Como limpar tênis branco: os principais truques caseiros para você seguir

Por -

Os tênis brancos são lindos e estão super na moda. Só que tem um pequeno probleminha que pode fazer muita gente até desistir da ideia de comprar um: a limpeza.

Pois é, manter um tênis branco limpinho e com aparência de novo por mais tempo dá um certo trabalho, não vamos mentir.

Mas com as dicas certas e uma certa dose de paciência e cuidados extras, o seu tênis branco vai ficar limpo e conservado por mais tempo.

Por isso, reunimos nesse post, dicas e truques para você usar o seu tênis branco sem medo da sujeira que pode vir depois, acompanhe:

Como limpar tênis branco: o que você precisa saber

Nem todo tênis branco é igual, apesar da cor. Alguns são fabricados em tecido, como a lona, outros em couro e tem ainda aqueles feitos em plástico. E para cada um desses materiais existe um procedimento de limpeza diferenciado.

Portanto, a primeira coisa que você deve saber é o tipo de material com que o seu tênis foi feito.

Também verifique se existem partes coloridas, bordadas ou estampadas no seu tênis, o que inclui a parte emborrachada do calçado.

Caso note esses detalhes, tenha uma atenção redobrada na hora de realizar a limpeza, especialmente se pretende usar alvejante ou água sanitária.

Antes da lavagem também é importante avaliar o grau de sujeira que se encontra o seu tênis. Se ele estiver muito encardido e com manchas amareladas o trabalho será maior, já se for apenas aquelas sujeirinhas do dia, fique tranquilo, uma simples escovada já resolve o problema.

Outra coisa importante: prefira lavar o seu tênis branco em dias de sol, primeiro porque o nosso grande astro rei pode te ajudar a branquear o tênis e, segundo, porque o calor fará seu tênis secar mais rápido, evitando odores desagradáveis no calçado.

Independente do tipo de material com que o seu tênis foi fabricado ou do tipo de limpeza que você escolher para lavá-lo, uma coisa é certa: cadarços e palmilha devem ser retirados e lavados separadamente, ok?

Truques caseiros para limpar tênis branco

É sempre bom contar com aqueles truques práticos e fáceis de limpeza, não é mesmo? Por isso selecionamos a seguir os melhores truques caseiros para limpar tênis branco, confira:

1. Sabão em pó

A receitinha preferida de muita gente é a boa e velha combinação entre sabão em pó e água. Essa lavagem é indicada para quando o tênis não estiver muito sujo, nem com sujeira acumulada de muito tempo.

Comece separando uma bacia com água e diluindo em seguida duas ou três colheres de sopa de sabão em pó. Coloque o tênis de molho nessa mistura por cerca de uma hora. Passado esse tempo, esfregue todo o tênis com uma escova de cerdas (pode ser aquelas de lavar roupa).

Para potencializar a lavagem você pode optar por diluir um pouco de alvejante sem cloro ou bicarbonato de sódio.

Depois de retirar toda a sujeira, enxague bem e coloque para secar. Verifique na etiqueta as instruções do fabricante, já que alguns tênis não podem ser secados ao sol.

Observação importante: essa dica de lavagem é adequada apenas para tênis branco de tecido, para tênis branco de couro você verá dicas logo abaixo.

2. Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um grande conhecido dos trabalhos domésticos, mas você sabia que ele pode ser usado para limpar tênis branco? Pois é isso mesmo!

Esse pozinho mágico tem a grande função de liberar a sujeira mais facilmente das fibras do tecido, além de ajudar no branqueamento.

Para utilizar o bicarbonato de sódio na limpeza do tênis é muito simples e você tem várias opções. A primeira delas, como já mencionamos anteriormente, é usá-lo junto com o sabão em pó.

Mas você ainda pode apostar na combinação entre bicarbonato de sódio e vinagre, criando uma pastinha que deve ser passada em todo o tênis. Nesse caso, vale deixar o calçado no sol por algumas horas para aumentar o poder de branqueamento.

