Como organizar quarto pequeno: 15 dicas infalíveis para seguir

Descubra dicas criativas e orientações para ter um quarto pequeno sempre organizado

Por -

Atualmente as construções apresentam cômodos cada vez menores para otimizar espaço nas grandes cidades e oferecer vantagens financeiras para os compradores. Na hora de negociar, os benefícios são claros, mas na hora de decorar e organizar o ambiente é que surgem as dificuldades. Descubra neste arquivo como organizar um quarto pequeno:

À primeira vista pode parecer mais fácil organizar um cômodo pequeno do que um maior, mas existem alguns desafios pela frente justamente por conta da falta de espaço para acomodar móveis e todos os itens de uso pessoal do morador.

Por outro lado, esse pode ser um bom exercício para o desapego, já que a maioria das pessoas tende a acumular coisas demais ao longo da vida e muitos desses objetos não são realmente necessários no dia a dia.

Se você tem um quarto pequeno em casa e está com dificuldade para organizar e decorar o ambiente, não se desespere. A boa notícia é que alguns truques bem simples vão facilitar a sua vida fazendo com que essa tarefa seja bem prática e deixe o quarto com a sensação de mais espaço.

Como organizar quarto pequeno: 15 dicas práticas para você seguir

Confira as dicas essenciais que separamos para ajudar você a manter o seu quarto sempre organizado e bonito, mesmo que ele tenha uma metragem bem pequena. Dá uma olhada:

1. Móveis funcionais

Móveis funcionais

Um quarto pequeno precisa de soluções inteligentes para acomodar roupas, sapatos, roupa de cama e demais objetos sem que haja a necessidade de distribuir muitos móveis dentro dele e comprometer a circulação. Por isso invista em uma cama baú ou com gavetões integrados que se abram em direção aos pés para não interferir no criado mudo ou enroscar no tapete.

2. Aproveitamento máximo

Aproveitamento máximo

Todo espaço deve ser aproveitado quando o cômodo é pequeno portanto encaixe nichos, gavetas e prateleiras em locais que não comprometam a circulação como vigas e sobre a porta. Na hora de instalar armários, coloque-os rente ao teto para que o morador tenha mais espaço livre dentro do cômodo.

3. Invista no branco

Branco na decoração do quarto

O branco é o curinga para espaços pequenos. Ele dá uma aparência de ordem e organização, amplifica o ambiente e dá sensação de profundidade. Além disso, na hora de mandar fazer móveis sob medida, o branco deixa o custo menor. Invista em móveis predominantemente brancos e espalhe objetos coloridos aqui e ali para dar um toque de modernidade e quebrar a seriedade do branco.

4. Espelhos são um bom negócio

Espelho no quarto

Os espelhos são itens de decoração que podem aparecer em diversos ambientes, não só no quarto. E é um bom truque para dar a impressão de que o ambiente é mais amplo do que ele realmente é. Experimente colocar espelhos nas portas dos armários e guarda-roupas.

5. Móveis planejados

Quarto com móveis planejados

Uma das grandes dificuldades na hora de organizar e decorar um quarto pequeno é acomodar os móveis. Um armário grande demais pode interferir na abertura de gavetas ou dificultar a movimentação no cômodo, por exemplo. Por isso invista em móveis planejados para que você consiga aproveitar o máximo do espaço de maneira eficaz.

6. Estrutura minimalista

Quarto minimalista

Quando se tem um ambiente pequeno, menos é sempre mais. Evite acumular muitos itens de decoração, objetos que você não utiliza com frequência podem ser descartados ou guardados em outros cômodos e faça uma reflexão sobre o excesso de consumo. Ambientes com pouco espaço não podem concentrar móveis muito grandes e volumosos, a decoração deve ser minimalista.

