Como limpar pincel de maquiagem: veja os principais cuidados

Por -

Não existe make perfeita sem um bom conjunto de pincéis. Dá mesma forma que também não dá para fazer uma make de arrasar com pincéis sujos, não é mesmo?

Os pincéis de maquiagem precisam estar sempre limpos, e isso não é frescura. A limpeza dos pincéis influencia muito na saúde da sua pele. Com o passar do tempo, os pincéis de maquiagem acumulam partículas e resíduos que podem ser prejudiciais para a pele, podendo até mesmo causar sérias alergias.

Além disso, pincéis mal cuidados não oferecem bons resultados durante a maquiagem, já que os resíduos podem até alterar o tom e a textura da maquiagem. Quem sabe não é isso que esteja atrapalhando o alcance da sua tão sonhada make?

Os pincéis e esponjas mais usados no dia a dia, como os de base e blush, são os que precisam de mais cuidados.

Por isso, selecionamos nesse post as melhores dicas e truques para limpar pincéis de maquiagem. Vai perder? (Ah, e não se preocupe, você não vai estragar os seus pincéis, ok?)

Diferenças de cerdas naturais para cerdas sintéticas


Na hora de limpar os seus pincéis faz toda a diferença saber se eles são de cerdas naturais ou sintéticas. Apesar do produto final ser o mesmo, os itens precisam ser limpos de maneiras diferentes. Por exemplo, as cerdas sintéticas, usadas geralmente para fabricação de pincéis para aplicação de base, batom e corretivo, podem ser higienizadas facilmente com demaquilantes. Já os pincéis de cerdas naturais, feitos para aplicação de sombra, blush e pó, precisam de técnicas mais delicadas.

Você sempre vai encontrar alguém dizendo que uma cerda e melhor que a outra, mas se você ama mesmo o universo da maquiagem, nossa dica é ter dos dois tipos para diversificar estilos e aprender os benefícios de cada uma delas. Ao final, você vai saber qual marca e qual cerda se adapta melhor ao seu dia a dia.

Técnicas para limpar pincéis de maquiagem

O ideal é que você limpe sempre os seus pincéis de maquiagem logo após o uso e antes de guardá-los. O mesmo vale para as esponjas que precisam de cuidados muito parecidos.

Na hora de limpar, independente do produto que você escolheu para aplicar, é importante esfregar as cerdas dos pincéis de trás para frente levemente e com muita delicadeza. Isso evita que as cerdas se embaracem e que grudem umas nas outras.

Você não precisa lavar os seus pincéis toda vez que usar, tá? A cada 15 a 20 dias é o ideal. Mas você pode higienizá-los após cada uso, como se faz isso? Limpando delicadamente as cerdas dos pincéis em um lenço demaquilante. Depois da higienização, deixe-os em um local arejado para secar.

Já na hora da limpeza pesada, o mercado da beleza dá uma forcinha. Existem diversos produtos à venda que oferecem soluções para uma limpeza profunda dos pincéis, mas vamos listar algumas técnicas que você pode aplicar em casa mesmo, com ingredientes simples e fáceis de serem encontrados, confira:

Limpar pincéis de maquiagem com shampoo neutro

a melhor forma de manter os seus pincéis limpos e as cerdas macias é com shampoo neutro ou shampoo de bebê. A formulação neutra e suave feita para proteger a pele do bebê, acaba se tornando também uma ótima opção de limpeza para os seus pincéis de maquiagem, principalmente se forem de cerdas naturais.

Na hora de lavar os pincéis, molhe bem a parte das cerdas e coloque um pouco do shampoo nelas. Na palma da mão, esfregue levemente, fazendo movimentos circulares. Por fim, enxágue em água corrente.

Limpar pincéis de maquiagem com sabonete líquido

o sabonete líquido é muito indicado para limpar pincéis, principalmente de cerdas sintéticas. As esponjas também podem ser lavadas com sabonete líquido. Dê preferencia, no entanto, aos sabonetes neutros e glicerinados.