Por fim, também é possível usar apenas bicarbonato de sódio e água na limpeza do tênis. Faça uma pastinha e espalhe por todo o calçado, deixe a mistura agir por algum tempo. Depois, com o auxilio de uma escova, esfregue e remova toda a sujeira.

3. Vinagre branco

Outro grande aliado das limpezas pesadas é o vinagre branco. E, no caso do tênis branco, ele é especialmente recomendado para remover manchas amareladas.

Para limpar o tênis branco com vinagre separe um balde com água e dilua um copo de vinagre. Coloque o tênis e deixe de molho nessa mistura. Em seguida, esfregue e enxague bem.

4. Pasta de dente

Achou que não ia chegar a vez de aprender como limpar tênis branco de couro? A dica agora é exatamente essa. A pasta de dente é uma ótima maneira de limpar e branquear tênis brancos de couro.

Mas atenção para um detalhe: antes de iniciar a limpeza, certifique-se de já ter feito uma limpeza prévia, removendo pó e as manchas mais fáceis.

Para isso, pegue uma escova de dentes velha e coloque a quantidade necessária de pasta de dente e vá esfregando todo o tênis.

Em seguida, remova o produto com um pano umedecido.

A pasta de dente também pode ser usada para limpar a parte emborrachada do tênis.

5. Alvejante

O alvejante ou água sanitária, como também é conhecida, é outro truque caseiro para limpar e branquear tênis. Mas tenha cuidado ao utilizar o produto, principalmente se ele tiver detalhes coloridos ou estampados, já que a água sanitária desbota as cores.

Também não deixe o tênis muito tempo de molho na água sanitária. O produto pode amarelar tecidos brancos.

Após o tempo do molho, esfregue o tênis com detergente neutro e água.

6. Na máquina ou à mão?

Agora, a pergunta que não quer calar: lavar o tênis branco na máquina ou à mão? A resposta mais objetiva é: depende.

Depende do grau de sujeira do seu tênis e depende também do material com que ele é fabricado. Tênis muito sujos devem ser lavados preferencialmente à mão para que possa ser esfregado por completo em todas as manchas.

Os tênis brancos de couro também devem ser lavados à mão para não danificar o material.

Também é importante se atentar para as orientações da etiqueta, geralmente fixada na língua do tênis.

Caso opte por lavar o tênis branco na máquina coloque a dosagem de sabão e alvejante necessários e programe o aparelho para o ciclo curto. 

7. Como lavar palmilhas e cadarços

As palmilhas e cadarços devem ser lavados separadamente e, de preferência, a mão. Comece pelas palmilhas, deixando-as de molho em uma bacia com água e bicarbonato de sódio. A mistura elimina os maus odores e evita novos cheiros.

Depois é só esfrega-las delicadamente com uma escova, enxaguar e colocar para secar.

Os cadarços devem ser colocados de molho com água, sabão e bicarbonato. Se estiverem muito sujos, borrife um pouco de água sanitária para ajudar na remoção da sujeira.

Em seguida, esfregue-os, enxague bem e coloque para secar.

Cuidados com o tênis branco

Depois de aprender como limpar tênis branco, você precisa saber também como manter essa limpeza por mais tempo, por isso confira as dicas a seguir:

  • Guarde sempre os tênis limpos. Isso quer dizer que sempre que eles forem usados você deve limpá-los antes de guardar.
  • Não deixe o tênis branco encardir. Quanto mais sujeira, mais difícil será a limpeza depois. Lembre-se da dica anterior.
  • Evite sair de casa com o tênis branco em dias de chuva, não precisa nem dizer o porque né?
  • O mesmo vale para lugares com barro ou muita poeira. Planeje o seu look já pensando na limpeza que deverá ser feita depois.
  • Quando sair com seu tênis branco leve na bolsa lencinhos umedecidos. Caso perceba alguma sujeira ou mancha, já faça a limpeza. Dessa forma você evita que a sujeira se impregne no material, dificultando a lavagem posterior.

Agora que você já sabe como limpar o tênis branco é só escolher aquele look de arrasar e usá-lo sem medo de ser feliz.