Como organizar uma festa infantil: dicas para 50 até 100 convidados

Conheça dicas essenciais para iniciar a organização de uma festa infantil para poucos ou muitos convidados

Por -

Mesmo que não seja você a pessoa que vai preparar o aniversário do seu filho, entender como organizar uma festa infantil é fundamental para cobrar devidamente os fornecedores escolhidos para realizar esse evento.

Da mesma forma se a mamãe for a grande responsável por todas as etapas do aniversário é fundamental aprender a organizar uma festa infantil. Pensando nisso, preparamos este post recheado de informações essenciais para isso.

Confira agora mesmo como selecionar os principais serviços, como organizar uma festa infantil simples, com menos de 50 e quase 100 convidados e o tão esperado primeiro aninho do seu filho.

Como organizar uma festa infantil?

Para organizar uma festa infantil é preciso fazer um planejamento prévio e selecionar alguns serviços com o máximo de antecedência. Acompanhe cada etapa:

1. Faça um planejamento prévio

Planejamento para festa infantil

Antes de começar a definir como será a festa do seu filho é importante fazer um planejamento de tudo o que será preciso para realizar o evento. Por isso, elabore uma planilha para não esquecer nenhum detalhe.
Coloque nesta planilha sugestões de temas para a festa, alguns locais que você vai pesquisar para o evento, o que será servido de comidas e bebidas no cardápio, a relação de convidados, quais são as músicas que serão tocadas, as brincadeiras, a decoração, entre outros assuntos.

A planilha também servirá para colocar a quantidade e valor aproximado do que será gasto com cada serviço. Com essas informações você não terá dificuldades para fazer orçamentos dentro daquilo que for definido.

2. Defina o tema da festa infantil

Como organizar festa infantil: tema

Com a planilha de planejamento da festa na mão, você deverá começar a definir alguns pontos principais da festa com antecedência como o tema do evento. Somente a partir dessa definição é que você terá condições de escolher os demais serviços.

O que mais tem no mercado é tema para festas infantis em virtude do número de programas para crianças, desenhos animados, temas recorrentes, Disney, entre outras opções que fazem referência ao universo infantil.

Entre as opções estão temas como Fazendinha, princesas da Disney, o filme Carros, super-heróis como Super-homem e Homem aranha, Galinha pintadinha, palhaços Patati Patatá, Ladybug e muitos outros.

3. Decida como será o cardápio

Cardápio para festa infantil

O cardápio da festa deve ser definido pensando sempre nas crianças e, claro, no restante dos convidados. Por isso, você pode escolher algo bem variado para atender os gostos de todos os participantes do evento.
A maioria das festas infantis aposte em salgadinhos, sanduíches, docinhos, algumas bebidas como refrigerantes e sucos, além do bolo. Se você não quiser servir comida para os convidados, pode investir nas versões mini de pizzas, de salgadinhos e muitas outras opções.

Não esqueça de definir o bolo conforme o tema da festa. Prefira servir sabores tradicionais como doce de leite e baunilha. Escolha com antecedência quem fará o cardápio ou se é você quem colocará a mão na massa, comece a preparar algumas guloseimas bem antes da festa.

4. Escolha os convites do aniversário

Convite para festa infantil

Na escolha dos convites decida a sua prioridade, o que você deseja que seja destaque. Você pode optar por artes e cores relacionadas ao tema da festa ou colocar a foto do seu filho chamando a atenção.
Procure fazer os convites em uma gráfica de qualidade para apresentar aos convidados algo mais apresentável. Não esqueça de especificar o endereço correto do local e as informações de horário e o que levar.

Se achar necessário, coloque um mapa detalhado do local da festa com referências específicas que sirvam de orientação para os convidados. Em alguns casos, vale a pena enviar um save the date com o número de telefone para os pais tirarem dúvidas.

Para deixar a festa mais animada você não pode abrir mão das brincadeiras ou atividades que serão distribuídas para a criançada. Você pode contratar uma empresa específica ou selecionar as mais diferentes brincadeiras para fazer no dia.

Quando você contrata um animador ele deve ficar responsável pelos jogos e brincadeiras. No entanto, você deve analisar com antecedência para verificar se concorda com as sugestões.

Uma boa dica é contratar brinquedos infláveis como pula-pula, escorrega e piscina de bolinhas. Que tal investir em pinturas no rosto, escultura de balões, palhaços para animar os adultos também e mágicos?

5. Siga o cronograma

Cronograma para festa infantil

Não adianta preparar uma planilha com todo o planejamento da festa se você não seguir o cronograma indicado inicialmente. O roteiro serve justamente para você não se perder no meio de tanta informação.

Dependendo do evento que será realizado, você precisará fazer inúmeras visitas aos fornecedores para não deixar nada de fora. Além disso, o cronograma deve servir de direção para toda a organização da festa.

