Dicas de organização: confira as melhores dicas para aplicar na sua casa

Por - Atualizado em:

Falta tempo, falta motivação ou é pura preguiça? O que te impede de manter a casa organizada?

Essa breve reflexão já é meio caminho andado para mudar a sua atitude e, com isso, transformar a sua casa.

A gente aqui te dá um empurrãozinho com várias ideias e dicas de organização, vem ver:

Porque você deve organizar a casa

1. Funcionalidade e praticidade

Por que organizar a casa

Uma casa organizada facilita muito a sua vida. Isso porque você sabe onde cada coisa se encontra sem precisar perder tempo procurando. 

Outra vantagem da casa organizada é a funcionalidade dos ambientes. Se você já passou pela experiência de não conseguir circular livremente pelos cômodos da sua casa sabe bem do que estamos falando. 

A desorganização, seja em qual nível for, causa um tremendo impacto negativo na percepção dos ambientes.

2. Compras sem motivo nunca demais

Você já precisou comprar algo e depois descobriu que já tinha isso em casa? Pois é! Essa situação é muito comum quando a casa está desorganizada. 

O contrário também é verdadeiro. Pode acontecer de você jurar que tem um determinado objeto ou roupa, por exemplo, e quando vai procurar descobre que não tem mais ou que a peça está quebrada ou com defeito.

Frustrante não é mesmo?

3. Decoração em destaque

Dicas de organização, decoração

Uma casa organizada reflete também na decoração. Afinal, de nada adianta você ter uma decoração bonita e ela estar escondida atrás da bagunça e da desordem.

4. Conforto

Sinceramente, você acha que é possível relaxar e descansar em volta de um ambiente bagunçado e desorganizado? 

Uma casa organizada vai trazer muito mais conforto e momentos de tranquilidade para você. Experimente!

5. Facilitar a faxina

Dicas de faxina

Acredite se quiser, mas a organização facilita demais o momento da limpeza. Sabe porque? Você não vai precisar perder tempo recolhendo e guardando objetos espalhados.

Como organizar a casa: dicas gerais

Dicas de organização 2

1. Crie um hábito

Como muitas coisas nessa vida, a organização é um hábito que precisa ser exercitado. 

Pode demorar um pouco, mas com o passar do tempo você se acostuma e quando menos perceber, a organização já virou parte do seu cotidiano. O importante é não desanimar, nem desistir. 

2. Tenha uma agenda de organização

Faça uma agenda para manter a organização da casa em dia. A ideia aqui é estipular um tempo máximo diário para se dedicar exclusivamente para essa tarefa. 

Pode ser dez minutos, meia hora ou uma hora completa. Você define de acordo com a sua disponibilidade e com a sua necessidade. 

Aproveite esse momento para determinar quais as tarefadas que precisam ser realizadas todos os dias, como lavar louça, arrumar a cama e recolher a roupa suja. 

Em seguida, determine as tarefas que precisam ser feitas apenas uma vez na semana, como lavar roupa, limpar a geladeira ou passar pano na casa. 

Depois é a vez de selecionar as tarefas mensais. Aqui, podem entrar atividades como limpar janelas e vidraças, limpar armários, entre outras. 

Com essa agenda em mãos fica muito mais fácil visualizar tudo o que precisa ser realizado e assim você não se sente pressionado em ter que realizar diversas tarefas de uma única vez. 

3. Cada coisa no seu lugar

Outra dica de organização fundamental é aderir ao lema: cada coisa no seu lugar. Isso significa que os sapatos devem estar na sapateira ou na caixa, as chaves penduradas e a bolsa no cabideiro.

Esqueça aquele hábito de sair jogando as coisas por onde passa. Isso só vai te dar mais trabalho. 

4. Usou, guardou

Usou um eletrodoméstico? Guarde! Usou a tesoura? Guarde! Usou o secador de cabelo? Guarde também.

