Como limpar vaso sanitário: veja o passo a passo prático

Por -

Alguns ambientes da casa necessitam de limpeza mais frequente e um pouco mais atenta. É o caso do vaso sanitário.

O ideal é que seja limpo todos os dias, de forma mais rápida e ao menos uma vez por semana receba uma limpeza mais pesada.

Para ajudar nessa tarefa você irá conferir um passo a passo detalhado, incluindo os materiais necessários e técnicas especiais para manchas mais difíceis de remover.

Materiais necessários para limpeza de vaso sanitário

Para limpar um vaso sanitário você precisa de:

  • Escova de banheiro;
  • Bicarbonato de sódio;
  • Vinagre;
  • Removedor químico;
  • Luvas de borracha;
  • Pano ou papel toalha;
  • Produto de limpeza multiuso;
  • Esponja;
  • Produto de limpeza específico para vaso sanitário;

Como limpar vaso sanitário passo a passo

Depois de separar todos os materiais é hora de começar a limpeza. Separamos as dicas em limpeza pesada e rápida:

Limpeza rápida

Separe as luvas, o produto de limpeza multiuso e a escova para vaso sanitário. Caso não tenha em casa, você pode fazer seu próprio produto para limpar vaso sanitário. Basta misturar uma colher de sopa de detergente em uma xícara de água.

Vista as luvas e comece a limpar pelo interior do vaso. Espirre ou despeje o produto selecionado para a tarefa. Comece das bordas para o fundo, para evitar espirrar sujeira em uma parte que já limpou.

Pegue a escova para vaso sanitário e vá esfregando. Pode ser necessário um pouco mais de força em algumas manchas. Use a própria água do vaso para ajudar no processo. Quando terminar de esfregar tudo dê a descarga.

Baixe o tampo e comece a limpar a parte externa do vaso sanitário. Para essa parte pode usar a esponja ou um pano. Aplique um pouco do produto no próprio tampo e esfregue. Para enxaguar você pode jogar água com um balde, usar o chuveirinho do chuveiro ou do bidê.

Seque com a ajuda de um pano e finalize a limpeza na parte externa do vaso. Aqui um pano úmido em água e detergente já é o suficiente.

Limpeza pesada

Caso seja necessária uma limpeza mais pesada há algumas diferenças em todo o processo. Separe então as luvas, um produto de limpeza mais forte (específico para vaso sanitário), a escova para vaso sanitário e uma esponja.

Comece a limpeza pela parte de dentro do vaso. Despeje o produto em volta do arco e deixe agir pelo tempo especificado pelo fabricante. Em alguns casos será necessário dar a descarga. Em seguida pegue a escova para vaso sanitário e esfregue todo o espaço. Sempre de cima para baixo.

Finalize dando a descarga novamente e se achar necessário pode aplicar o produto de limpeza outra vez. Durante o processo, pode ser interessante dar a descarga mais vezes para ajudar no enxague.

Parta para o tampo do vaso. Use uma esponja embebida em detergente e água quente para remover as sujeiras mais difíceis. Sempre o lado mais macio da esponja. Pode usar um pano também. Remova o sabão jogando água e seque o tampo. A esponja pode ser usada para esfregar a parte de fora do vaso também.

Remoção de manchas

Em alguns casos, mesmo com uma limpeza profunda, ainda é possível identificar manchas no vaso sanitário. Nesse caso, além de seguir o processo de limpeza descrito no passo a passo é interessante contar com produtos que ajudam a remover manchas.

Removedor químico

O removedor químico é um produto especialmente indicado para remover manchas ao limpar vaso sanitário. O ideal é seguir as orientações do fabricante.

Primeiro coloque luvas e passe o produto em todo o arco do vaso, como você aplicaria um produto de limpeza específico para o vaso sanitário. Esfregue com a ajuda da escova para vaso sanitário. Não dê a descarga em nenhum momento. O ideal é fazer isso antes de aplicar o produto.

Depois de esfregar todo o interior do vaso sanitário, deixe que o produto aja por aproximadamente meia hora. Passado esse tempo repita o processo descrito em “limpeza pesada” e pronto, o vaso sanitário vai estar limpinho.

Bicarbonato de sódio

Se você não tiver um removedor químico em casa, não se preocupe. Existe uma solução caseira para remover manchas do vaso sanitário. Tudo que você vai precisar é de bicarbonato de sódio e vinagre.

Primeiramente é preciso despejar o vinagre dentro do vaso sanitário, partindo do arco. O indicado é 1 xícara ou cerca de 250 ml. Espere um minuto. Adicione 1 xícara de bicarbonato e mais uma ou duas de vinagre. Seu vaso irá ficar borbulhante, mas não se preocupe, é natural da mistura.

Espere cinco minutos e então use a escova para vaso sanitário para esfregar o bicarbonato e o vinagre por todo o vaso. Foque principalmente nas manchas difíceis de tirar. Dê a descarga e então siga o passo a passo para descrito em “limpeza pesada” para finalizar.

Cuidados e manutenção com o vaso sanitário

Para evitar que a sujeira acumule e que o cheiro ruim domine o banheiro, alguns cuidados diários são importantes com o vaso sanitário.

Não use produtos abrasivos no tampo

Para limpar o tampo do vaso sanitário nunca devem ser usados produtos abrasivos. Esponjas de aço ou produtos químicos mais fortes não são recomendados. Pense que boa parte da sujeira está no interior do vaso, região que necessita de real atenção.

No tampo aposte apenas em um pano ou esponja e em um detergente ou produto multiuso. Não se esqueça de enxaguar e enxugar bem.

Limpe a escova para vaso sanitário

Depois de esfregar a sujeira do seu vaso, não ignore a escova usada nesse serviço. Ela deve ser enxaguada durante o próprio processo de limpeza, ao dar a descarga. Se achar necessário, após dar algumas descargas no vaso, jogue um pouco de detergente sobre a escova e enxague-a novamente.

Para secar basta deixá-la pendurada entre o tampo e o vaso e em seguida guardar de volta no lugar. Nunca guarde a escova molhada, ok?!

Mantenha uma periodicidade de limpeza

Quanto mais você manter uma rotina de limpeza do vaso sanitário, mesmo que usando a técnica de limpeza rápida, menores as chances de lidar com manchas ou com cheiro ruim.

O ideal é fazer a limpeza leve ao menos duas vezes por semana enquanto que a pesada pode variar de uma vez por semana a uma vez a cada quinze dias. O principal é levar em conta quantas pessoas vivem na casa. Quem tem crianças pequenas por exemplo precisa redobrar o cuidado.

A área ao redor do vaso também é importante

Não adianta fazer uma limpeza bem feita do vaso e esquecer do seu redor. Essa área também pode ter bactérias e você deve limpá-la sempre que for fazer essa tarefa em seu banheiro.

Um produto multiuso é muito útil nesse momento, para retirar a sujeira do piso, mas é possível apostar também no desinfetante. Se há objetos ao redor do vaso, eles também devem ser limpos com a ajuda de um pano embebido em álcool ou no próprio produto multiuso.

Escova para privada apenas para o interior do vaso

A escova para privada não deve ser utilizada para limpar o tampo ou a parte externa do vaso, pois há o risco de espalhar bactérias. Ela serve apenas para limpar a parte interna da privada e deve ser enxaguada e deixada secar nesse mesmo espaço.

Para o tampo e a parte externa, uma esponja ou pano são ótimos para eliminar a sujeira.

Agora você já sabe como limpar seu vaso sanitário e remover manchas dele! Não deixe de comentar caso tenha alguma dica extra!