Como limpar Notebook: veja por que limpar e o passo a passo prático

Por -

Você sabia que a falta de limpeza no notebook pode causar sérios problemas de funcionamento no aparelho e até mesmo causar problemas de saúde em quem o utiliza?

Pois é! Por isso é tão importante saber como limpar notebook corretamente.

No post de hoje você vai aprender o modo certo de fazer a limpeza e manutenção desse seu amigo de todas as horas. Vamos lá?

Porque limpar notebook?

Antes de ir para o passo a passo da limpeza do notebook, vamos entender melhor a importância de mantê-lo limpo e higienizado, assim você não tem desculpas para deixar de cuidar do aparelho.

Em primeiro lugar, o notebook não suja apenas por fora. A parte interna do aparelho também acumula sujeira. Acredite se quiser, mas o notebook pode acumular poeira, restos de alimentos, fios de cabelo e até insetos mortos. E sabe qual o grande problema disso (além da nojeira)?

A sujeira impede que o cooler (componente responsável pelo resfriamento do notebook) trabalhe adequadamente, fazendo com que o aparelho entre em superaquecimento. E quando isso acontece há uma grande chance de até perder o aparelho.

Outro grande problema da sujeira no notebook, especialmente em tempos de Covid-19, é a possibilidade do aparelho se contaminar com vírus, bactérias e fungos.

Se isso acontecer, a sua saúde e de toda sua família estão em risco. Por isso, realizar a limpeza periodicamente é fundamental para garantir não só a retirada da sujeira aparente, mas para manter a higienização.

Já a sujeira na tela do notebook pode atrapalhar a leitura e dificultar a visão.

Materiais necessários para limpar notebook

Apesar de ser uma limpeza delicada, você não precisa de muitas coisas para limpar o notebook corretamente.

Na correria do dia a dia, um paninho levemente umedecido já dá conta do recado. Já para uma limpeza mais profunda, o ideal é contar com um spray de limpeza e um paninho de microfibra. Vale ainda ter um aspirador de pó em mãos, além de cotonetes e um pincel de cerdas finas.

Então, anote aí tudo o que você vai precisar para limpar o notebook:

  • Pano de microfibra
  • Spray de limpeza
  • Cotonetes
  • Pincel de cerdas finas
  • Aspirador de pó

Tão importante quanto saber o que usar para limpar o notebook, é saber o que não usar. Alguns produtos podem simplesmente estragar o seu aparelho de modo irreversível.

Não use sabão de qualquer tipo, álcool, limpa vidros, multiuso ou alvejante. Todo produto químico abrasivo deve ser evitado.

Esses produtos possuem componentes que além de causar manchas no aparelho, ainda podem causar o ressecamento de peças e componentes, levando a rachaduras e trincas.

O spray de limpeza sugerido aqui para fazer a limpeza do notebook pode ser encontrado a venda pela internet ou em lojas de eletrônicos. Esses sprays possuem fórmula adequada para limpar o aparelho sem agredi-lo.

Mas você também pode fazer o seu próprio spray de limpeza. Para isso, você vai precisar de apenas dois ingredientes: água destilada e vinagre branco.

A água destilada é mais indicada porque não possui substâncias como o cloro, por exemplo. Misture duas partes de água destilada para uma parte de vinagre e está pronto o seu spray.

Mais um detalhe importante: use apenas pano de microfibra para limpar o notebook. Isso porque esse tipo de pano não solta pelos, nem fiapos. É macio e não deixa marcas na tela.

Panos de algodão, papel toalha ou papel higiênico podem arranhar a tela.

Como limpar teclado do notebook

Comece a limpeza desligando o notebook completamente, inclusive retirando-o da tomada.

A limpeza deve iniciar pelo teclado. O primeiro passo é segurar firmemente o notebook de ponta cabeça e chacoalhar o aparelho suavemente para que o excesso de sujeira caia no chão.

Essa etapa é especialmente indicada para quem possui o (mal) hábito de comer em cima do notebook.

Depois de retirar a sujeira “grossa”, pegue um cotonete e faça a limpeza entre os vãos do teclado. Atenção: não remova as teclas do notebook. Elas são muito difíceis de serem recolocadas.

Na sequência, com a ajuda do aspirador de pó, remova a poeira e a sujeirinha mais fina que, por ventura, ainda tenha ficado presa ao teclado.