Dentro do cronograma crie um checklist para confirmar todos os serviços que você já fechou. Especifique aqueles que precisam de ajustes e coloque prazos para serem finalizados. Não esqueça de conferir no final se está tudo ok.

Como organizar uma festa infantil simples?

Se a sua situação financeira não está boa, mas você não quer abrir mão de fazer uma festinha para seu filho, aposte em algo mais simples. Faça uma comemoração com as pessoas mais próximas. Veja também como decorar uma festa simples.

Você pode optar em fazer a festa em casa chamando apenas alguns amiguinhos da escola, da vizinhança e da família. Para isso, invista em uma decoração feita por você mesma, basta pesquisar na internet que encontrará algo interessante para apresentar.

Separe os convidados conforme os cômodos da casa. Por exemplo, você pode deixar as crianças no quintal porque é mais espaçoso para eles brincarem e convidados e os pais para ficarem na sala ou garagem.

Para o cardápio, prepare lanches, salgados e hot-dog para servir. Além disso, use e abuse de algo mais saudável como espetinhos de frutas e sucos naturais. O importante é deixar as crianças bem servidas para brincar.

Como organizar uma festa infantil para menos de 50 pessoas?

Uma festa que comporte menos de 50 pessoas deve ser ideal para convidar apenas os familiares e amigos mais próximos. Entretanto, não pode ser considerada uma festa simples porque há um número considerado de convidados.

Dependendo de onde você mora, essa quantidade de pessoas não deve caber dentro de casa. Por isso, você precisará encontrar um local para o evento que pode ser o salão do condomínio ou alugar um espaço próximo de casa.

Para a decoração prefira algo mais clean ou sem muitos detalhes. Materiais para isso você encontrará em diversas lojas especializadas, basta apenas usar sua criatividade e disposição para deixar a festa linda e com a cara da criança.

Quanto ao cardápio, sirva as mini pizzas, sanduíches, salgadinhos, hot-dog e guloseimas práticas e simples. Para beber, escolha os refrigerantes e sucos. Se achar necessário, veja a possibilidade de oferecer bebidas alcoólicas para os adultos.

Como organizar uma festa infantil para uma média de 100 pessoas?

Uma festa para 100 pessoas pode parecer muito, mas se você somar as pessoas da família, amigos da escola, colegas de trabalho, vizinhos e amigos mais próximos, vai facilmente chegar nessa quantidade.

Todavia, você não precisa entrar em desespero quando estiver organizando o evento, já que somente terá que aumentar a quantidade dos serviços oferecidos. Para trabalhar com números exatos, solicite a confirmação dos convidados.

Separe a lista de convidados entre crianças e adultos para saber o que realmente servir no cardápio. Dentro dessa lista especifique as idades das crianças para escolher os brinquedos adequados para elas.

A partir da lista você também terá a noção na hora de escolher o melhor lugar para a festa do seu filho.

Evite alugar um espaço que deixe as pessoas espremidas e prefira um local com livre circulação.
Para a decoração, você pode investir um pouco mais na mesa de doces e bolo para deixar a festa bem colorida e chamativa. Mas não pode deixar de contratar animadores e brinquedos para dar conta de tantas crianças.

Como organizar uma festa de 1 ano?

Como organizar festa infantil 1 ano

Assim como a festa de 15 anos, o primeiro aninho é sempre especial para os pais. Contudo, como a criança ainda é muito pequena para decidir qualquer detalhe, o evento fica muito mais a cara dos pais.

O ideal é não exagerar nos detalhes para a festa não chamar mais atenção do que o próprio aniversariante. Escolha um tema infantil apropriado para a idade da criança como Jardim das borboletas, Arca de Noé, Ursinho, Boneca de pano, Aviador, entre outros.

Tenha muito cuidado com o horário da festa, já que as crianças nessa idade costumam dormir muito cedo. O ideal é marcar no período da tarde, no máximo esticando até às 19:00 ou 20:00.

Para o cardápio, escolha os mini salgadinhos, docinhos, pipoca, frutas ou opte por algo mais saudável como enroladinhos de pão integral, gelatinas variadas, potinhos com frutas secas, salada de frutas, entre outros.
Apesar de muitas crianças nessa idade ainda não andarem, é importante deixar o seu filho aproveitar a festa. Deixe-o em contato com outras crianças, se lambuzar e se sujar, pois muitos nem vão lembrar desse momento.

Ao ler este artigo você conseguiu aprender como organizar uma festa infantil? Então, é hora de começar a preparar um dos momentos mais esperados pelo seu filho. Faça aquilo que esteja adequado à realidade de vocês, sem deixar de caprichar nos detalhes.