Sala de estar decorada: veja ideias de decoração apaixonantes

Dicas especiais para você ter uma sala de estar decorada dos sonhos aqui

Por -

A sala de estar é parada obrigatória para moradores e visitas. É nesse ambiente da casa que ficamos a vontade, descansamos e recebemos as pessoas queridas. Por isso, todo cuidado é importante para garantir que a sala de estar decorada possa ser, ao mesmo tempo, aconchegante, confortável, funcional e, claro, linda de viver!

No post de hoje vamos te dar dicas e inspirações para você montar a sala de estar decorada dos seus sonhos, seguindo as últimas tendências de decoração. Acompanhe e fique por dentro:

Defina a paleta de cores na sala de estar decorada

Antes de sair comprando tapete, sofá e objetos decorativos, defina qual a paleta de cores que você irá utilizar na sua sala. Essa etapa é importante para garantir a harmonia e o equilíbrio na composição do ambiente.

Escolha uma cor ou um tom para ser a base da decoração e aplique-a nas áreas maiores do cômodo, como as paredes e o chão. Para não ter erro, dê preferência para as cores claras e neutras, como o branco ou os tons off White.

Em seguida, defina a cor que fará o contraste com essa cor de base. Você pode optar por outro tom neutro um pouco mais forte, como o cinza, o azul ou o preto. Essa combinação de cores, inclusive, é muito utilizada nas decorações de estilo moderno.

Mas você também pode optar por um tom mais vivo, como o amarelo ou o vermelho, por exemplo. Essa segunda cor da paleta deve ser inserida nos objetos maiores, mas não em todos. Por exemplo, se optar por um sofá vermelho escolha outra cor para o tapete e a cortina.

Depois da cor de base e a cor de contraste, escolha mais duas ou três cores para os objetos menores, como almofadas, pufes, vasos e quadros. Essas cores podem ser da mesma paleta da cor de contraste ou um tom complementar. Uma dica é usar, por exemplo, um sofá azul com almofadas vermelhas, já que o vermelho é a cor complementar do azul.

Cheque o tamanho da sala de estar decorada e a disposição dos móveis

O tamanho da sala é muito importante para garantir a melhor decoração, já que para cada tamanho de ambiente existem cores e objetos mais recomendados.

Para salas pequenas, o ideal é apostar em cores claras de base e objetos como espelhos para ampliar visualmente o espaço. Já as salas maiores precisam tomar cuidado para não ficarem “frias” demais e pouco acolhedoras.

Importante também se atentar para o tamanho dos móveis em relação ao espaço e garantir uma área livre de circulação. Painéis de TV são os mais recomendados para ambientes pequenos por não ocuparem espaço no chão. E caso opte por um sofá do tipo retrátil tenha certeza que a medida dele quando aberto não irá interferir na área de passagem.

Outra dica é primeiro decorar a sala com os elementos principais que são, geralmente, o sofá, a TV e o rack ou painel, para só depois inserir outros elementos, como poltronas, mesas laterais ou de centro. Dessa forma, você consegue ter a dimensão exata do espaço que “sobrou” e não sobrecarrega o ambiente.

O que não pode faltar na sala de estar decorada

Para que a sala de estar seja confortável, funcional e linda alguns itens também são indispensáveis. O primeiro e principal deles é a cortina, especialmente se o cômodo receber muita luz solar. O excesso de claridade pode incomodar e atrapalhar o cochilo, a leitura e aquele momento de assistir um filme ou série na TV.

Um bom tapete também não pode faltar. Ele vai garantir que a sala se torne mais acolhedora e aconchegante para aqueles bate papos informais, onde todo mundo se senta no chão ou, ainda, durante o inverno para manter a sala mais aquecida.

Almofadas também entram na lista do que não pode faltar. Elas ajudam a se acomodar tanto no sofá, quanto no chão, sem dizer que ainda complementam a decoração com muito estilo.

Inclua ainda na lista espelhos, vasos de plantas e quadros para dar aquele toque pessoal no ambiente e enchê-lo de personalidade.