Por fim, pegue o pano e borrife um pouco do liquido de limpeza e passe por todo o teclado, incluindo a área do mouse.

Como limpar tela de notebook

A tela do notebook é uma das partes mais delicadas da limpeza. Comece removendo o excesso de poeira com um pano de microfibra seco.

Em seguida, borrife o liquido de limpeza no paninho e passe por toda a tela. Faça movimentos circulares suaves e sem pressão para não danificar os pixels. Apoie a tela com uma das mãos.

Nunca borrife o spray diretamente na tela, ok?

Outra dica importante: não umedeça o pano demais, o excesso de liquido pode escorrer para as partes internas do notebook e provocar um curto circuito.

Após remover a sujeira e as marcas de gordura da tela do notebook, abaixe a tampa e faça a limpeza pelo lado externo do notebook.

Borrife mais um pouco de liquido no paninho e limpe a tampa com movimentos circulares, sem fazer pressão.

Como limpar saída de ar e periféricos do notebook

A limpeza da saída de ar e dos componentes periféricos é muito importante para manter o aparelho funcionando adequadamente.

A sujeira que se acumula na saída de ar impede o resfriamento do notebook. Por isso é fundamental limpá-lo periodicamente.

A saída de ar geralmente fica localizada na parte de trás do aparelho. Faça a limpeza com a ajuda de um cotonete ou pincel de cerdas finas. Com paciência, vá removendo toda a poeira acumulada.

Faça o mesmo com os periféricos do notebook.

Não desmonte, nem abra o notebook se você não tiver conhecimento para isso. Se notar que a sujeira está muito impregnada ou em excesso, procure uma assistência técnica para realizar a limpeza total e completa do aparelho, tanto interna, quanto externa.

Cuidados na hora de limpar o notebook

Sempre inicie o processo de limpeza desligando o notebook por completo, inclusive desconectando-o da tomada.

Não molhe o pano de limpeza em excesso. Assim você evita que o liquido escorra para as partes internas do notebook.

No dia a dia, se precisar fazer uma limpeza rápida na tela do notebook, use spray de limpeza para óculos. Eles também servem para limpar notebook.

Não utilize lenço umedecido comum para limpeza de notebooks. Eles não foram feitos para isso e podem manchar o aparelho. Prefira os lenços umedecidos próprios para esse tipo de limpeza. Você pode encontrar à venda pela internet.

Não use panos de algodão, flanelas, papel toalha, nem a sua camiseta para limpar a tela do notebook. Esses tecidos possuem microfibras que podem arranhar a tela.

Não exagere na limpeza. Tanto o excesso, quanto a falta de limpeza pode acabar danificando o notebook. Moderação!

Dicas para manter a limpeza do notebook

Depois de seguir todas as dicas acima e deixar seu notebook limpinho, você ainda precisa saber de mais uma coisa importante: como conservar a limpeza do notebook.

Anote as dicas:

  • Evite comer e beber em cima do notebook. Isso evita sujar o teclado e a tela com migalhas e gordura. E, sempre após comer e beber, lave as mãos antes de voltar a usar o aparelho.
  • Também não fume sobre o aparelho. As cinzas e a fumaça do cigarro podem danificar a estrutura do seu notebook, além de deixá-lo com cheiro ruim.
  • Quando acabar de usar o notebook, abaixe a tampa e coloque o paninho de microfibra entre o teclado e a tela. Essa simples atitude diária já ajuda a manter a poeira longe.
  • Lave ou passe álcool gel nas mãos sempre que chegar da rua. Dessa forma você evita contaminar o aparelho com vírus, bactérias e outros micro-organismos.
  • Caso você ande com o notebook por aí, em transporte público ou mesmo dentro do carro, é muito importante providenciar uma capa ou bolsa especial só para ele. Além de mantê-lo em segurança, você ainda o protege da sujeira.
  • As películas de vidro usadas em celulares e tablets também podem ser usadas para notebooks. Elas tanto protegem a tela da sujeira e de arranhões, quanto auxiliam na quebra do reflexo, dando um descanso para sua visão.

Agora é só colocar todas essas dicas em prática. Com todos esses cuidados você mantem seu notebook sempre limpo e higienizado, protegendo sua saúde e a integridade do aparelho.