Como organizar bijuterias: porque você precisa organizar as suas

Por -

Precisando organizar suas bijuterias, mas não sabe nem por onde começar? Calma que esse post vai te ajudar.

Trouxemos dicas e ideias incríveis de organização de bijuterias para você nunca mais sofrer com colares embolados e brincos sem tarraxa, vem ver:

Já parou para pensar em como sua vida pode ficar mais fácil se todas as suas bijuterias estiverem arrumadinhas? Ainda não? Não se preocupe, nos pensamos nisso e listamos abaixo os principais motivos para você começar a organizá-las:

Tempo

É inegável o tempo que se ganha quando as bijuterias estão todas no lugar. Além de achar o que procura com muito mais rapidez, você ainda evita de ficar perdendo tempo com colares embaraçados e brincos sem par.

Portanto, um dos primeiros bons motivos para você organizar as bijuterias é para ganhar tempo na produção, especialmente naqueles dias em que você está super mega atrasada.

Novos looks

Com toda certeza você deve ter em algum lugar um colar incrível que nunca mais usou ou um par de brincos que nem lembra que existe. E sabia que são justamente essas peças que podem estar faltando para deixar o seu look completinho? Ou, melhor, para mudar a cara do seu visual?

Muitas vezes são os acessórios os grandes responsáveis por finalizar e arrematar o look e de que forma você vai fazer isso se não conseguir encontrar a biju certa?

Conservar

Bijuterias organizadas é igual a bijuterias conservadas. O lugar e o modo de guardar e organizar as bijuterias diz muito sobre o quanto cada uma delas vai durar.

Além de ter que lidar com brincos sem par e sem tarraxa, com colares embolados e com pulseiras que se enroscam nos anéis, a falta de organização ainda pode te fazer chorar ao ver um acessório querido todo riscado ou prestes a perder o fecho. Portanto, todo cuidado é pouco.

A conservação correta das bijuterias ainda pode ter um impacto positivo na sua vida financeira. Não entendeu? Quando você consegue visualizar tudo aquilo que possui não vai sentir necessidade de comprar acessórios novos (ao menos em tese!).

Como organizar corretamente cada bijuteria

Chegamos agora a outra etapa fundamental da organização das bijuterias: o modo correto de armazenar cada tipo de acessório. Achou que era tudo igual? Não é não! Confira as dicas:

Brincos

Os brincos são responsáveis por grande parte da bagunça das bijuterias. Quando guardados incorretamente eles enroscam, se perdem e ficam sem tarraxas. Uma tristeza!

Mas essa sofrência está com os minutos contados. Em primeiro lugar, separe todos os brincos que você tem e os organize por grupos de tamanho, dos menores para os maiores.

Depois separe aqueles que são presos por tarraxas daqueles que possuem apenas o passador.

Feita essa seleção escolha o modo de organização que mais se adapta ao seu estilo de vida. A primeira sugestão é optar por caixinhas forradas com tecido e divisórias. Esse tipo de caixa é perfeita para joias e semijoias, já que elas deixam as peças mais organizadas e o tecido evita riscos e arranhões.

Outra maneira eficiente de guardar brincos é apostando em pedaços de espuma. Basta espetar os brincos e pronto!.

Anéis

Os anéis devem ser colocados em local separado das demais bijuterias para evitar o desgaste e o atrito das peças, especialmente no caso de joias e semijoias com pedras.

Canudos e outros suportes redondos podem servir para acomodar os anéis.

Pulseiras

As pulseiras também precisam de uma atenção a parte, especialmente aquelas mais fininhas que costumam se enroscar nas demais. Use suportes redondos que acomodem as pulseiras. O mesmo suporte também pode servir para organizar os relógios de pulso. 

Colares

Os colares são o grande terror da organização de bijuterias. Embolam em tudo! Para organizá-los de modo eficiente mantenha-os afastados das demais bijuterias e guardados, sempre que possível, na vertical, como se estivessem pendurados. Caso isso não seja possível, prefira então armazená-los em saquinhos individuais, dessa forma você evita que eles enrosquem um nos outros.