Sala de estar decorada: veja 64 ideias apaixonantes

A teoria é importante, mas nada melhor do que ver na prática como tudo isso funciona. Por isso, confira agora uma seleção apaixonante de fotos de salas de estar decoradas para você se inspirar na hora de montar a sua:

Imagem 1 – Sala de estar decorada com quadro ao estilo Pop Art, essa sala pequena apostou em um sofá com módulo para garantir o conforto e a funcionalidade do ambiente.

Sala de estar decorada com quadro ao estilo Pop Art

Imagem 2 – Sala de estar decorada em tons neutros, ricamente iluminada pela presença da janela, ganhou um painel de folhas verde escuro para enriquecer ainda mais a decor.

Sala de estar decorada em tons neutros

Imagem 3 – Incomum, o sofá verde escuro realça a base rústica e de elementos naturais da sala de estar decorada.

Sofá verde escuro realça a base rústica e de elementos naturais da sala de estar decorada

Imagem 4 – Adesivo de tijolinhos traz um clima despojado para a decoração neutra da sala de estar decorada, destaque para a poltrona amarela que dá vida e cor para o ambiente.

Adesivo de tijolinhos traz um clima despojado para a decoração neutra da sala de estar decorada

Imagem 5 – Ambiente integrado entre sala de estar, jantar e cozinha apostou em um mix de estilos para decorar.

Ambiente integrado entre sala de estar, jantar e cozinha apostou em um mix de estilos para decorar

Imagem 6 – Tons fechados e escuros predominam nessa sala de estar decorada, inclusive no teto.

Tons fechados e escuros predominam nessa sala de estar decorada, inclusive no teto

Imagem 7 – Base clara e neutra foi contrastada pelo sofá azul.

Sofá azul na sala de estar decorada

Imagem 8 – Quer uma sala de estar decorada moderna? Use o cinza na decoração!

Sala de estar decorada moderna

Imagem 9 – Sala de estar decorada: muitas almofadas e um tapete amplo para acomodar a todos com muito conforto e aconchego.

Sala de estar decorada: muitas almofadas e um tapete amplo para acomodar a todos com muito conforto e aconchego

Imagem 10 – Sala pequena com paredes de tijolinho; a solução para melhor aproveitar o espaço foi fixar a TV na parede e abrir mão do rack.

Sala pequena com paredes de tijolinho

Imagem 11 – Tons neutros e suaves decoram essa sala de estar decorada: rose nas almofadas e azul médio na poltrona.

Tons neutros e suaves decoram essa sala de estar decorada

Imagem 12 – Sala de estar decorada: diferenciar uma das paredes é um truque recorrente na decoração de interiores; nesse caso, a parede preta vista de frente por quem chega recebeu quadros, além de ajudar a realçar a luminária do teto.

Sala de estar decorada: diferenciar uma das paredes é um truque recorrente na decoração de interiores

Imagem 13 – Sala de estar pequena decorada com mesa de centro; avalie o espaço livre para circulação antes de optar pelo móvel.

Sala de estar pequena decorada com mesa de centro

Imagem 14 – Sobriedade e elegância definem a proposta de decoração dessa sala de estar decorada.

Sobriedade e elegância na sala de estar decorada

Imagem 15 – Uma proposta moderna e atual para decoração da sala de estar: sofá azul com uma paleta de base nas cores branco e cinza.

Proposta moderna para decoração de sala de estar

Imagem 16 – Se você quer uma decoração romântica, mas sem ser clichê, aposte nessa ideia: base cinza com toque de rosa chá nos detalhes da sala de estar decorada.

Sala de estar decorada romântica

Imagem 17 – Cactos estão na moda, que tal então levá-los para a decor? Nessa sala de estar eles foram criativamente plantados dentro do rack.

Cactos na decoração da sala de estar decorada

Imagem 18 – Sala de estar decorada: branco é a base da decor, em seguida vem o tom amadeirado e o preto, já o tom fechado de rosa garante um leve contraste de cor no ambiente.

Sala de estar decorada: branco é a base da decor

Imagem 19 – Sala de estar decorada: para quem ama curtir um filme ou série sentado no sofá, aposte em um projetor de parede.

