Como limpar tela de notebook: veja dicas e passo a passo

Por -

Seja para estudar, trabalhar ou vagar sem rumo pela internet, o notebook é um companheiro para todas as horas. Leve e fácil de ser transportado, o equipamento ainda pode te acompanhar por todos os lados.

Toda essa dedicação e prova de amizade deve ser recompensada. Isso quer dizer que você precisa manter seu amigo eletrônico sempre limpinho e bem cuidado.

E para começar, nada melhor do que saber como limpar a tela do notebook corretamente. Sim, uma limpeza inadequada pode colocar seu aparelho em risco ou, pior, danificá-lo de modo irreversível.

Por isso, sem mais delongas, vamos logo aprender como limpar a tela do notebook, acompanhe:

Importância de limpar a tela do notebook

Como limpar tela de Notebook

Com o passar do tempo e a frequência de uso é natural que o notebook precise de uma limpeza geral, o que inclui não apenas a tela, mas outros componentes como o teclado, o mouse, as entradas de cabos, entre outros.

Tudo isso é fundamental para garantir a durabilidade e o bom funcionamento do seu aparelho.

Inclusive, você sabia que a falta de limpeza pode levar o notebook a um superaquecimento? Pois é! Sem uma higienização regular, o equipamento tende a acumular poeira, gordura, restos de alimentos, fios de cabelo e até insetos mortos.

Toda essa sujeira impede que o cooler (componente que ajuda a resfriar e manter a temperatura adequada do notebook) trabalhe corretamente, fazendo com que o equipamento aqueça de maneira prejudicial.

A falta de limpeza pode também causar danos irreversíveis aos componentes internos do aparelho, danificando as peças e impedindo que elas funcionem adequadamente.

Ou seja, todo cuidado é pouco quando o assunto são aparelhos eletrônicos.

Mas agora você deve estar se perguntando: devo levar o notebook para uma limpeza profissional ou eu mesmo posso executar essa tarefa?

A recomendação é que a limpeza regular seja feita em casa, por você mesmo. E, periodicamente, a cada um ano, por exemplo, você leve o aparelho para uma limpeza mais profunda realizada por profissionais.

Como limpar a tela do notebook: materiais necessários

A limpeza da tela do notebook é o que gera mais dúvidas e receios, especialmente pelos tipos de materiais que podem e os que não podem ser usados na tela.

A dica é sempre optar por um pano de microfibra seco para realizar a limpeza superficial, ou seja, apenas para remover o pó.

Quando a tela está impregnada de marcas de dedos, gordura e outros tipos de sujeira, recomenda-se o uso de sprays preparados para limpeza de tela.

Esse tipo de spray pode ser encontrado facilmente em lojas de artigos de papelaria, escritório e eletrônicos.

Quer dizer então que não pode usar detergente, limpa vidro ou multiuso? Não, não pode! Esses produtos são muito abrasivos para as telas de LED e LCD. Nem mesmo álcool é aconselhável para a limpeza. Só para você ter uma ideia, o uso desses produtos pode acarretar em rachaduras e manchas permanentes, uma vez que elas ressacam e danificam o material da tela.

Caso não encontre esse spray a venda ou mesmo deseje fazer o seu casa, tudo bem também, sem problemas. Para isso você vai precisar de água destilada e vinagre branco. Só isso!

Não utilize água de torneira, já que os componentes químicos da água tradicional, como o cloro, podem danificar a tela. A água destilada é bem baratinha e pode ser facilmente encontrada em farmácias.

Resumindo, para limpar a tela do seu notebook, você vai precisar de apenas dois itens:

  • Spray com liquido de limpeza (comprado pronto ou feito em casa)
  • Pano de microfibra

Passo a passo para limpar a tela do notebook

Acompanhe a seguir o passo a passo detalhado para limpeza do seu notebook:

Passo 1: Desligue o notebook completamente, inclusive, retirando-o da tomada. Essa é uma medida de segurança importante para evitar choques elétricos. O equipamento desligado também permite visualizar melhor as manchas na tela, já que não existem reflexos para atrapalhar.

