Como limpar piso encardido: veja passo a passo e cuidados essenciais

Por -

O piso da casa é um dos espaços mais difíceis de manter sempre limpo. Isso porque estamos o tempo todo caminhando e com isso trazemos sujeira para o chão. Claro que não é uma desculpa para você deixar de limpar. Muito pelo contrário, é preciso fazer uma limpeza constante do piso.

E quando ele fica encardido, a ponto de nem ser possível mais lembrar qual era sua cor original, será que há o que fazer? Pois saiba que sim, você ainda poderá deixar o chão parecendo novo, basta seguir algumas técnicas, de acordo com o tipo de piso da sua casa.

Precisa limpar um piso muito encardido? Confira nossas dicas:

Tipos de pisos x limpeza específica

Antes de começar a limpar piso encardido é preciso identificar qual é o piso predominante na sua casa. Vamos as dicas de limpeza para os mais comuns:

Laminado

Os pisos laminados são uma espécie de “adesivo” feito para ficar muito parecido com a madeira. Para limpá-los é interessante observar a grossura. Quanto menor, menos resistente e por isso será preciso cuidado na escolha dos produtos de limpeza.

A água é a grande inimiga dos pisos laminados. Por mais sujo que esteja, você nunca pode usá-la no processo de limpeza. Ao menos não diretamente, como você poderia fazer em um piso de cerâmica, por exemplo.

O ideal é buscar por produtos de remoção de manchas específicos para pisos laminados, como as ceras e preparar uma mistura de detergente e água em um balde. Molhe um pano macio e torça bem antes de passar pelo chão. O pano deve estar apenas levemente umedecido enquanto você esfrega sobre o piso.

Se o problema são as manchas – principalmente as de gordura – você pode preparar uma mistura de vinagre, álcool e água em um borrifador – todos em partes iguais. Espirre sobre as manchas ou partes mais sujas do piso laminado que o pano umedecido em água e detergente não conseguiu limpar. Passe um pano de microfibra por cima. Não é preciso esfregar.

Madeira

Os pisos de madeira são bastante aconchegantes e dão um toque todo especial para o seu lar. São bem difíceis de ficar encardidos, mas ainda assim precisam ser limpos. O principal é tomar cuidado com a água que não pode ser jogada diretamente no piso de madeira – que apodrece e estraga.

Para realizar a limpeza, prepare um balde e misture água e detergente neutro em partes iguais. Umedeça um pano macio e passe sobre o piso. Deixe o ambiente bem arejado para ajudar a secar e se acontecer de deixar o pano muito molhado, passe um pano seco logo em seguida sobre o piso.

Durante a semana, para uma limpeza mais rápida, uma vassoura de cerdas macias ou o aspirador de pó já dão conta do recado. No dia da limpeza pesada você pode passar o pano umedecido em água e detergente e se seu piso de madeira permite, finalize aplicando uma nova camada de cera – líquida ou tradicional – para dar brilho e proteção a madeira.

Mármore

O piso de mármore exige atenção especial na hora da limpeza. Apesar de ser muito bonito e dar aquele toque todo especial a casa, se trata de um material poroso e com alta capacidade de absorver qualquer produto que seja passado nele.

O detergente neutro ou de coco será seu grande aliado na tarefa de limpar o mármore encardido. Misture uma tampinha de detergente em cinco litros de água, molhe um pano macio, torça e esfregue (sem fazer força) por todo o piso.

Repita o processo quantas vezes forem necessárias se achar que o chão ainda está sujo. Para finalizar, passe um pano macio umedecido em água para remover qualquer resquício do detergente. Deixe essa área da casa arejada para que o piso seque bem ou finalize a limpeza com um pano macio e seco.

Cerâmica ou porcelanato

Para limpar pisos de cerâmica ou porcelanato você pode preparar uma mistura de água, água sanitária e sabão em pó. Esses produtos são ideais para pisos de uso comum, como a sala e os quartos. Na cozinha e banheiro aposte nos desinfetantes e desengordurantes para começar a limpeza.

Depois de preparar a mistura, molhe um pano de chão e torça, para deixá-lo apenas umedecido. Passe por todo o piso, com a ajuda de um rodo. Nos locais mais sujos ou manchados repita o processo.

Na cozinha e no banheiro comece com um pano umedecido em detergente ou desengordurante, pois são áreas que tendem a ter manchas de gordura no piso. Em seguida passe o pano com a mistura de água, água sanitária e sabão em pó.

Como esse tipo de piso pode ficar muito liso enquanto está sendo limpo, é recomendado finalizar a tarefa passando um pano seco, para evitar acidentes.

Pedra

Se o piso for revestido de pedra, você também não deve jogar água diretamente nele ou usar produtos abrasivos, pois o material é poroso. O ideal é usar uma mistura de água e detergente neutro e se quiser deixar o chão ainda mais brilhante, adicione três colheres de vinagre branco.

Aqui você vai precisar esfregar, então o ideal é apostar nas vassouras ou escovas de cerdas duras. Molhe na mistura que você preparou e esfregue no piso, principalmente nas manchas mais difíceis. A ideia é que a vassoura ou escova ajude a limpar e que você não precise usar outros produtos químicos que podem danificar o piso.

Para remover o sabão, finalize a limpeza passando um pano umedecido apenas em água. Pode deixar secar sozinho, mas lembre-se de manter o ambiente bem arejado.

Cuidados ao limpar piso encardido

Os pisos também exigem cuidados em relação a higienização. Assim você consegue aumentar sua vida útil e evitar danos, como manchas permanentes. O indicado é que você:

1. Siga orientações de limpeza do fabricante 

Antes de começar a limpar o piso, procure verificar quais são as orientações do fabricante para o tipo que foi instalado em sua casa. Geralmente estão descritos ali quais produtos podem ou não ser utilizados na higienização.

2. Leia rótulos de produtos antes de usar

Selecionou algum produto químico para remover sujeiras do piso? Leia o rótulo antes de usar. Você irá encontrar orientações de uso e também em que tipo de materiais não é recomendado aplicar esse tipo de produto.

3. Evite produtos abrasivos ou para limpezas agressivas

Produtos abrasivos ou direcionados para limpezas mais agressivas (à base de cloro, por exemplo) podem acabar danificando o piso e não conseguindo remover sujeiras mais difíceis ou manchas. O ideal é que você os evite ao máximo e se necessário use em pouca quantidade, diluído em água.

Palha de aço também não é recomendada, mesmo nos pisos de madeira, pois pode acabar estragando. Mesmo que você use cera (no caso dos pisos de madeira) prefira o pano com água e detergente neutro para remover o produto.

4. Faça uma limpeza periódica

Pisos devem ser limpos periodicamente. Você deve varrer o local todos os dias e passar um pano úmido com água e detergente ou apenas água ao menos uma vez a cada dois dias. No caso de derrubar algo, limpe imediatamente para evitar manchas.

5. Mantenha a área bem ventilada

Depois da limpeza procure manter a área bem ventilada, assim o piso irá secar mais rapidamente.

6. Use luvas e máscara de proteção

Não se esqueça de usar luvas e máscara de proteção durante a limpeza. Assim evita alergias, por contato com os produtos usados na higienização do piso.

Viu como limpar piso encardido não é uma tarefa impossível? Conte nos comentários o que você vem utilizando para manter o piso da sua casa livre de sujeiras!