Como limpar fogão de inox: materiais necessários e passo a passo fácil

Por -

O fogão de inox, assim como as geladeiras feitas deste material, vem conquistando cada vez mais pessoas e sendo a primeira escolha na hora de montar a cozinha da casa. O eletrodoméstico em inox dá um toque todo requintado ao ambiente, sem contar que disfarça melhor as sujeiras, quando comparado aos fogões brancos.

Mas isso não significa que você pode descuidar da limpeza e deixar para remover a sujeira do fogão só quando der vontade. Quanto mais frequente é esse cuidado, maior a durabilidade do eletrodoméstico e mais bonito e com aparência de novo ele fica.

Você tem um fogão de inox em casa? Descubra agora como fazer a limpeza sem danificar o eletrodoméstico:

Como limpar fogão de inox: materiais necessários

Fogão de inox

Para limpar o fogão de inox você vai precisar de:

  • Água;
  • Vinagre;
  • Esponja ou pano macio;
  • Sabão em barra;
  • Esponja de aço (para os queimadores);
  • Detergente neutro;
  • Bicarbonato de sódio;
  • Farinha de trigo;
  • Papel toalha;
  • Azeite de oliva;
  • Sabão de coco;
  • Vaselina líquida.

Como limpar fogão de inox passo a passo

Conceito limpeza de fogão de inox

Vamos dividir o passo a passo de acordo com as partes do fogão. O ideal é começar pelos queimadores e finalizar com os botões de acendimento. Não se esqueça de tirar o fogão da tomada e desligar o gás nesse momento.

1. Queimadores

Retire os queimadores do fogão e coloque de molho dentro da pia. Você pode usar uma mistura de água e vinagre para ajudar a tirar as sujeiras mais difíceis que tenham grudado nessa peça. É importante que o queimador já esteja frio antes de você começar a limpeza.

Em seguida esfregue com uma esponja macia com um pouco de sabão em barra. Se preferir pode usar o lava-louças de cozinha neutro. Use o lado macio da esponja, nunca o mais áspero. Enxague com água corrente e seque bem os queimadores.

Quer polir os queimadores? Jogue farinha de trigo e enxague com água.

2. Bocas

Retire as bocas do fogão. Se ainda não limpou os queimadores pode colocar de molha junto, na mistura de água e vinagre. Para limpar, uma esponja com sabão em barra ou detergente de cozinha já é suficiente.

Se a boca estiver com manchas ou sujeiras mais difíceis que não saem mesmo após ficarem de molho, você pode usar uma esponja de aço, mas esfregue apenas nessas manchas.

Dica extra: Você pode polir a boca do fogão com farinha de trigo. O processo é o mesmo que sugerimos para os queimadores.

3. Grades do fogão

As grades do fogão também precisam ser limpas. Você pode lavá-las imediatamente com água e sabão. Se achar que estão muito sujas, coloque de molho na pia na mistura de água e vinagre. Use apenas o lado macio da esponja na limpeza e evite a esponja de aço nas grades.

O bicarbonato de sódio com vinagre também ajuda na remoção de sujeiras mais difíceis. Prepare a mistura e passe pelas grades do fogão. Você também pode utilizar nos queimadores e na boca do fogão.

4. Mesa

A mesa de inox do fogão deve ser limpa com uma esponja ou pano macio com sabão de coco ou detergente neutro. O pano ou esponja deve estar apenas umedecido e não encharcado. Esfregue sem fazer força e cuide para não derrubar sabão ou água dentro das saídas de gás.

Em seguida passe um pano molhado apenas em água, para remover o sabão. Finalize secando a mesa do fogão imediatamente. Para isso use um pano que não solte fiapos ou folhas de papel toalha.

5. Tampo de vidro

O tampo de vidro do fogão é a última parte a ser limpa. Você poderá usar um pano macio ou esponja com sabão ou detergente. Esfregue para retirar manchas de gordura ou de dedos. Passe um pano umedecido apenas em água para remover o sabão e finalize secando com um pano de microfibra.

6. Botões de acendimento

Não se esqueça de limpar os botões do seu fogão. Como se trata de uma parte do eletrodoméstico que pode acumular gordura, o indicado é limpar ao menos uma vez na semana. Para essa tarefa, um pano umedecido em água e sabão ou detergente (ambos neutros) já é suficiente.

Passe o pano em todos os botões e finalize passando um pano úmido, para retirar o excesso de sabão e alguma sujeira que não saiu na primeira passada de pano. Se os botões do seu fogão são de plástico, deixe que sequem sozinhos, se não, passe um pano seco logo em seguida ao pano umedecido.