Passo 2: Borrife uma pequena quantidade do spray de limpeza sobre o pano de microfibra. Atenção aqui: não borrife o líquido diretamente na tela, além de ocasionar manchas, o liquido pode escorrer pela tela e penetrar nas partes internas do aparelho e aí, já viu né? O risco de queimar alguma peça é grande.

Passo 3: Também evite molhar demais o pano, pelo mesmo motivo citado acima: o liquido pode escorrer. Procure sempre ir borrifando na medida em que realiza a limpeza e perceber a necessidade. Outra dica: molhe apenas uma parte do pano, assim você garante um pedaço de pano seco para realizar o acabamento final.

Passo 4: Com o pano ligeiramente umedecido comece a limpar a tela do notebook. Preferencialmente faça movimentos circulares e nunca, de maneira alguma, pressione demais o vidro. O excesso de força na hora da limpeza pode danificar a tela e sabe o que você ganha com isso? Pixels mortos.

Passo 5: Após limpar toda a tela passe a parte seca do pano para certificar que nenhum vestígio de mancha ou gordura tenha sobrado.

Passo 6: Ligue o notebook e com a tela acesa dê mais uma checada na limpeza. Depois disso seu notebook já estará limpinho e você pode optar por limpar os demais componentes como o teclado, por exemplo.

Cuidados na hora de limpar a tela do notebook

  • Esqueça aquela ideia de usar um pano ou camiseta velha para limpar a tela do notebook. Esses tecidos tendem a soltar muito pelo e o máximo que você vai conseguir é trabalho dobrado.
  • Também fuja de papéis toalha. Esse tipo de papel é fabricado com fibras de madeira que podem arranhar o seu lindo equipamento.
  • Outra má ideia é querer limpar a tela do notebook usando lenços umedecidos. O liquido contido nesses lencinhos não são apropriados para limpeza desse tipo e também podem causar danos ao seu computador. Caso deseje a praticidade dos lenços umedecidos opte então por lenços fabricados especificamente para esse fim (sim, eles existem).
  • Resista a tentação de usar limpa vidros na tela do notebook. Esses produtos contem amônia e álcool na fórmula, um verdadeiro veneno para o seu aparelho.
  • Sabe aqueles limpadores para óculos? Então, eles também podem ser usados para limpeza de telas como as do notebook. Mas antes, leia a fórmula. Se notar a presença de uma substância chamada isopropanol, não use.
  • Na hora de limpar a tela, tenha em mãos um pincel, um cotonete ou uma escova de dentes para remover aquelas sujeirinhas que ficam impregnadas no canto e são difíceis de serem tiradas com o pano.

Dicas para conservar a tela limpa por mais tempo

Depois de tudo limpinho e bonitinho você, com toda certeza, vai querer que essa aparência do seu notebook se conserve por muito e muito tempo. Portanto, confira as dicas a seguir para conservar a limpeza e torná-la mais eficiente das próximas vezes:

  • Sempre após usar o notebook, abaixe a tela. Esse simples gesto já é um grande passo para manter o seu aparelho livre do pó por mais tempo.
  • Ao fechar o notebook lembre-se de colocar o paninho de microfibra entre o teclado e a tela. Assim o pó também se mantem distante e você fica com o paninho sempre em mãos para quando precisar.
  • Evite comer ou beber enquanto usa o notebook. Isso pode parecer difícil para muitas pessoas, mas se puder, resista. A tela do seu aparelho ficará a salvo daquelas marcas horrendas de gordura, sem contar o teclado que também vai ficar mais limpo.
  • Sabe aquelas películas de vidro comuns de serem usadas em celular? Então, elas podem ser colocadas em telas de notebook também. E, aqui, você tem duas vantagens: protege a tela da sujeira e, ainda, quebra o reflexo da luz que sai da tela, favorecendo os seus olhos do excesso de luz.
  • Se você é do tipo que carrega o notebook para todo lugar providencie uma capa ou mochila especial só para ele. Além de proteger o equipamento, você também garante uma limpeza duradoura.

Anotou todas as dicas? Então agora é só providenciar o paninho e o borrifador e dar aquele trato no seu amigo, afinal ele merece.