Todas as vezes que você usar uma coisa, seja o que for, coloque-a de volta no lugar. O seu eu do futuro agradece.

5. Tamanho dos ambientes

Para uma casa organizada de verdade é importante que você tenha noção do tamanho de cada ambiente da sua casa. 

Isso porque quanto menor o espaço, mais organizado ele precisa ser. Do contrário, o ambiente acaba parecendo menor e mais apertado. 

Descobrir o tamanho dos ambientes também te ajuda a escolher melhor os móveis e os objetos do local, além de oferecer uma referência sobre a quantidade de coisas que você já tem ali.  

Caso perceba que um móvel está se sobrepondo ao outro ou, então, que falta área livre para circulação significa que nesse ambiente existem mais coisas do que ele é capaz de comportar.

6. Prioridade para os objetos mais utilizados

Sabe aquelas coisas que você usa todo dia? Então, esses objetos precisam estar a fácil alcance na organização da casa. 

As chaves, por exemplo, podem ficar penduradas ou dentro de uma caixinha próxima a porta. O controle da TV pode ficar em uma caixinha em cima do rack ou sobre a mesa de centro. 

E porque isso? Para não te fazer perder tempo pegando coisas que deveriam estar bem diante dos seus olhos. Deixe para guardar nas gavetas e armários aquilo que você usa com menor frequência. 

7. Tenha caixas e organizadores multiuso

Toda casa organizada possui caixas e cestos organizadores multiuso. Eles são uma mão na roda e permitem que você organize e setorize os objetos de acordo com o tipo e o uso. 

Por exemplo, uma caixinha só para medicamentos te ajuda a saber que todos os remédios que existem na casa estão guardados ali dentro. O mesmo vale para uma caixa de documentos.

Dependendo do ambiente da casa, vale a pena contar com organizadores específicos, como um só para armazenar talheres na cozinha, por exemplo.

8. Desapegue

Sempre que algo novo entrar na sua casa, dê um jeito de desapegar de algo mais antigo ou que você não usa mais.

Pode enviar para doação ou vender. O importante é que a casa esteja sempre respirável, sem o acúmulo de objetos.

Como organizar a casa cômodo por cômodo

Dicas de organização para sala de estar

Dicas de organização

A sala de estar é um dos melhores lugares para começar a organização da casa, especialmente porque é nele que descansamos e recebemos visitas. Anote as dicas a seguir:

1. Repense o uso de pequenos objetos

Uma sala decorada com muitos objetos pequenos é mais trabalhosa para limpar, sem contar que pode acabar ficando poluída visualmente. Por isso, a dica aqui é repensar o uso desses objetos e aderir a máxima do “menos é mais”.

2. Tenha um porta controle remoto

Nada pior do que ficar procurando o controle da televisão pela sala. Esse problema você resolve facilmente com uma caixinha organizada ou um porta controle que pode ser colocado no braço do sofá.

3. Esconda os fios

Ninguém merece ver fios se amontoando pelo chão e pela parede. É feio, além de causar aquele aspecto de bagunça e desordem. Por isso, dê um jeito de esconder toda a fiação ou, pelo menos, mantenha os fios juntos e organizados. Hoje em dia existem diversos organizadores de fio a venda pela internet e lojas de utilidades. Vale a pena investir em um.

4. Organize as almofadas

Não vai mais assistir TV? Então coloque as almofadas de volta no lugar e dobre a manta que estava usando. Essa simples atitude já muda o visual da sala.

5. Aproveite o espaço do rack

O rack da TV não precisa ser usado apenas para a televisão. Dependendo da altura e do tamanho do móvel, o rack pode ser útil para acomodar um puff, almofadas extras e até as mantinhas dobradas dentro de um cesto.

6. Use uma manta no sofá

Quando for se deitar para assistir TV crie o habito de forrar o sofá com uma manta ou um lençol. Esse simples hábito ajuda a manter o sofá limpo, sem manchas e farelos. Ao sair do sofá, tire a manta e pronto.

