Como limpar sofá: as principais formas caseiras de manter o móvel limpo

Siga nossas dicas práticas e mantenha seu sofá sempre conservado e limpo.

Por -

O sofá pode ser considerado uma das peças mais importantes da casa. Afinal, depois do quarto e da nossa cama, esse móvel é o segundo mais querido, no qual passamos algum tempo assistindo TV, lendo um livro ou até mesmo relaxando.

E o fato de passarmos esse tempo utilizando o sofá indica que podemos sim ter alguns problemas, como derramar alguma bebida ou até mesmo ter que lidar com as sujeiras do dia a dia como a poeira e o pelo dos animais de estimação.

Então surge aquela dúvida: Como posso fazer para limpar o meu sofá? Será que existe uma técnica certa ou é preciso levar o móvel para uma empresa especializada nisso?

Pois nesse texto você vai aprender como limpar o seu sofá em casa, com técnicas de limpeza simples, mas muito eficientes e que funcionam nos mais variados tipos de tecido.

Vamos conhecer um pouco mais sobre o assunto?

Tipos de sofás

Sofá rosa com almofadas

Antes de começar a limpeza do seu sofá, o melhor é descobrir de qual tecido ele é feito. Assim você não corre o risco de utilizar algum produto que possa estragar ou manchar o móvel.

Dentre os principais tipos de sofá existentes temos:

  • Suede;
  • Chanille;
  • Linho;
  • Veludo;
  • Microfibra;
  • Vinil;
  • Couro;
  • Carmurça;

Agora você talvez esteja se perguntando: Mas como identificar exatamente qual é o tipo do meu sofá? Simples, confira a etiqueta da peça e veja de qual material ele é feito.

Com essa informação em mãos, é hora de se preparar para a limpeza! Para saber sobre limpezas específicas, acesse os artigos para limpar um sofá de camurça e de tecido.

Tipos de limpeza para sofá

Limpeza de sofá a vapor

Tenha em mente que a etiqueta que está colada no seu sofá é sua melhor amiga. É ela quem vai lhe orientar sobre como você vai fazer a limpeza e que materiais vai poder usar.

Dentre os principais tipos de limpeza utilizados em sofás temos:

  • Limpeza ou lavagem à seco normal;
  • Limpeza ou lavagem tradicional úmida;
  • Limpeza ou lavagem à seco profissional.

Além disso, é interessante verificar também se você pode lavar o móvel com água quente ou deve sempre usar água fria.

Formas de fazer a limpeza do seu sofá

Quando descobrir como pode fazer a lavagem do seu sofá é hora de escolher as formas de limpeza. Dentre elas estão:

  • Vinagre com água morna, excelente para remover manchas;
  • Água e detergente neutro;
  • Aspirador de pó;
  • Bicarbonato e amaciante;
  • Álcool.

Vamos explicar agora para quais tipos de tecido cada uma dessas opções é indicada:

Materiais necessários em cada tipo de limpeza

1. Limpeza do sofá com vinagre

Vinagre

O uso do vinagre com água morna é interessante para sofás de linho, veludo e de tecidos em geral. Basta misturar um litro de água morna com ¼ de vinagre e então ir passando pelo móvel. Além de remover sujeiras comuns do dia a dia, ajuda também na remoção de manchas, mas pode exigir um pouco mais de esforço.

Se perceber que o sofá está muito sujo ou com manchas difíceis de remover, use uma esponja para ajudar na tarefa, nunca uma escova ou qualquer outra coisa que possa danificar o tecido.

2. Limpeza do sofá com água

Jarra de água

A água (em temperatura normal) com o detergente neutro é indicada para sofás de couro ou courino e até mesmo de napa. Ainda assim, todo cuidado é pouco e você não deve abusar na hora de molhar o pano que vai usar para a limpeza.

Esponjas e escovas não devem ser utilizadas nesse caso e o pano deve estar levemente úmido durante a limpeza do sofá. Além disso, procure aplicar produtos que ajudam o couro a se manter firme e sem rachaduras, sempre que fizer uma limpeza mais pesada do móvel.

3. Limpeza do sofá com aspirador de pó

Limpeza de sofá com aspirador de pó

O aspirador de pó pode ser usado em qualquer tipo de sofá. Ainda assim, ele é especialmente indicado para aqueles móveis que pedem lavagem a seco. Remove a poeira e as sujeiras do dia a dia e pode ser passado várias vezes por semana.

A ideia do aspirador é garantir que seu sofá esteja sempre com aparência de novo, evitando o acúmulo de sujeira.

4. Limpeza do sofá com mistura de bicarbonato e amaciante

Bicarbonato de sódio

A mistura de bicarbonato com amaciante serve para tirar o cheiro ruim do sofá. Então se aconteceu do seu animal de estimação dormir sempre por ali, derrubar alguma bebida ou comida ou qualquer coisa que deixe um cheiro ruim no móvel, essa mistura pode lhe ajudar.

Para isso basta colocar em um borrifador uma mistura de 1 litro de água, ¼ de álcool, 1 colher de sopa de bicarbonato, ½ copo de vinagre e 1 colher de sopa de amaciante. Em seguida é só espirrar no seu sofá.

A boa notícia em relação a essa mistura é que pode ser usada até mesmo em móveis que pedem lavagem a seco, devido a rápida evaporação do álcool. Basta espirrar poucas quantidades de uma distância maior do sofá e esfregar levemente com um pano.

5. Limpeza do sofá com álcool

O álcool também pode ajudar na limpeza do seu sofá. Principalmente se você leu na etiqueta dele que toda a limpeza deve ser feita a seco. Coloque o álcool em um borrifador e dê leves borrifadas no móvel, sempre a uma distância maior do tecido. Esfregue rapidamente com um pano.

Mais dicas para manter seu sofá sempre limpo

Limpeza de sofá

Para manter seu sofá sempre com cara de novo, você nunca deve deixar que as manchas fiquem ali por muito tempo. Caso aconteça de derrubar alguma bebida, seque imediatamente com a ajuda de um papel toalha. Mas nunca esfregue, apenas deixe que o papel toalha absorva a bebida.

Em seguida você pode passar álcool ou uma mistura de detergente líquido incolor com água na região.

Já para se livrar dos pelos de animais que ficam grudados no tecido, você pode apostar no aspirador de pó e também em um pano levemente umedecido. Até mesmo os lenços umedecidos podem ajudar nessa tarefa.

Caso seu sofá precise de limpeza a seco, investir em um higienizador a vapor pode ser muito útil na hora da limpeza. Principalmente quando a ideia é fazer uma limpeza mais profunda.

Outras dicas importantes para manter o sofá sempre limpo e novo é evitar comer e beber enquanto estiver sentado, evitar colocar os pés e calçados sujos em cima do móvel, usar capas protetoras e ensinar animais de estimação a não subirem no sofá!

Agora você já sabe como limpar o seu sofá! Mas lembre-se sempre de conferir a etiqueta do estofado antes de começar a limpeza, ok?!