Como limpar micro-ondas: dicas para manter este eletrodoméstico limpo

Conheça 5 formas de como limpar um micro-ondas sem sair de casa, além de outras dicas

Por -

O micro-ondas é um eletrodoméstico da cozinha muito útil para quando você precisa esquentar a comida de um jeito mais rápido.

O detalhe é que, por você sempre utilizar o aparelho, é normal que ele comece a acumular sujeira, principalmente gordura e restos de alimentos.

E quando isso acontece é hora de dar aquela geral no micro-ondas e deixá-lo como novo!

Saiba agora como você pode limpar o seu micro-ondas:

5 formas de limpar seu micro-ondas

Limpeza de micro-ondas

Além dos produtos de limpeza tradicionais que você tem em casa, como um pano com água e sabão, você também pode fazer a limpeza do micro-ondas:

1. Com vinagre

Vinagre

Essa dica é ideal para limpar a parte interna do micro-ondas, principalmente se as sujeiras estão grudadas e difíceis de tirar com uma esponja com detergente (nunca passe palha de aço no seu micro-ondas, ok?!).

Encha um recipiente de plástico – que pode ser colocado para esquentar no aparelho – até a metade com água. Adicione então uma colher de sopa de vinagre branco.

Coloque para esquentar no micro-ondas e ligue em média por 5 minutos. A mistura irá evaporar e ajudar a desgrudar as sujeiras da parte interna do aparelho.

2. Com limão

Solução com limão para limpar micro-ondas

O limão também ajuda na limpeza do interior do micro-ondas. Para isso corte um limão ao meio e coloque em um prato com uma colher de sopa de água. As partes cortadas do limão devem estar viradas para a água e a casca para cima.

Ligue o aparelho por aproximadamente 1 minuto. O limão deve ficar quente e o interior do micro-ondas precisa ficar úmido.

Finalize então a limpeza passando um pano seco – e limpo – ou um papel toalha. A sujeira do interior do micro-ondas deverá se soltar facilmente.

3. Com detergente

Coloque em uma tigela uma mistura de água e detergente. Mais água do que detergente. Leve para esquentar no micro-ondas por aproximadamente 1 minuto.

Retire a tigela e limpe o interior do aparelho com uma esponja ou pano úmido. A sujeira deve ficar mais fácil de remover.

4. Com limpa vidros

O limpador de vidros também pode ser usado na limpeza do micro-ondas. Nesse caso misture ele com água, na proporção 2 para 1.

Pegue uma esponja ou pano e molhe na mistura que você acabou de fazer. Em seguida esfregue na parte interna do micro-ondas para remover as sujeiras.

5. Com bicarbonato

Uma mistura de água com uma colher de sopa de bicarbonato pode ser utilizada para tirar o cheiro ruim de dentro do micro-ondas. Você pode aplicar essa ideia junto com a mistura de detergente e água.

3 etapas básicas para limpeza do micro-ondas

1. Parte interna

Parte interna do micro-ondas

Comece a limpeza do micro-ondas pela parte interna. Você pode usar alguma das dicas que trouxemos no tópico anterior para facilitar a remoção de sujeiras mais difíceis.

Se o micro-ondas não estiver tão sujo, uma esponja embebida em água e sabão (ou detergente) já deve conseguir cumprir o trabalho.

Lembre-se de tirar o prato do micro-ondas (você pode lavá-lo normalmente, como lavaria outro prato) e limpar também a parte de cima, onde mais espirram alimentos.

2. Tire odores ruins

O micro-ondas está com um cheiro ruim por dentro? Remova esse odor após terminar de limpar a sujeira da parte interna.

Você pode usar a dica do limão, a do vinagre ou a do bicarbonato que citamos anteriormente, pois todas ajudam na remoção de odores desagradáveis do micro-ondas.

3. Parte externa

Parte externa do micro-ondas

Para finalizar, é hora de limpar o exterior do micro-ondas, inclusive o painel. Passe um pano levemente úmido misturado com água e sabão ou com limpa vidros e água e esfregue delicadamente a parte externa do aparelho.

Em seguida, um pano seco ajuda a remover os produtos e finaliza a limpeza. Tome cuidado com o painel digital do aparelho durante a limpeza da parte externa. Ele é sensível e pode danificar facilmente.

17 recomendações importantes na hora de manter e limpar seu micro-ondas

Mulher fazendo limpeza de micro-ondas

  1. Se usar limpa vidros na limpeza do micro-ondas, espere ele secar antes de voltar a ligar o aparelho na tomada;
  2. Quando passar uma esponja no aparelho, nunca esfregue com a parte grossa, apenas com a parte mais delicada;
  3. Você pode passar um pano com um pouco de azeite de oliva nas manchas de sujeira mais persistentes;
  4. Para evitar muita sujeira, cubra os alimentos antes de esquentá-los;
  5. Derrubou algo dentro do aparelho? Não deixe para depois, quanto antes você limpar mais fácil de remover a sujeira!
  6. Não use produtos de limpeza muito fortes para limpar seu micro-ondas. No máximo detergente e água ou limpador de vidros e água;
  7. Cuidado para não molhar o painel digital durante a limpeza. O ideal é limpá-lo com a ajuda de um pano levemente úmido ou até mesmo seco;
  8. Não use facas ou outros objetos pontiagudos para remover as sujeiras mais difíceis ou que estão nos cantos do micro-ondas. Prefira deixar a sujeira de molho no produto de limpeza que você está usando e esperar um pouco antes de passar o pano seco;
  9. Alumínio não pode ser levado ao micro-ondas. Lembre-se disso!
  10. Pratos líquidos ou com molho são aqueles que tem mais chance de espirrar e sujar a parte interna do micro-ondas. Use uma tampa protetora quando for esquentá-los no aparelho;
  11. Perfure com um palito de dentes: ovos, tomates, linguiça e batatas, para que não “explodam” dentro do micro-ondas e causem muita sujeira!
  12. Tire o aparelho da tomada antes de limpar, para evitar choques elétricos;
  13. Aposte na limpeza diária. Se você passar um pano seco no interior do micro-ondas sempre que utilizá-lo, evita o acúmulo de sujeira!
  14. A limpeza “pesada” do aparelho deve ser feita de uma a duas vezes por mês, dependendo do uso que você faz do seu micro-ondas;
  15. Para evitar odores desagradáveis dentro do micro-ondas, além de limpar sujeiras que tenham espirrado na parte interna, deixe a porta aberta por alguns minutos após o uso. A ideia é ventilar um pouco o aparelho;
  16. Passou um pano úmido no micro-ondas? Seque imediatamente para evitar as manchas de ferrugem;
  17. Nunca jogue água na parte interna do forno micro-ondas. Se a sujeira estiver muito difícil de remover, aposte em alguma das sugestões que demos no primeiro tópico.

Viu como limpar seu micro-ondas não é uma tarefa difícil? Lembre-se também que a manutenção diária vai ajudar o aparelho a durar mais e evita o sofrimento no dia das limpezas mais pesadas!