador nesse caso especifico.

Roupas

Se você é do tipo que não curte passar roupa, então o vapor é seu grande amigo. Com ele, suas roupas ficam lisinhas e sem nenhum vinco.

Para isso basta direcionador o vaporizador para a peça até que ela desamasse. Cuidado apenas para não utilizar vapor em peças delicadas.

Estofados, tapetes e cortinas

Entre todas as possibilidades que a limpeza a vapor traz, a mais interessante, sem dúvidas, é a limpeza de estofados, tapetes e cortinas.

A limpeza convencional nem sempre dá conta de limpar essas superfícies como deveria, justamente por se tratar de objetos grandes e que não podem ser removidos ou tirados do lugar facilmente. Mas o vapor consegue.

Além de limpar, o vaporizador ainda elimina manchas, ácaros e outros micro-organismos.

Casinhas de pet

E que tal aproveitar o vaporizador para dar aquela geral na casinha ou na caminha do seu pet? Pois é! A limpeza a vapor é perfeita para esses locais, uma vez que ela desinfeta e elimina germes e bactérias. 

No carro

A limpeza a vapor é muito eficiente no carro, sabia? Você pode aplicar esse método de limpeza nos bancos, tapetes e no teto do seu veiculo.

Onde não aplicar limpeza a vapor

Onde não aplicar limpeza a vapor

Apesar dos benefícios e de toda versatilidade, existem alguns materiais que não podem receber esse tipo de limpeza, como é o caso dos itens citados a seguir:

  • Superfícies com revestimentos de papel e papelão;
  • Paredes com papel de parede
  • Paredes que receberam pintura com tinta a base de água
  • Tecidos finos e delicados como seda, por exemplo
  • Pisos com camadas de verniz, óleo ou cera
  • Pisos de concreto e cimento
  • Pisos de pedra natural, como mármore e granito
  • Móveis de madeira, MDF ou MDP

Máquina de limpeza a vapor: onde comprar e quanto custa

Existem dois modelos principais de limpadores a vapor: os portáteis e verticais e os de vapor frio e de vapor quente.

É é claro que os preços dos limpadores vão variar de acordo com o modelo escolhido. De modo geral, os limpadores a vapor portáteis e frios tendem a ser mais baratos do que os verticais e de vapor quente.

Existem outras variáveis que interferem no preço, como a capacidade do reservatório de água, a voltagem elétrica e, sobretudo, a marca do aparelho.

E aqui vai uma dica: invista em um modelo com bom custo beneficio, mesmo que isso signifique pagar um pouco mais caro, afinal, esse não é um produto que será descartado em pouco tempo, pelo contrário, a ideia é que fique com você por anos.

Mas, só para você ter uma ideia, o preço de uma máquina de limpeza atualmente varia entre R$ 170 a R$ 1900. Portanto, vale muito a pena fazer uma boa pesquisa de preços antes de tomar a decisão de compra.