Como organizar o quarto: 33 dicas práticas e definitivas

Saiba como manter cada tipo de quarto organizado, sem sujeiras ou bangunça!

Por -

É possível que o quarto seja um dos cômodos onde a bagunça tenha maior probabilidade de proliferar. Isso acontece porque trata-se de um cômodo onde não há muita circulação de pessoas, é muito raro que se convide uma visita para entrar no seu quarto, então a tendência é descuidar um pouco da arrumação.

Além disso, é no quarto que estão concentrados os nossos pertences, roupas, sapatos, diversos itens de uso pessoal e manter tantas coisas diferentes organizadas realmente dá um certo trabalho. A boa notícia é que é possível deixar o quarto em ordem em poucos passos.

Confira as dicas que trouxemos no artigo de hoje para deixar tudo no seu devido lugar sem gastar horas nessa tarefa.

Como organizar o quarto do casal

Quarto de casal

  1. O primeiro passo é arejar o ambiente, então abra as janelas para deixar o ar fresco entrar.
  2. Arrume a cama assim que acordar. Estique os lençóis, estenda o edredom, afofe os travesseiros.
  3. Defina o lugar de cada coisa e procure guardar sempre os objetos nos lugares certos. As roupas, os sapatos, os cosméticos, as bijuterias, tudo deve ter o seu lugar certo.
  4. Tenha cabides suficientes para as camisas e itens que ficam pendurados. Evite sobrepor camisas e casacos, pois além de deixar o roupeiro desorganizado, pode estragar as roupas.
  5. Organize os itens de modo que o você não usa no dia a dia fique no fundo das prateleiras e os itens mais usados fiquem de fácil alcance.
  6. Regularmente retire itens que você não usa mais e encaminhe para doação. Ao adquirir algo novo, procure algo que possa jogar fora ou doar.
  7. Invista em móveis multifuncionais e que ajudem na organização como, por exemplo, cama box com baú ou camas com nichos e gavetas onde você possa guardar a roupa de cama e livros.
  8. Evite o excesso de móveis no quarto para facilitar a circulação e evitar o acúmulo de objetos. Para quem tem TV no quarto, instale-a diretamente na parede ou em um painel.
  9. Troque as roupas de cama regularmente (a cada 15 dias, por exemplo) e borrife uma água perfumada para tecidos para manter o cheirinho de lençóis recém lavados.
  10. Tenha almofadas na cama somente se você tiver onde guardá-las e não tenha que jogar tudo no chão na hora de dormir.

Como organizar o quarto das crianças

Quarto de crianças

  1. Separe o quarto por “zonas”: a área de estudos, a de dormir e a de lazer.
  2. Tire tudo o que não pertence ao ambiente e devolva ao seu devido lugar como copos, pratos, garrafas vazias, etc.
  3. Arrume a cama. Deixe os lençóis esticados, travesseiros afofados e cobertas dobradas.
  4. Separe as roupas e tire tudo o que for para lavar, guarde casacos e camisas nos cabides, organize as outras peças nas gavetas e prateleiras.
  5. Regularmente retire brinquedos quebrados e aqueles que podem ser encaminhados para doação.
  6. Arrume a mesa de estudos. Retire lápis, canetas e outros itens que estejam quebrados ou não funcionem mais. Jogue fora papéis desnecessários, organize cadernos e livros.
  7. Deixe as janelas abertas para ventilar e passe um perfume para tecidos nos lençóis e travesseiros.
  8. Para o quarto de crianças ou adolescentes móveis multifuncionais são ainda mais importantes. Avalie a possibilidade de investir em camas elevadas para aproveitar o espaço embaixo do móvel.
  9. O vão embaixo da cama pode ser usado para colocar caixas organizadoras e cestos que ajudem a manter brinquedos e calçados arrumados.
  10. Evite acumular bichinhos de pelúcia. Eles são lindos e fofos, mas acumulam poeira e ácaros e podem ser um veneno para os alérgicos. Já os bonecos de pano devem ser lavados regularmente.

Como organizar o quarto de hóspedes

Quarto de hóspedes

  1. Evite transformar o quarto de hóspedes em um “quarto de bagunça” colocando tudo o que você não quer lá dentro.
  2. Coloque um cesto ou um baú para guardar as roupas de cama. É importante ter um jogo de lençóis, uma colcha, travesseiros extras e uma coberta quentinha.
  3. Elabore alguns kits com itens que as suas visitas podem precisar como itens de higiene pessoal, chinelos, toalhas, sacador de cabelo, carregador de celular, adaptadores de tomadas, fones de ouvido, etc.
  4. A regra dos móveis funcionais também vale para o quarto dos hóspedes, cama com gavetões ou box com baú ajuda a organizar os itens menos usados ou a roupa de cama.
  5. Antes de receber alguém, areje bem o ambiente, troque as roupas de cama, perfume o ambiente.
  6. Disponibilize locais para que os hóspedes guardem, ou pelo menos organizem, os seus pertences. Alguns cabides, uma arara ou um rack já ajudam. Assim evita que a bagunça se instale enquanto dura a visita.
  7. Crie um espaço para uma escrivaninha para que o seu hóspede possa ligar o laptop e aproveite para deixar a senha da rede wi-fi à disposição.
  8. Coloque caixas organizadoras ou cestos para que os visitantes coloquem seus pertences como carteira, óculos de sol, bijuterias, relógio, etc.
  9. Pense na possibilidade de instalar uma TV

Cama arrumada, conforto dobrado

  1. Existem pessoas que dispensam a arrumação da cama pela manhã, pois à noite ela vai ser bagunçada novamente. Não podemos dizer que essa linha de raciocínio esteja totalmente errada, porém nada deixa um quarto mais aconchegante do uma cama arrumada.
  2. Claro que não estamos dizendo que você deve arrumar sua cama como aquelas que vemos em revistas de decoração com travesseiros e almofadas de diversos tamanhos e várias camadas. Mas é ótimo chegar em casa depois de um dia cansativo e ter um lençol esticado no capricho e travesseiros fofinhos e cheirosos à sua espera.
  3. Adquira o hábito de arrumar sua cama diariamente, essa atitude já diminui bastante a bagunça e passa um ar de conforto para quem chega.
  4. O que achou das dicas de hoje sobre a organização do quarto? Como você pode ver é possível manter os dormitórios organizados seguindo regrinhas simples no dia a dia. Basta investir em pequenas mudanças de hábitos e tudo dá certo. Que tal experimentar? Conte pra gente os resultados.