Como limpar geladeira de inox: conheça o passo a passo essencial

Por -

As geladeiras de inox estão ganhando espaço nas casas, já que são diferentes daqueles modelos tradicionais de cor branca. Elas dão um toque todo especial para a cozinha e tem algumas diferenças na hora da limpeza.

O fato é que o inox é um material mais resistente, ainda assim você não deve usar determinados produtos de limpeza e pode se focar em manter uma rotina, para evitar a sujeira pesada.

Saiba agora como você pode limpar geladeira de inox:

Vantagens

Ter em casa uma geladeira de inox é muito vantajoso quando comparado com outros modelos do eletrodoméstico:

Mais resistente

O revestimento cromado garante mais resistência. Geladeiras de revestimento comum podem acabar riscadas ou perdem a cor devido a batidas ou uso de determinados produtos. O inox, por outro lado, é mais resistente.

Sofisticação

Quem quer deixar a cozinha da casa com um toque extra de sofisticação com certeza deve apostar nas geladeiras de inox. Elas deixam o ambiente ainda mais bonito e requintado.

Como limpar geladeira de inox: materiais necessários

Geladeira de inox

Para limpar geladeira de inox você vai precisar de:

  • Produto específico para limpar inox;
  • Pano macio ou de microfibra;
  • Detergente neutro;
  • Água;
  • Papel toalha;
  • Óleo vegetal;
  • Vinagre.

Como limpar geladeira de inox passo a passo

Para aumentar a durabilidade do inox da geladeira o ideal é que seja feita uma limpeza diária, mas você também pode precisar de limpeza pesada ou remover manchas. Veja o que fazer em cada caso:

1. Limpeza diária

Na limpeza diária da geladeira de inox você pode começar passando um pano seco por todo o eletrodoméstico. A ideia é tirar a poeira e outras sujeiras mais leves que vão se acumulando por ali.

Caso existam manchas de dedos ou de gordura, pingue algumas gotas de detergente neutro no pano macio levemente umedecido em água e passe em toda a extensão da geladeira. Não precisa fazer força, passe delicadamente.

Finalize passando um pano umedecido apenas em água para remover o detergente e seque com papel toalha. Se preferir pode usar outro pano na secagem, mas é importante que ele não solte fiapos.

Dica extra: Sua geladeira é de aço escovado? Passe o pano no sentido das “listras”.

2. Limpeza pesada

Se a ideia é fazer uma limpeza mais pesada você pode usar vinagre branco, que ajuda a tirar manchas mais difíceis, como as de gordura. O vinagre pode ser usado sem medo, pois não há risco de estragar a geladeira de inox.

Prepare em um borrifador uma mistura de três partes de vinagre para cada uma de água. Você também pode fazer essa mistura em um balde. Aplique o borrifador sobre toda a geladeira e vá passando o pano. Usou o balde? Molhe um pano macio (e que não solte fiapos) na mistura preparada, torça bem, deixando-o apenas umedecido e passe pela geladeira.

Para finalizar a limpeza e dar um brilho extra na geladeira de inox você pode umedecer a ponta de um pano com um pouco de óleo vegetal. Cuidado para não exagerar, o objetivo é dar brilho e não lambuzar o eletrodoméstico! Vá lustrando seguindo a direção das fibras de inox ou de forma circular, caso sua geladeira não seja de aço escovado.

Outra dica que facilita a limpeza pesada é usar os produtos específicos para limpar inox. Você deve seguir a orientação do rótulo para saber como aplicar e pronto, a geladeira estará limpinha!

Remoção de manchas na geladeira de inox

Identificou manchas na sua geladeira? Não se preocupe! Existem alguns truques que ajudam a resolver o problema:

1. Vinagre

O vinagre é o melhor aliado para as manchas de gordura, de mãos ou de dedos que podem aparecer no inox. Você pode preparar a mesma mistura que utilizou na limpeza pesada da geladeira, com a diferença de que agora irá aplicar diretamente sobre a mancha e deve usar o borrifador para tornara tarefa mais prática.

Para secar você pode usar papel toalha ou um pano de microfibra.

2. Detergente e água quente

Detergente e água quente também são ótimos aliados na remoção das manchas de gordura. Você pode optar por eles no lugar do vinagre. Primeiro você deve umedecer um pano macio e pingar algumas gotas de detergente. Esfregue sobre a mancha.

Finalize enxaguando com água quente e seque bem com papel toalha ou um pano macio que não solte fiapos.

Cuidados ao limpar uma geladeira de inox

Se você quer evitar danos ao inox e aumentar a durabilidade da sua geladeira é indicado tomar alguns cuidados durante o processo de limpeza:

1. Não usar cloro

O cloro não é indicado para limpar a geladeira de inox. O produto pode tirar o brilho natural do inox e até mesmo danificar o material. Por mais sujo que esteja, prefira usar o vinagre ou o detergente com água quente para ajudar a remover as manchas e sujeiras mais difíceis.

2. Não usar água sanitária

A água sanitária é outro produto que não deve fazer parte da limpeza das geladeiras inox. Por se tratar de um produto químico mais forte, pode acabar causando danos e vai tirar o brilho do material.

3. Evitar álcool

O álcool não é tão perigoso quanto o cloro ou a água sanitária, mas ainda assim não é produto mais indicado para limpar geladeira de inox. Evite-o para não tirar o brilho do seu eletrodoméstico.

4. Não usar materiais abrasivos

Materiais abrasivos e o aço inox não se dão muito bem. Mesmo que você tenha ouvido falar que o lado mais espesso das esponjas ou a palha de aço são boas opções de limpeza, não os utilize ao limpar sua geladeira de inox. Esses materiais até removem manchas e sujeiras mais rapidamente, no entanto acabam riscando o inox.

5. Secagem imediata

Terminou de passar o pano úmido na sua geladeira? Nada de deixar que ela seque sozinha. A não ser que você queira encontrar manchas de água no inox. Finalize a tarefa passando um pano seco ou papel toalha.

6. Limpeza regular

Muitas pessoas acreditam que a geladeira só precisa ser limpa no dia da limpeza pesada da cozinha. A verdade é que você pode dar uma geral nela todos os dias. Um pano umedecido em água que é passado nas portas e laterais já ajuda a tornar a limpeza pesada mais fácil e diminui o acúmulo de sujeiras difíceis ou o aparecimento de manchas.

Se programe para limpar a geladeira de inox com certa regularidade. Ao menos uma vez por semana usar o pano umedecido com algumas gotas de detergente já vai deixar o eletrodoméstico mais bonito e sempre com aparência de novo.

7. Seguir o sentido das fibras de inox

Alguns modelos de geladeira são feitos de aço escovado e você precisa passar o pano sempre no sentido das fibras. A limpeza se torna mais fácil e deixa o material mais brilhante. Além de evitar riscos e manchas.

8. Dar brilho extra

Se você quiser dar um brilho extra ao inox pode usar a dica do óleo vegetal. Nós sugerimos que você passe na geladeira depois da limpeza pesada, mas é possível aproveitar essa dica a qualquer momento. Basta umedecer a ponta de um pano com o óleo vegetal e esfregar pela geladeira.

O segredo do brilho está em não cometer exageros e na forma como você passa o óleo pelo eletrodoméstico. Evite colocar as mãos nas partes em que já esfregou o pano com óleo vegetal.

Viu como é fácil limpar geladeira de inox?