Ideias clássicas e criativas de como organizar bijuterias

Captou a essência de como organizar bijuterias? Então confira agora algumas dicas e ideias para fazer em casa, das mais criativas às mais clássicas. Dá só uma olhada:

Dentro das gavetas

Se você tem espaço dentro das gavetas ou pretende fazer um móvel sob medida considere a possibilidade de projetar uma gaveta só para suas bijuterias.

Use divisórias para armazenar e setorizar seus acessórios. A divisória pode ser feita junto com o móvel ou você pode improvisar com papelão, canos de PVC ou mesmo aquelas divisórias de tecido compradas em lojas de utilidades domésticas.

Canos de PVC

Os canos de PVC são ótimos aliados da organização de bijuterias. Como citado acima, você pode utilizá-los como divisória dentro das gavetas ou, então, cortá-los em fatias e fixar na parede, formando nichos com aparência semelhante a de uma colmeia.

Depois é só ir colocando as bijuterias dentro. Outra forma de utilizar os canos de PVC na organização das bijus é usando-os na posição vertical. Esse modelo é ideal para pulseiras e relógios.

Cabides

Os cabides já são velhos conhecidos da organização de bijuterias. Para transformá-los em um suporte é bem simples: basta parafusar alguns ganchinhos e depois pendurá-lo na parede.

Colares e pulseiras combinam super bem com esse modelo.

Tronco de árvore

Dê uma volta pela rua ou por algum parque e tente encontrar um galho de árvore que possa ser usado como suporte para bijuterias. Quanto mais ramificações ele tiver melhor.

Cada galhinho pode comportar uma biju diferente. Mas é importante saber que você vai precisar fazer uma base para que o galho fique em pé.

No final, você ganha um organizador de bijuterias e uma linda decoração.

Garrafas

As garrafas também podem se tornar organizadores de bijuterias, especialmente no caso de pulseiras. Você pode personaliza-las como quiser e depois é só ir colocando as pulseiras uma sobre a outra, como se estivesse brincando de argola. 

Ganchos de parede

Os ganchos de parede servem para pendurar bolsas, casacos, chaves e também bijuterias. Vai dizer que não pensou nisso antes?

Pois bem, comece a pensar. Você pode, inclusive, transformar o gancho todo em um organizador.

Do lado do espelho

Que tal agora colocar alguns ganchinhos na moldura do espelho e pendurar suas bijuterias ali?

Simples e prático!

Botões para os brincos

A dica agora é para organização dos brincos. Pegue botões variados e use os buraquinhos de passar a agulha para espetar a ponta do brinco. Nunca mais você vai sofrer com brinco sem par.

Caixinhas de remédio

As caixinhas de remédio podem ganhar um novo uso por aqui. Sim, elas são uma ótima opção de organizador de bijuterias. Aproveite cada divisória para acomodar seus acessórios. Mas, como essas caixinhas geralmente são pequenas, o ideal é que você as use apenas para bijus menores, como brincos e colares de espessura fina. 

Bandeja de ovos

A bandeja de ovos pode ser usada para organizar bijuterias de modo muito semelhante a caixinha de remédios. Você ainda pode personaliza-la para deixar o suporte com o seu estilo. 

Molduras

Molduras de quadros e porta-retratos podem se tornar o organizador de bijuterias perfeito para você. A ideia aqui é bem simples: fixe ganchinhos na moldura e depois a pendure na parede. Personalize como quiser.

Cortiça

Lembra da cortiça? Pois é, aqui ela pode ser usada para fixar bijuterias. Corte uma folha de cortiça do tamanho desejado, fixe na parede e depois vá colocando as bijuterias. Os brincos podem ser espetados diretamente sobre ela. Já para anéis, pulseiras e colares providencie ganchos.

Com um pouco de criatividade você vai ver que dá para organizar as suas bijuterias de modo fácil, rápido e super divertido, sem contar que você ainda aproveita para dar um up na decoração. Pronto para começar?