No caso da esponja você pode ir aplicando o sabonete líquido com água corrente e ir apertando, até que todos os resíduos saiam do produto. Vale o mesmo para os pincéis, mas não se esqueça de esfregá-los na palma da mão durante a lavagem e retirar o excesso de sabonete em água corrente.

Limpar pincéis de maquiagem com lenços umedecidos

Essa técnica só é válida para pincéis que estão sujos superficialmente porque não vão garantir a higienização que a lavagem com shampoo neutro, por exemplo, vai realizar. Para limpar, basta envolver as cerdas no lenço umedecido e ir puxando até que o pincel fique limpo. Lembre-se de fazer tudo isso com muita delicadeza para não arrancar as cerdas.

Limpar pincéis de maquiagem com demaquilante

Esse é um processo mais indicado para pincéis com cerdas sintéticas, pois as cerdas naturais precisam de cuidados maiores. Para limpar, basta aplicar o demaquilante pelas cerdas, espalhar e deixar agir por 20 minutos. Por fim, enxágue com água corrente.

Limpar pincéis de maquiagem com álcool

vamos começar ressaltando que não é qualquer álcool que é indicado para a limpeza dos seus pincéis. Nesse caso, você vai precisar de álcool isopropílico e mesmo assim ele só deve ser usado em último caso, pois o álcool resseca as cerdas, independente se são naturais ou sintéticas. Utilize um borrifador para ir aplicando sobre as cerdas e deixe secar naturalmente.

Limpar pincéis de maquiagem com solução higienizadora

você vai encontrar em perfumarias e lojas especializadas em maquiagem, produtos exclusivos para a limpeza de pincéis, esponjas e outros materiais de maquiagem. Basta seguir as instruções de aplicação de cada produto, borrifando e retirando o excesso com um pano úmido.

Como secar os pincéis de maquiagem da maneira correta

Saber secar os seus pincéis de maquiagem é tão importante quanto lavá-los adequadamente. Jamais utilize secadores de cabelo ou deixe-os secando no sol, pois essas opções ressecam as cerdas e diminuem o tempo de vida dos pincéis. Escolha um lugar seco e arejado e deposite-os sobre uma toalha limpa ou sobre um pedaço de papel toalha. Uma outra dica é sempre colocar os pincéis para secar para baixo, evitando que a água volte para os cabos.

Para não restar nenhuma dúvida, listamos alguns passo a passo em vídeos para te ajudar na hora de limpar os seus pincéis. Confira:

Como lavar esponjas e pincéis?

Limpando os pincéis de maquiagem

Como lavar esponja de base

Fórmula mágica para limpar pincéis de maquiagem com vinagre

Como conservar os pincéis de maquiagem

Existe uma série de cuidados especiais para você cuidar melhor dos seus pincéis, mas entre os mais importantes está o cuidado com você mesmo. Evite utilizar maquiagens, pincéis e esponjas de outras pessoas já que o risco de transmissão de doenças contagiosas, como herpes, infecções de pele e até conjuntivite é sempre possível.

Se você trabalha com maquiagem, é imprescindível ter esse cuidado de higienizar os pincéis para não correr o risco de contaminar as suas clientes.

Verifique sempre a data de validade dos produtos que você está utilizando, pois produtos vencidos podem danificar a qualidade dos pincéis, além de causar alergias severas na pele, já que as substâncias que combatem as bactérias nas maquiagens e produtos estéticos acabam perdendo a eficácia com o passar da validade.

Nunca e jamais torça as cerdas dos seus pincéis de maquiagem. Isso pode fazer com que elas se soltem da base.

Evite deixar os seus pincéis em lugares úmidos, como banheiros por exemplo. Isso favorece a procriação de bactérias que podem fazer mal para a pele. Também é importante mantê-los em locais protegidos do pó e da poluição, evitando assim que, em contato com a pele, gerem alergias.

Outra dica importante é manter os seus pincéis guardados dentro de um pote com as cerdas viradas para cima. Isso evita que as cerdas se deformem ou amassem.

O que acha agora de dar aquele trato nos seus pincéis de maquiagem e garantir um look de arrasar? Dá até para testar aquelas ideias que as blogueiras famosas não cansam de postar.