Sala de estar decorada para quem ama um filme no sofá

Imagem 20 – Tons de off white formam a base da decor dessa sala de estar decorada e abrem espaço para o sofá de couro marrom brilhar; o tom escuro da planta ao fundo completa a proposta.

Tons de off white formam a base da decor dessa sala de estar decorada

Imagem 21 – Uma sala de estar decorada pequena, moderna, jovial e descontraída.

Uma sala de estar decorada pequena, moderna, jovial e descontraída

Imagem 22 – A sala de estar decorada aconchegante e confortável conta com teto e coluna revestidos com cimento queimado.

A sala de estar decorada aconchegante e confortável conta com teto e coluna revestidos com cimento queimado

Imagem 23 – O destaque dessa sala de estar decorada não poderia ser outro: o jardim vertical.

O destaque dessa sala de estar decorada não poderia ser outro: o jardim vertical

Imagem 24 – Os blocos estruturais aparentes em conjunto com os quadros são o grande destaque dessa sala de estar decorada.

Blocos estruturais na sala de estar decorada

Imagem 25 – Sala de estar decorada em tons cinzentos e textura nas paredes.

Sala de estar decorada em tons cinzentos e textura nas paredes

Imagem 26 – A madeira é o material mais indicado para quem deseja elevar ao máximo o grau de acolhimento e conforto do ambiente da sala de estar decorada.

Madeira para trazer aconchego a sala de estar decorada

Imagem 27 – O sofá não segue a dimensão da parede, mas a luminária acompanha a mobília e, consequentemente, marca o término do ambiente da sala de estar decorada.

Sofá para sala de estar decorada

Imagem 28 – Abajur de tom metálico se destaca na decoração dessa sala de estar decorada.

Decoração com abajur na sala de estar decorada

Imagem 29 – Salas grandes e amplas podem investir em móveis e objetos maiores, como essa da imagem onde as luminárias ficam em evidência

Modelo de sala de estar grande decorada

Imagem 30 – Luz azul difusa no teto colabora para um ambiente mais intimista e acolhedor da sala de estar decorada.

Luz azul difusa na sala de estar decorada

Imagem 31 – Barras metálicas que saem do painel criam um ponto de destaque na sala de estar decorada.

Barras metálicas na sala de estar decorada

Imagem 32 – Adesivos e papéis de parede são uma boa pedida para a sala de estar decorada; destaque para o amarelo adicionado ao ambiente em pequenas proporções.

Papéis de parede para sala de estar decorada

Imagem 33 – A mesa de centro feita com barras de madeira maciça forma um contraponto interessante com a proposta moderna da decoração de sala de estar decorada.

Barras de madeira maciça na sala de estar decorada

Imagem 34 – Ambientes integrados, entre eles a sala de estar, seguem a mesma paleta de cores e materiais.

Ambientes integrados, entre eles a sala de estar, seguem a mesma paleta de cores e materiais

Imagem 35 – Pufes são um coringa para decorar e acomodar todos com conforto, aproveite e use capas de crochê, elas estão em alta.

Capas de almofada de crochê na sala de estar decorada

Imagem 36 – Sala de estar decorada clean com uma bicicleta na parede; sempre que possível imprima sua personalidade no ambiente.

Sala de estar decorada clean com uma bicicleta na parede

Imagem 37 – Elegância e requinte garantidos com o painel de mármore branco da sala de estar decorada.

Elegância e requinte garantidos com o painel de mármore branco da sala de estar decorada

Imagem 38 – Amarelo e dourado jogam cor e vida nessa sala de estar decorada.

Amarelo e dourado jogam cor e vida nessa sala de estar decorada

Imagem 39 – Nada como um vasinho singelo de flores para levar cor e alegria para o ambiente.

Vasinho singelo de flores para sala de estar decorada

Imagem 40 – Gosta de verde? Então você vai se encantar por essa sala, decorada com pontos aqui e acolá da cor.

Verde na decoração de sala de estar decorada

Imagem 41 – Uma luminária de chão e com design arrojado e moderno pode fazer milagres pela decoração da sua sala de estar decorada.

Uma luminária de chão e com design arrojado e moderno pode fazer milagres pela decoração da sua sala de estar decorada

Imagem 42 – Sala de estar decorada para os apaixonados por decoração clean.