Cuidados ao limpar um fogão de inox

Como limpar fogão de inox

Quer deixar seu fogão sempre brilhando e com aparência de novo? Veja alguns cuidados que você deve ter com o inox:

1. Não usar materiais abrasivos

Inox e materiais ou produtos abrasivos são duas coisas que não combinam. Se você quer evitar riscar o seu fogão o melhor é não usar esponja de aço ou qualquer produto químico mais forte, como os à base de cloro.

A esponja de aço só está liberada na limpeza da boca ou dos queimadores.

2. Observar a cor da chama

A chama do fogão deve sempre ser azul. Se estiver amarelada pode ser sinal de que o queimador ou a boca do fogão estão sujos. Ou que o gás está no final. Fique de olho e se observar a chama amarela mesmo após a troca do gás, deixe as bocas e o queimador de molho. Pode usar nossa sugestão de vinagre com água.

3. Evitar forrar com papel alumínio

Algumas pessoas forram o fogão com papel alumínio, entre as bocas, para evitar sujar o inox e deixar que a sujeira caia por ali. A ideia na verdade pode dar mais trabalho. Como a região fica quente – devido as chamas – há a chance de o papel alumínio grudar e manchar. E aí o trabalho é em dobro para limpar!

4. Secagem imediata para não manchar

Depois que fizer a limpeza do fogão de inox você nunca deve deixá-lo secar sozinho, a não ser as partes plásticas, como os botões. De resto assim que enxaguar com o pano umedecido em água passe um pano seco – e que não solte fiapos – por todo o fogão.

Você pode usar papel toalha nessa parte, mas a limpeza pode acabar ficando um pouco cara. Então o melhor é apostar no pano de microfibra.

O motivo da secagem imediata? Evitar as famosas manchas de água!

5. Usar vaselina líquida ou azeite de oliva

Para conservar o inox e dar brilho você pode usar a vaselina líquida ou o azeite de oliva. Pingue algumas gotas em um pano e passe em toda parte do fogão que é feita de inox.

Cuidado para não exagerar. O objetivo é lustrar e dar brilho, deixando o fogão de inox sempre com aparência de novo. Se colocar muita vaselina ou azeite você vai acabar lambuzando o eletrodoméstico e terá que fazer a higienização novamente.

6. Fazer limpeza regular

O fogão de inox, assim como outros objetos que ficam na cozinha, não pode ficar muito tempo sem ser limpo. Afinal você estará usando praticamente todos os dias. O indicado é fazer uma limpeza semanal ou no máximo a cada dez dias.

Quanto mais você demorar para remover as sujeiras, mais difícil e trabalhoso será a tarefa! Então se programe para limpar seu fogão regularmente.

7. Limpar imediatamente em caso de derrubar alimentos

Derrubou algum alimento ou líquido no fogão? Não espere secar! Limpe imediatamente. Se a boca ainda estiver quente, retire com a ajuda de um pano. Seque líquidos com um pano umedecido em água – principalmente leite derramado.

Quanto aos alimentos, junte da mesa do fogão assim que caírem e se possível já passe um pano com água. Caso esteja muito quente, espere esfriar e então esfregue com água e detergente neutro. No caso dos líquidos o ideal é secar e tirar os queimadores e bocas do fogão (deixe esses dois de molho na pia).

Assim que esfriar a mesa do fogão, limpe com um pouco de sabão. Lave o queimador e a boca também, seque-os e só então os devolva ao seu lugar.

8. Deixar as peças de molho

As peças do fogão, como grades, bocas e queimadores podem ficar de molho antes de serem lavadas. São regiões que costumam sujar mais e são as “vítimas” dos derramamentos de líquidos e alimentos.

No dia em que for fazer a limpeza do fogão comece retirando todas essas peças e deixando de molho em uma mistura de água e vinagre. Pode apostar também em uma mistura de água ou vinagre e bicarbonato de sódio.

Enquanto isso vá limpando a mesa, o tampo de vidro e as bocas do fogão. Assim quando for lavar essas peças, fica mais fácil remover sujeiras e manchas persistentes.

9. Apostar em alternativas para tirar manchas

As manchas podem ser um grande problema no fogão de inox. A melhor forma de retirá-las é com uma esponja (parte macia) e um pouco de detergente ou sabão.

Mas você também pode usar algumas alternativas, como borrifar um pouco de vinagre (diluído em água – 3 partes de vinagre para 1 de água) diretamente sobre a mancha. Em seguida é só esfregar um pano levemente umedecido em água e pronto, a mancha sumiu!

Outra dica é não demorar para secar e passar um pouco de óleo vegetal para que outras manchas não apareçam.

Viu como é fácil limpar seu fogão de inox? Se você tem mais alguma dica para agregar, nos conte nos comentários!