7. Tire o pó e aspire

Uma vez por semana tire o pó dos móveis da sala. Aproveite também para aspirar o chão, o tapete e o sofá. Se você tiver bichanos em casa, talvez seja necessário passar o aspirador entre duas ou três vezes na semana.

Dicas de organização para quartos

Dicas de organização para quarto

O quarto precisa ser o ambiente mais organizado da casa, de modo que você possa descansar e se sentir bem ali dentro. Para isso, siga as dicas a seguir:

1. Recolha as roupas espalhadas

Todos os dias recolha as roupas sujas e as coloque no cesto para lavar. As que estão limpas, dobre e guarde no armário.

2. Tenha um cabideiro

Casacos, bolsas e outros acessórios usados no dia a dia, como chalés, cachecol, touca e boné, por exemplo, podem ser colocados em um cabideiro. Assim, nada fica espalhado pelo quarto.

3. Organize acessórios 

Acessórios pequenos, como brincos, colares, relógios e pulseiras precisam de um lugar só para eles. Existem milhares de ideias de organizadores de acessórios na internet, desde os mais simples feitos com material reciclável, como rolinhos de papel e canos de PVC, até os mais pomposos, comprados prontos em lojas especializadas.

4. Use caixas organizadoras

As caixas organizadoras salvam vidas e no quarto não seria diferente. Essas caixas podem te auxiliar no armazenamento de diversos itens, desde roupas e sapatos até acessórios, documentos e itens de higiene e beleza. 

5. Faça divisórias no closet / guarda roupas

Crie divisórias no seu armário para facilitar o acesso as roupas, especialmente as menores, como as roupas intimas e as roupas de academia. 

6. Separe as roupas por categoria

Seguindo a ideia anterior, a dica agora é separar as roupas por categoria. Assim você não perde tempo procurando aquela blusa de lã no meio das regatas de verão.

Dicas de organização para cozinha

Dicas de organizacao cozinha

A cozinha precisa de organização por dois motivos básicos: facilitar o preparo das refeições e para manter a higiene. Veja as dicas a seguir:

1. Use prateleiras

Instale prateleiras na cozinha para facilitar o acesso aos itens que você mais utiliza, como é o caso de temperos e acessórios culinários.

2. Setorize os armários

Distribua os itens de cozinha por setor dentro de cada parte do armário. Por exemplo, em uma porta mantenha apenas copos, na outra, apenas pratos, em outra, organize potes e por último, as panelas. 

3. Use caixas e organizadores

Existem diversas opções de organizadores de cozinha para vender. Eles são importantes porque além de manter tudo no lugar, ainda te ajudam a economizar espaço.

4. Quem chegou primeiro?

Os alimentos que chegaram primeiro na sua casa devem ser consumidos primeiro para não estragar. Por isso, coloque-os na frente.

5. Dicas de organização para banheiro

Um banheiro organizado é tudo o que você precisa para facilitar a limpeza e a higiene desse cômodo tão importante da casa. Olha só as dicas:

6. Kit limpeza

Monte um kit de limpeza para facilitar a rotina de organização do banheiro. Nesse kit coloque uma esponja, detergente ou multiuso, paninho e álcool. Com essas coisinhas simples você limpa o seu banheiro rapidamente todos os dias.

7. Caixas organizadoras e suportes

Caixas e suportes são uma mão na roda para organização do banheiro. Eles servem para armazenar itens de higiene, aparelhos como secador, barbeador e chapinha, além de maquiagem, toalhas e papel higiênico. 

8. Prateleiras

E onde colocar todas essas coisas? Em prateleiras, é claro! Você não precisa de um armário enorme ocupando espaço no seu banheiro. Algumas prateleiras e voilà…tudo fica em ordem!

Gostou das dicas? Então agora é só colocar tudo em prática.