Sala de estar decorada para os apaixonados por decoração clean

Imagem 43 – Sala de estar decorada corredor: use o ambiente a seu favor e coloque móveis alongados que acompanhem o formato do espaço.

Sala de estar decorada corredor

Imagem 44 – Sala de estar decorada: para um chão escuro, uma parede clara.

Sala de estar decorada: para um chão escuro, uma parede clara

Imagem 45 – Sala com pé-direito alto decorada com parede de tijolinhos e sofá de canto; a enorme janela ganhou cortinas apenas na parte de baixo.

Sala de estar decorada com pé-direito alto decorada

Imagem 46 – A parede da TV ganhou um revestimento amadeirado para se diferenciar das demais.

Revestimento de madeira na sala de estar decorada

Imagem 47 – Um pouco retrô e um tanto moderna: nas devidas proporções, o mix de estilos é sempre bem vindo.

Sala de estar decorada retrô

Imagem 48 – Uma parede lousa é ótima para criar uma decoração despojada e alegre.

Uma parede lousa é ótima para criar uma decoração despojada e alegre

Imagem 49 – Sobre os tons de branco e cinza, um pouco de verde abacate.

Sobre os tons de branco e cinza, um pouco de verde abacate

Imagem 50 – Piso de madeira, parede de cimento queimado e uma iluminação diferenciada para completar a decor da sala de estar.

Piso de madeira, parede de cimento queimado e uma iluminação diferenciada para completar a decor da sala de estar

Imagem 51 – Um toque extra de conforto com as capas de almofada de crochê.

Um toque extra de conforto com as capas de almofada de crochê

Imagem 52 – Nessa sala, são as esculturas de vidro verde que chamam atenção.

Nessa sala, são as esculturas de vidro verde que chamam atenção

Imagem 53 – Um pouquinho a mais de cor não faz mal a ninguém.

Um pouquinho a mais de cor não faz mal a ninguém

Imagem 54 – Para colorir e manter o equilíbrio ao mesmo tempo, aposte nas cores complementares na sala de estar decorada.

Para colorir e manter o equilíbrio ao mesmo tempo, aposte nas cores complementares na sala de estar decorada

Imagem 55 – Móvel sob medida para integrar a sala de estar decorada e a cozinha.

Móvel sob medida para integrar a sala de estar decorada e a cozinha

Imagem 56 – Sobre a base branca da decoração, o rosa, o azul e o amarelo se iluminam.

Sobre a base branca da decoração, o rosa, o azul e o amarelo se iluminam

Imagem 57 – Sala de estar decorada: o sofá de veludo em contraponto com a parede de cimento queimado são puro charme e sofisticação.

Sala de estar decorada: o sofá de veludo em contraponto com a parede de cimento queimado são puro charme e sofisticação

Imagem 58 – O estilo do morador fica visível só pelos objetos que decoram a sala de estar decorada.

O estilo do morador fica visível só pelos objetos que decoram a sala de estar decorada

Imagem 59 – Painel de madeira recebe a TV perfeitamente, enquanto a lareira e a parede de mármore imprimem luxo e elegância para a sala de estar decorada.

Painel de madeira recebe a TV perfeitamente nesta sala de estar decorada

Imagem 60 – Os amantes de livros e plantas vão se apaixonar por essa sala de estar decorada, sem contar que esse sofá laranja é de cair o queixo.

Os amantes de livros e plantas vão se apaixonar por essa sala de estar decorada

Imagem 61 – O essencial e nada mais nessa sala de estar decorada.

O essencial e nada mais nessa sala de estar decorada

Imagem 62 – Uma disposição harmônica entre os móveis garante a funcionalidade e a beleza da sala de estar decorada.

Uma disposição harmônica entre os móveis garante a funcionalidade e a beleza da sala de estar decorada

Imagem 63 – Espelho redondo sobre o papel de parede revela a integração entre os ambientes.

Espelho redondo sobre o papel de parede revela a integração entre os ambientes

Imagem 64 – O espaço para taças foi valorizado dentro do painel da sala de estar decorada.

O espaço para taças foi valorizado dentro do painel da sala de estar decorada