7. Invista em araras e móveis aramados

Araras no quarto

Um guarda-roupas tende a ocupar muito espaço dentro de um quarto, pois além das gavetas, prateleiras, cabideiros, tem toda a estrutura de madeira do móvel que pesa no ambiente. Para dar mais espaço para circulação que tal organizar suas roupas em prateleiras aramadas e araras? O visual fica descolado, suas roupas vão poder respirar e você ganha preciosos centímetros dentro do quarto para guardar outros itens.

8. Ganchos e hastes

Outra maneira de manter tudo em ordem num quarto pequeno é utilizar ganchos nas paredes ou atrás da porta. Assim você pode organizar bolsas, casacos, echarpes e evitar que esse tipo de objeto fique largado pela cama ou pelos móveis. Hastes para pendurar cabides também são boas opções para organizar suas roupas sem ocupar muito espaço.

9. Pare de acumular

Como já dissemos anteriormente temos uma tendência a acumular mais coisas do que realmente precisamos no nosso cotidiano. Retire dos armários tudo o que você não usa mais e separe o que pode ser enviado para doação e o que precisa ser descartado.

10. Cada coisa em seu lugar

Quarto organizado

Sempre que estiver no quarto, evite deixar seus objetos espalhados, pendure os casacos nos ganchos ou nos cabides assim que chegar, bolsas e mochilas devem ter um local específico também, assim como maquiagens, brincos e acessórios. Adquira o hábito de deixar cada item no seu lugar para evitar a desordem.

11. Portas de correr

Portas de correr

Portas são grandes “consumidores” de espaço nos ambientes de uma casa. Com um cômodo pequeno, nada pior do que uma porta que impede o bom aproveitamento do ambiente, então instale móveis com portas de correr. Instalar uma porta de correr na entrada do cômodo também é uma boa ideia.

12. Móveis baixos

Móveis baixos

Esse é um truque que muitos profissionais de decoração usam quando precisam encontrar soluções para ambientes pequenos: utilize móveis baixos. Móveis com pouca altura fazem com que o pé direito pareça maior e dá uma sensação de amplitude.

13. Limpeza

Quarto limpo

Quarto organizado, seja ele pequeno ou grande, começa pela limpeza. Mantenha seu quarto sempre limpo, evite comer no quarto e, se o fizer, assim que terminar, retire copos, xícaras, pratos e restos de comida imediamente.

14. Organize o guarda-roupas por looks

Looks no guarda roupas

Deixe os acessórios e peças de roupa que você usa com mais frequência ou que mais gosta em locais de fácil acesso para evitar ter que revirar gavetas e caixas à procura de um item. Outra dica interessante é deixar o look do dia seguinte separado em um cabide atrás da porta ou pendurado em um gancho, isso evita aquela correria antes de sair de casa. Se você acha que consegue organizar o look da semana com antecedência, melhor ainda.

15. Crie uma rotina

Limpeza do quarto

Organize suas coisas e o seu quarto pelo menos uma vez por semana, assim você evita que a bagunça domine o ambiente:

  • Toda dia de manhã: retire tudo o que não pertence ao quarto como copos, pratos, embalagens diversas, revistas, etc. Arrume a cama;
  • Toda noite antes de dormir: organize as roupas usadas, retire o que deve ser lavado e pendure os casacos e bolsas no seu devido lugar. Maquiagem, bijuterias e demais acessórios também devem ir para seus respectivos lugares;
  • Uma vez por semana deixe as janelas abertas para arejar o ambiente, limpe o quarto tirando o pó e trocando a roupa de cama;
  • Sempre que varrer o quarto, não esqueça de olhar embaixo da cama.

Como você pode perceber, quanto menor o ambiente, mais organizado ele deve ser. Objetos jogados, excesso de itens de decoração, móveis muito grandes poluem o ambiente.

Mas para tudo dá-se um jeito, então se você seguir as dicas de organização que passamos no artigo de hoje e estabelecer uma rotina de limpeza no seu quarto, tudo vai ficar no seu devido lugar e você não vai sofrer com o excesso de bagunça nesse ambiente. Até breve!