Como limpar panela queimada: conheça 6 materiais para limpar

Saiba como limpar panela queimada de forma eficiente com diferentes materiais

Por -

Quem nunca esqueceu a comida no fogo e se deu conta de que ela acabou grudando no fundo da panela que atire a primeira pedra. Cozinhar é uma excelente terapia e, em muitos casos, uma paixão para muita gente. Mas a hora de lavar a louça, especialmente quando algo não dá muito certo na execução da receita, pode se transformar em um pesadelo. Saiba como limpar panela queimada:

Panela queimada, dependendo do nível do estrago, pode realmente se tornar um exercício para a paciência de qualquer pessoa. Mas antes de resolver jogar sua panela fora, experimente os truques e dicas do artigo de hoje e diminua o seu estresse e também o seu prejuízo.

Como limpar panela queimada: diferentes métodos

1. Com vinagre

O vinagre branco é um produto muito versátil para a limpeza doméstica e funciona muito bem quando o assunto é panela queimada. Ele tem alta concentração de ácido acético que desengordura, desinfeta, dá brilho e elimina odores. Cubra o fundo da panela, e todas as partes queimadas, com vinagre branco e leve ao fogo até ferver. Deixe no máximo 5 minutos fervendo, deixe esfriar e esfregue os resíduos suavemente com uma esponja. Essa dica funciona bem para panelas de aço inoxidável, mas é preciso ter cuidado ao esfregar para não danificar o material.

2. Com detergente líquido

Como limpar panela queimada com detergente líquido

O processo é igual ao do vinagre: cubra o fundo da panela, e todas as partes queimadas, com água e misture um pouco de detergente líquido. Leve a panela ao fogo e espere ferver. Quando a água borbulhar, desligue, espere esfriar e esfregue os resíduos queimados com uma escova ou palha de aço (dependendo do material da panela).

3. Com sal

Como limpar panela queimada com sal

Essa dica é válida somente para casos onde o estrago foi superficial. Primeiro tire todo o resto de comida que ficou grudado no fundo da panela. Lave a panela com água bem quente e detergente. Cubra o fundo, e todas as partes queimadas, com água e misture 2 colheres de sopa de sal refinado. Espero pelo menos 15 minutos e esfregue a panela com uma escova ou palha de aço. Repita a operação até que todos os resíduos tenham desaparecido.

4. Com água sanitária

Frascos de limpeza

A água sanitária é a solução que deve ser utilizada quando nada mais adiantou. Cubra o fundo da panela, e todas as partes queimadas, com água e acrescente um pouco de água sanitária. Leve ao fogo para ferver por 5 minutos. Deixe a cozinha bem arejada, pois os gases que se soltam dessa mistura são tóxicos. Depois que a água esfriar, esfregue a panela com uma esponja e não se esqueça de usar luvas.

5. Com bicarbonato de sódio

Como limpar panela queimada com bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é outro produto caseiro que faz maravilhas na limpeza da casa e ajuda a salvar panelas muito queimadas, cujo estrago foi grande. Polvilhe o bicarbonato no fundo da panela, e nas áreas queimadas, acrescente 2 colheres de sopa de água e leve para o fogo até ferver. Quando a água borbulhar, desligue o fogo, espere esfriar e esfregue as áreas afetadas com uma palha de aço. Esse método não deve ser utilizado em panelas de alumínio ou de teflon, pois pode danificar o material.

6. Com molho de tomate

Como limpar panela com molho de tomate

O molho de tomate é muito eficiente para retirar restos de açúcar queimado do fundo da panela. Coloque água na panela até cobrir toda a parte queimada, acrescente 2 colheres de sopa de molho de tomate e leve ao fogo até ferver. Os resíduos vão se soltando durante a fervura e depois é só lavar normalmente com água e detergente.

Como evitar queimar as panelas

Foto de panela queimada / limpeza

Panelas com resíduos de comida queimada não cozinham bem os alimentos e aquelas que ficam muito danificadas podem trazer riscos à saúde, pois os metais podem ir parar nos alimentos. Claro que uma das maneiras mais eficazes para evitar que a comida grude no fundo das panelas é que você fique sempre atento enquanto elas estiverem no fogo, mas existem algumas dicas que você pode seguir para diminuir as chances de queimá-las.

1. Limpe a parte externa

Sempre que utilizar as panelas, limpe também os cabos, pegadores e toda a parte externa. Se alguma migalha ou sujeira ficar grudada nessas regiões, ao colocar a panela no fogo, eles vão grudar na panela e dificultar a limpeza ao longo do tempo.

2. Use o queimador de tamanho adequado

Se a panela for pequena demais para o tamanho do queimador, a tendência é que as chamas peguem as laterais da panela e façam o conteúdo grudar. Além disso, o fundo das panelas possui o reforço necessário para aguentar as altas temperaturas e as laterais não. É sempre melhor que o queimador seja menor do que a circunferência da panela.

3. Use um difusor

O difusor de calor para fogão é uma placa de metal que deve ser colocada sobre o queimador. O objetivo é que o difusor controle a distribuição de calor proporcionando um cozimento mais uniforme e evitando a queima das panelas.

4. Limpe imediatamente

Quando algum alimento grudar no fundo da panela, tire a comida de dentro da panela enquanto ela ainda estiver quente e raspe o fundo e as laterais com um utensílio apropriado. Nunca use facas ou materiais que possam riscar as panelas, prefira espátulas de silicone, colheres de pau ou de plástico. Encha a panela com água e leve para ferver para facilitar que os alimentos desgrudem do fundo. Na maioria dos casos só esse procedimento simples já resolve o problema.

5. Compre panelas de qualidade

Panelas de camada tripla feitas de aço, alumínio e aço inoxidável são mais duráveis e panelas com revestimento antiaderente ajudam a não grudar alimentos dentro dela. Panelas de boa qualidade são um bom investimento, pense nisso.

Panelas queimadas podem gerar um grande transtorno na cozinha, mas a tarefa de limpá-las não é assim tão complicado.

O importante é investir em bons utensílios, itens de qualidade terão maior durabilidade, e cuidar adequadamente de cada tipo de panela que você tem em casa. Nunca use abrasivos em panelas de teflon, por exemplo, e as chances de alguma comida grudar no fundo vai ser bem menor.